Sobre a divindade de Jesus Cristo
Há
grupos religiosos que admitem Jesus como um grande mestre de moral, um
eximiu sacerdote e Filho de Deus, ou um profeta e visionário filantropo
mas, negam sua divindade apontando textos que supostamente indicariam a
crença de que Jesus nunca teve a intenção de ser idolatrado como Deus e
jamais afirmou ser Deus. Os mais conhecidos em sua rejeição a divindade
de Jesus Cristo são as Testemunhas de Jeová, os Unitárianos judeus e
muçulmanos, assim como Mórmons e os kardecistas.
Além
de apresentarem textos que supostamente rejeitam a divindade de
Cristo, alguns ainda argumentam que a igreja “inventou” tal divindade ao
reescrever os relatos dos evangelhos depois do famoso Concilio de
Niceia, e que embora haja textos que indiquem que ele seja Deus, esses
textos são adulterados e a maioria das Bíblias são uma fraude em suas
traduções por serem tendenciosas favorecendo a certa religião A ou
B. Contudo, tais alegações são historicamente fracas, e a maioria
esmagadora de teólogos e historiadores cristãos afirmam de fato, que o
Novo Testamento é “o mais confiável de todos os documentos da história
antiga” e que as traduções que temos hoje, são inteiramente confiáveis!
(com exceção da Tradução do Novo Mundo dos Testemunhas de Jeová). E para
além disto, as evidências indicam que desde os tempos dos apóstolos
Jesus era idolatrado como o Senhor e após a morte dos apóstolos, vários
líderes da igreja do século um e dois escreveram sobre a divindade de
Jesus.
Por
fim, em 325 d. c., a liderança da igreja confirmou a crença primitiva e
continua de que Jesus é totalmente Deus. Afinal, se Jesus não fosse
Deus, por que seus inimigos o acusaram de “blasfêmia”? Ainda mais
importante: se Jesus não fosse Deus, por que ele aceitou idolatria e por
diversas vezes assumiu ser Deus diante de todos?
Jesus reivindica ser Deus
Analisando
a história inicial do ministério de Cristo vemos que seus milagres e
ensinamentos radicais rapidamente atraíram grandes multidões, criando um
frenesi. Ao passo que sua popularidade aumentava com as massas, os
líderes Judeus, (Fariseus, Saduceus e Escribas) começaram a ver Jesus
como uma ameaça. Eles começaram a procurar uma maneira de prendê-lo.
Um dia Jesus estava debatendo com alguns Fariseus no Templo, quando repentinamente disse que era “a luz do mundo”.
É quase bizarro imaginar a cena na qual um carpinteiro viajante das
terras baixas da Galileia diz a esse PhD em religião que ele é a “luz do mundo”. Acreditando que Jeová é a luz do mundo, ele respondeu indignado: “Você está testemunhando a respeito de si próprio. O seu testemunho não é válido!”
(João 8:13 NVI). Jesus disse então que dois mil anos antes, Abraão já o
havia previsto. Sua resposta foi incrédula: Disseram-lhe os judeus: “Você ainda não tem cinquenta anos e viu Abraão?” (João 8:57 NVI)
Então Jesus chocou-o ainda mais ao responder: “Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, EU SOU!”. (João 8:58 NVI)
Vindo
do nada, este carpinteiro rebelde sem nenhuma graduação em religião
declarou ter existência eterna. Além disso, ele havia usado o título EU
SOU (ego eimi), o próprio Nome de Deus para descrever-se! Esses
especialistas religiosos viviam e respiravam as Escrituras do Antigo
Testamento que declaram que somente Jeová é Deus. Eles conheciam a
Escritura dita por Isaías:
“Vocês são minhas testemunhas”, declara o Senhor, “e meu servo, a quem escolhi, para que vocês saibam e creiam em mim e entendam que eu sou Deus. Antes de mim nenhum deus se formou, nem haverá algum depois de mim. Eu, eu mesmo, sou o Senhor, e além de mim não há salvador algum”. (Isaías 43:10, 11 NVI).
