Escuridão: A Doença Espiritual do Cristão (Parte 3) - O Peregrino

O Peregrino

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4:16

test banner

Breaking

Post Top Ad

Minha Rádio

domingo, 23 de setembro de 2018

Escuridão: A Doença Espiritual do Cristão (Parte 3)

Meios para evitar a Escuridão Espiritual

Uma vez que o estado de trevas espirituais é tão prejudicial, todos devem lutar para que não entrem em tal condição, e, portanto:

1) Esteja atento contra as coisas pelas quais você entra em tal condição – como foi mostrado anteriormente.

2) Considere grandemente a luz que você tem, por mais pequena que possa parecer aos seus próprios olhos.

3) Regozije-se no fato de você estar familiarizado com Deus, com Cristo e com o caminho da salvação. Além disso, regozije-se em compreender a Palavra de Deus em seu sentido espiritual, visto que você vê muitos que estão sem essa luz. “E, por algum tempo, vocês quiseram se alegrar com a sua luz” (João 5:35).

4) Dê ouvidos à luz que brilha na Palavra de Deus, direcione seus passos de acordo, e ande nela. “Andem enquanto vocês têm a luz, para que não sejam surpreendidos pelas trevas” (João 12:35).

Se você foi dominado pela escuridão, não desista. Tenha coragem, pois muitos piedosos entram nessa condição. Não é um sinal de estar sem a graça. Você ainda conhece o Senhor e o Seu caminho, embora esteja longe. Essa escuridão é um fardo para você e todo o seu desejo é para a luz – não apenas para ser capaz de ver, mas para ser alegrado, aquecido, dirigido e santificado por ela. O Senhor, pela renovação, iluminará as trevas, e, novamente, elevará a luz de Seu semblante sobre você. Você irá perceber que esta temporada de trevas foi uma escola para você, na qual aprendeu bastante. Destarte, não ceda a essa escuridão, mas se esforce para ser libertado dela. Eu não preciso omitir de você a natureza repugnante das trevas e a delicadeza da luz para agitá-lo assim, pois você experimentou ambas as condições. Eu apenas desejo lhe dar alguma direção.

Instruções para aqueles que lutam contra a Escuridão Espiritual

Primeiro, assegure-se de que você não retornará imediatamente à luz da qual desfrutou anteriormente. Os fugazes raios de luz que caem sobre você no meio de suas trevas são confortos divinos para fortalecê-los para as trevas que ainda estão por vir. Uma disposição habitual só é alcançada por meio de muito exercício. Portanto, não desanime se você não recuperar essa condição inicialmente.

Segundo, fique satisfeito com a pouca luz que você ainda pode ter, o que lhe permite entender a Palavra em seu sentido espiritual – mesmo que não produza deleite nem calor. É suficiente para lhe dar direção.

Terceiro, abstenha-se de ter opiniões de questões elevadas, mas apegue-se humildemente à Palavra de Deus. Sempre que você ler uma passagem da Escritura, pense: “Esta é a verdade.” Se é uma promessa, aprecie-a como tal, e não eleve o seu coração acima dessa Palavra. Ao mesmo tempo, reflita sobre o próprio Deus, mas não vá além daquilo que a Sua Palavra o permite. Se existe uma exortação para crer ou praticar outra virtude, então pense: “Esta é a minha regra de conduta, e, de acordo com isso, desejo andar com toda a simplicidade”. Assim, mantendo um perfil discreto, você chegará à luz da maneira mais prudente.

Quarto, lide fielmente com a pequena medida de luz que você tem. Não comece a raciocinar com o seu intelecto natural. Reconheça isso pela fé e a siga. Em humildade e retidão, ande nessa luz. Não se concentre em seus tropeços; considere ser apenas uma criança pequena. O seu caminho de acordo com essa pequena medida de luz certamente será um meio de receber uma medida maior de luz. “Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, conhecerá a respeito da doutrina” (João 7:17). “Se vocês permanecerem na minha palavra, são verdadeiramente meus discípulos, conhecerão a verdade, e a verdade os libertará” (João 8:31-32).

Quinto, mantenha sua rotina devocional programada. Se você interrompê-la, entrará em mais escuridão e se tornará mais alienado; entretanto, se você mantê-la, aumentará em luz. Não se pressione para se ocupar com isso por um longo período de tempo, mas o faça na simplicidade correta. Não faça isso para adicionar ao registro de suas virtudes, pois logo você desanimaria. Em vez disso, faça com o objetivo firme de usá-la como meio de receber mais luz. Leia a Palavra de Deus e clame ao Senhor que ouve e vê você – mesmo que você não o veja. Você, com efeito, conhece-o por meio de Sua Palavra.

Particularmente, ore por luz, pois a luz procede somente de Deus. Ele pode abrir o seu entendimento das Escrituras com uma palavra (Lucas 24:45). Ele promete dar luz e sabedoria àqueles que oram a Ele por isso (Tiago 1:5). E aquilo que Deus é capaz e disposto a fazer, Ele também fará, e você ainda O louvará pela ajuda de Seu semblante. Um dia você contemplará o rosto dele em retidão e ficará satisfeito.

Autor: Wilhelmus à Brakel
Trecho extraído de The Christian’s Reasonable Service, volume 4.
Tradução: Leonardo Dâmaso

Fonte: defesaapologetica.blogspot.com

Nenhum comentário:


Campanha:

Leia um livro!

Ad Bottom