No Ocidente Cristão, um dos primeiros a utilizar o termo “Trindade” foi Tertuliano, no crepúsculo do III século d.C., na sua obra "Adversus Práxeas", onde ele utilizou pela primeira vez no termo latino "Trinitas", para refutar a heresia Modalista (o sabelianismo) que confundia as pessoas da Trindade – contrariando o pensamento trinitariano expresso nas Escrituras –; tendo Noeto de Esmirna e Praxeas como os maiores expositores dessa heresia. A partir daí o termo se popularizou. Mas vale lembrar que, antes de Tertuliano, foi no Oriente Cristão que o termo apareceu, registrado no termo grego Τριας (Trias), nos escritos de Teófilo de Antioquia, em sua obra teológica, os "Três Livros a Autólico", na segunda metade do II século d.C.
Portanto, como se pode notar, é falsa a acusação de que a Igreja Católica, ou imperador Constantino, ou mesmo o Concílio de Nicéia foi quem “inventaram” a doutrina da Trindade – pois o próprio termo “Trindade” já é antes de tudo isso! Estão equivocados, os que assim declaram, pois distorcem ao seu bel-prazer, fatos históricos, quanto mais as Escrituras!
O Unitarismo, este sim, foi inventado no início do século IV d.C. pelo presbítero Ário de Alexandria, que em vez de servir e adorar apenas Um Deus na Trindade, disfarçadamente adotaram o “BITEÍSMO” (um deus maior e outro menor, uma criatura a nível de satanás - isto é paganismo!). Rebaixaram Jesus Cristo de Deus verdadeiro, para um “semideus” – não consubstancial com o Pai. Os modernos arianos, não se contentando, ainda reduziram o Espírito Santo a uma “força ativa”.
A heresia modalista (isto é, o sabelianismo), unitária (isto é, o arianismo), entre outras, sempre foram refutadas pela Igreja Cristã; mas nós podemos ver que de tempo em tempo elas são “ressuscitadas” por homens inconstantes e fraudulentos.
O Novo Testamento não ensina o triteísmo, que é a crença em três deuses. Ele não ensina o unitarismo, que nega a divindade de Jesus, o Filho, e do Espírito Santo. Não ensina o modalismo (isto é, o unicismo), que diz que Deus aparece às vezes como o Pai, às vezes como o Filho e às vezes como o Espírito Santo, como um ator trocando de máscaras. É fácil incorrer no erro ou no nonense ao pensar sobre Deus, uma vez que seus caminhos não são os nossos caminhos e seus pensamentos não são os nossos pensamentos (Is 55.8,9).
Embora a palavra "TRINDADE", propriamente dita, nunca apareça na Bíblia (assim como também não encontramos nas páginas sagradas, termos como “onisciência” e “onipresença”, mas nem por isso dizemos que o Senhor Deus não é onisciente ou onipresente), há várias passagens nas Escrituras com os devidos elementos que levaram os teólogos a desenvolverem tal conceito. "Trindade" é um TERMO TEOLÓGICO como qualquer outro, e foi desenvolvido a fim de expressar idéias profundas que Deus tinha expressado sobre si mesmo em Sua Palavra.
AS ESCRITURAS DÃO CLARO TESTEMUNHO DA TRINDADE:
* Está implícito no Antigo Testamento:
1) NA CRIAÇÃO DO MUNDO:
* “No princípio criou[bara] Deus[Elohim] os céus e a terra” (Gn 1.1).
Aqui, Deus aparece na forma hebraica plural "Elohim" (plural de Eloah), acompanhado do verbo hebraico "bara" no singular para "criou"; demonstrado que há apenas um Deus em essência, mas plural em personalidades.
Vejamos o que um dos maiores rabinos de Israel, Shimeon Ben Joachin pronunciou a respeito dessa palavra:
"Observai o mistério da palavra "Elohim"; encerra em três graus, três partes; cada uma destas partes é distinta, e é uma por si mesma, e não obstante são inseparáveis uma da outra; estão unidas juntamente e formam um só todo".
