Um Conto de Duas Narrativas: Mormonismo vs. Cristianismo - O Peregrino

O Peregrino

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4:16

test banner

Breaking

Post Top Ad

Minha Rádio

terça-feira, 7 de maio de 2024

Um Conto de Duas Narrativas: Mormonismo vs. Cristianismo

Espere um segundo… Esses grandes e belos guerreiros são elfos?


Quando assisti “O Senhor dos Anéis” pela primeira vez, fiquei confuso. Eu não havia lido os livros e comecei a descobrir que as criaturas mágicas de Valfenda, os elfos, eram diferentes de todos os elfos que eu já tinha ouvido falar. Sempre pensei em elfos como seres pequenos que moravam em árvores fazendo biscoitos ou no Polo Norte fabricando brinquedos, mais parecidos com formigas operárias do que com os hábeis arqueiros que vi no filme.

 

No entanto, os elfos de J. R. R. Tolkien (retratados por Peter Jackson) eram elegantes, imponentes, poderosos, e mais tarde descobri—imortais.

Era a mesma palavra (“elfo”), mas em um dicionário diferente. Era um dicionário diferente porque contava uma história diferente.

 

A única outra vez que me senti tão confundido com palavras de significados divergentes foi quando me mudei para perto dos mórmons. Esta confusão requer uma abordagem melhor para alcançá-los com a graça do evangelho.

 

Rodeado por Vizinhos SUD

Moro em Queen Creek, Arizona (EUA), um subúrbio da região de Phoenix, e estou cercado por vizinhos que pertencem à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (SUD). Mais de 6 por cento dos residentes do Arizona são SUD, e o Mormonismo é visível em minha comunidade de muitas maneiras:

  • Um dos templos mais altos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no mundo foi construído próximo a uma rodovia local.

  • Tipicamente, mesmo antes que novos bairros sejam acabados de construir, já existe uma capela SUD no local, facilmente identificada por seu campanário branco sem cruz. Com a área em rápido desenvolvimento, avistam-se esses campanários brancos por toda parte.

  • Quase todas as escolas públicas contam com um seminário da SUD nas proximidades, permitindo aos estudantes dedicar um tempo do dia para ir até o prédio ao lado e participar de aulas de religião. Inspirada por esse modelo, uma igreja cristã local chamada Rock Point Church seguiu o exemplo, oferecendo um programa parecido para jovens que não são membros da igreja SUD.

  • É comum ver missionários SUD andando de bicicleta com camisa branca e gravata ou missionárias caminhando pela vizinhança com saias compridas. Muitas pessoas já tiveram a experiência de recebê-los batendo à sua porta.

     

Amizades e relacionamentos se formam facilmente com os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que costumam ser amáveis. Entretanto, quando se aborda o tema da espiritualidade, frequentemente ocorre confusão.

 

Mesmas Palavras, Dicionários Diferentes

A não ser que você esteja bem-informado, é fácil pensar que o Cristianismo e o Mormonismo são similares. Cristãos menos experientes costumam conversar com seus amigos ou missionários mórmons e concluem: “Parece que estamos falando a mesma coisa”.


Afinal, os Mórmons usam palavras semelhantes como Deus, Jesus, expiação, graça, Salvador, eterno, espírito, Escrituras, céu e outras—no entanto, atribuem significado diferente a essas palavras.


A maioria dos recursos disponíveis para ajudar cristãos na evangelização e defesa da fé destaca as diferenças de definição das palavras. Embora isso seja útil, falta algo extremamente importante: as diferentes narrativas.


Esta diferença nas “metanarrativas” é importante, não só para entender as diferenças entre o Mormonismo e o Cristianismo bíblico, mas também para compartilhar as boas novas do verdadeiro Jesus.

 

Narrativas Diferentes

Imagine que eu esteja debatendo sobre elfos com alguém. Lembre-se que, inicialmente, eu os via como seres pequenos, com chapéus e sapatos pontudos, mas agora encontrei alguém que os vê como seres altos, poderosos e imortais. Isso poderia levar a uma extensa discussão sobre a verdadeira natureza dos elfos:

 

  • “Eles são baixinhos e moram na oficina do Papai Noel!”
  • “Não, eles são guerreiros imortais!”

 

O mesmo ocorre em muitas conversas entre cristãos e mórmons—e quem de nós está bem preparado para este tipo de diálogo?


  • “A expiação se fundamenta somente na obra consumada de Cristo!”
  • “Não, a expiação consiste do sangue de Cristo mais nossa perseverança até o fim!”


Continuamos a andar em círculos. Tem que existir uma maneira mais eficiente.


Aqui está: abordar as narrativas rivais do Cristianismo e do Mormonismo. Assim como sua percepção dos elfos depende da narrativa que está sendo contata (seja relacionada ao Papai Noel ou a O Senhor dos Anéis), a interpretação mórmon da expiação—ou de qualquer outro conceito—é moldada pela versão da história que lhes foi contada.


Felizmente, existe uma forma prática de comparar essas narrativas: o YouTube.


1. A Narrativa dos Santos dos Últimos Dias

O canal oficial de mídia de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no YouTube fornece um resumo conciso da ampla história mórmon no vídeo intitulado “Our Eternal Life” [Nossa Vida Eterna]. (O canal em português fornece os vídeos Joseph Smith – O Profeta da Restauração O Que os Mórmons Acreditam sobre a Vida Após Morte? )


Nesta narrativa, os humanos sempre existiram como filhos espirituais de um Pai Celestial. A Terra foi criada e os corpos são habitados como uma fase de testes. Contudo, os humanos são falíveis e cometem pecados. Para corrigir isso, Jesus foi enviado para demonstrar uma forma mais virtuosa de viver. Segundo o vídeo SUD, “se pudermos nos arrepender e seguirmos o exemplo de Jesus, podemos nos tornar limpos e habitar novamente com Deus”.


Qualquer cristão bem-informado perceberá que a versão da história apresentada no vídeo SUD diverge da narrativa bíblica. Anos atrás, ao mostrar esse vídeo para meus filhos sem qualquer introdução ou explicação, eles imediatamente reagiram, dizendo: “Essa não é a história verdadeira!”

 

2. A Narrativa Bíblica

Diversos teólogos renomados têm se dedicado a simplificar a ampla narrativa bíblica. (Uma das minhas obras preferidas é The True Story of the Whole World [A verdadeira História do Mundo Inteiro], de Michael Goheen e Craig Bartholomew). Além disso, o The Bible Project produziu um excelente vídeo animado intitulado “Heaven and Earth” [Céu e Terra].


Nesta narrativa, Deus existe eternamente e criou os humanos como parte de sua boa criação. Porém, após a rebelião humana contra Deus, ele escolheu um povo (Israel) ao qual se manifestou. Mas até o povo escolhido se rebelou. Então, o próprio Deus se encarnou como Jesus Cristo para se sacrificar pelos pecadores e começar a restauração da criação através do Espírito. O perdão e a renovação divinos estão disponíveis para qualquer pessoa que se arrepender do seu pecado e confiar na obra consumada de Jesus.


A narrativa da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e a narrativa bíblica diferem tanto quanto a fábrica do Papai Noel e o universo de Terra-média.

 

Pouco a Pouco

Como aplicar essa abordagem na prática? Considere fazer estas perguntas a seus amigos SUD:

 

  • Por que usamos tantas palavras iguais, mas com significados tão diferentes?

  • Se o ensino SUD fosse um filme, como você me explicaria os principais pontos da trama?

  • Posso compartilhar com você como vejo a metanarrativa da Bíblia e você pode compartilhar como esta se compara com o que você pensa?


Quando as diferenças das narrativas são explicitadas, as outras diferenças fazem mais sentido. E, com a ajuda de Deus, você poderá demonstrar aos seus amigos que a narrativa bíblica é uma história confiável e que merece crédito.


Não é fácil comunicar o evangelho a amigos SUD. Barreiras espirituais e sociais os torna um dos grupos mais difíceis de alcançar em nossa comunidade. A confusão generalizada e a dificuldade dos cristãos em compartilhar sua fé não ajuda a resolver o problema.


Precisamos de uma abordagem baseada em narrativas , que mesmo que seja rejeitada, deixará claras as diferenças.

 

Traduzido por Claudio Lopes Chagas

 

Autor: Luke Simmons é o pastor titular da Redemption Church Gateway em Queen Creek, Arizona, e oferece suporte a outros pastores por meio de seu ministério de treinamento e recursos, chamado Faithful and Fruitful.

 

Fonte: https://coalizaopeloevangelho.org

Nenhum comentário:


Campanha:

Leia um livro!

Ad Bottom