Alguns dizem que aqueles que viveram antes da época de Cristo foram
salvos pela observância da lei. As Escrituras, no entanto, dizem outra
coisa. O apóstolo Paulo cita o Antigo Testamento de modo extensivo, para
levar a uma clara compreensão da realidade de que ninguém foi ou será
declarado justo por observar a lei (Romanos 3.20).
Além disso,
Paulo alude a Abraão, o pai dos judeus, para provar que a salvação vem
pela fé, sem considerar as obras realizadas. Nas palavras dele: “Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça” (Gênesis 15.6; Romanos 4.3; Gálatas 3.6-9).
Finalmente,
Jesus Cristo é a essência que preenche os tipos e sombras no Antigo
Testamento (Lucas 24.44; Romanos 3.21-22; Hebreus 1.1-3). Todo ano os
judeus celebravam a Páscoa para manter seu foco no Único que viria para
morrer por seus pecados (1Coríntios 5.7; Hebreus 11.28,39,40). Como está
escrito em Hebreus, a lei tem “a sombra dos bens futuros e não a imagem exata das coisas”.
A
Bíblia demonstra, do início ao fim, que os salvos ao longo da história
chegaram à fé exatamente da mesma forma — apenas pela graça por meio da
fé só em Cristo.
Jesus Cristo continua no ápice da história.
Assim como as pessoas hoje olham para trás, na história do sacrifício de
Cristo na cruz, as pessoas que viveram antes da época de Cristo adiante
para seu sacrifício por elas.
“Que diremos, pois, ter
alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? Porque, se Abraão foi
justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.
Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado
como justiça. Ora, àquele que faz qualquer obra, não lhe é imputado o
galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas, àquele que não
pratica, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é
imputada como justiça sem as obras, dizendo: Bem-aventurados aqueles
cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos.
Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado. Vem. pois,
esta bem aventurança sobre a circuncisão somente ou também sobre a
incircuncisão? Porque dizemos que a fé foi imputada como justiça a
Abraão. Como lhe foi, pois, imputada? Estando na circuncisão ou na
incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão” (Romanos 4.1-10).
HANK HANEGRAAFF
Fonte: CACP
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segunda-feira, 29 de junho de 2020
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Como as pessoas eram salvas antes de Cristo?
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Leitor da Bíblia e apaixonado por suas incontáveis lições de vida, também um conselheiro e amigo.
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