2) NA CRIAÇÃO DO HOMEM:
* "E disse[sing.] Deus[Elohim]: façamos[pl.] o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança" (Gn 1.26).
Neste evento Deus se apresenta no "singular" e faz o homem no "plural". Com quem Deus falava neste momento? Com os anjos, como alguns têm sugerido? Se Deus conversava era com os anjos, o homem não seria a "imagem e semelhança de Deus", mas seria parcialmente a imagem e semelhança dos anjos, e apenas parcialmente fruto da criação de Deus. Quando Deus disse "façamos o homem a nossa imagem e semelhança", certamente que Ele falava com outros dois Seres incriados e uno com o Pai – o Deus Filho e o Deus Espírito Santo.
* Semelhantemente ocorre:
a) Na Queda do Homem: "Então disse o Senhor Deus: o homem agora tornou-se como um de nós, conhecendo o bem e o mal;" (Gn 3.22).
b) Na confusão das línguas na Torre de Babel: "Disse o Senhor: o povo é um e todos têm uma só língua... Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem..." (Gn 11.6,7).
c) No chamado do profeta Isaias: "Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós?" (Is 6.8).
3) É CLARAMENTE VISLUMBRADO PELO PROFETA ISAIAS:
* “Chegai-vos a mim, e ouvi isto: Não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que aquilo se fez eu estava ali, e agora o Senhor Deus me enviou a mim, e o seu Espírito” (Is 48.16).
4) NO SHEMA JUDAICO:
* "Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único[echad] SENHOR". (Dt 6.4).
O presente versículo, em nada ofende a doutrina da Trindade, apenas fortalece. Ele ajuda-nos a compreender e explicar o conceito de unidade composta.
A palavra hebraica para chamar Deus de “único” é "echad". “Echad” é uma palavra usada para expressar unidade composta. Quando a palavra de Deus deseja expressar unidade absoluta, a palavra usada é "yachid".
Para que seja mais bem compreendido o termo hebraico "echad", em Gêneses 2.24 diz que o homem deveria "deixar seu pai e sua mãe, unir-se-á à sua mulher, e serão ambos, uma carne". Nesse versículo, encontra-se novamente o termo "uma carne" empregada como unidade composta (echad), significando unidade composta entre marido e mulher.
Enquanto, que, para que seja mais compreendido o termo hebraico "yachid", em Gêneses 22.2, quando Deus diz a Abraão a respeito do seu filho Isaque: "E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas...". Nesse versículo, encontra-se o termo "único filho" empregado como unidade absoluta (yachid).
As Escrituras ainda dão mais pistas sobre a pluralidade do único Deus YHWH, pois o termo para “Deus” (em Dt 6.4) está no plural “Elohim”, ainda que se fale em YHWH como unidade (echad).
Por isso, aceitamos e concordamos: Há um só YHWH!
5) NA TRÍPLICE BENÇÃO SACERDOTAL (Nm 6.24-26).
“O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; o SENHOR levante sobre ti o seu rosto, e te dê a paz.”
* Está explícito no Novo Testamento:
6) NO BATISMO DE JESUS NO JORDÃO (Mt 3.16-17; Lc 3.22):
Neste evento, Jesus ao sair da água, viu o Espírito Santo em forma de pomba vindo sobre Ele, e ouviu-se a voz do céu (do Pai) que dizia: "Este é meu filho amado em quem me comprazo". Uma clara representação das três Pessoas da Trindade – refuta o unicismo.
7) NA FÓRMULA BATISMAL:
* "...batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” (Mt 28.19).
Aqui, a doutrina da Trindade se reveste de relevância, pois mostram o Pai, o Filho e o Espírito Santo em um mesmo nível. Nesta passagem, o termo utilizado para 'nome' é singular no grego, indicando um só Deus. Mas existem três Pessoas em Deus, cada uma delas acompanhada de um artigo definido no grego: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
8) NA BENÇÃO APOSTÓLICA:
* "A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a Comunhão do Espírito Santo seja com todos vós" (2 Co 13.14).