Visto
que a pena por blasfêmia era morte por apedrejamento, os líderes judeus
ferozmente pegaram pedras para matar Jesus. Eles entenderam que Jesus
estava chamando a si mesmo de “Deus”. Neste momento Jesus poderia ter
dito “Espere! Vocês entenderam mal—Eu não sou Jeová”. Mas Jesus não
mudou sua afirmação, mesmo sob risco de morte. Lewis explica a ira dos
líderes:
“Ele diz… ‘Eu fui gerado pelo Deus Único, antes de Abraão ser, Eu sou’ e lembre-se do que as palavras ‘Eu sou’ significavam em hebraico. Elas significavam o nome de Deus, que não deve ser falado por nenhum ser humano, o nome cuja pronúncia significada morte”.
Alguns
argumentam que este foi um momento isolado. Mas Jesus também usou “EU
SOU” para descrever-se em diversas outras ocasiões. Vejamos algumas
dessas, tentando imaginar nossas reações ao ouvir as declarações
radicais de Jesus:
- “Eu sou a luz do mundo” (João 8:12)
- “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (João 14:6)
- “Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (João 14:6)
- “Eu sou a ressurreição e a vida” (João 11:25)
- “Eu sou o bom pastor” (João 10:11)
- “Eu sou a porta” (João 10:9)
- “Eu sou o pão vivo que desceu do céu” (João 6:51)
- “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor” (João 15:1)
- “Eu sou o Alfa e o Ômega” Apocalipse 1:7,8)
Como
Lewis observa, se essas declarações não fossem do próprio Deus, Jesus
teria sido considerado um tolo. Mas o que fez com que Jesus fosse crível
para os que o ouviam eram os milagres que ele realizava e seus sábios
ensinamentos proferidos com autoridade.
Os
críticos que rejeitam a divindade de Cristo alegam que Jesus não teve
intenção de usar o nome EU SOU para significar que era Deus. Eles dizem
que Jesus faz referência a si mesmo como o “Filho do homem”, provando
que ele não afirmou ser divino. Mas, qual o contexto do título “Filho do
homem” e o que isso significa?
Packer escreve que o nome “Filho do homem”
refere-se ao papel de Jesus como Rei e Salvador, cumprindo a profecia
messiânica de Isaías 53 que é a passagem profética mais abrangente da
vinda do Messias e claramente retrata-o como Salvador sofredor. Isaías
também referiu-se ao Messias como “Deus Poderoso” “Pai Eterno” e
“Príncipe da Paz”, veja Isaías 9:6.
Além
disso, muitos estudiosos dizem que Jesus referia-se a si mesmo como o
cumprimento da profecia de Daniel sobre o “filho do homem”. Daniel
profetizou que o “filho do homem” teria autoridade sobre a humanidade e
seria idolatrado:
“Na minha visão à noite, vi alguém semelhante a um filho de um homem, vindo com as nuvens dos céus. Ele se aproximou do ancião e foi conduzido à sua presença. A ele foram dados autoridade, glória e reino; todos os povos, nações e homens de todas as línguas o adoraram”.(Daniel 7:13, 14)
Quem
é este “filho do homem” e por que ele está sendo idolatrado se somente
Deus deve ser? Jesus disse aos seus discípulos que quando retornasse
para a terra, “Então se verá o Filho do homem vindo numa nuvem com poder
e grande glória”.(Lucas 21:27). Jesus está dizendo aqui claramente que
ele é o cumprimento da profecia de Daniel.
Resposta aos principais argumentos contra a divindade de Cristo
A maioria dos argumentos usados por esses grupos e alguns outros que não estão listados, são citados abaixo.
Antes que as seguintes
refutações sejam dadas para 11 dos principais argumentos contra a
divindade de Cristo, é imperativo, que você saiba duas verdades básicas
sobre o Senhor Jesus:
1- Quando um cristão diz: "Jesus é Deus ", ele não está dizendo que Jesus é o Pai! Jesus não é a pessoa do Pai, mas Ele é igual ao Pai por natureza. Em outras palavras, Jesus é Deus por natureza, assim como o Pai e o Espírito Santo.
2- Jesus é Deus por natureza, e também é humano. Em outras palavras, Ele é, ao mesmo tempo verdadeiro Deus, e, verdadeiro homem. A humanidade de Jesus é mostrada em Hb 2.14 e 1 Tm 2.5.
A junção dessas duas naturezas
chamamos, união hipostática, onde, não se dividindo a pessoa nem
confundindo a natureza temos Jesus Cristo, perfeito homem de Deus, e
Deus perfeito dos homens. Portanto, não são dois Jesus, Jesus é um só,
ele é alguém com dois algos, um ser, com duas naturezas, uma humana e
uma divina!
Tendo dito isso, vamos as refutações das objeções contra a divindade de Cristo....
1 - Jo 14.28 diz:"... meu Pai é maior do que eu." Se Jesus é igual ao Pai, então por que Jesus disse que Seu Pai era "maior" do que ele?
RESPOSTA:
Jesus pronunciou estas palavras depois que Ele se humilhou e tornou-se um servo (Fp 2:5-8). Além disso, o termo "maior"
refere-se ao cargo ou função, ao oficio e não a natureza, já que ambos
são Deus, (veja em Jo 1:1; 8:58; 10:30). Deus é Deus por causa de sua "natureza" (Gálatas 4:8). Jesus está dizendo em Jo 14:28 que o Pai tem um "maior" cargo ou posição que ele. Isto é como o termo "superior", é utilizado como se vê claramente em Gn 41:40.
Esse versículo diz:
"Você [José] deve estar no comando de meu
palácio, e todo o meu povo irá submeter às suas ordens. Apenas no que
diz respeito ao trono eu [Faraó] sou maior do que você".
Faraó era "maior" do que José apenas por cargo ou função, mas não quanto a NATUREZA.
A natureza do Faraó e de José era a mesmo, isto é, ambos são um ser
humano. Tal como um pai terreno, que possui a mesma humanidade que o seu
filho, mas exerce uma função superior à deste, assim também o Pai e o
Filho na Trindade são iguais em essência, mas diferentes em função. De
forma semelhante, dizemos que o presidente do país é maior que os demais
cidadãos, não em virtude de seu caráter, mas em virtude de sua posição.
Portanto, não podemos dizer que Jesus se considerava o mínimo que fosse
inferior a Deus em sua natureza.
2 - I Coríntios. 11:03 diz:"Mas eu gostaria que você soubesse, que o cabeça de todo homem é Cristo, e o cabeça da mulher é o homem; e a cabeça de Cristo é Deus."...Se Cristo tem um "Cabeça", então Ele não pode ser Deus.
RESPOSTA:
Por acaso isso mostra que Jesus é inferior ao Pai por natureza?
Se
alguém insistir que isso significa que Jesus é inferior ao pai quanto a
natureza em seguida, para ser consistente, terá que dizer o mesmo em
relação a mulher para o homem!(obviamente um absurdo).
Embora
a mulher está sujeita ao marido no Senhor, ela não é inferior a ele por
natureza. O mesmo é verdade com a relação entre o Senhor Jesus e o Pai.
3 - 1 Coríntios. 15:28 diz:"E quando todas as coisas estiverem sujeitas a ele, em seguida, o Filho também se sujeitará àquele que sujeitou todas as coisas a ele, para que Deus seja tudo em todos...... "Se Jesus é "sujeito " ao o Pai, Ele não pode ser Deus.
RESPOSTA:
Novamente, este argumento é semelhante ao argumento 1 e 2. Este
versículo não se refere a NATUREZA, mas apenas para cargo ou emprego!
Em Lc. 2:51, a palavra grega "hupotassõ" traduzida como "sujeito" é encontrada, e se refere a obediência. Ninguém diria que Jesus era inferior POR NATUREZA a José e Maria, o que seria o conclusão natural se a palavra "sujeito" se refere a NATUREZA! Da mesma forma, Jesus não é inferior POR NATUREZA ao Pai, pois Ele é Deus.
