Boechat, que era ateu, já protagonizou algumas falas que despertaram a ira de uma ala dos evangélicos, seja quando fez críticas ao pastor Silas Malafaia ao ser instado a um debate por conta do jornalista comentar sobre a agressão sofrida por uma menina de 11 anos devido à intolerância religiosa [veja aqui] ou seja pela narração do apocalipse no programa The Noite, do Danilo Gentili [veja aqui].
Penso que se alegrar com a desgraça alheia não seja algo muito cristão e vários versículos corroboram com meu pensamento, como amai vossos inimigos e bendizei os que vos maldizem (Mt 5:43-47), mas um em especial chama a atenção, que é Ezequiel 33:11 “Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?”.
Nosso papel como cristãos, título que traz consigo o peso de ser, necessariamente, um imitador de Cristo, é proclamar o amor de Deus e anunciar o Evangelho. Fico pensando em como a família do Boechat está recebendo esta “alegria esquizofrênica” dos que parecem se deleitar no prato ainda quente da vingança. É sempre bom lembrar: vingança é um prato que não se deve comer!
Ainda que por vezes interpretado de forma equivocada, não julgueis para não ser julgado parece caber como uma luva nesta situação. Quem poderá atirar a primeira pedra?
Sejamos sinceros: será que a família e os amigos de Boechat vão querer ouvir as Boas Novas de Cristo se da boca que deveria emanar amor é vomitado ódio e vingança? O que me consola é que alguns bons têm sussurrado contrariamente a tanta maldade, o que assustaria um pouco menos Martin Luther King.
Se você, em algum momento, teve algum destes sentimentos ruins que narrei aqui em relação ao Boechat e à sua morte, faça um exercício de empatia: imagine que seu pai não fosse cristão e que alguns ditos cristãos estivessem tripudiando com a morte de seu pai, dizendo que foi castigo merecido de Deus. Você iria querer seguir ao Deus destas pessoas?
Mas, graças a Deus, ainda é tempo de arrependimento, de apagar aquela postagem no Facebook e pedir perdão pelos comentários e vídeos postados no Whatsapp. Que nunca possa se referir a você esta triste frase de Mahatma Gandhi: ‘Amo o cristianismo, mas odeio os cristãos, pois não vivem segundo os ensinamentos de Cristo.’
Fonte: napec.org
2 comentários:
Cheguei aqui ao assistir um vídeo seu do Pr Jimmy Swaggart. Deus te abençoe. https://www.youtube.com/watch?v=UmxVD4Mai-w
Amém!
Postar um comentário