- O Peregrino

O Peregrino

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4:16

test banner

Breaking

Post Top Ad

Minha Rádio

sexta-feira, 12 de outubro de 2012


Retorcendo o Evangelho – Adventista X Cristão

Adventista - Há um nítido equívoco na interpretação da crença adventista por parte de algumas denominações. Todos sabemos da verdade bíblica que somos justificados pela nossa fé e que a salvação nos é dada graciosamente.

Efésios 2:8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus;
Efésios 2:9 não vem das obras, para que ninguém se glorie.
Romanos 3:28 concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.

Acreditem ou não, esta é também a doutrina da IASD. Aliás, isto é lembrado o tempo todo nos estudos da Escola Sabatina e em copiosos sermões. A rígida observância dos mandamentos, inclusive do quarto mandamento, por parte dos ASD, é apenas um gesto simples de recíproco amor!

João 14:21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

Amém! Data venia, gostaria de te lembrar uma coisinha:

Cristão - Tive amigos de infância adventistas; fui namorado e noivo, por 3 anos, de uma adventista de família adventista; minha filha Déborah, foi adventista por 8 anos (até casar com meu genro, que é obreiro batista); tenho (como falei em mensagem anterior) adventistas como amicíssimos (e irmãos em Cristo) – mas, na prática, o que se vê é apenas pregar o 4º mandamento como sendo o maior de todos. A sra Ellen Gould White escreveu que viu uma auréola, uma espécie de coroa circundando o 4º. Pode-se até pregar a salvação pela graça, por lá – mas na prática, prega-se é a Lei.

Sim, a Lei é santa, justa e boa – mas pela Lei é impossível alguém ser justificado.

Por que? Porque é impossível ao homem cumprir todos os justos requisitos da Lei, como Paulo falou e Lucas relatou em Atos.

E, o que é pior – o Senhor Jesus realmente não veio abolir a Lei, mas cumpri-la. E, ainda mais, Ele a aumentou. Antes, era o ato de assassinar (não é “matar”, é “assassinar”) – agora é o ódio pelo irmão, que é a origem do assassinato. Antes era o adultério – agora é o simples olhar cobiçoso; e isto nos remete ao mandamento incumprível.

Como homens, podemos até cumprir os 9 primeiros mandamentos da Lei – mas o décimo, somente um homem cumpriu!

Nenhum homem pode ser salvo pela Lei, porque somente o Senhor Jesus cumpriu o décimo. Que é absolutamente igual aos outros 9. Que, se violado, é igual a violar toda a Lei.
NA prática, o que é passado, ensinado, sustentado e vivido é salvação por guardar a Lei, especialmente o 4º mandamento.
Há, sim, os nossos irmãos que se reúnem lá, salvos pela graça salvadora de nosso Senhor Jesus Cristo. Estes, por amá-lo, procuram guardar a Lei – por amar ao Senhor. Era o caso da minha filha; o caso deste meu amigo, de mais de 20 anos de amizade; mas, infelizmente, a maioria busca ser salvo pela Lei. Esta é a verdade.

Você cita também a passagem onde João fala do Senhor mandar guardar os Seus mandamentos. De quem? Do Senhor Jesus.

E o próprio João explica quais são, em sua primeira epístola. Confira e veja.

Adventista - A guarda do sábado, além de pertencer a lei é, também, uma marca que recebemos de nosso Deus.
Ezequiel 20:20 E santificai os meus sábados; e eles servirão de sinal entre mim e vós para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus.

É, simplesmente, uma resposta natural ao inefável ato de amor demonstrado por Deus a todos nós. Porém vamos pensar! Como podemos ser glorificados por 
Deus se insistimos, conscientemente, em deixar de guardar toda sua lei?
Tiago 2:10 Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos.

Cristão - Amado, pelo teu falar, percebe-se que vc é um dos tais que citei acima – que ama o Senhor e, por isso, quer guardar Seus mandamentos. Mas veja que o shabat é sinal perpétuo para o povo de Israel – e, até onde eu saiba, vc não é ben-Avraham bevasar (filho de Abraão na carne).

Eu guardo o shabat sim – e amo o shabat! O verdadeiro shabat, que é o nosso amado Senhor. E aguardo o vindouro shabat, que é o reino milenar.

Porque ? Veja se você entende o que escrevo: Shemi Yochanan ben shel Yochanan ben-Yawkim veishtó Miryam bath-Yawkim. Shemi ishti Elishevah ushemi benei Devorah, Sharon, Rachel, Yochanan veAriel. Ani ivrit.

A fé sem obras é morta! Está bem claro:

Tiago 2:11 Porque o mesmo que disse: Não adulterarás, também disse: Não matarás. Ora, se não cometes adultério, mas és homicida, te hás tornado transgressor da lei. Tiago 2:12 Falai de tal maneira e de tal maneira procedei, como havendo de ser julgados pela lei da liberdade.

Tiago 2:13 Porque o juízo será sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia; a misericórdia triunfa sobre o juízo.
Tiago 2:14 Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo?

Continuando…
Tiago 2:17 Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma. Tiago 2:18 Mas dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tiago 2:19 Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o crêem, e estremecem. Tiago 2:20 Mas queres saber, ó homem vão, que a fé sem as obras é estéril? Tiago 2:21 Porventura não foi pelas obras que nosso pai Abraão foi justificado quando ofereceu sobre o altar seu filho Isaque? Tiago 2:22 Vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada;
Tiago 2:23 e se cumpriu a escritura que diz: E creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça, e foi chamado amigo de Deus. Tiago 2:24 Vedes então que é pelas obras que o homem é justificado, e não somente pela fé.
Leia o cão 15 de Bereshit (Gênesis) e verás – “Abrão creu e isto lhe foi imputado por justiça”. Por ele ter crido, ele pode depois oferecer seu filho Yitzchak – se não tivesse crido ANTES, como o teria feito?
Para você ficar mais claro – hoje, há muitos que andam com fardas do Exército, por aí – mas não são militares. É o caso das obras, para se salvar.
Mas eu sou militar – e, cedo ou tarde, tenho que usar farda (até na aposentadoria, tive que coloca-la para tirar fotos para dentificação). É como o caso da fé. Sim, tem muitos que dizem que creram – mas a Escritura se explica com a Escritura : João 1 nos diz que crer é receber! Quando creio, recebo o próprio Filho, Aquele que cumpriu todas as Asserei dibroth (“as dez palavras”=Lei de mandamentos).

E ele em mim irá cumpri-la!
O Senhor seja com teu espírito!
Em Cristo Jesus, nosso Senhor
Ir. Nicácio

Nenhum comentário:


Campanha:

Leia um livro!

Ad Bottom