Em Lc. 2:51, a palavra grega "hupotassõ" traduzida como "sujeito" é encontrada, e se refere a obediência. Ninguém diria que Jesus era inferior POR NATUREZA a José e Maria, o que seria o conclusão natural se a palavra "sujeito" se refere a NATUREZA! Da mesma forma, Jesus não é inferior POR NATUREZA ao Pai, pois Ele é Deus.
4 - Marcos 13:32 declara:"Mas daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai......."Se Jesus era Deus, então ele teria esse conhecimento.
RESPOSTA:
Novamente, devemos ter em mente que Jesus é verdadeiro homem além do
Deus verdadeiro. O Senhor Jesus falou estas palavras quando foi limitado
pela Sua humanidade e foi confiando no Pai inteiramente (Atos 10:38;.
Jo 12:49). Depois de Sua ressurreição, no entanto, Jesus teria de ser
onisciente, pois ele pode receber oração (Jo 14:14, Atos 07:59; 9:14,21;
1 Coríntios. 1:2).
Em outra palavras, se um grupo de
cristãos está orando a Jesus no Canadá, México e Japão, ao mesmo tempo,
Ele teria de ser onisciente para saber os seus pedidos! Além disso, uma
vez que a oração é uma forma de adoração, então seria idolatria orar a
Jesus a menos que Ele era e é Deus por natureza. (Se Ele não era Deus
por Natureza, então a Igreja primitiva era culpada de idolatria, orando a
Jesus, o que é impossível!)
5 - Lc. 18:19 diz:"E Jesus disse-lhe: 'Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus"........Deus é "Bom", mas Jesus não é. Portanto, Jesus não é Deus.
RESPOSTA:
Se alguém olhar atentamente para este verso, irá perceber rapidamente que Jesus NUNCA disse que ele próprio não era "bom", ou que ele não era Deus. Ele apenas perguntou: "Por que me chamas bom?".
Jesus não negou ser Deus ao jovem rico. Ele simplesmente pediu-lhe que
examinasse as implicações do que estava dizendo. Com efeito, Jesus
estava dizendo-lhe: "Você percebe o que está implícito quando você me chama de bom? Você está dizendo que eu sou Deus?"!
Além disso, Jesus declarou abertamente em outro lugar que Ele mesmo é o "Bom Pastor" (João 10:11). Salmo 23 declara YHWH como o "pastor", mas ele não é chamado "Bom" pastor, a descrição Jesus reservou para si mesmo!
6 - Jesus é mostrado nas Escrituras como sendo criado em Apocalipse 3:14, Colossenses 1:15; Pv 8:22 e Salmos 2:07.... Se ele foi criado, ele não pode ser Deus, pois Deus é eterno.
RESPOSTA:
(A) Apocalipse 3:14 afirma que Jesus é "o princípio da criação de Deus." A palavra traduzida como "princípio" é Arche, no grego. Significa também, além da origem, COMEÇO.
Origem e fonte são sinônimos, nós podemos agora entender o que verso diz, que é: "A fonte da criação de Deus." Este
versículo não mostra que Jesus é criado, mas que Ele é o Criador!
Afinal de contas, uma vez que Jesus criou tudo o que foi criado
(Colossenses 1:16), como Ele poderia ser parte de Sua própria criação?
(B) Col. 1:15 relata que Jesus é "o primogênito de toda a criação" e não diz que ele é "primeiro-criado"! Esta palavra, "primogênito", tem mais de um significado possível.
Lendo Gênesis 41:51,52; 48:17-19 e Jer. 31:9 podemos ver que essa palavra "primogênito"
também significa PREEMINENTE. Que é a forma como ela é usada em
Colossenses 1:15 como o contexto revela a partir dos versículos 15 a 18.
