Romanos 5:3 diz que devemos “exultar em nossa tribulação”. Por quê? Porque, como Paulo continua, “tribulação traz perseverança; e perseverança, caráter comprovado; e caráter comprovado, esperança; e a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.”
Nesses três versículos, Paulo fornece uma visão sobre por que Deus permite o sofrimento em nossas vidas. Ele descreve uma cadeia de transformação que consiste em quatro elos que finalmente conectam nossas tribulações ao profundo amor de Deus.
Aqui está o argumento final: o sofrimento é necessário na vida cristã, porque leva a uma esperança que transcende nossas circunstâncias atuais e libera o amor de Deus em nossas vidas.
O primeiro elo da nossa cadeia é a tribulação. O sofrimento durante a tribulação é inevitável em um mundo caído, mas para nós isso tem um propósito. Paulo diz que tribulação produz perseverança, o segundo elo. Confiar em Deus enquanto suporta as coisas difíceis da vida acaba resultando em uma determinação obstinada para terminar a corrida.
Perseveramos nas coisas fáceis? Não. Nós perseveramos através do sofrimento. Sem sofrimento, não há nada para suportar. O sofrimento nos muda. Isso nos ensina tenacidade.
O terceiro elo da cadeia conecta perseverança ao personagem. Caráter comprovado é a qualidade de uma pessoa que foi testada e passou no teste. Uma pessoa com caráter comprovado é um veterano forte, não um recruta novato, alguém que já passou pela batalha e ainda está de pé.
O quarto elo da cadeia de transformação vincula o caráter comprovado à esperança. Esta não é apenas uma esperança, no entanto. É a esperança do evangelho. À medida que Deus desenvolve nosso caráter no presente, Ele também pode contar com o futuro. Estamos confiantes em nosso destino por causa de nossa posição atual e imutável com Deus. “Tendo sido justificados pela fé” (5:1), temos para sempre paz com Deus por meio de Cristo. Podemos confiar nele, mesmo em tempos difíceis.
Veja nossos links: tribulação à perseverança, perseverança ao caráter e caráter à esperança. E essa esperança nunca irá decepcionar, porque está acorrentada à âncora do firme amor de Deus.
Deus conhece nossas provações e tribulações, mas Ele não costuma nos resgatar delas. Em vez disso, Ele permite que soframos por um bom motivo – para obter uma esperança que não decepciona, porque “o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”.
Ironicamente, o sofrimento através da tribulação acaba sendo a melhor maneira de nos basearmos no amor de Deus. Embora pareça contra intuitivo – o sofrimento às vezes nos leva a duvidar do amor de Deus – ainda é verdade. A maneira como Deus redime a dor e o sofrimento em nossas vidas se torna realmente uma parte poderosa da resposta ao desafio do mal no mundo.
John Stott diz que ter certeza do amor de Deus é “o maior segredo da alegria, paz, liberdade, confiança e respeito próprio”. Concordo. Mas como você sabe que Deus te ama enquanto você está sofrendo? Por causa da magnífica corrente que nos une – através da tribulação e do sofrimento – ao amor de Deus derramado em nossas vidas.
O rei Davi expressou o seguinte: “Meu cálice transborda. Certamente a bondade e a benignidade me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor para sempre” (Salmo 23: 5–6).
O fato de Deus ter escolhido você e lhe dado o dom do Espírito Santo mostra Seu amor incomensurável. Mesmo em períodos de auto quarentena e COVID-19. De fato, especialmente durante esses tempos.
Deus te ama e não está permitindo que o sofrimento o vitimize. Ele tem um objetivo, mesmo que você não possa vê-lo. O sofrimento da tribulação produz perseverança. Perseverança produz caráter comprovado. Caráter comprovado produz uma esperança que nunca irá decepcionar.
Então não, eu não estou orando para que Deus pare o COVID-19. Eu já sei que ele vai. Eventualmente, isso também passará. Em vez disso, estou orando para que, em meio à dor da crise, você e eu continuemos confiantes de que Deus usará essas dificuldades para criar perseverança, caráter comprovado e esperança em cada um de nós, Seus filhos.
Por Jonathan Noyes
Traduzido por Anderson Rocha
Fonte: napec.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário