Isaías 53:1-6
Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?
Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.
Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.
I – A incredulidade do mundo – “Quem deu crédito?”.
Foi visto o mesmo no caso do dilúvio. A preparação de Noé.
2 Pedro 2:5, em Sodoma. – Gênesis 19:14.
II – A pessoa de Cristo.
l. Renovo (“diante dEle” – Deus).
2. Raiz da terra seca.
3. Não tinha parecer nem formosura – Não vem com aparato nem glória humana. O homem natural não sente atração por Sua pessoa.
4. Indesejável – Os homens não entendem Seu valor, e como Esaú, menosprezam o espiritual.
5. Desprezado – Como a pedra pelos edificadores. – Sal. 118:22.
6. Varão de dores – A dor de achar-se em um ambiente repugnante, de ser o alvo dos ataques de Satanás e da contradição dos pecadores.
7. Experimentado nas aflições – Sente em sua alma a tristeza, a debilidade da humanidade e, por fim, o coração lhe é quebrantado. – Sal. 69:20.
III – A obra de Cristo
1. Ferido, moído. e castigado – tudo por nossa causa.
2. Porém “por suas pisaduras” há salvação para os que crerem nEle.
IV – A confissão do pecador – (v. 6)
1. Quando entendemos algo de nossa maldade, geral e pessoal, e reconhecemos que “o Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade” Jesus chega a ser nosso Salvador pessoal.
ABRAÃO LINCOLN LEGOU-NOS O SEGUINTE CREDO:
“Creio em Deus, o supremo regulador das nações, nosso bondoso e misericordioso criador, nosso Pai celeste, ao qual não é indiferente a queda de um pardal e que tem contado os nossos próprios cabelos. Creio na Sua eterna justiça e verdade. Creio que é dever nosso, como nação, bem como individualmente, reconhecer a nossa dependência dEle como do excelso poder e invocar as influências do Seu Santo Espírito; confessar com humildade as nossas faltas e transgressões, com a certeza moral de que um arrependimento sincero nos trará o perdão e a paz. Creio que é digno e justo reconhecer e confessar a presença de Deus, tanto em nossas vitórias e triunfos, como nas tristezas que possam sobrevir, em justo castigo pelas nossas presunções, e com o intuito misericordioso de nos reformarmos. Creio que a vontade de Deus há de prevalecer. Sem esta, toda pretensão humana é vã. Sem a assistência do Ser Supremo não podemos ser bem sucedidos. Sendo um instrumento humilde nas mãos do Pai Celeste, eu desejo que minhas palavras e meus atos sejam de acordo com a Sua Vontade, e, a fim de que isto aconteça, busco o Seu auxílio; e, pelo resultado, rendo-lhe as mais profundas graças. Tenho inscrito no Céu o voto solene de procurar cumprir um trabalho que tenho em vista, com plena consciência da minha responsabilidade para com Deus, sem malícia contra ninguém, com caridade para com todos e firmeza no sentido do que é justo na medida em que Deus me ilumina para ver a justiça. Confiando aqueles que me amam ao Seu cuidado, como espero que nas suas preces também eles se interessem por mim, espero, com a ajuda de Deus, encontrar finalmente todos aqueles que me precederam na Eternidade.”
A CIDADE DE NÍNIVE
Jonas
O livro de Jonas contém uma formosa ilustração de salvação.
1. Uma cidade pecaminosa – Jon. 1:2. – É um reflexo do estado natural do homem. – Rom. 3:23; Gên, 6:5; Isa. 64:6. – O pecado domina em toda parte.
2. uma cidade condenada – Jon. 3:4. – Deus não pode tolerar o pecado: Sua santidade o aborrece; Sua justiça o castiga. – Rom. 1:32; 2:8-9.
3. Uma cidade admoestada – Jon. 3:1-4. – O mensageiro de Deus é um homem que, em figura, havia sido morto e ressuscitado, trazendo diante de nós nosso Senhor Jesus Cristo (Mat. 12:40) em Sua morte e ressurreição. Assim são os que pregam a Palavra hoje em dia. – Gál. 2:20.