Jesus é preeminente sobre a criação, porque:
(1) Ele criou tudo que foi criado, (2) todas as coisas criadas foram criado por Ele,
(3) Ele existia antes de todas as coisas criadas e
(4) todas as coisas criadas são mantidos por causa dele.
Basta checar o contexto
inteiro, e ver que Paulo com clareza declara que Cristo é Deus nessa
mesma carta, ao dizer que ele criou todas as coisas (1:16) e que "nele habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade" (2:9).
(C) Prov. 8:22 afirma que a sabedoria foi criada por Deus. Uma vez que Jesus é chamado a "sabedoria de Deus" (1
Coríntios 1:24), alguns opositores a divindade de Cristo usam esse
argumento para dizer que Jesus não é Deus pois de acordo com esse verso,
Jesus foi criado......mas, ai surgi a pergunta que é: esta sabedoria
mencionado em Provérbios 8 refere-se a Jesus, antes de ele vir ao
mundo? Não! Primeiro, porque de acordo com Jo 1.1,14, Jesus foi chamado o
"Verbo" antes que Ele veio à terra, e NÃO Sabedoria (e muito menos "Miguel",
como alguns grupos ensinam)! E, em segundo lugar, o capítulo revela
sabedoria no versículo 19, como o uso adequado de CONHECIMENTO como
mostrado por Jó 28:15.
Portanto, esta passagem não é uma
referência direta a nenhuma pessoa. A expressão poética frequentemente
toma a forma de uma ideia abstrata e a ela se refere como se falasse de
uma pessoa. Isso é chamado de personificação. A sabedoria aqui referida
não é uma referência a Jesus. Antes, é a personificação da virtude ou do
caráter da sabedoria com o propósito de causar ênfase e impacto.
Entretanto, como Jesus é a perfeita
sabedoria de Deus, é o único que personificou e exemplificou com
perfeição a sabedoria abordada em Provérbios - pois ele é "em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos" (Cl 2:3).
(D) Salmos. 2:7; Jo. 3:16, afirmam que Jesus foi "gerado". Isso significa que Jesus teve um começo como o nosso, uma vez que fomos gerados por nossos pais?
A resposta para isso é encontrada
em Atos 13.30-33. Aqui ficamos a saber que este versículo de Salmos se
refere à ressurreição de Cristo! Em segundo lugar, a palavra traduzida
como "unigênito" em Jo 3.16,18 e 1 Jo 4.9 em que se diz
respeito a Cristo também é usado em Hb. 11:17 com relação a Isaque.
Então eu pergunto, Isaque foi o primeiro filho de Abraão? Não! Veja
Gn16:15,16.
Isaac foi o Filho único de Abraão? Não! Veja Gn 16:15,16; 25:1,2.
Agora, Isaac foi o
único-de-um-tipo filho de Abraão? SIM! Esta é a forma como este mesmo
termo grego é usado em referência a Jesus Cristo. Jesus Cristo é o
único-do-tipo, o único do gênero , o Filho do Pai, mas não criado.
Miqueias 5:2 refere-se a Jesus da MESMA MANEIRA Salmos. 93:2 se refere a Deus.
Jesus é "de eternidade"
e, portanto, não pode ser parte da criação. Uma vez que Ele não faz
parte da criação, em seguida, ele deve ser Deus, pois só Deus é eterno!
7 - Na Bíblia, Jesus NUNCA é chamado de "o Deus Filhos", mas sim "o Filho de Deus ". Portanto, ele não pode ser Deus.
RESPOSTA:
Realmente, o termo explicito,
Deus Filho, não se encontra na Bíblia. No entanto, quando um estudante
honesto das Escrituras examina todos os versos relevantes para a
divindade de Cristo, ele vai concluir que Jesus é Deus e homem. Como
pode ser isso? Ora da mesma forma que Jesus pode ser tanto pastor e
cordeiro como sumo sacerdote e oferta pelo pecado no mesmo tempo!
Sobre palavras não encontradas na Bíblia, ora, a propria palavra "Bíblia" não é encontrada na Bíblia! Nem é a palavra "Millennium" é encontrada na Bíblia, embora seja certamente ensinado em Apocalipse 20.
