Como testemunhamos para pessoas felizes?
Dizer
às pessoas miseráveis que Jesus pode atender às suas necessidades mais
profundas parece fácil em comparação com avisar as pessoas satisfeitas
sobre a ira vindoura. Estou falando de pessoas que, em todas as
aparências externas, parecem estar muito bem sem Deus. Eles não parecem
sentir culpa ou vergonha por nada. Eles não parecem querer que algo
transcendente acrescente significado às suas vidas. Eles não se importam
em dormir até mais tarde no domingo e tomar vagarosamente seu café da
manhã. Na verdade, eles esperam ansiosamente por isso.
Poderíamos
tentar convencê-los de que, no fundo, eles realmente não são tão
felizes. Mas eu não recomendo essa tática. Certamente, temos um mandado
bíblico para dizer às pessoas infelizes que há algo mais – outra pessoa!
– isso pode realmente satisfazê-los. Eu chamo isso de “apologética
baseada na miséria”. Jesus deu exemplo disso para nós quando disse à
mulher, ao lado do poço: “Quem beber desta água tornará a ter sede;
aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede;
pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a
vida eterna (Jo 4.13-14).
Mas quando as pessoas não parecem tão infelizes, é difícil fazê-las sentir algo que achamos que deveriam sentir.
Conheça os relativamente felizes
Apesar
de nossos esforços, raramente convencemos as pessoas de que suas vidas
realmente cheiram mal. Eu imagino que um encontro frustrante entre um
cristão e um não-cristão feliz possa soar assim:
Você não está procurando algo a mais na vida?
Como o quê?
Significado, propósito, realização, você sabe, coisas assim.
Na
verdade não. Eu realmente gosto do meu trabalho atual e minha namorada e
eu estamos indo muito bem. Eu lhe disse que vamos para Maui no próximo
mês?
Certo, tudo bem. Mas esse tipo de coisas não dura para sempre, não é?
Tudo bem. O Havaí tem outras ilhas.
Mas você nunca se perguntou se há mais na vida do que apenas coisas temporais?
Eu costumava perguntar. Mas ultimamente não tenho perguntado mais.
Não existe um vácuo em forma de Deus dentro de você?
Do que você está falando?
Você não acha que a vida um dia poderá se tornar infeliz?
Talvez, se nós continuarmos conversando.
A
apologética baseada na miséria pode funcionar bem – com pessoas
infelizes. Mas também precisamos de “apologética baseada na alegria”
para as pessoas do outro lado do espectro emocional.
Apologética baseada na alegria
O
apóstolo Paulo exemplificou a “apologética baseada na alegria” quando
proclamou boas novas aos pagãos em Listra e Derbe, conforme registrado
em Atos 14. Tendo visto Barnabé e Paulo curando um homem aleijado, a
multidão se curvou e os adorou, chamando-os de Júpiter e Mercúrio. Os
evangelistas não aceitariam nada disso. Eles disseram a eles “para que
destas coisas vãs vos convertais ao Deus vivo” (At 14.15), alegando que
lhes estavam trazendo “as boas novas”. Podemos aprender muito com o que
eles disseram a seguir. Eles apontaram para o bem que Deus fez como
refletores das boas novas.
“contudo,
[Deus] não se deixou ficar sem testemunho de si mesmo, fazendo o bem,
dando-vos do céu chuvas e estações frutíferas, enchendo o vosso coração
de fartura e de alegria” (At 14.17).
Você
vê o que eles estão dizendo? Eles se baseiam na doutrina da graça comum
e nos ensinamentos de Jesus de que Deus “faz nascer o seu sol sobre
maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos”. (Mt 5.45). Eles
estão dizendo para as pessoas olharem para a alegria que têm em seus
corações e perguntarem quem ou o que pode estar por trás disso.
Eles
estão afirmando que pessoas não salvas podem realmente ter alegria em
seus corações. Eu sei que podemos nos irritar com isso e querermos
insistir em que todo não-cristão, no fundo, geme de tristeza consciente.
Mas esse não é o caso, e Paulo e Barnabé reconheceram isso.
Argumentando da dádiva ao doador
Muitos
não-cristãos veem o cristianismo como uma religião que mata a
felicidade. Eles acham que a maioria dos cristãos são infelizes e não
querem ser como eles. Os cristãos evangélicos, em particular, costumam
ser mais conhecidos pelo que são contra do que pelo que são em si
mesmos. Podemos surpreender os não-crentes de maneiras instigantes,
falando sobre as alegrias que compartilhamos em comum com eles, assim
como Paulo e Barnabé. Eu particularmente amo o fato de que a comida
possa ser um recurso pré-evangelístico. Enquanto saboreamos uma refeição
juntos, podemos dizer: “Não é uma comida deliciosa”! E nos
maravilharmos em que Deus tenha feito o mundo com uma variedade
culinária aparentemente infinita.
Ou
podemos falar sobre outras bênçãos que fluem da graça comum de Deus –
as belezas naturais no mundo físico, relacionamentos alegres que trazem
intimidade e prazer, delícias estéticas como arte e música que celebram a
criatividade. Podemos observar demonstrações de bondade humana que se
destacam em nosso mundo polarizado, nos maravilhando por todos
compartilhamos uma humanidade comum, colocada no mesmo planeta pelo
mesmo Criador.
Prazeres menores são indicadores
Em
algum momento, após esses possíveis pontos de partida, podemos mudar a
conversa mais especificamente para o evangelho. Há mais na vida do que
apenas felicidade temporal. Não é que a felicidade temporal seja ruim ou
pecaminosa. (Bem, algumas delas certamente são.) Mas esses prazeres
momentâneos são indicadores, não fins. Eles podem nos convencer de que
Deus é bom. Melhor ainda, ele é gracioso, derramando bênçãos sobre
pessoas que não merecem isso – pessoas como você e eu.
Compartilhamos
nossas histórias e contamos como Deus nos trouxe uma felicidade
atemporal e abrangente, que acrescenta significado e plenitude às muitas
felizes experiências temporais. Encontrando alívio de nossa maior fonte
de infelicidade – nosso pecado, que nos separa de Deus e atrapalha
todos os aspectos da vida – podemos encontrar alegria e felicidade mesmo
nas menores coisas.
Os
prazeres da vida temporal fornecem uma plataforma de lançamento
agridoce para transmitir o evangelho. A felicidade terrena é notável,
mas passageira. O prazer terrestre promete muito, mas depois desaponta.
Se afirmarmos os dois lados dessa moeda – a promessa e a decepção –
podemos argumentar que há mais. Mas não vamos encontrar isso sem Deus,
sem o sacrifício dele, sem uma cruz. Há muito mais na vida do que
felicidade temporal. Existe uma felicidade eterna. Jesus chama isso de
vida abundante (Jo 10.10), e ele morreu para que nós pudéssemos tê-la.
Fonte: cristaoreformado.com.br
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