Questões para as testemunhas de Jeová - O Peregrino

O Peregrino

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4:16

test banner

Breaking

Post Top Ad

Minha Rádio

sábado, 25 de maio de 2019

Questões para as testemunhas de Jeová

A seita conhecida como Testemunhas de Jeová (TJ) começou com Charles Taze Russell na década de 1870. Russell foi criado como um presbiteriano, depois se juntou à igreja congregacional e foi finalmente influenciado pelos ensinamentos adventistas. Por sua própria confissão, ele teve dificuldade em aceitar a existência do inferno. Ele procurou a Bíblia, e como seus “estudos” continuaram, ele sistematicamente começou a rejeitar as principais doutrinas do cristianismo histórico. Ele finalmente estabeleceu seu próprio sistema de crenças e, em 1879, começou a publicar uma revista para promover suas crenças. Esta revista foi a precursora da revista Sentinela (WT) de hoje, pela qual as Testemunhas de Jeová são tipicamente conhecidas.
Neste trecho, examinaremos cinco tópicos relacionados a Russell, as Testemunhas de Jeová e sua organização matriz, a Watch Tower Society (WTS). Mostraremos que as crenças das Testemunhas de Jeová não são bíblicas e que tanto Russell quanto a WTS não são confiáveis ​​como guias espirituais.

1. A Sociedade Torre de Vigia é Confiável?

Em 1910, Russell escreveu: “Se alguém puser os Estudos das  Escrituras [abreviadamente uma publicação WTS de 7 volumes intitulada  Studies in the Scriptures , daqui em diante abreviada como  Studies ] à parte, mesmo depois de tê-los usado, depois de se familiarizar com eles, ele os lê há dez anos – se ele os coloca de lado e os ignora e vai para a Bíblia sozinho, embora tenha entendido a Bíblia por dez anos, nossa experiência mostra que dentro de dois anos ele entra na escuridão. se ele tivesse lido apenas os Estudos das  Escrituras  com suas referências e não tivesse lido uma página da Bíblia, como tal, ele estará à luz no fim de dois anos … “( WT Reprints 9-15-1910, 4685). A WTS sustenta que é o porta-voz confiável de Deus para as nações, e afirma ser o profeta inspirado por Deus (WT, 4-1-1972, 197) – e ainda assim suas profecias repetidamente provaram ser falsas. A única conclusão a ser tirada é que a STV deve ser rejeitada como um falso profeta.

Entre outras coisas, a WTS previu o seguinte:
1889
“A ‘batalha do grande dia de Deus Todo-Poderoso’ (Apocalipse 16:14), que terminará em 1914 d. C.” ( Studies , vol. 2,  edição de 1908, 101).
1891
“Com o fim de 1914 dC, o que Deus chama de Babilônia, e o que os homens chamam de Cristandade, terá morrido, como já mostrado na profecia” ( Studies , Vol. 3, 153).
1894
“O final de 1914 não é a data para o começo, mas para o fim do tempo de dificuldade” ( WT Reprints , 1-1-1894, 1605 e 1677).
1897
“Nosso Senhor está presente agora, desde outubro de 1874 dC” ( Studies , vol. 4, edição de 1897, 621).
1916
“Os seis grandes dias de 1000 anos iniciados com Adão terminaram e que o grande sétimo dia, os 1000 anos do reinado de Cristo começaram em 1873” ( Studies , Vol. 2, p. 2 do prefácio).
1917
“As Escrituras … provam que o Segundo Advento do Senhor ocorreu no outono de 1874” ( Estudos, Vol. 7, 68).
1918
“Portanto, podemos esperar confiantemente que 1925 marcará o retorno de Abraão, Isaque, Jacó e os fiéis profetas do passado” ( Milhões Que Agora Vivem Jamais Morrerão , 89).
1922
“A data de 1925 é ainda mais claramente indicada pelas escrituras do que em 1914” (WT, 9-1-1922, 262).
1923
“1925 é definitivamente resolvido pelas Escrituras. Quanto a Noé, o cristão agora tem muito mais do que basear sua fé do que Noé tinha sobre o qual basear sua fé em um dilúvio vindouro” (WT, 4-1-1923, 106). .
1925
“O ano de 1925 está aqui … os cristãos não devem estar tão profundamente preocupados com o que pode acontecer neste ano” (WT, 1-1-1925, 3).
1931
“Houve uma certa decepção por parte dos fiéis de Jeová na Terra em relação às datas de 1914, 1918 e 1925 […] e eles também aprenderam a parar de fixar datas” ( Vindication , 388, 389).
1939
“O desastre do Armagedom está bem à frente” ( Salvação , 361).
1941
“O Armagedom está certamente próximo … em breve … dentro de alguns anos” ( Filhos , 10).
1946
“O Armagedom (…) deve acontecer algum dia antes de 1972” ( They Found Found a Faith , 44).
1966
“Seis mil anos da criação do homem terminarão em 1975, e o sétimo período de mil anos da história humana começará no outono de 1975 EC” ( Vida Eterna na Liberdade dos Filhos de Deus , 29).
1968
“O fim dos seis mil anos da história do homem no outono de 1975 não é provisório, mas é aceito como uma data certa” (WT, 1-1-1968, 271).

Além de falsas profecias, a STV tem enganado seus membros através de inúmeras mudanças na doutrina e na prática:  

“Adorar a Cristo de qualquer forma não pode ser errado …” (WT, 3-1880, 83).”Não é bíblico que os adoradores do Deus vivo e verdadeiro prestem culto ao Filho de Deus, Jesus Cristo” (WT, 11-1-1964, 671).

Os homens de Sodoma serão ressuscitados (WT, 7-1879, 7-8). Os homens de Sodoma não serão ressuscitados (WT, 6-1-1952, 338). Os homens de Sodoma serão ressuscitados (WT 8-1-1965, 479). Os homens de Sodoma não serão ressuscitados (WT 6-1-1988, 31). Os homens de Sodoma serão ressuscitados ( Live Forever , early ed., 179). Os homens de Sodoma não serão ressuscitados ( Live Forever , ed. Posterior, 179).Vol. 2, 985). Os homens de Sodoma não serão ressuscitados (Revelação! Seu grandioso clímax está próximo!  273).

“Não poderia haver nada contra nossas consciências em entrar no exército” (WT, 4-15-1903, 120). Devido à consciência, as Testemunhas de Jeová devem recusar o serviço militar (WT, 2-1-1951, 73).

“Podemos também nos juntar ao mundo civilizado na celebração do grande evento [Natal] …” ( WT Reprints , 12-1-1904, 3468). “O Natal e sua música não são de Jeová … Qual é a fonte deles? … Satanás, o diabo” (WT, 12-15-1983, p. 7).

“Todos na América devem ter prazer em exibir a bandeira americana” ( WT Reprints , 5-15-1917, 6068). A bandeira é “um símbolo idólatra” ( Despertai!

Uma lista muito mais longa de tais contradições e reviravoltas doutrinárias pela STV poderia ser formada, mas isso é suficiente para remover qualquer razão que alguém possa ter de acreditar que “é através das colunas de  A Sentinela  que Jeová fornece orientação e constante conselho bíblico ao seu povo. “(WT, 5-1-1964, 277). Se for esse o caso, quem vai dizer o que será ensinado amanhã?

2. Você pode confiar na Tradução do Novo Mundo?

Tradução do Novo Mundo  (TNM), a própria versão bíblica das Testemunhas de Jeová, foi criada entre 1950 e 1961 em várias partes, começando com o Novo Testamento (NT). A tradução foi feita por um comitê “anônimo”, que transliterou e alterou trechos que eram problemáticos para as Testemunhas de Jeová mais antigas. Nathan Knorr, Fred Franz, Albert Schroeder, George Gangas e Milton Henschel foram posteriormente identificados como os homens que criaram o texto, que não é usado por nenhuma outra seita. Franz estudou grego não-bíblico por dois anos e aprendeu hebraico. O resto não teve treinamento formal em nenhuma linguagem bíblica. O texto da NWT é mais uma transliteração para se encaixar nos pressupostos teológicos do que uma tradução verdadeira. Isso pode ser visto nos versículos chave que a STV mudou para se adequar às suas doutrinas.

