Orar sobre o Livro de Mórmon - é bíblico? - O Peregrino

O Peregrino

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4:16

test banner

Breaking

Post Top Ad

Minha Rádio

quarta-feira, 11 de março de 2009

Orar sobre o Livro de Mórmon - é bíblico?

Por Bill McKeever
Tradução: Emerson de Oliveira

"E quando receberdes estas coisas, eu vos exorto a perguntardes a Deus, o Pai Eterno, em nome de Cristo, se estas coisas não são verdadeiras; e se perguntardes com um coração sincero e com real intenção, tendo fé em Cristo, ele vos manifestará sua verdade disso pelo poder do Espírito Santo". (Moroni 10:4)

É raro terminar uma conversa com um mórmon sem ser desafiado a ler e orar sobre o Livro de Mórmon. Depois de várias discussões sobre a autenticidade do Livro de Mórmon, fui desafiado por zelosos SUD para esquecer o que aprendi para orar sobre verdade. Em vários ocasiões perguntei para meu amigo SUD se orar sobre o livro vai remover toda a evidência que claramente mostra que este livro não é de Deus.

Quando me recuso a orar sobre a autenticidade do Livro de Mórmon, sou logo acusado de não acreditar na oração. A verdade é que é exatamente por eu crer na oração que eu não oro sobre o romance do séc.XIX de Joseph Smith. Como um cristão fiel que acredita na direção bíblica, vejo que orar sobre o Livro de Mórmon é nada mais nada menos do que um sacrilégio. Em nenhuma parte a Bíblia diz para o cristão pegar qualquer livro religioso e orar para saber se ele é verdadeiro ou não.

Lembro-me de uma conversa que tive com um missionário mórmon em minha casa. Ele me disse que sabia que o Livro de Mórmon era verdadeiro e me convidou a orar para experimentar por mim mesmo. Eu lhe perguntei quando ele veio a esta conclusão. Ele disse que o Espírito Santo o revelou quando tinha oito anos. Expliquei-lhe que fiquei boquiaberto como uma criança de apenas oito aos poderia discernir quando o Espírito Santo estava a lhe falar. Tenho certeza que muitos iriam concordar que discernir a vontede de Deus pode às vezes ser enganador para o mais espiritual dos adultos. Aém disso, eu lhe perguntei se sua mãe acreditava que o Livro de Mórmon era verdadeiro. Ele disse sim. De fato, pareceu que todo mundo à sua volta acreditava também. Então perguntei: "como você sabe que não foi a fé de sua mãe no livro que o levou a esta conclusão e não o Espírito Santo como você pensava"?

Não é possível que a decisão deste mórmon pôde ter sido baseada em querer ser aceito por um ente querido em lugar de uma experiência genuína com o Espírito Santo? Num âmbito maior, não poderia ser que muitas das pessoas que crêem no Livro de Mórmon não são assim porque algum ente querido também acredita? Se não, qual é a evidência usada para se chegar a uma conclusão diferente de puros sentimentos subjetivos?

Em essência, o teste de Moroni 10:4 uma situação em que não há vitória. A pessoa que é desafiada tem que aceitar o livro como verdadeiro, caso contrário sua integridade será colocada sob suspeita. Se alguém aceita o desafio (apesar de não ser bíblico) e conclui que o Livro de Mórmon não é de Deus, é óbvio ao mórmon que a pessoa que fez a oração de Moroni não o fez com um coração sincero, com uma real intenção ou nem mesmo teve muita fé em Cristo. Os mórmons vão pensar que se estes três ingredientes forem corretamente usados o teste dará resultados positivos. Já que não é possível (para eles) o livro estar errado, a pessoa não orou direito. Para provar meu ponto, pergunte para seu amigo mórmon se ele/ela renunciarão a Joseph Smith e a Igreja SUD se você orar sobre o Livro de Mórmon e, como resultado, Deus lhe disser que ele não é uma escritura. Se eles não concordarem com esta condição irão confirmar o fato que este não é um método tolo para se determinar a verdade. Se é possível que você obtenha uma resposta negativa "errada", por que não é possível para eles terem uma resposta positiva "errada"?

Disseram-me que se um testemunho do Livro de Mórmon for ganho, tem que se admitir que ele é verdadeiro. Isto me parece meio estranho, já que o fato que eu acredito na Bíblia não vem dessa maneira. De fato, por causa da forte mensagem a Bíblia, fui reconhecido como um pecador perdido e eu não quis que a Bíblia fosse verdade.

