O instrumento de reza representa a terça parte do Rosário –
conjunto de orações proposto pelo frade Alan de Rupe em 1470.
Sua origem remete à recitação dos 150 Salmos bíblicos. Pela
dificuldade dos fiéis em decorar os Salmos, estes foram substituídos por 150
Pais-Nossos, que eram rezados (e contados) com 150 pedrinhas numa bolsa de
couro e, mais tarde, com 150 nós em um cordão.
O Rosário, cujo significado é “coroa de rosas”, já passou por
diversas alterações até atingir sua forma contemporânea. Atualmente, é composto
por terços com 50 contas pequenas, simbolizando Ave-Marias, intercaladas por
cinco contas grandes, que representam os Pais-Nossos.
Como rezar o terço?
A
oração do Terço (ou Rosário) é uma oração milenar da igreja. Somente um coração
puro, humilde e de fé compreende o valor desta oração. Ela é destinada aos que
buscam ter um coração puro como de uma criança.
Muitos
têm dúvidas sobre algumas orações das orações recitadas no terço ou mesmo
não descobriram ainda a riqueza que é esta oração. Por isso, preparamos este
artigo explicando de forma bem didática como rezar o terço e o texto das
orações.
- Inicia-se segurando pela cruz, com a oração do Creio
- Reza-se um Pai-Nosso, seguido de três Ave-Maria (Cada
Ave-Maria é precedida de uma oração. Vide orações abaixo)
- Recita-se: Glória ao Pai, ao Filho…
- O terço possui 5 dezenas. A cada dezena contempla-se o
mistério, seguido de 1 Pai-Nosso e 10 Ave-Maria
- Ao final de cada dezena reza-se Glória ao Pai
seguido da jaculatória Oh! meu bom Jesus… (vide orações abaixo)
- Ao concluir as 5 dezenas, reza-se os agradecimentos
É bíblico fazer a oração do rosário?
Enquanto muito da oração do rosário é bíblico, toda a segunda
metade do “Ave Maria”
e porções do “Salve
Rainha” são claramente não-bíblicas. Apesar de a primeira parte
do Ave Maria ser quase uma citação direta de Lucas 1.28, não há base escritural
para (1) orar a Maria agora, (2) se dirigir a ela como “santa” Maria, ou (3)
chamá-la “nossa vida” e “nossa esperança”.
É certo chamar Maria de “santa”, com o significado que a Igreja
Católica dá de que Maria nunca pecou nem teve sombra do pecado original? Os
crentes da Bíblia eram chamados “santos”, o que pode ser interpretado como
“escolhidos”, mas o entendimento das Escrituras é que a justiça que os crentes
em Cristo têm é uma justiça transmitida de Cristo (2 Coríntios 5.21) e que
enquanto nesta vida, eles ainda não foram santificados do pecado na prática (1
João 1.9-2.1). Jesus é chamado nosso Salvador repetidamente nas Escrituras
porque Ele nos salvou do nosso pecado. Em Lucas 1.47, Maria chama Deus de seu
“Salvador”. Salvador do quê? Uma pessoa sem pecado não necessita de um
Salvador. O pecador precisa de um Salvador. Maria concordava que Deus era o seu
Salvador. Portanto, Maria concordava que ela era uma pecadora.
Jesus disse que Ele veio para nos salvar dos nossos pecados
(Mateus 1.21). A Igreja Católica Romana afirma que Maria foi salva do pecado de
forma diferente de todo mundo… que ela foi salva do pecado através da imaculada
conceição (foi concebida livre de pecado). Mas este ensinamento é bíblico? A
Igreja Católica Romana abertamente afirma que este ensinamento não é encontrado
nas Escrituras. Quando um homem jovem se referiu a Jesus como “bom Mestre”
(Mateus 19.16-17), Jesus perguntou por que ele O chamava de “bom”, visto que
não há ninguém bom, senão um, que é Deus. Jesus não estava negando a Sua
própria divindade, Ele estava tentando mostrar para o jovem que ele estava
usando o termo descuidadamente, sem pensar no que estava dizendo. Mas o que
Jesus quer dizer ainda é válido, ou Ele não haveria dito… não há ninguém bom
senão Deus. Isso exclui todos exceto Deus, até mesmo Maria! Isto está de acordo
com Romanos 3.10-23, Romanos 5.12, e incontáveis outras passagens que destacam
o fato de que ninguém está no mesmo nível de Deus. Maria jamais é excluída
destas afirmações! Se Maria tivesse sido preservada da mancha do pecado, ela
não precisaria de um Salvador, como ela afirmou que precisava (Lucas 1.47).