Para minar a divindade de Cristo em João 1: 1, a TNM diz: “… a palavra era um deus”. Os estudiosos gregos que não são TJ chamam isso de “um erro de tradução”, “incorreto”, “monstruoso” e “evidência de uma péssima ignorância dos princípios básicos da gramática grega”. Além disso, Colossenses 1: 15-17 foi alterado para “… por meio dele todas as outras coisas foram criadas”. Se o texto fosse deixado como o grego original diz, ele afirmaria claramente que Jesus criou todas as coisas. Entretanto, a STV não pode dizer que alguém, a não ser Jeová, criou todas as coisas, então inseriu a palavra “outras” quatro vezes no texto.

As edições de 1950, 1961 e 1970 da TNM disseram que Jesus deveria ser adorado (Hb 1: 6), mas a STV mudou a TNM para que as edições posteriores apoiassem suas doutrinas. Os tradutores agora decidiram tornar a palavra grega para “adoração” ( proskuneo ) como “homenagem” toda vez que é aplicada a Jesus, mas como “adoração” ao modificar a Jeová. Se os tradutores fossem consistentes, então Jesus receberia a adoração devida a Deus em Mateus. 14:33, 28: 9, 28:17, Lucas 24:52, João 9:38 e Hebreus 1: 6.

Na época da Última Ceia, havia mais de três dúzias de palavras aramaicas para dizer “isto significa”, “representa” ou “significa”, mas Jesus não usou nenhuma delas em sua declaração, “Isto é meu corpo”. Como a STV nega o ensino católico sobre a Eucaristia, eles tomaram a liberdade de mudar as palavras do Senhor para” Isto significa o  meu corpo “em Mateus 26:26.

A TNM também traduz a palavra grega kurios (“Senhor”) como “Jeová” dezenas de vezes no NT, apesar do fato de que a palavra “Jeová” nunca é usada por nenhum autor do NT. Também deve ser perguntado por que a TNM não traduz  kurios  como “Jeová” em Romanos 10: 9 1 Coríntios 12: 3, Filipenses 2:11, 2 Tessalonicenses 2: 1 e Apocalipse 22:21 Se ele traduzisse kyrios consistentemente, então Jesus seria Jeová!

3. O nome de Deus é “Jeová”?

No  Raciocínio À Base das Escrituras,  a STV ensina que “Jeová” é a pronúncia correta do nome de Deus, e assim “Todo aquele que invocar o nome de Jeová será salvo” (Rm 10:13). Eles continuam, “Muitos eruditos favorecem a soletração de ‘Yahweh’, mas é incerto e não há concordância entre eles. Por outro lado, ‘Jeová’ é a forma do nome que é mais prontamente reconhecido, porque foi usado em inglês por séculos … “(p. 195).

No entanto, a própria Ajuda ao Entendimento da Bíblia diz: “O primeiro uso registrado dessa forma [Jeová] data do século 13 EC [depois de Cristo]. Raymundus Martini, um monge espanhol da ordem dominicana, usou-a em seu livro Pugeo Fidei do ano 1270. Os eruditos hebreus geralmente preferem ‘Yahweh’ como a pronúncia mais provável “(págs. 884-885).

O grego do Novo Testamento usa sempre a palavra” Senhor “e nunca” Jeová “, mesmo ao citar do Antigo Testamento (OT).  A Enciclopédia judaicaEnciclopédia WebsterEnciclopédia judaicaEncyclopedia BritannicaEnciclopédia judaica Universal e inúmeros outros concordam que o título “Jeová” é errôneo, gramaticalmente impossível, e nunca foi usado pelos judeus.