8 - Se Jesus é Deus, então ele estava orando a si mesmo no Jardim??
RESPOSTA:
Esta questão decorre de um equívoco sobre como os cristãos acreditam que
Jesus é Deus. Nós acreditamos que Jesus é Deus por natureza. Nós não
acreditamos que Jesus é a pessoa do Pai!
Ele não pode ser o Pai, pois Ele orou
ao Pai! Ele certamente não estava orando para Si mesmo. A Bíblia ensina
que Jesus é Deus por natureza, como é o Pai e o Espírito Santo.
Há um só Deus verdadeiro por
natureza. (Ver Gal 4.8). A Trindade não é definido como três deuses em
um, mas em três pessoas em um Deus. Deus é natureza do Pai, Filho e
Espírito Santo.
9 - Se Jesus é Deus, então o que aconteceu ao universo enquanto Ele estava morto há três dias?
RESPOSTA:
Novamente, isso não é problema
para responder quando se compreende que Jesus não é a pessoa do Pai. O
Pai e o Filho são duas personalidades separadas e distintas.
10 - Jesus não pode ser Deus, pois ele morreu na cruz, e Deus não pode morrer!
RESPOSTA:
Lembre-se, Jesus não é apenas
Deus por natureza, mas também homem! Jesus poderia morrer como qualquer
outro ser humano, porque Ele se fez homem (e ainda é homem), além de ser
Deus por natureza.
11 - Jesus não pode ser Deus, porque Ele disse que o Pai era seu Deus em Jo 20.17!
RESPOSTA:
Jesus
disse isso como um homem. Isso no entanto, não altera a prova evidente
que mostra Jesus como Deus! O apóstolo Tomé, chamou Jesus: "Meu Senhor e meu Deus", Jo 20.28.
O grego diz literalmente: "O Senhor de mim e o Deus de mim".
Lembre-se também que Tomé era um rigoroso judeu monoteísta. Foi mesmo o
apóstolo Tomé quem disse isso então? Obviamente que sim. Foi o Apóstolo
Tomé parte da igreja primitiva? Obviamente ele era.
Portanto,
a igreja primitiva acreditava que Jesus é Deus,... então se a igreja
primitiva afirmava e cria nisso desde o inicio então nós hoje devemos
proclamar a mesma coisa.
Além disso, o Pai identifica Jesus como "Deus" em Heb 1.8. Mais uma vez, o grego diz: "a Deus." Certamente o Pai sabe a verdadeira identidade do Filho.
Além disso, Hb 1.6 declara que "todos os anjos devem adorá-Lo [Jesus]." O que o anjo faz, em Apocalipse 19.10? De acordo com Hb 1.6, o anjo de Apocalipse 19.10 adora a Jesus!
Na
verdade, os discípulos de Jesus o adoravam muito (Mateus 28.9). Por que
Jesus recebeu esta adoração de Seus discípulos? Você sabe que a não ser
que Jesus fosse Deus, aqueles discípulos estavam praticando idolatria??
Então
certamente, os primeiros discípulos de Cristo, e toda a igreja
primitiva o adoravam e aceitam ele como Deus e Senhor...portanto, todo
grupo que se diz Igreja, e não aceita a divindade de Cristo, se
configura numa seita em completa oposição com o ensino das Escrituras.
Elisson Freire
Graduado em História pela Universidade Norte do Paraná e Bacharelando em Teologia pela UNINTER sou um cristão de tradição batista, casado com Miriam Lisboa Freire e pai de 3 lindas filhas.
Bibliografia:
- O túmulo Vazio | M. R. DeHaan
- Em defesa de Cristo | Lee Strobel
- Teologia Sistemática | Norman Geisler
- Enciclopédia De Apologética | Norman Geisler - Respostas aos críticos da fé cristã
- Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e Contradições da Bíblias | Norman Geisler e Thomas Howe
Fonte: https://www.resistenciaapologetica.com
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