4. Uma cidade perdoada – Jon. 3:10. – Em vista do arrependimento dos ninivitas e sua fé na mensagem dada, Deus os perdoou. Hoje Ele faz o mesmo pela pregação do Evangelho. – Atos 10:42-43.
Salmo 14
I – O homem incrédulo é um néscio.
1. Crê que é sábio. – Rom. 1:21-22.
2. A sabedoria do mundo é loucura para Deus. – I Cor. 1:20-21.
3. A ciência do homem não pode descobrir a Deus; Ele Se faz conhecer espiritualmente. – Jo. 4:24; 1 Cor. 2:14,
II – O homem incrédulo desonra a Deus. Diz: “não há Deus.” Não o diz com a boca, porém pela sua vida; vive “sem Deus e sem Cristo no mundo” – Efés. 2:12. Diz: “em seu coração”. Não é fruto de averiguações ou de seu raciocínio, mas o íntimo desejo, que rege a sua vida e a sua maneira de ser é que não tem nada que ver com Deus.
III – O homem incrédulo se deita a perder – Vs. 3-4. Física, moral e espiritualmente se nota seu abandono de Deus. Não serve para nada, não cumpre o propósito de sua criação. É uma figueira que não tem fruto. – Luc. 13:6-9.
IV – O homem incrédulo se aterroriza ao fim. – V. 5. O terror de ter de dar conta de seus pecados, de encontrar-se diante de Deus, de fazer frente a uma eternidade de desdita e perdição, Em contraste com isto, podemos dizer que há “saúde” – V. 7. O Senhor pode quebrantar o jugo da escravidão e dar-nos liberdade. – Jo. 8:36; Gal. 5:1.
CAUSAS E CURA DO ATEISMO
I – A inimizade natural ao coração humano.
1. Quando Adão caiu, rebelou-se contra Deus desobedecendo à Sua palavra. – Rom. 5:10.
2. Portanto “aborrece a luz”. – Jo. 3:20.
3. Não ama Aquele Deus contra quem se tem rebelado.
II – A ignorância.
1. Não conhece o conteúdo da Escritura, crê em absurdos e contradições, não toma tempo para averiguar a verdade.
2, Não conhece o caráter de Deus: tem idéias completamente erradas de Seus amor, graça e bondade. De Suas justiça, santidade e severidade. “Deus é luz” vem antes de “Deus é amor”. I Jo. 1:5; 4:8.
3. Não conhece o que é o Evangelho – sua natureza, seus ensinos e poder.
III – O pecado.
O homem natural tem amor ao pecado: “Amam mais as trevas do que a luz”. – Jo. 3:19. Sabe de sua falta de idoneidade para o Céu; sabe que merece o inferno; mas, mesmo assim, nega tudo.
IV – A cura da incredulidade.
Tem que ser difundida a verdade simples do Evangelho.
O coração disposto a obedecer encontrará as provas verdadeiras e experimentará o poder da verdade. – Jo. 7:17.
TOMÉ CENSURADO
João 20:26-29
“Porque Me viste, creste?” Embora Tomé duvidasse honestamente, merecia censura. Dessa censura tiramos três idéias:
1. Os sentidos não são a melhor evidência.
Isaac ouviu, apalpou e cheirou o filho Jacó e o tomou por Esaú.
Aquele que diz “Quero ver para crer” está, pois, equivocado.
2. A dúvida ofende.
“Não sejas incrédulo”. Como nós nos damos por ofendidos quando alguém duvida da nossa palavra, assim quem duvida de Deus peca contra Ele.
3. A dúvida reduz a bênção.
Tomé perdeu uma semana de bem-aventurança porque duvidou.
OS MAIORES LOUCOS DO MUNDO
Eclesiastes 10:3; Provérbios 17:12
1. O louco que diz não existir Deus. – Sal. 14:1.
Ateus, humanistas etc. Todos quantos de coração rejeitam a Deus. Todos quantos adoram a si mesmos ou a divindades de feitura humana. – Jer. 5:4, 7.
