- O Peregrino

O Peregrino

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4:16

test banner

Breaking

Post Top Ad

Minha Rádio

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

QUESTÕES IMPORTANTES NÃO RESPONDIDAS!

Nasci em Curitibanos, Estado de Santa Catarina. Converti-me ao mormonismo com 25 anos de idade. Ao contrário da maioria dos batismos que acontecem na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, fui eu mesmo que me apresentei num Ramo da Igreja em Belém do Pará. Eu queria conhecer mais sobre a doutrina da Igreja e acabei fisgado pelas correntes perigosas dos seus ensinamentos. Recebi um livro para ler, com orientações para perguntar à Deus se esse livro era verdadeiro ou não. Apenas por ler o livro de Mórmon, acreditei naquele momento, que era correto e procurei o que deveria ser o Reino de Deus.
Desde o meu batismo, até o meu desligamento da Igreja SUD, que também aconteceu por minha livre e espontânea vontade, fui o que muitos membros da Igreja chamavam na época de “Crentão”.
Enquanto estive no meio Mórmon, sempre trabalhei arduamente em minhas responsabilidades, servindo como Presidente de Quórum, Líder da Obra Missionária, Presidente da Escola Dominical, Professor em quase todas as classes dominicais, Presidente de Ramo e Bispo por oito anos completos. Além de ser também, membro do Sumo Conselho da Estaca Lages, e Professor do Instituto por sete anos consecutivos, onde pude ler e estudar todas as chamadas “obras-padrão” da Igreja.
Acreditei piamente em tudo o que me disseram, desde o início. E olha que eu já era bem adulto quando me batizei. Todavia, estava tão perplexo com todas aquelas novidades, que ignorava outras “verdades”, se bem que no fundo do meu coração, sempre haviam questionamentos.
Com o passar dos anos. Dezoito anos, como membro assíduo da Igreja, a lista de dúvidas foi aumentando. Sou Economista e, felizmente, não fui ingênuo a vida toda. Algumas destas perguntas sem respostas, acumuladas durante anos, eu posso compartilhar com vocês sem nenhum receio.
Como fui professor e líder dentro da Igreja Mórmon quase o tempo todo enquanto membro, enquanto ensinava, pesquisava, e as dúvidas surgiam.

Como poderia Néfi e apenas um pequeno grupo de homens construírem um templo como o de Salomão, quando Salomão levou 70 anos, com mais de 180.000 trabalhadores, para concluir o templo em Jerusalém? De acordo com 2 Néfi capítulo 5, os nefitas completaram seu templo em menos de 20 anos! Além disso, os minérios preciosos usados por Salomão estavam à disposição de Néfi ou não? No versículo 15 diz que eles os usavam em grande abundância, mas no versículo seguinte (5:16) ele diz que eles não podiam ser encontrados na terra!

Se o Livro de Mórmon é verdadeiro e Deus é ao menos consistente, por que então os desobedientes não ficam com a pele escura conforme 2 Néfi 5:21-23? Mais importante ainda, porque os lamanitas não ficaram brancos e belos depois de aceitarem o Evangelho como fizeram em 3 Néfi 2:11-16?

Jacó 4:1 nos diz que apenas poucas palavras podem ser escritas por causa da dificuldade de gravar as placas. Por que, então Deus inspirou os profetas nefitas a serem tão enfadonhos?  Há inúmeros exemplos. Muitas frases contêm 200 a 300 palavras. Há 2000 vezes a frase "e aconteceu que". Mas o melhor exemplo está em 4 Néfi 1:6, onde 57 palavras são usadas apenas para dizer que 59 anos se passaram.

Apóstolo Mórmon James Talmage disse que o livro de Mórmon não continha nada de absurdo e irracional (Articles of Faith, p. 504). Se isso é verdade, o que dizer dos barcos/submarinos dos Jareditas? Éter, capítulo 6 nos diz que um "vento furioso" impulsionou os barcos para a Terra Prometida, e esta jornada demorou 344 dias. Mesmo se o vento furioso só pudesse empurrar os barcos a 16 km/h, a distância percorrida seria quase 133 mil quilômetros ou o suficiente para darem mais de três voltas ao redor do globo! Será que essa afirmação de 344 dias é razoável?