E quanto à questão de orar para Maria ou qualquer outro além de
Deus? Em lugar algum da Bíblia é dito se alguém no Céu pode sequer nos ouvir. O
que nós sabemos é que Deus por si só é onisciente, onipotente e onipresente.
Mesmo os anjos, com quaisquer grandes habilidades que eles possam ter, parecem
ter as suas limitações e não podem sempre nos ajudar como gostariam (Daniel
10.10-14). Quando Jesus ensinou seus discípulos a orar, Ele ensinou o que é
comumente chamado de “Pai Nosso”. Ele nos ensina a dirigir as nossas orações a
Deus. Sempre que uma oração é dirigida a alguém, é dirigida a Deus! Você nunca
encontra alguém dirigindo uma oração a qualquer “santo” ou anjo ou qualquer
outro (com exceção de orações para falsos deuses) na Bíblia. Além disso, toda
vez que alguém piedoso se prostra (em um contexto religioso) para honrar alguém
além de Deus, ele é ordenado a se levantar e parar com isso (Atos 10.25-26;
Atos 14.13-16; Mateus 4.10; Apocalipse 19.10; Apocalipse 22.8-9). A Igreja
Católica Romana afirma que adora apenas a Deus, mas que “venera” Maria e os
santos. Qual é a diferença? Uma pessoa que reza um rosário passa mais tempo
chamando a Maria do que a Deus! Para cada louvor a Deus no rosário, há 10
louvores a Maria!
A Bíblia atesta que Jesus é o nosso redentor (Gálatas 3.13; 4.4-5;
Tito 2.14; 1 Pedro 1.8-19; Apocalipse 5.9). O “Salve Rainha” chama Maria de “nossa mais graciosa advogada”,
mas a Bíblia chama a Jesus de nosso Advogado perante o Pai (1 João 2.1) e de
nosso único Mediador (1 Timóteo 2.5). A única ocorrência nas Escrituras do
título “Rainha dos Céus” é num sentido negativo (Jeremias 7.17-19; 44.16-27).
Toda a Escritura nos ensina a orar apenas a Deus. Nem sequer uma vez você pode
encontrar um exemplo ou admoestação para orar a alguém mais! O único argumento
para a ideia de se chegar a Deus através de Maria é baseado na história bíblica
de Maria vindo a Jesus para pedir pela Sua ajuda em uma festa de casamento
(João 2). Mas, à luz de todos os outros versículos, incluindo as instruções do
próprio Jesus acerca de como devemos orar, é possível usar essa passagem para
ensinar que nós devemos continuar nos achegando a Maria para chegarmos a Deus?
Da mesma forma, é apropriado chamar Maria de nossa “vida” e
“esperança”? Mais uma vez, esses termos são usados apenas com relação a Deus na
Escrituras, particularmente o Deus Filho, Jesus Cristo (João 1.1-14;
Colossenses 3.4; 1 Timóteo 1.1; Efésios 2.12; Tito 2.13).
Portanto, a
prática da oração do rosário vai contra as Escrituras de diversas formas.
Apenas Deus pode ouvir as nossas orações. A Bíblia em
lugar algum instrui os cristãos a orar através de intermediários, ou fazer
petições aos santos ou a Maria (no Céu) pelas suas orações.
Fonte: cristaoreformado.com.br
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