2. O louco que é espiritualmente ignorante. – Sal. 92:5, 6; Prov. 10:21.
Todos quantos não têm prazer no entendimento. – Prov. 17:16; 18:2; Sal. 94:8; Prov. 15:14; 11:29.
3. O louco palrador. – Ecl. 5:18; 10:14; Prov, 15:2.
Um louco loquaz. – Prov. 10:8. Sua verbosidade insensata. – Prov. 29:11 – proclamando a loucura do coração. – Prov. 12:23.
4. O louco rixento, que produz contenda. – Prov. 18:6, 7.
5. O louco intrometido, mexeriqueiro. – Prov. 20:3; 10:23.
6. O rico com injustiça e o louco egocêntrico. – Jer. 17:11; Luc. 12:20, 21.
7. O louco preguiçoso e indolente. – Ecl. 4:5.
8. O louco que despreza a instrução. – Prov. 1:7; 1:22; 15:5; 17:10.
Nunca aprende as lições da vida, sempre volta à sua loucura. – Prov. 26:11 – e á sua vergonha. – Prov. 3:35; 27:22.
9. O louco irado. – Ecl. 7:9; Prov. 12:16; 14:16; 17:10.
10. O louco orgulhoso. – Prov. 12:15; 14:16; 26:12; II Cor. 12:6.
11. O louco amante do pecado. – Sal. 107:17; Prov. 13:19; 14:9.
12. O louco indiscreto. – Prov. 7:4-6.
13. O louco enganador. – Prov. 14:8; Ecl. 5:4, 5.
14. O louco de lâmpada sem óleo. – Mat. 25:2,4,8.
O crente professo sem o Espírito Santo. A tragédia da chama mortiça.
SETE INTERROGAÇÕES ATREVIDAS
Conforme o livro de Malaquias, o povo israelita, ou judeu, dirigiu-se a Deus, em circunstâncias bem esquisitas, em certas ocasiões, fazendo-lhe sete interrogações atrevidas:
1. “Eu vos amei, diz o Senhor. Mas vós dizeis: Em que nos amaste?” – Mal. 1:2.
2. “Diz o Senhor dos Exércitos a vós, ó sacerdotes que desprezais o Meu nome e dissestes : Em que desprezamos nós o Teu nome?”. – V. 6.
3. “Ofereceis sobre o Meu altar pão imundo e dizeis: Em que Te havemos profanado?”. – V. 7.
4. “Enfadais ao Senhor com vossas palavras e ainda dizeis: Em que O enfadamos?”. – Cap. 2:17.
5. “Tornai para Mim, e Eu tornarei. para vós, diz o Senhor dos Exércitos. Mas vós dizeis; Em que havemos de tornar?”. – 3:7.
6. “Roubará o homem a Deus? todavia vós Me roubais e dizeis: Em que Te roubamos?”. – V. 8.
7. “As vossas palavras foram agressivas para Mim, diz o Senhor. Mas vós dizeis: Que temos falado contra Ti?” – V. 13.
O NÉSCIO
Efésios 5:15
O néscio é aquele:
1. Que diz no seu coração: “Não há Deus”. – Sal. 14:1; 53:1.
2. Que confia em seu próprio coração. – Prov. 28:26; Jer. 17:9.
3. Cujo caminho é reto aos seus próprios olhos. – Prov. 12:15; 16:25.
4. Cujo coração está nas riquezas. – Luc, 12:16-21.
5. Que despreza a sabedoria e a instrução, – Prov. 1:7, 22; 18:2.
6. Que se ira depressa. – Ecl. 7:9; Prov. 14:16, 17.
7. Que encobre o ódio com a mentira. – Prov. 10:18.
8. Que zomba do pecado. – Prov. 14:9; 10;23.
Fonte: cristaoreformado.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário