quarta-feira, 25 de setembro de 2019

JOÃO BATISTA ERA A REENCARNAÇÃO DE ELIAS?

E, se o quereis reconhecer, ele mesmo é Elias, que estava para vir. Mt 11.14

PROBLEMA:
Nesse versículo Jesus refere-se a João Batista como "Elias, que estava para vir" (cf. Mt 17:12; Mc 9:11-13). Mas, já que Elias havia morrido muitos séculos antes, João então seria uma reencarnação de Elias?

SOLUÇÃO:
 Há muitas razões pelas quais esse versículo não ensina a reencarnação.

Em primeiro lugar, João e Elias não foram o mesmo ser - eles tiveram a mesma função. Jesus não estava ensinando que João Batista literalmente era Elias, mas apenas que João veio "no espírito e poder de Elias" (Lc 1:17), ou seja, para continuar o seu ministério profético.

Em segundo lugar, os discípulos de Jesus entenderam que ele estava falando de João Batista, já que Elias apareceu no monte da Transfiguração (Mt 17:10-13).

Em terceiro lugar, Elias não se enquadra dentro do modelo da reencarnação por uma outra razão: é que ele não morreu. Ele foi tomado ao céu como Enoque, que "foi trasladado para não ver a morte" (2 Rs 2:11; cf. Hb 11:5). De acordo com o falso ensino da reencarnação, o que tradicionalmente é dito é que uma pessoa tem de morrer primeiro, para depois reencarnar-se num outro corpo.

Em quarto lugar, se houver qualquer dúvida quanto a essa passagem, ela deverá ser entendida à luz do claro ensino das Escrituras contra a reencarnação. O autor de Hebreus, por exemplo, declara que "aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo" (Hb 9:27; cf. Jo 9:2)

Por fim, o próprio João Batista nega ser ele Elias, e a passagem é muito clara, ele diz claramente que NÃO É ELIAS, veja:

Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para lhe perguntarem: Quem és tu?
Ele confessou e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo.
Então, lhe perguntaram: Quem és, pois? És tu Elias? Ele disse: Não sou. És tu o profeta? Respondeu: Não.
Disseram-lhe, pois: Declara-nos quem és, para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes a respeito de ti mesmo?
Então, ele respondeu: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías. Jo 1.19 – 23

CONCLUSÃO
        Não existe reencarnação, o cristão crê na ressurreição. Um dia, quando o Senhor voltar, ele ressucitará todos aqueles que estão mortos em Cristo, e darão para eles um corpo glorificado (mas ainda é o mesmo corpo). A diferença entre ressurreição e reencarnação, é que o primeiro volta ao mesmo corpo, e o segundo “supostamente voltaria” em outro corpo.



Fonte
GEISLER, Norman – MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia

Adaptação e acréscimos
Bp. Tarles Elias

Fonte: www.teologaroficial.com.br

0 comentários: