A QUESTÃO DO SÁBADO - O Peregrino

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quarta-feira, 18 de novembro de 2020

A QUESTÃO DO SÁBADO

INTRODUÇÃO

O sábado é um assunto muito delicado de se tratar no meio Cristão por dividir várias opiniões. Há hoje, diversas denominações que guardam o sábado, (não pretendo aqui citar o nome das denominações) e algumas destas denominações acabam impondo o sábado como meio de salvação no meio cristão, uns ainda guardam sem julgar ou tentar impor estas regras aos outros, mas outros acabam obedecendo este mandamento e considerando os que não guardam como hereges ou afirmando não conhecerem a "verdade que salva".

Neste artigo, eu quero apresentar algumas razões pelas quais não temos mais obrigação de guardar o sábado como mérito de salvação, mas minha pretensão não é de forma alguma ferir quem ainda deseja e guarda este mandamento, nem tão pouco tentar impor uma abolição a este mandamento ou mostrar estar errado quem o guarda, uma vez que as Santas Escrituras não dizem isto.

A ORIGEM DO SÁBADO

A primeira vez que a Bíblia menciona o sétimo dia é no livro de Gênesis 2.3

E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que Deus criara e fizera.

Os guardadores do sábado dizem que o sábado foi imposto a toda humanidade desde o Éden, como prova disso citam este versículo que mencionei acima. Portanto, vamos fazer algumas observações à cerca deste versículo com relação à primeira ordem de guardar o sábado que se encontra em Êxodo 16.

Em Gênesis, o sábado não foi dado como ordem, pois o sábado só teve origem junto com o povo de Israel:

E o teu santo sábado lhes fizeste conhecer; e preceitos, e estatutos, e lei lhes mandaste pelo ministério de Moisés, teu servo.
(Neemias 9:14 ARC)

Antes disso, a Bíblia não menciona ninguém guardando o sábado; nem Adão, nem Eva, nem posteriormente Abraão, Isaque, Jacó. Não existe nenhum versículo sequer de alguém guardando o sábado antes de Êxodo 16 (o povo Israelita). Quando Deus dá uma ordenança, Ele a dá de forma literal e afirmativa, como por exemplo, quando ele manda que Adão e Eva se multipliquem (GN 1:28) e não comer da árvore do bem e do mal (GN 2:17). Não encontramos nenhuma ordem como essa em relação ao sábado para Adão e Eva ou qualquer outra pessoa que viveu antes da menção da guarda sabática para o povo de Israel em Êxodo 16. Alguns ainda perguntam "Se Deus descansou no sábado, obviamente Adão e Eva também descansaram" isso é apenas uma hipótese, pois a Bíblia não afirma. Além do mais, Deus criou Adão na sexta feira (seu primeiro dia de vida) logo, o sábado seria o seu segundo dia, seria o sétimo apenas para Deus que havia criado os céus e a terra nos 6 dias anteriores.

É importante dizer também que Deus não havia dado nome aos dias em Gênesis, o nome “sábado” só veio depois, sendo no original: "shabbat". O verbo hebraico para este termo significa literalmente "cessar" ou “acabar”.

(João 5:16) E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.

(João 5:17) E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.

OBSERVAÇÕES SOBRE O SÁBADO DE GÊNESIS CAP.2 E ÊXODO CAP. 20:

SÁBADO DE GÊNESIS 2

Foi Deus quem criou; foi ato único de Deus na criação; foi um cessar único, sem fim e não de 24 horas; não há registro de tarde e manhã; quem descansa é Deus e não o homem e não foi imposta nenhuma ordem a ninguém.

SÁBADO DE ÊXODO 20

O homem trabalha; é um ato repetitivo de toda semana; é um descanso de 24 h; segue o modelo de tarde e manhã; quem descansa é o homem e foi imposto somente para o povo de Israel.


AS LEIS MORAIS E AS LEIS CERIMONIAIS

Os guardadores do sábado costumam dividir a lei em moral e cerimonial:

MORAL

Seriam os dez mandamentos, foram proferidas por Deus, foram colocadas na arca da aliança, foram escritas pelo dedo de Deus e são eternas e imutáveis. O sábado estaria incluso nesta classificação de lei.

CERIMONIAL

São as leis judiciais, alimentícias, leis de saúde etc. Que foram ditas por Moisés. Foram tiradas e cravadas na cruz por Cristo. Segundo eles, o sábado não faria parte desta lei.

Não existe lei moral ou cerimonial na Bíblia, não existe esta divisão. Podemos até usar estas classificações para fins de estudos e apresentações de trabalhos teológicos para uma melhor compreensão das leis, mas não podemos forçar elas na Bíblia e nem impor doutrinas em cima delas. Abaixo veremos que essa classificação é forçada e não a encontramos na Bíblia.

Em Neemias 8 encontramos a seguinte passagem:

(Neemias 8:1) E chegado o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o SENHOR tinha ordenado a Israel. (grifo nosso)

(Neemias 8:2) E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês.

(Neemias 8:4) E Esdras, o escriba, estava sobre um púlpito de madeira, que fizeram para aquele fim; e estava em pé junto a ele, à sua mão direita, Matitias, Sema, Anaías, Urias, Hilquias e Maaséias; e à sua mão esquerda, Pedaías, Misael, Melquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mesulão.

(Neemias 8:18) E, de dia em dia, Esdras leu no livro da lei de Deus, desde o primeiro dia até ao derradeiro; e celebraram a solenidade da festa sete dias, e no oitavo dia, houve uma assembleia solene, segundo o rito. (grifo nosso)

Nós podemos ler no primeiro versículo que o livro que continha toda a lei foi chamado de "livro da lei de Moisés" e no último versículo é chamado de "livro da lei de Deus". Podemos ver então que não há aqui nenhuma separação, tanto a lei de Deus quanto a lei de Moisés eram ambas uma só. Podemos ver que foi lido também da alva até ao meio dia, visto isso, se fosse somente os dez mandamentos que estivessem sendo lido, não levaria todo esse tempo.

Vejamos também esta passagem:

Mestre, qual é o grande mandamento da lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
(Mateus 22:36-40)

Aqui o jovem rico pergunta a Jesus qual o grande mandamento da lei. Podemos ver que ele não pergunta se é da lei cerimonial ou moral, nem Jesus também o pergunta qual. Jesus disse que o primeiro mandamento é: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma" e o segundo: "Amarás o próximo como a ti mesmo". Estes mandamentos estão em Deuteronômio e Levítico, não se encontram nos dez mandamentos, mas Jesus disse que são os maiores mandamentos.

A TORAH E O DECÁLOGO

Podemos perguntar para qualquer judeu se existe divisão da lei em Moral e Cerimonial, ele responderá que não. A lei dada aos judeus se chama Torah. Lei vem do hebraico תורָה (Torah) e significa INSTRUÇÃO. A Torah são os 613 mandamentos mais os ensinamentos de Gênesis a Deuteronômio. Quando se fala em lei a um judeu, ele não vai perguntar se são os dez mandamentos ou os mandamentos de Moisés, ele logo irá entender que se refere a Torah.

ENTÃO PORQUE OS DEZ MANDAMENTOS FORAM ESCRITOS SEPARADAMENTE EM TÁBUAS DE PEDRA E COLOCADOS NA ARCA DA ALIANÇA?

Os Dez mandamentos, no original, se lê "dez palavras" e são uma representação da Torah. São como se fosse a Torah numa forma reduzida. Junto aos dez mandamentos foram colocados na arca a vara de Arão e o Maná. Vejamos que o que estava dentro da arca se referia somente a Deus e ao povo de Israel. O maná era a comida que Deus proveu ao povo no deserto e a vara de Arão pertencia ao sacerdote Arão, da tribo de Levi, que Floresceu como Deus havia dito. Por que então somente os dez mandamentos têm ligação com a Igreja? Concluímos então que não existe separação de leis, mas sim a Torah que abrange 613 mandamentos mais os ensinamentos de Gênesis a Deuteronômio.

OS DEZ MANDAMENTOS FORAM ESCRITOS PELO DEDO DE DEUS?