A "Lei da Progressão Eterna" ensina que os deuses são homens que passaram por uma vida mortal (semelhante à da Terra), obedeceram as "leis do evangelho" e já receberam a sua exaltação. Como pode o Espírito Santo ser um Deus sem um corpo? Como Cristo poderia ter sido um Deus, uma vez que Ele também estava sem um corpo até 2000 anos atrás? Se Deus, o Pai, uma vez foi um homem, por que esse fato não é claramente enunciado em D&C? Uma vez que só Deus o Pai possuía um corpo na criação, por que ele não disse "Façamos o homem à MINHA imagem" e não "à NOSSA imagem"?

Como o Livro de Mórmon não ensina que Deus tem um corpo, os Mórmons normalmente vão ao Velho Testamento para provar que Deus tem um corpo falando a Moisés "face a face", etc. Mas também ensinam que o Deus do Velho Testamento é Jesus Cristo antes de sua encarnação. Portanto, todos os versículos usados no Antigo Testamento, depois de Gênesis 31, para provar que Deus tem um corpo de carne e ossos, não podem ser usados, pois Jesus não havia recebido seu corpo até o final do Antigo Testamento. Qual é a resposta para esse paradoxo teológico?

Se Jesus Cristo não foi concebido pelo Espírito Santo, mas é o "unigênito literal" do Pai, como Ele poderia ter nascido de uma virgem como é declarado pelo Antigo e Novo Testamento, assim como no Livro de Mórmon (Alma 7:7:10)? Ainda mais, seria Jesus Cristo filho do Espírito Santo Deus ou do Deus Pai, outro membro da trindade?

Se o Presidente da Igreja recebe revelações, por que não houve qualquer adição ao cânon das Escrituras desde 1847?

Todo mundo fala sobre o "Anjo Moroni". Porém, se ele foi um grande profeta e líder dos nefitas, e foi um homem justo e piedoso de Deus, por que ele não alcançou a divindade, juntamente com Abraão, Isaac e Jacó? Por que ele permaneceu como anjo? (D&C 132:17-37) Ele não era casado?

Por que não há uma revelação publicada sobre como preencher uma vaga do Primeiro Quórum dos Setenta? Isto é especialmente importante, pois tem sido colocado de lado durante todos esses anos (por quê?). E a vaga não é preenchida de acordo com o padrão estabelecido pela revelação original: D&C 107:95 explica claramente que os sete presidentes do Primeiro Quórum são os únicos que podem escolher os outros 63 membros, e não o Presidente da Igreja.

Qual é a explicação para o fato de que Oliver Cowdery ter escrito oito cartas no “Messenger and Advocate”, começando em 1834, que continha mais de 15.000 palavras sobre o seu batismo e o de Joseph, realizados por um anjo, mas este anjo não se identificara? No entanto, anos mais tarde, tanto Cowdery quanto Smith disseram saber na época (1829) que o anjo era João Batista!

Por que não há quaisquer referências no Livro de Mandamentos sobre a Primeira Visão, a identidade de Moroni, a restauração do sacerdócio, a identidade de Pedro, Tiago e João, ou de João Batista?

Se a Primeira Visão era de conhecimento geral no momento em que aconteceu, e se foi a causa da "grande perseguição" de Joseph (JS 2: 22), porque não há NENHUMA referência sobre ela antes de 1831? Nada é mencionado em nenhuma fonte SUD conhecida (diários, cartas, sermões, revelações, ou publicações em outras igrejas) ou mesmo em fontes "hostis", como jornais gentios, revistas, etc.

Joseph teve uma “revelação de Jesus Cristo” em D&C 84, em que Jesus disse nos versículos 21 e 22 que nenhum homem pode ver o rosto do Pai e viver a menos que tenha o sacerdócio. Joseph não recebeu qualquer sacerdócio até 1829, mas ele disse que viu o Pai e o Filho em 1820. Onde está o erro - na seção 84 ou na história de Joseph sobre a visão?

D&C 104:1 mostra Jesus dizendo que a Ordem Unida seria uma ordem eterna, até que "Eu venha", mas a Ordem falhou e foi dissolvida, e o Senhor ainda não veio. Por quê?

O Livro de Mórmon declara que ninguém pode ler "Egípcio Reformado" porque foi "alterado". (Mórmon 9:32-34) No entanto, Joseph relatou a história de Martin Harris (JS 2:62-64) visitando o Prof. Anthon, que teria dito que a tradução dos caracteres estava "correta". Como o professor saberia se ela estava correta sem contradizer o que está no próprio Livro de Mórmon? A importância do Urim e Tumim na tradução do Livro de Mórmon é muito destacada e citada atualmente. Qual é a explicação para este fato? Os principais envolvidos com o processo de tradução (Emma Smith, Martin Harris, Oliver Cowdery e David Whitmer) concordam que a maior parte da tradução foi realizada por Joseph com seu rosto enterrado em seu chapéu com uma pedra nela e que as placas de ouro geralmente não estavam presentes? Ainda, o Urim e Tumim que veio com as placas foram retirados de Joseph após o extravio das 116 páginas. Portanto, ele não teria traduzido o Livro de Mórmon com o Urim e Tumim!

A igreja SUD alega que Pedro, Tiago e João foram a Primeira Presidência original da Igreja, mas eles foram contados entre os Doze Apóstolos. Hoje temos os Doze Apóstolos e mais três que formam a Primeira Presidência. Por que há agora 12 apóstolos e mais 3 na Primeira Presidência? Além disso, alguns anos atrás, o Presidente McKay expandiu a Primeira Presidência, até que teve um total de seis membros, com a afirmação de que a necessidade era por causa do aumento de trabalho e o crescimento da igreja. No entanto, Joseph Fielding Smith retornou o número para os Três originais, que permanece até hoje, embora os números de membros na igreja superam os de antes. Qual é a explicação?

Os SUDs acreditam que após a vinda de Cristo, pelo menos 4 apóstolos daquela época permanecem vivos até hoje. Estes seriam João e os 3 discípulos nefitas, que possuíam o ofício de Apóstolos, como alguns na igreja SUD. Como poderia haver uma apostasia total, se o ensino atual é que, enquanto um único Élder permanecer vivo, ele tem o poder de reorganizar a igreja e todos os seus sistemas estruturados?

Não há um único trabalho SUD produzido que não tenha sido alvo de centenas e até milhares de mudanças como adições, exclusões e correções. Muitas destas alterações são de natureza muito maior do que simples correções tipográficas, e todas foram feitas sem indicações. Mesmo garantindo à Joseph o "direito" de revisar o suposto mandamento de Deus (mesmo que seja difícil fazer isso quando estamos falando de casos que envolvem fatos históricos), por que há mentiras associadas à essas mudanças? Nenhuma das datas foi mudada até o momento em que as revelações foram revisadas, não há uma única posição em D&C, Pérola de Grande Valor, ou no Livro de Mórmon que indique uma revisão, nem é reconhecido abertamente pelos líderes da igreja que tais alterações foram feitas. Alguns líderes religiosos têm mesmo mentido em público sobre estas alterações. Por quê?

Se o batismo pelos mortos é uma doutrina cristã “suprimida”, e que data da época apostólica, por que Paulo usa o pronome "eles" em vez do pronome pessoal "nós" ou "vós" quando se refere à tal prática? Usando a mesma perspectiva! Se a apostasia da Igreja Cristã foi responsável por interromper tal prática. E também é culpada pela remoção de "muitas coisas claras e preciosas" da Bíblia. E Paulo refere-se a um grupo cristão batizando seus mortos, por que então esta referência permaneceu na Bíblia, especificamente em um capítulo dedicado exclusivamente às doutrinas para a ressurreição?

Se ninguém pode receber o Espírito Santo sem a imposição das mãos, por quem possua "autoridade", como os casos de Cornélio (Atos 10:11 -7), Joseph e Oliver (JS 2:73), os 12 discípulos nefitas (3 Néfi 9:13), e Adão (Moisés 5:9-10) podem ser explicados? (Especialmente no caso da casa de Cornélio, pois ele ainda não era batizado).

Todos os presidentes da igreja SUD não são apoiados como "Profeta, Vidente e Revelador"? Por que Joseph não sabia que Esaisasis era o nome grego de Isaías (D&C 76:100)? Por que ele não sabia que Elias é o nome grego de Eliloh (D&C 110:12-13) e não poderia ser o nome de um profeta hebreu, no tempo de Abraão?

D&C 84:4 diz que a Nova Jerusalém e o templo seriam construídos "nesta dispensação" para reunir os santos. Eles ainda não foram construídos. Passaram-se 179 anos desde que a profecia foi dada. Mesmo admitindo o conceito longo (e inédito) de 100 anos ser uma geração (4 Néfi 18 e 22), o prazo para conclusão está muito atrasado. A reunião dos santos em Sião parou e Brigham Young, Orson Pratt, e outras Autoridades Gerais ensinaram que "esta geração" claramente significava a geração que estava viva em 1832. Mas todos eles já faleceram. A questão é: como podemos escapar à conclusão de que Joseph era um falso profeta, como é exigido pelo teste de um verdadeiro profeta encontrado em Deuteronômio 18:20-22? Ou seria Brigham o falso profeta?