De todas as pessoas, os cristãos deveriam saber que o coração humano é desesperadamente mau e não pode ser confiado (Jr. 17:9). Como somos criaturas pecadoras, podemos ser confundidos por nossas emoções e desejos pecadores. Simplesmente acreditar que algo é verdadeiro porque sentimos que é não é nenhuma garantia de verdade. Então, este teste nunca seria tolerado pela Bíblia. Provérbios 14:12 nos diz: "Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte". A Palavra de Deus demonstra que os sentimentos podem ser enganosos. Por causa disto, o verdadeiro investigador tem que basear suas decisões usando meios mais objetivos.

Não faz sentido que se Satanás quer que as pessoas acreditem que o Livro de Mórmon seja uma escritura sagrada, criaria um método anti-bíblico para se chegar a tal conclusão? A Bíblia nunca diz para orarmos sobre o assunto. Pelo contrário, IJo. 4:1 reza: "Amados, não acrediteis em todo espírito, mas provai os espíritos se eles são de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo".

Alguns missionários mórmons erroneamente ensinaram para os convertidos que isto significa que deveríamos orar sobre o Livro de Mórmon. Pensar isto é ignorar a linguagem grega usado pelo apóstolo João. A palavra "provai" neste versículo é a palavra dokimazo, que significa examinar, provar ou testar. É o mesmo tipo de teste que um metalúrgico faz com o metal. Quando temos que ver se o Livro de Mórmon é ou não de Deus, devemos testar o que tem que dizer. Se contradiz o que Deus já revelou, falha. O verdadeiro Espírito Santo não irá contradizer as Palavras do Verdadeiro Deus. Infelizmente muitas pessoas sinceras caem nesta armadilha e não atendem a a advertência dada pelo apóstolo João e ganharam, em essência, "um testemunho do Livro de Mórmon" de uma maneira anti-bíblica. Faz sentido que o pai da mentira usaria um falso padrão de prova para seduzir as pessoas para acreditar em uma mentira.

Vamos ver de outro ângulo. Pergunte para seu amigo SUD se seria normal orar se ou não é permitido cometer assassinato, adultério, roubo. "Claro que não", ele poderia responder. "Por que"?, você pergunta. "Porque a Bíblia já fala contra estes pecados". Exatamente. Deus já nos revelou sua vontade sobre esses assunto e nenhuma oração vai mudar este fato. Não importa o quanto sincero alguém acreditar de outra forma, qualquer um que disser que Deus lhe deu permissão para assassinar, roubar ou só cometer adultério prova com a Bíblia que este homem não teve contato com Deus.

Por que deveria ser diferente com o Livro de Mórmon? Que diferença faz orarmos sobre o Livro de Mórmon se a Bíblia já falou contra ele? Você pensa que o Deus onipotente da Bíblia é tão absurdo e esquecido que aprovaria um livro e uma religião que são totalmente o contrário do que Ele já revelou? Nunca! Violando as regras do escrito sagrado, O Livro de Mórmon e Mormonismo como um todo, conhecem o criteria de ser 'outro evangelho'. Nenhuma semântica ou oração mudará isto.

Apesar de eu não ir tão longe ao ponto de dizer que todo missionário mórmon ensina este engano de propósito, direi que é altamente enganoso da Igreja mórmon usar o Livro de Mórmon como uma isca para conseguir que as pessoas se juntem à Igreja SUD. Usar o Livro de Mórmon é uma clássica arapuca. Muitas pessoas acham que se a Igreja mórmon promove o Livro de Mórmon, tem que acreditar em tudo o que ensina. Este não é o caso. Há numerosas passagens no Livro de Mórmon que contradizem o pensamento mórmon moderno.

Qualquer um que ler o Livro de Mórmon de 1 Néfi a Moroni não irá ter um quadro completo das doutrinas mórmons. Pode-se ler o livro de capa a capa e nunca ler sobre as doutrinas que separam o mormonismo do cristianismo bíblico. (Veja nosso "Teste Seu Conhecimento do Livro de Mórmon"). Por causa disso, convidamos a todos que estão estudando com os missionários para examinarem o mormonismo de perto antes de tomar uma decisão de se juntarem a esta organização por causa disto. Fazer menos seria errado.

8 comentários:

Anônimo disse...