Uma afirmação para quem defende a guarda do sábado são que os dez mandamentos foram escritos pelo dedo de Deus, e que por isso são superiores a qualquer outro mandamento e são vigentes até hoje. A LEI foi dada por meio de anjos (Gálatas 3:19) pelo ministério de anjos (Atos 7:53). Espírito não tem carne nem osso, ninguém jamais viu a Deus. (João 1:18). O Antropomorfismo é a atribuição de formas humanas a Deus (mãos, dedos, coração e etc.) O dedo de Deus pelo qual é descrito na Bíblia que teria escrito os dez mandamentos na verdade representa o poder de Deus.

OS DEZ MANDAMENTOS E A TORAH ERAM SÓ PARA OS JUDEUS

Você pode se estranhar com essa afirmação, mas a verdade é que os dez mandamentos e toda a Torah foram designadas somente ao povo de Israel.

(Deuteronômio 5:2) O Senhor nosso Deus fez CONOSCO aliança em Horebe.

(Êxodo 20:2) Eu sou o Senhor teu Deus, que te TIREI DA TERRA DO EGITO, da casa da servidão.

E PARA NÓS? OS CRISTÃOS?

(II Coríntios 3:7) E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,

(II Coríntios 3:14) Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;

Aqui vemos que os dez mandamentos estava no Velho Pacto, hoje estamos debaixo da lei de Cristo, o Novo Pacto.

(Hebreus 7:12) Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.

QUAL LEI O CRISTÃO DEVE OBEDECER?

Uma afirmação que frequentemente os Guardadores do sábado fazem é:

"Então se estamos sem lei e não precisamos guardar os dez mandamentos, logo podemos matar, roubar, adulterar e etc..."
Nós, Cristãos Gentios, estamos debaixo da lei de Cristo:

(Gálatas 6:2) Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.

(I Coríntios 9:21) Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.

(Gálatas 5:14) Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

(Tiago 2:8) Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.

A lei de Cristo é o testemunho de sua vida, ele não nos mandou guardar o sábado e nem nos obrigou a cumprir a Torah.

O SÁBADO NO NOVO CONCERTO

(Hebreus 7:12) Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.

Temos estudado desde o início do assunto, que o sábado se iniciou em Êxodo 16, com o povo de Israel, e cessou em Cristo Jesus, que nos tirou do jugo da escravidão. Quando dizemos que Jesus nos tirou de debaixo da lei (GL.4:4-5) estamos insinuando que não temos mais a obrigação de cumprir certas leis para nos salvar. A lei serviu de aio, ou seja, um guia para o povo judeu ir até Cristo, pois a lei apontava o seu sacrifício e era a sua sombra (CL.2:16,17).

A LEI SEGUNDO PAULO

Paulo, em muitas de suas cartas, exortou os fiéis a cerca da lei, pois judeus e gentios discutiam acerca de leis passadas e Paulo em vários versículos, os exortaram conforme veremos agora:

(Romanos 3:31) Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.

Lendo este versículo, de primeira impressão podemos concluir que Paulo está dizendo que a lei não foi anulada pela fé e sim estabelecida. É sabido que no capítulo 3 de Romanos se fala de duas leis, a da fé e das obras. Nesse capítulo, Paulo está dizendo que somos justificados pela lei da fé e não pela lei das obras (Rm 10:4). Nada indica também que Paulo esteja se referindo aos dez mandamentos, visto que as duas leis que se fala são a da fé e a das obras.

(Romanos 6:14) Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.

Não estarmos mais debaixo da lei, não significa que então podemos roubar, matar e adulterar, pois estamos debaixo da lei de Cristo ou lei do Espírito (1 CO. 9.21-22).

(Colossenses 2.16-17) Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.

OS SÁBADOS DE COLOSSENSES 2.16 SÃO CERIMONIAIS?

O que vários guardadores do sábado dizem sobre esse versículo, é que a palavra "sábados" neste versículo se refere aos sábados cerimoniais. Como disse anteriormente, a Bíblia não separa as leis em morais, cerimoniais, civis etc... Sendo assim, não podemos criar doutrinas e regras em cima disto e nem forçar tal argumentação na Bíblia. Podemos até usar esta argumentação para fins de estudos, para uma melhor compreensão, mas apenas como uma forma mais compressível de aplicar uma aula. Se fôssemos levar em conta essas classificações, poderíamos então encaixar a palavra "sábados" neste versículo como a lei moral dos dez mandamentos ao qual Paulo se referia.