Como Joseph poderia carregar a placas de ouro tão facilmente, e como as testemunhas poderiam ter "erguido" as placas sem nenhuma dificuldade (registrado) quando as placas deveriam pesar muito mais de 100 kg? (As placas teriam aproximadamente, em centímetros, 18 x 20 x 15 e o ouro pesa 546,4 quilos por metro quadrado – faça as contas!)

Brigham Young disse: "os únicos homens que se tornaram deuses, até mesmo os filhos de Deus, são aqueles que entraram na poligamia" (The Journal of Discourses 11: 269).Como posteriormente a igreja cedeu à pressão do governo e suspendeu a prática da poligamia, como os mórmons podem ter esperança de se tornarem deuses?

Deus rejeitou o avental de folha de figueira que Adão e Eva tinham feito (Gênesis 3:21).Por que o avental de “folha de figo” é utilizado na cerimônia do templo para lembrar a queda?

Quando o Metropolitan Museum of Art deu à Igreja os papiros originais em 1967, por que o Presidente da Igreja não assumiu a tarefa de completar a tradução do Livro de Abraão?

John Taylor disse que Joseph prometeu fornecer à igreja “mais extratos do Livro de Abraão" (TJS v4:95S), mas sabemos que ele não cumpriu o que prometeu. Mas o que impede que o Vidente conclua os trabalhos de Joseph?


Muito se fala sobre o nome da igreja pelos missionários. Eles alegam que não havia nenhuma igreja na face da terra, chamado "A Igreja de Jesus Cristo", quando a igreja mórmon foi restaurada em 1830. Qual é a explicação para o fato de que a igreja mudou de nome duas vezes nos primeiros oito anos de sua existência? Segundo o Livro de Mórmon (3 Néfi 27: 7-8), era para ela ser chamada pelo nome de Cristo, e nos seus primeiros quatro anos foi chamada de "Igreja de Cristo". Porém, em 1834, o seu nome foi mudado para "Igreja dos Santos dos Últimos Dias." Então, finalmente, em 1838, tornou-se "A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”. Não haveria aqui um grave problema de contradição, pois Jesus fez questão de instruir os nefitas sobre como a igreja deveria ser nomeada, e deve-se supor que Cristo teria informado exatamente o mesmo à Joseph, mas apenas em 1838 a Sua vontade seria cumprida?

Se a igreja é a restauração da igreja do Novo Testamento, como um menino de 12 anos pode ser um diácono? (I Timóteo 3:8-12) O argumento de que "os tempos mudaram" não pode ser usado, pois Brigham Young concordou com Paulo que o chamado de um diácono não era para os meninos. (Journal of Discourses 2:89)

Enoque tinha 430 anos de idade quando foi transladado (D&C 107:49, Moisés 8:1) ou tinha 365 anos de idade? (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 170, Gênesis 5:21-23)

De acordo com os ensinamentos da igreja, foi negado o sacerdócio à raça negra e todos aqueles que tivessem "uma única gota de sangue negro" não possuiriam o sacerdócio nesta vida. Infelizmente, as escrituras SUDs ainda dizem que a pele negra é a marca de uma maldição. Qual é então a justificativa para este mandamento e revelação ter mudado? Deus, por acaso, teria mudado Sua vontade?

Pararei por aqui, as questões acima estão muito bem referenciadas com escrituras da Igreja.

A maior decepção da minha vida foi ter me batizado numa Igreja fundamentada em mentiras. Não há nada ali que possa ser aproveitado. É uma pena que eu tenha pagado tanto dinheiro como dízimos e ofertas, caravanas aos templos. Eu era Oficiante do templo de São Paulo e Porto Alegre. Tem muito, mas muito mais mesmo que você não sabe. Nem eu sabia enquanto membro.
Se alguém puder me convencer de que estou errado, de modo racional, pedirei humildemente desculpas a todos e retornarei para a Igreja.

Um abraço a todos!

Antonio Carlos Popinhaki
http://sobreomormonismo.blogspot.com

Nenhum comentário:


Campanha:

Leia um livro!

Ad Bottom