As pessoas erroneamente dizem que devemos orar pelo livro de mormon mais não e nada disso que e enssinado as pessoas; e sim se elas acreditam na restauração do Evangelho sde Cristo com Profeta Vivo e 12 Apostolos vivos e com o poder do Sacerdócio como nos Templos Bilblicos; ninguem nunca mencionou que devemos orar somente para saber se o Livro de Mormon e verdadeiro; mais sim sobre os ensinamentos de Jesus Cristo e automaticamente vc sabera que a Igreja de Cristo esta novamente restaurada sobre a face desta terra com nos tempos de Jesus Cristo; pois hoje vemos pessoas dizerem ser a Igreja de Cristo, sendo que ele e seus Apostolos forma mortos e nunca houve em sua epoca pessoas diguinas para administrarem sua Igreja na época.
E quem disse que criança de * anos não pode diferenciar o certo do errado; meu caro Amigo vc não deve assistir televisão se vemos claramente; que muitos começam a manusiar uma arma quando novos; por que então naõ podem orara a respeito do evangelho de Jesus Cristo; outra coisa eu sou menbro desdde meus 18 anos e naõ tive apoio de minha mãe para fazer-me acreditar nestas coisas, por ela ser de outra religião, mais descobri por min mesmo as verdades claras do Evangelho de Jesus Cristo, alem do mais o livro fala de um povo que viveu aqui nas americas ao mesmo tempo em que os judeus viveram no Oriente medio e escreviam sobre seu povo e sobre tudo o que aprenderam e porque cargas d'água o povo aqui não poderiam fazer o mesmo; e notavel perceber que Crisot mencionou em João que ele tinha outrar ovelhas que não são deste aprisco e que ele ia até elas e elas ouveriam a sua voz, e quem são elas; se ele havia ja percorrido todas as regiões enquanto estava vivo, faça uma analize profunda e estude as escrituras e vc descobrirar que ele estava falando do povo aqui nas americas e cade essas provas ,no Livro de Mormon; somos uma parte das Doze tribos de Isrrael que foram tiradas e afastadas das demais, lembre-se que Judeus são uma Tribo, e Jose e outra tribo e assim por diante. e tambem tem os gentios e cade os Gentios?????

presto meu testemunho que Jesus Cristo vive e que sua igreja esta restaurada novamente na terra com um Profweta Vivo e 12 Apostolos do Senhor Jesus Cristo. Em Nome do nosso Senhor Jesus Cristo Amen.


estarei aberto para novos esclarecimentos

Anônimo disse...

Graça e paz, essa sua teoria de que houve outro povo na américa é infundada, principalmente sobre o versículo mensionado, outras ovelhas não quer dizer sobre o povo da américa, isso foi invensão de Smith pois o mesmo é tido como um falso profeta, veja a história e saberá que estou falando a verdade.

Qualquer dúvidas me escreva.

Anônimo disse...

Os arqueólogos mórmons vêm tentando, há anos, esta¬belecer alguma evidência para confirmar a presença da igreja (mórmon) na América. Não existe ainda, no entan¬to, a mínima evidência, seja na filosofia religiosa dos es¬critos antigos ou na presença de artefatos, que leve a tal crença.128
Para mostrar quão embaraçosa é essa situação, consi¬dere que os missionários mórmons alegam freqüente¬mente que o Livro de Mórmon tem sido utilizado como guia arqueológico pela Smithsonian Institution ou por outras organizações profissionais. Na verdade, a Smith¬sonian Institution recebeu tantos pedidos de informação com relação a esse assunto que passou a responder com uma carta-padrão, negando o fato. O primeiro dentre os muitos pontos que apresenta em sua rejeição das alega¬ções mórmons é: "A Smithsonian Institution jamais usou o Livro de Mórmon como guia científico. Os ar¬queólogos desta instituição não supõem que haja qual¬quer conexão entre a arqueologia do Novo Mundo e o assunto abordado no livro".129 Além disso, o seu Depar¬tamento de Etnologia Americana afirma: "Não existe qualquer evidência de terem havido migrações de Israel para a América e também nenhuma evidência de que ín¬dios pré-colombianos tivessem qualquer conhecimento do cristianismo ou da Bíblia".

fabio c disse...

Não há qualquer evidencia de que o livro de mormom é verdadeiro.
un dos primeiros fatos sao as correções vem sendo feita desde a sua criação Sec.XViii
joao 10:16 jesus estava explicando que alem dos cristao qeu teriam uma chamada celestial, haveria outro povo que teria uma chamada terrestre, acreditar que jesus esteve pessoalmente nas americaas é o memso que acreditar, no super men, capitao america e outros que promovem a idolatria da bandeira americana.
no livro de mormons é contido que quando jesus vei as americas haviam edificius.
onde estao estes?
pelo menos aos que a biblia cita existem até hoje a maioria deles.
Pesquisem muito para nao serem enganado.
Joao 17:3.
Grato Fabio.

Anônimo disse...

Belo comentário Fabio, é verdade, dizer que Jesus esteve na Amárica é estória pra boi dormir.
Pior; tem gente que crê nisso, ainda que o próprio Jesus alertou, preferem acreditar no homem do que nas Escrituras.

Fabio c disse...

aqui vai algumas pesquisas que eu fiz sobre o assunto, comparação dos mormons com a biblia.

Deus: Pai de todos os Deuses; possui corpo de carne e osso. — Doutrina e Convênios 130:22.
Elohim: Às vezes é mencionado como uma pessoa. Também é descrito como um conselho de Deuses que organizou a Terra. — Doutrina e Convênios 121:32; A Pérola de Grande Valor, Abraão 4:1; Journal of Discourses, Volume I, página 51.
Jesus: Deus e Criador de toda a Terra, o Salvador. — 3 Nefi 9:15; 11:14.
Jeová: Nome de Jesus no Velho Testamento. — Note Mórmon 3:22; Moroni 10:34; e referências do Livro de Mórmon.
Trindade: Ente Supremo, composto de três pessoas espirituais separadas, distintas: Pai e Filho, de carne e osso, e o Espírito Santo. — Alma 11:44; 3 Nefi 11:27.
Adão: Ajudante de Jesus na criação. Brigham Young declarou: “Nosso pai Adão entrou no jardim do Éden . . . e trouxe Eva, uma de suas esposas. . . . Ele é nosso Pai e nosso Deus.” (Journal of Discourses, Volume I, página 50, Edição de 1854) Depois de pecar, Adão tornou-se o primeiro cristão da Terra. (A Pérola de Grande Valor, Moisés 6:64-66; Ensign, janeiro de 1994, página 11) Ele é “o Ancião de Dias” (Doutrina e Convênios 116) e é o Pai literal, biológico, de Jesus. — Journal of Discourses, Volume I, página 51.
Miguel: Outro nome de Adão, o arcanjo. — Doutrina e Convênios 107:54.

Fabio c disse...

outra foste de pesquisa.

A Bíblia e os escritos dos mórmons — contrastes evidentes
Bíblia: Embora sua localização exata seja desconhecida, o jardim do Éden provavelmente situava-se na região mesopotâmica, perto do rio Eufrates. — Gênesis 2:11-14.
Doutrina e Convênios: O jardim do Éden localizava-se no Condado de Jackson, Missouri, EUA. — Doutrina e Convênios 57, conforme explicado pelo presidente J. F. Smith.
Bíblia: A alma morre. — Ezequiel 18:4; Atos 3:23.
O Livro de Mórmon: “A alma nunca poderia morrer.” — Alma 42:9.
Bíblia: Jesus nasceu em Belém. — Mateus 2:1-6.
O Livro de Mórmon: Jesus nasceu em Jerusalém. — Alma 7:10.
Bíblia: Jesus foi gerado pelo espírito santo. — Mateus 1:20.
Journal of Discourses: Jesus não foi gerado pelo espírito santo. Foi gerado na carne, fruto de relação sexual de Adão com Maria. — Journal of Discourses, Volume I, páginas 50-1.
Bíblia: A Nova Jerusalém será no céu. — Revelação (Apocalipse) 21:2.
O Livro de Mórmon: A Nova Jerusalém é terrestre, será construída por homens em Missouri, EUA. — 3 Nefi 21:23, 24; Doutrina e Convênios 84:3, 4.
Bíblia: Os escritores da Bíblia foram inspirados a escrever os pensamentos de Deus. — 2 Pedro 1:20, 21.
O Livro de Mórmon: Diz que seus profetas escreveram de seu próprio conhecimento. — 1 Nefi 1:2, 3; Jacó 7:26.
Bíblia: A Lei mosaica, inclusive o dízimo, findou por ocasião da morte de Jesus. As contribuições devem ser dadas de livre e espontânea vontade, não sob compulsão. — 2 Coríntios 9:7; Gálatas 3:10-13, 24, 25; Efésios 2:15.
Doutrina e Convênios: “Na verdade este é . . . um dia para o dízimo do Meu povo; pois aquele que paga o seu dízimo não será queimado por ocasião da vinda [do Senhor].” — Doutrina e Convênios 64:23.

Anônimo disse...

Excelente post e excelentes cometários. Fui mórmon e afirmo oque o Fábio disse. Muitas dessa crenças são negadas pelos mórmons, e outras mudam constantemente de acordo com as "revelações" do seu "profeta" vivo. Qualquer um que tem o ensino fundamental percebe os erros e contradições do LDM, eos mórmons ainda dizem que ele é o livro mais perfeito da face da terra e "pedra angular da igreja verdadeira", affff, essa casa vai cair e o estrago vai ser grande !


Campanha:

Leia um livro!

Ad Bottom