- O Peregrino

O Peregrino

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4:16

test banner

Breaking

Post Top Ad

Minha Rádio

segunda-feira, 4 de março de 2013


Qual é a Diferença entre a Lei de Moisés, e o Evangelho de Jesus Cristo?

Pr José Albergante

Paulo perguntou aos Gálatas: Recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Gálatas 3.2 e 10-11. Paulo ensina que os que não sabem a diferença entre a Lei de Moisés e o Evangelho, e pregam que tudo é a mesma coisa desde Gênesis até Apocalipse, estão debaixo da maldição. Porque ninguém guardou toda a Lei, e é a Lei do tudo ou nada. Como está escrito em Mateus 5.18, Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido, e Tiago 2.10, Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. E é evidente que pela Lei ninguém será justificado diante de Deus. E quem não é justificado, logicamente é condenado. Em Romanos 4.5 Paulo disse: Quem não pratica, mas crê nAquele (isto é em Jesus) que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça, isto é, como se nunca houvéssemos pecado pois crê em Jesus. Ele nos considera inocentes, !Mas, se vós soubésseis o que significa: misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes?, Mateus 12.7. A Lei amaldiçoa porque não a guardamos, está além da nossa capacidade. Jesus nos inocenta por crermos nEle.

E Jesus ensinou esta outra diferença: Ouvistes que foi dito aos antigos Não matarás, etc. (isto é !não pecarás) porque a Lei de Moisés, é a lei do tudo ou nada, Mateus 5.21. Quebrantando alguém a Lei de Moisés morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas, Hebreus 10.28 e Deuteronômio 17.2, 6. Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente, Mateus 5.38. A alma que pecar, essa morrerá, Ezequiel 18.4. Elias pediu fogo do céu e destruiu as almas; disse Jesus: Eu porém vos digo: Não vim destruir as almas, mas salvá-las, Lucas 9.54-56.

Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido; Lucas 19.10. E disse Jesus a Seus discípulos: Vós não sabeis de que espírito sois. Não há diferença para você entre destruir as almas e salvá-las? A Lei prega a destruição, O Evangelho prega a salvação em Cristo Jesus.

Ora se teu irmão pecar contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele só. Se te ouvir, ganhaste a teu irmão, mas se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja, e se também não escutar, considera-o como gentio e publicano, Mateus 18.15-17. Qual é a diferença? Entre a Lei de Moisés e a doutrina de Cristo? Leia este texto João 8.3-11, a lei manda matar a pecadora. E você é pecador? Jesus aplicou a Lei ou foi contra a aplicação da Lei? Ele aplicou o perdão e a salvação. Entre matar e salvar não existe diferença? Jesus pergunta aos escribas e fariseus: É lícito salvar, ou matar? Não existe diferença? E Jesus disse a pecadora: Eu não te condeno, vai-te e não peques mais. E a salvou. Você está vendo a diferença, ou continua com o véu no coração?

A onde está a humilhação ou você é o dono da verdade? Os escribas e fariseus, dizem que a Lei de Moisés continua de Gênesis até Apocalipse. Porque até hoje o mesmo véu está posto no coração deles, II Coríntios 3.14-15. Cristo já tirou o véu, ou a ignorância do teu coração? Qual é a diferença? A Lei condena; Cristo; O Evangelho, salva. Ouvistes que foi dito aos antigos: Não pecarás, Mt 5.33. Eu porém vos digo, Mt 5.34. O pecado continua no coração, porque a observação da Lei de Moisés não tirou o pecado. Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados?, Hebreus 10.4.

Tudo continua imperfeito para os que estão debaixo da lei. Ora, nós sabemos que tudo o que a Lei diz, aos que estão debaixo da Lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus?, Romanos 3.19.
Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (pois a Lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus, Hebreus 7.18-19. Cristo Jesus, O Evangelho!

Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, João 1.29.
O sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado?, I João 1.7. Vale tudo estar debaixo da graça. Nada adianta estar debaixo da lei, pois isso é o mesmo que estar debaixo da maldição.

Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé, Gálatas 3.10-11. (E quem não é justificado, logicamente é condenado). Não estou com isso desprezando a lei. Ela cumpriu a sua missão até a chegada de Cristo, Gálatas 3.19 e Lucas 16.16.
Duração é o tempo em que uma coisa dura. O fim da lei é Cristo, Romanos 10.4. Fim quer dizer morte.

Infelizmente muitos discípulos de Cristo estão navegando com um pé apoiado numa canoa, e o outro na outra. Está faltando o toque divino, como está escrito: Abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras, Lucas 24.45. Esta é a diferença: a lei condena, mata, amaldiçoa, Cristo, O Evangelho, perdoa e salva.

Você ainda continua com um pé numa canoa e o outro na outra? Ou com o véu no coração, que não sabe discernir entre a lei e a graça?

Você é carente da verdade de Lucas 24.45: Abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras? Porque tudo isto é assim? Porque é da vontade e do agrado de Deus, que seja assim. Por ventura o oleiro não tem poder sobre o barro?

E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele; I Coríntios 1.28-29.

Efésios 2.14-15: Porque o próprio Cristo é o nosso meio de obter a paz. Ele fez a paz entre nós, os judeus, e vocês, os gentios, fazendo de todos nós uma só família, derrubando a muralha de desprezo que nos separava. Pela sua morte Ele acabou com o ressentimento rancoroso que havia entre nós provocado pelas leis judaicas que favoreciam os judeus e excluíam os gentios. Ele morreu para anular todo aquele sistema de leis judaicas. Depois, Ele tomou os dois grupos que se opunham um ao outro e os fez parte dEle mesmo. Assim, Ele nos combinou, para tornar-nos uma nova criatura, e finalmente houve paz. E tudo isto é assim, para que a preeminência seja dada a Cristo, Colossenses 1.15-18.

O primeiro em tudo, superior, sublime, só Jesus tem o primeiro lugar em tudo. Ele é a origem de tudo. Ele é a Única Verdade, o Único Mediador com a Sua natureza divina, e a humana. Cristo é Deus-homem, como está escrito: Mateus 1.23, João 10.30 e Colossenses 2.9, Porque nEle habita corporalmente toda a plenitude da divindade?. Pleno quer dizer cheio, repleto, completo, perfeito.

Nenhum comentário:


Campanha:

Leia um livro!

Ad Bottom