A ALMA DORME? - O Peregrino

O Peregrino

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4:16

test banner

Breaking

Post Top Ad

Minha Rádio

segunda-feira, 15 de julho de 2019

A ALMA DORME?

Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança.
I Ts 4.13

Ao entrar, lhes disse: Por que estais em alvoroço e chorais? A criança não está morta, mas dorme. Mc 5.39

Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Jesus, porém, falara com respeito à morte de Lázaro; mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono
Então, Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu; Jo 11.11 – 14

Diversas vezes a Bíblia refere-se aos mortos como se estivessem dormindo. Isso quer dizer que a alma não fica consciente entre a morte e a ressurreição?

RESPOSTA

As almas tanto dos crentes como dos que morrem como incrédulos ficam conscientes entre a morte e a ressurreição. Os incrédulos ficam em consciente aflição:

No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio. Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Lc 16.23 – 24

onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga. Mc 9.48

Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Mt 25.41

E os crentes, numa consciente felicidade:

Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro igualmente, os males; agora, porém, aqui, ele está consolado; tu, em tormentos. Lc 16.25

O verbo "dormir" é uma referência ao corpo, não à alma. “Dormir” é uma apropriada figura de linguagem para expressar a morte do corpo, já que a morte é temporária até a ressurreição, quando o corpo será "despertado" desse sono.
As evidências de que a alma (espírito) fica consciente entre a morte e a ressurreição são muito fortes:

1. Enoque foi tomado para estar com Deus (Gn 5:24; Hb 11:5).
2. Davi falou da felicidade que há na presença de Deus depois da morte (SI 16:10-11).
3. Elias foi tomado ao céu (2 Rs 2:1).
4. Moisés e Elias estavam conscientes no Monte da Transfiguração (Mt 17:3), muito tempo depois de quando viveram na terra.
5. Jesus disse que iria ao Pai no dia em que morreu (Lc 23:46).
6. Jesus prometeu ao ladrão que se arrependeu que este estaria consigo no paraíso naquele mesmo dia em que morreu (Lc 23:43).
7. Paulo disse que era muito melhor morrer e estar com Cristo (Fp l:23).
8. Paulo afirmou que quando deixamos "o corpo", então habitamos "com o Senhor" (2 Co 5:8).
9. O autor de Hebreus refere-se ao céu como sendo um lugar onde os "espíritos dos justos" são "aperfeiçoados" (Hb 12:23).
10. As "almas" dos mártires que morreram durante a tribulação estavam conscientes no céu, cantando e orando a Deus (Ap 6:9).


 Fonte:

GEISLER, Normam – Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia.
Adaptação: Tarles Elias

Fonte: www.teologaroficial.com.br

Nenhum comentário:


Campanha:

Leia um livro!

Ad Bottom