Cada
um dos muitos nomes de Deus descreve um aspecto diferente do seu caráter
multifacetado. Aqui estão alguns dos nomes mais conhecidos de Deus na
Bíblia:
1
– EL, ELOAH: Deus “poderoso, forte, proeminente”
(17citacaoIsaías 9.6) – etimologicamente, El parece significar “poder”, como em
“Tenho o poder para prejudicá-los” (Gênesis 31.29). El é associado com outras
qualidades, tais como integridade (Números 23.19), zelo (Deuteronômio 5.9) e
compaixão (Neemias 9.31), mas a raiz original de ‘poder’ continua.
2
– ELOHIM: Deus “Criador, Poderoso e Forte”
(Gênesis 17.7; Jeremias 31.33) – a forma plural de Eloah, a qual acomoda a
doutrina da Trindade. Da primeira frase da Bíblia, a natureza superlativa do
poder de Deus é evidente quando Deus (Elohim) fala para que o mundo exista
(Gênesis 1:1).
3
– EL SHADDAI: “Deus Todo-Poderoso“, “O
Poderoso de Jacó” (Gênesis 49.24; Salmo 132.2,5) – fala do poder supremo de
Deus sobre todos.
4
– ADONAI: “Senhor” (Gênesis 15.2; Juízes 6.15) – usado no lugar de
YHWH, o qual os judeus achavam ser sagrado demais para ser pronunciado por
homens pecadores. No Antigo Testamento, YHWH é mais utilizado em tratamentos de
Deus com o Seu povo, enquanto que Adonai é mais utilizado quando Ele lida com
os gentios.
5
– YHWH / YAHWEH / JEOVÁ: “SENHOR” (Deuteronômio 6.4, Daniel 9.14) – a rigor, o único
nome próprio para Deus. Traduzido nas bíblias em português como “SENHOR” (com
letras maiúsculas) para distingui-lo de Adonai, “Senhor”. A revelação do
nome é primeiramente dada a Moisés “Eu sou quem eu sou” (Êxodo 3.14).
Este nome especifica um imediatismo, uma presença. Yahweh está presente,
acessível, perto dos que o invocam por livramento (Salmo 107.13), perdão (Salmo
25.11) e orientação (Salmo 31.3).
6
– JEOVÁ-JIRÉ: “O Senhor proverá” (Gênesis
22.14) – o nome utilizado por Abraão quando Deus proveu o carneiro para ser
sacrificado no lugar de Isaque.
7
– JEOVÁ-RAFA: “O Senhor que sara” (Êxodo
15.26) – “Eu sou o Senhor que te sara”, tanto em corpo e alma. No corpo,
através da preservação e da cura de doenças, e na alma, pelo perdão de
iniquidades.
8
– JEOVÁ-NISSI: “O Senhor é minha bandeira”
(Êxodo 17.15), onde por bandeira entende-se um lugar de reunião antes de uma
batalha. Esse nome comemora a vitória sobre os amalequitas no deserto em Êxodo
17.
9
– JEOVÁ-MAKADESH: “O Senhor que
santifica, torna santo” (Levítico 20.8, Ezequiel 37.28) – Deus deixa claro
que apenas Ele, e não a lei, pode purificar o Seu povo e fazê-los santos.
10
– JEOVÁ-SHALOM: “O Senhor nossa paz” (Juízes
6.24) – o nome dado por Gideão ao altar que ele construiu após o Anjo do Senhor
ter-lhe assegurado de que não morreria como achava que morreria depois de
vê-lO.
11
– JEOVÁ-ELOIM: “Senhor Deus” (21citacaoSalmo
59.5) – uma combinação do singular nome YHWH e o nome genérico “Senhor”,
significando que Ele é o Senhor dos senhores.
12
– JEOVÁ-TSIDIKENU: “O Senhor nossa
justiça” (Jeremias 33.16) – Tal como acontece com Jeová-Makadesh, só Deus
proporciona a justiça para o homem, em última instância, na pessoa de Seu
Filho, Jesus Cristo, o qual tornou-se pecado por nós “para que nele fôssemos
feitos justiça de Deus” (2 Coríntios 5.21).
13 – JEOVÁ-ROHI: “O Senhor nosso Pastor” (Salmo 23.1) –
Depois de Davi ponderar sobre seu relacionamento como um pastor de ovelhas, ele
percebeu que era exatamente a mesma relação de Deus com ele, e assim declara:
“Yahweh-Rohi é o meu Pastor. Nada me faltará” (Salmo 23.1).
14
– JEOVÁ-SHAMMAH: “O Senhor está ali”
(Ezequiel 48.35) – o nome atribuído a Jerusalém e ao templo lá, indicando que o
outrora partida glória do Senhor (Ezequiel 8.11) havia retornado (Ezequiel
44.1-4).
15
– JEOVÁ-SABAOTH: “O Senhor dos
Exércitos” (23citacaoSalmos 46.7) – Exércitos significa “hordas”, tanto dos
anjos quanto dos homens. Ele é o Senhor dos exércitos dos céus e dos habitantes
da terra, dos judeus e gentios, dos ricos e pobres, mestres e escravos. O nome
expressa a majestade, poder e autoridade de Deus e mostra que Ele é capaz de
realizar o que determina a fazer.
16
– EL ELIOM: “Altíssimo” (Deuteronômio 26.19)
– derivado da raiz hebraica para “subir” ou “ascender”, então a implicação
refere-se a algo que é muito alto. El Elyon denota a exaltação e fala de um
direito absoluto ao senhorio.
17
– EL ROI: “Deus que vê” (Gênesis 16.13) –
o nome atribuído a Deus por Agar, sozinha e desesperada no deserto depois de
ter sido expulsa por Sara (Gênesis 16:1-14). Quando Agar encontrou o Anjo do
Senhor, ela percebeu que tinha visto o próprio Deus numa teofania. Ela também
percebeu que El Roi a viu em sua angústia e testemunhou ser um Deus que vive e
vê tudo.
18
– EL-OLAM: “Deus eterno” (Salmo 90.1-3) – A
natureza de Deus não tem princípio, fim e nem quaisquer limitações de tempo.
Deus contém dentro de Si mesmo a causa do próprio tempo. “De eternidade a
eternidade, tu és Deus.”
19
– EL-GIBOR: “Deus Poderoso” (Isaías 9.6) – o
nome que descreve o Messias, Jesus Cristo, nesta porção profética de Isaías.
Como um guerreiro forte e poderoso, o Messias, o Deus Forte, vai realizar a
destruição dos inimigos de Deus e governar com cetro de ferro (Apocalipse
19.15).
20
– Abbá: Pai.
21
– Adon Hakavod: Rei da Glória.
22
– Adonai: Senhor.
23
– El-Berit: Deus que faz pacto ou aliança.
24
– El Caná: O Deus Zeloso.
25
– El Deot: O Deus das Sabedorias.
26
– Abbá: Pai.
27
– El Elah: Todo Poderoso.
28
– El Ne’eman: Deus de Graça e Misericórdia.
29
– El-Nosse: Deus de Compaixão.
30
– El-Raí: O Deus que tudo vê.
31
– El-Sale’i: Deus é minha rocha, o meu refúgio.
32
– El-Shadday: Deus Todo-Poderoso.
33
– Kadosh Israel: Santo de Israel.
Fonte: www.cristaoreformado.com.br
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