Escuridão: A Doença Espiritual do Cristão (Parte 2) - O Peregrino

O Peregrino

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4:16

test banner

Breaking

Post Top Ad

Minha Rádio

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Escuridão: A Doença Espiritual do Cristão (Parte 2)

As Consequências da Escuridão Espiritual

Esta escuridão espiritual leva os crentes a um estado de dor e pecado, pois, primeiro, haverá desânimo. A luz dos olhos é boa e alegra o coração. Por outro lado, os dias negros são dias de tristeza; a noite envolve tudo e oprime o coração. Isso também é verdade para os crentes que viram a luz, que estavam acostumados a andar na luz do rosto de Deus, e se regozijaram na luz, mas agora precisam perder essa luz e estão cercados por trevas espessas. Tudo isso afligirá o coração, e uma tristeza sombria irá subjugá-los, de modo que tudo, por assim dizer, os entristecerá. Eles pensam sobre os dias anteriores, quando o Senhor fez Sua luz brilhar sobre eles, quando atravessaram as trevas com a Sua luz. Isso agora desapareceu e há uma escuridão opressiva.

Segundo, durante a escuridão, as feras selvagens saem de seus buracos. Da mesma forma, todos os tipos de atos pecaminosos se manifestam nesta escuridão, como incredulidade, desânimo, irritabilidade e murmúrios. Mesmo pensamentos ateístas fugazes surgem no coração, assim como todo tipo de raciocínio pecaminoso, para trazer a alma para outras trevas.

Terceiro, a escuridão é uma coisa terrível. Há um terror noturno e uma flecha que voa de dia (Salmo 91:5). É a mesma coisa aqui. Nós, dificilmente, seremos capazes de discernir o que é a graça, e não somos capazes de percebê-la em nós mesmos. Teremos medo da ira de Deus e da condenação. O diabo irá disparar suas terríveis flechas; nossos pensamentos e sonhos irão nos aterrorizar e não encontraremos descanso nem lugar de refúgio.

Quarto, aquele que, na escuridão, atravessa um pântano em que há muitas trilhas, não se desviará facilmente. O mesmo se aplica aqui. “Quem anda nas trevas não sabe para onde vai” (João 12:35). Quando está sozinho, seus pensamentos vagam e, quando ele está entre as pessoas, tropeçará em suas palavras. Se ele deve empreender algo ou se uma decisão precisa ser tomada, ele vai errar em sua escolha, e o resultado de sua tentativa estará errado. Em todos os lugares ele é enredado, e estará em escravidão em tudo o que fizer.

Quinto, aquele que anda em trevas tropeçará facilmente em algo que se encontra em seu caminho, não podendo vê-lo – e as irregularidades fazem com que ele tropece prontamente. O mesmo é verdade aqui. Os caminhos de Deus não estão mais em seu coração, e ele caminha sobre estradas árduas. Aqui ele vê algo, e lá ele ouve alguma coisa, e isso o ofende imediatamente. Aqui há tentações para errar em doutrina, lá para pecar, e a oposição se revela. Em toda parte há armadilhas, mas ele não as enxerga. Isso faz com que ele seja facilmente preso, e quanto mais ele se move, mais se torna enredado. Ele não pode livrar-se, porque não sabe onde pisar.

Sexto, a escuridão é uma estação infrutífera. Na escuridão do inverno, as árvores ficam estéreis, como se estivessem mortas. Perto dos polos sul e norte, quase nenhuma vegetação ou grama cresce, e tudo o que é semeado ou plantado em um lugar que não pode ser alcançado pelo sol não pode crescer e ficará em um estado triste. É o mesmo caso aqui. Quando uma densa escuridão envolve a alma, ela não produz frutos dignos de arrependimento. Ela é estéril e fraca, não dá ao Senhor que a plantou qualquer deleite, não é um ornamento para a igreja, e essa plantação do Senhor não é motivo de alegria para outras pessoas piedosas nem atraente para os não-convertidos. Durante essa época, ela não responderá ao objetivo para o qual foi designada.

Sétimo, o período de escuridão é frio. Durante o inverno, tudo se torna imóvel devido à geada. Essa mesma verdade se aplica aqui. Quando alguém entra em um estado de escuridão, ele rapidamente cai em um estado de frieza, rigidez e insensibilidade.

Autor: Wilhelmus à Brakel
Trecho extraído de The Christian’s Reasonable Service, volume 4.
Tradução: Leonardo Dâmaso

Fonte: defesaapologetica.blogspot.com

Nenhum comentário:


Campanha:

Leia um livro!

Ad Bottom