A forma de escrever esta benção implica IGUALDADE entre as fontes de Graça, Amor e Comunhão, ou seja, entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
* As três Pessoas da Trindade também são descritas juntas (1) na promessa do envio do Espírito Santo (Jo 14.16,17; 15.26), (2) na distribuição dos dons espirituais (1 Co 12.4-6), (3) na descrição da eleição dos santos (1 Pe 1.2), (4) e na descrição da unidade da fé (Ef 4.4-6).
CADA PESSOA DA TRINDADE É DEUS VERDADEIRO.
Há um só Deus e Deus é um só (Dt 4.35,39; 6.4; Is 44.6,8; 45.5,21; 46.9; 1Co 8.6; Ef 4.6). A Bíblia, entretanto, ensina que cada Pessoa da Trindade é Deus absoluto em toda a sua plenitude. A Trindade, portanto, é a união de três Pessoas distintas em uma só Divindade, e não em uma só Pessoa, pois a unidade de Deus é composta e não absoluta, e isso em nada contradiz o princípio judaico do monoteísmo. Logo, o Pai é Deus (Jo 17.3; 1Co 8.4-6; Ef 4.6; Fl 2.11), o Filho é Deus (Is 7.14; 9.6; Jo 1.1; 20.28; Rm 9.5; Cl 2.9; Tt 2.13; Hb 1.8,9; 1Jo 5.20), e o Espírito Santo é Deus (At 5.3,4; 7.51 comp. com Sl 78.18,19). Um Deus em três Pessoas e não em uma Pessoa; devemos ter o cuidado de não confundir as Pessoas para não cairmos no Unicismo.
CADA PESSOA DA TRINDADE É CHAMADA YAHWEH (o nome pessoal de Deus, o tetragrama YHWH, pronunciado como Javé, popularmente chamado de Jeová, ou SENHOR conforme nossas versões, também conhecido no hebraico por Adonay).
As Escrituras afirmam que somente um é chamado de Jeová (Dt 6.4; Ne 9.6; 2Sm 7.22; Sl 83.18; Is 45.5,6,18); no entanto, nos ensinam que cada uma das Pessoas é Jeová – o Pai (1Sm 2.2; 1Cr 17.20; Sl 110.1; Is 37.20); o Filho (compare Is 40.3 com Mt 3.3; Jl 2.32 com Rm 10.13; Jr 23.5,6; 33.16; Ez 44.2; Sl 24.7-10) e o Espírito Santo (Jz 15.14 comp. 16.20; Hb 3.7 comp. Ex 17.7,8; 2Pe 1.21 comp. Nm 12.6).
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Fonte(s):
ATRIBUTOS NATURAIS DE CADA PESSOA DA TRINDADE.
1. ONIPOTÊNCIA. O mesmo que Todo-Poderoso. A Bíblia afirma que somente Deus é onipotente (Dt 3.24; Sl 89.6-8; Is 43.12,13; Jr 10.6), e ela mesma ensina que cada uma dessas Pessoas é Onipotente – o Pai (2Cr 20.6; Is 14.27; Ef 1.19); o Filho (Mt 28.18; Ap 1.8; 3.7) e o Espírito Santo (Zc 4.6; Lc 1.35; 1Co 12.11).
2. ETERNIDADE. Significa que não teve origem nem fim. Um ser à parte da criação. A Bíblia é clara em ensinar que somente Deus é eterno (Is 40.28; 41.4; 43.10,13; 44.6), e com essa mesma clareza a Bíblia ensina que cada uma das Pessoas da Trindade é Eterna – o Pai (Sl 90.2; 93.2); o Filho (Is 9.6; Mq 5.2; Jo 1.1; 8.58; Hb 7.3,15-21; Ap 1.17,18; 2.8) e o Espírito Santo (Gn 1.2; Hb 9.14).
3. ONIPRESENÇA. É o poder de estar em toda parte do universo ao mesmo tempo. Essa palavra não aparece na Bíblia, como também a palavra “Trindade”. Porém, a evidência da onipresença está implícita em Sl 139; 1Rs 8.27; Jr 23.24. As Escrituras ensinam que somente Deus é Onipresente (Jr 23.23,24); no entanto, revelam que cada uma dessas três Pessoas é Onipresente – o Pai (Am 9.2,3; Hb 4.13); o Filho (Mt 18.20; 28.20; Jo 3.13) e o Espírito Santo (Sl 139.7-10; 1Co 3.16; Jo 14.17).