Veja bem. No versículo se fala sobre os feriados dos "dias de festa" que eram os feriados anuais, "lua nova" feriados mensais, logo resta a palavra "sábados" o sábado semanal, que está nos dez mandamentos. Todos os feriados cerimoniais já estão inclusos nas expressões "Dias de festa" e "lua nova" restando assim para a palavra sábado, o sábado moral dos dez mandamentos. Sempre nas Escrituras, quando vemos a palavra "sábado" junto com a expressão "lua nova" está se referindo ao sábado semanal. A correta interpretação, é que o sábado e as outras solenidades eram a sombra de Cristo, algo que levasse a ele, mas o corpo desta sombra, Jesus Cristo, veio e não precisamos mais dela.
Paulo deixa claro que não estamos mais sobre o jugo da lei.

Quando a Bíblia, no Novo Testamento, fala de mandamentos, temos que ter em mente a Nova Aliança, pois por ela vivemos. Nessa dispensação temos: 1) A lei de Cristo (I Co 9.21); 2) Os Mandamentos do Senhor (At 1.2); 3) A lei do Espírito de Vida (Rm 8.2); 4) O Ministério do Espírito (II Co 3.6-14); 5) Os Mandamentos de Deus dados a Paulo (I Co 14.37; 7.25). Tudo isso pode ser entendido como lei de Cristo, lei de Deus, lei do Espírito, mas nunca ser confundido com a Velha Aliança.

Então o que é exatamente a lei de Cristo da qual Paulo fala? A lei de Cristo é a lei do amor, a qual cumpre todos os mandamentos do decálogo. São também os mandamentos de Jesus. Seus mandamentos são espírito e vida (Jo 6.63) por isso é que Ele se torna o Espírito de Vida (Rm 8.2), em contraposição com a lei mosaica que estava enferma pela carne (os versículos 2 e 3 deste capítulo falam sobre três leis: a lei do espírito de vida, a lei da carne e a lei mosaica). Enquanto a lei mosaica não pode vencer a carne, pois está enferma, a lei do espírito de vida, por outro lado, consegue vencê-la. Daí se percebe que a lei do Sinai não é a mesma lei do Espírito de Vida. O apóstolo faz novamente essa distinção entre a lei de Cristo e a lei mosaica. Em Gálatas ele diz que devemos andar debaixo desta lei (de Cristo) para sermos guiados pelo Espírito, porque não estamos mais debaixo da lei mosaica (Gl 5.18 e Rm 6.14). Ele afirma que a lei matava (II Co 3.6) e que não estamos mais debaixo da lei gravada em pedras, mas debaixo da lei do Espírito de vida. Resumindo, a lei de Cristo é sua própria pessoa, seus mandamentos (dados pelos apóstolos) e ensinamentos, a lei do amor e, por extensão, a lei natural de Deus. Na lei de Cristo todos os princípios morais expostos no decálogo e os encontrados fora dele, quando então despidos de sua limitação histórico-cultural, são retomados e incorporados na Nova Aliança.

CONCLUSÃO

Enfim, o Cristão deve ou não guardar o sábado?

O cristão não tem o dever de guardá-lo, mas pode o fazer. A Bíblia não proíbe a guarda do sábado, nem do domingo nem de qualquer dia (Romanos 14). O sábado pode ser guardado se manda o seu coração, desde que faça tudo para a glória de Deus. Gostaria de deixar claro, que o intuito do artigo não é fazer com que pessoas que guardam deixem de guardar, pois se já estás convicto que queres guardar este dia, e se não há peso em sua consciência, continue guardando. Que vivamos cada um com sua convicção de dias e tempos, de forma que não tenhamos que depender das obras da lei para salvação! Que não possamos resumir o evangelho e o amor de Cristo em dias de guardas. Que façamos tudo para a Glória do Criador!


Autor: EMANUEL DANIEL

Fonte: www.teologaroficial.com.br

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