4. Os seres humanos possuem uma alma imortal?

Outro erro cometido pelas Testemunhas de Jeová é a negação da imortalidade da alma. A Bíblia menciona a alma aproximadamente 200 vezes, e pode ser vista como tendo significados muito diferentes de acordo com o contexto de cada passagem. Este folheto simplesmente demonstrará que a alma é imortal de acordo com as Escrituras.

Talvez a mais forte contradição da doutrina da STV seja vista na descida de Cristo ao Hades. Em 1 Pedro 3:19, o apóstolo diz à sua audiência como Jesus “pregou aos espíritos na prisão”. Se os mortos não soubessem de nada, então sua pregação teria sido inútil. No AT, o profeta Isaías fala da condição dos mortos: “O Seol embaixo ficou agitado em ti para encontrar-se com você quando chegares… Todos eles falam e dizem…. até mesmo em ti, dizendo … “(Isaías 14: 9-11). Esses versículos indicam claramente que os mortos estão conscientes e o NT conta a mesma história. Estar ausente do corpo não é ser inconsciente, mas sim capacitar a pessoa a estar em casa com o Senhor, de acordo com Paulo (2 Co 5: 8; Fp 1:23). O corpo é apenas uma tenda, ou tabernáculo que não dura (2 Coríntios 5: 1-4;2 pet. 1:13), enquanto o homem não pode matar a alma (Mt 10:28). De fato, as almas passam da morte dos corpos, pois João “viu (…) as almas dos que foram abatidos (…) e clamaram em alta voz, dizendo … e lhes disseram …” (Rev 6: 9-11). Porque a alma não morre com a carne, os que estão no céu podem oferecer nossas orações a Deus (Apocalipse 5: 8) e viver em felicidade (Apocalipse 14:13).

5. O inferno é real ou não?

A STV também sustenta que o castigo eterno é um mito e uma mentira inventada por Satanás. O inferno é apenas o túmulo comum da humanidade e definitivamente não é uma tortura de fogo, de acordo com eles.

Segundo as Escrituras, se alguém está no inferno, “ele será atormentado com fogo e enxofre (…) a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre, e dia e noite eles não têm descanso” (Apocalipse 14:11). Este é um “fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos” (Mt 25:41). Jesus diz a seus ouvintes de Lázaro e do homem rico, onde o homem rico morre, e está “existindo no tormento … ele vê … chama … Estou angustiado neste fogo ardente” (Lucas 16). : 19-31). Como ilustração adicional, Jesus afirmou que o inferno é comparado a Geena. Este “Vale de Hinom” ficava a sudeste de Jerusalém e era usado como lixeira, onde lixo e lixo eram continuamente queimados dia e noite em um grande incêndio. Jesus informa aos ouvintes que o inferno é assim “, onde a larva não morre, e o fogo não se apaga “(Marcos 9: 42-48). É o lugar onde os ímpios são enviados, e deste” fogo eterno “(Mt 18: 8) virá” o choro e o ranger de dentes ” (Mat. 8:12) Agora, se o inferno fosse “um lugar de descanso na esperança”, como ensina a STV, é estranho que Jesus escolhesse tais ilustrações contraditórias para transmitir isso. Por fim, Apocalipse 20 chama o inferno de “lago de fogo . . . [onde] serão atormentados dia e noite, para todo o sempre ”- todos os que não estão no livro da vida. Assim, se o nome de alguém está no livro da vida, alguém entra no céu (Apocalipse 21:27). não no livro, então um inferno literal aguarda.

NIHIL OBSTAT : Concluí que os materiais
apresentados neste trabalho estão isentos de erros doutrinários ou morais.
Bernadeane Carr, STL, Censor Librorum, 10 de agosto de 2004 

IMPRIMATUR : De acordo com 1983, a
permissão do CIC 827 para publicar este trabalho é concedida.
+ Robert H. Brom, Bispo de San Diego, 10 de agosto de 2004

Fonte: https://www.catholic.com/tract/stumpers-for-the-jehovahs-witnesses
Imagem: Google 

Nenhum comentário:


Campanha:

Leia um livro!

Ad Bottom