4. ONISCIENTE. É o poder de saber todas as coisas. A Bíblia afirma que somente Deus é Onisciente (1Rs 8.39; Dn 2.20-22); no entanto, encontramos nela que cada uma das Pessoas é onisciente – o Pai (1Cr 28.9; Is 48.5-7; 42.9; Mt 24.36); o Filho (Mc 9.34,35; Jo 2.24,25; 16.30; Lc 19.41-44; Jo 6.64; 18.4; 21.17; Cl 2.2,3) e o Espírito Santo (Ez 11.5; Rm 8.26,27; 1Co 2.10,11; 1Tm 4.11).
5. CRIADOR. As Escrituras Sagradas afirmam que somente Deus é Criador (Is 44.24; 45.5-7,18); mas ao mesmo tempo ensinam que cada uma das três Pessoas é o Criador – o Pai (Ne 9.6; Jr 27.5; Sl 146.6; At 14.15); o Filho (Jo 1.1-3; Cl 1.16,17; Hb 1.2,10) e o Espírito Santo (Gn 1.1,2; Jó 26.13; 33.4; Sl 104.30).
6. FONTE DE VIDA. A Bíblia diz que somente Deus é fonte de vida (Dt 32.39); no entanto, ela também afirma que cada uma dessas Pessoas é a Fonte de Vida – o Pai (Sl 36.9; At 17.25,28); o Filho (Jo 1.4; 5.39,40; 10.28; 11.25; 20.30,31) e o Espírito Santo (Rm 8.2; Jó 33.4).
Agora vejamos algumas citações trinitarianas dos pais pré-nicenos:
DIDAQUÊ – Escrito provavelmente em 90 d.C.
* “No que diz respeito ao Batismo, batizai em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo em água corrente. Se não houver água corrente, batizai em outra água; se não puder batizar em água fria, faça com água quente. Na falta de uma ou outra, derramai três vezes água sobre a cabeça, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Didaquê 7:1-3 – Autor desconhecido).
CLEMENTE ROMANO – é dito ser discípulo do apóstolo Pedro, viveu no século I d.C.
* “Não temos nós um só Deus, um só Cristo, um só Espírito de graça, que foi derramado sobre nós, e uma só vocação em Cristo?” ( ano 96, 1 Carta aos Coríntios 46:6).
* ”Pela vida de Deus, pela vida do Senhor Jesus Cristo e do Espírito Santo, que são a fé e a esperança dos eleitos” ( 1 Carta aos Coríntios 58:2).
INÁCIO DE ANTIOQUIA – Discípulo do apóstolo João, viveu entre 67 e 110 d.C.
* “...Correi todos juntos como ao único templo de Deus, ao redor do único altar, em torno do único Jesus Cristo, que saiu do único Pai e que era único em si e para ele voltou. (...) Existe um só Deus, que se manifestou por meio de Jesus Cristo seu Filho, que é o seu Verbo saído do silêncio; e que em todas as coisas se tornou agradável àquele que o tinha enviado. (...) Procurai manter-vos firmes nos ensinamentos do Senhor e dos apóstolos, para que prospere tudo o que fizerdes na carne e no espírito, na fé e no amor, no Filho e no Pai e no Espírito, no princípio e no fim, unidos ao vosso digníssimo bispo e à preciosa coroa espiritual formada pelos vossos presbíteros e diáconos segundo Deus. Sejam submissos ao bispo e também uns aos outros, assim como Jesus Cristo se submeteu, na carne, ao Pai, e os apóstolos se submeteram a Cristo, ao Pai e ao Espírito, a fim de que haja união, tanto física como espiritual.” (ano 110, Carta aos Magnésios 7:2; 8:2; 13:1-2).
JUSTINO, O MÁRTIR – O platônico que se tornou cristão, viveu entre 100 e 165 d.C.
*“Que não somos ateus, quem estiver em são juízo não o dirá, pois cultuamos o Criador deste universo, do qual dizemos, conforme nos ensinaram, que não tem necessidade de sangue, libações ou incenso. [...] Em seguida, demonstramos que, com razão, honramos também Jesus Cristo, que foi nosso Mestre nessas coisas e para isso nasceu, o mesmo que foi crucificado sob Pôncio Pilatos, procurador na Judéia no tempo de Tibério César. Aprendemos que ele é o Filho do próprio Deus verdadeiro, e o colocamos em segundo lugar, assim como o Espírito profético, que pomos no terceiro.” (ano 151, I Apologia 13,1.3-6).
ATENÁGORAS DE ATENAS – Viveu no século II d.C.
* “Portanto, quem não se surpreenderá ao ouvir chamar de ateus indivíduos que admitem um Deus Pai, um Deus Filho e um Espírito Santo, que mostram seu poder na unidade e sua distinção na ordem?” (ano 177, Súplica pelos Cristãos, cap. 10).
* “De fato, assim como confessamos Deus, o Filho, que é o seu Verbo, e o Espírito Santo, identificados segundo o poder, mas distintos segundo a ordem: o Pai, o Filho e Espírito, porque o Filho é inteligência, Verbo e sabedoria do Pai, e o Espírito, emanação como luz do fogo” (Súplica pelos Cristãos, cap. 24).
TEÓFILO DE ANTIOQUIA – Viveu no II Século d.C.
* " Igualmente os três dias que precedem a criação dos luzeiros são símbolo da Trindade, de Deus[o Pai], de seu Verbo[o Filho] e de sua Sabedoria[o Espírito Santo]." (ano 181, II Livro a Autólico 15.3).
IRINEU DE LION – Viveu entre 130 e 202.
* “Com efeito, a Igreja espalhada pelo mundo inteiro até os confins da terra recebeu dos apóstolos e seus discípulos a fé em um só Deus, Pai onipotente, que fez o céu e a terra, o mar e tudo quanto nele existe; em um só Jesus Cristo, Filho de Deus, encarnado para nossa salvação; e no Espírito santo que, pelos profetas, anunciou a economia de Deus...” (ano 189, Contra as Heresias I, 10.1).
TERTULIANO – Viveu entre 155 e 222.
* "Sempre acreditamos em um Deus, identificado como Pai, o Filho e o Espírito Santo. Todos são uma pela unidade de substância que dispõe a unidade em uma Trindade ...igual em qualidade, substância e poder." (ano 216, Contra Praxeas, cap. 2).
* “Todas as Escrituras dão prova clara da Trindade, e são destas de onde é deduzido o nosso princípio... que a Trindade é claramente mostrada”. (Conta Praxeas cap. 11).
* “O Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito é Deus. Cada um é Deus. Todavia nós nunca temos dado abertura às frases ‘dois deuses e dois senhores’”. (Contra Praxeas cap. 13).
Falta espaço para citar mais...
“Atos 5:3,4 Diz que um casal morreram por mentir, Foi a Pedro, foi ao Espirito Santo, ou foi a uma força ativa?” http://br.answers.yahoo.com/question/ind…
A Graça e a Paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!
4 comentários:
Querido semelhante me perdoe se estou sendo inconveniente. Em caso afirmativo, simplesmente delete, sem precisar justificar. Acontece que sou carteiro, recebi cartas para entregar a cada ser humano que encontrar. Se você vai ler ou não é problema seu. Porém sou obrigado a entregar. Bem, a carta a que me refiro está disponibilizada no meu blog. O aviso, no entanto, acaba de lhe ser entregue. Muito obrigado por sua atenção. João Joaquim Martins, Servo dos servos do Senhor Jesus Cristo.
Graça e paz Sr. carteiro, entregue suas cartas aos Unicistas ou para as Tjs, você errou de endereço.
As cartas ou melhor, mensagens que recebo estão nas Escrituras.
Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis. Mt. 24:26
boa mensagem! Parece um estudo Bíblico, parabens !
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