- O Peregrino

O Peregrino

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4:16

test banner

Breaking

Post Top Ad

Minha Rádio

segunda-feira, 16 de julho de 2012

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ E SEU CONCEITO ERRÔNEO DE JESUS COMO PRIMOGÊNITO EM COLOSSENSES 1:15-18.

Enquanto os cristãos, há quase dois milênios, creem que Jesus é o Deus Todo-Poderoso, hereges pelo mesmo tempo têm apregoado um outro "jesus", uma caricatura do Verdadeiro. Os testemunhas-de-jeová fiéis à doutrina de seu corpo governante mundial dos Estados Unidos são o mais destacado exemplo disso.

Um dos textos que provam que Jesus é o Deus Todo-Poderoso é Colossenses 1:15-18. O texto interpretado corretamente, sem o toque dos hereges, é riquíssimo! Analisemos o texto abaixo na [per]Versão Bíblica dos testemunhas-de-jeová e em na Versão Almeida Século 21.
  Com esses dois textos comparados, podemos agora fazer as considerações cristãs.

Acréscimo Pernicioso de [OUTRAS]

Em primeiro lugar, já observamos algo estranho: Por que o texto da TNM é maior do que a da Versão Almeida Século 21? Porque a tática corrupta dos tradutores anônimos dessa "bíblia" foi de acrescentar quatro vezes ao texto sagrado a palavra "outras" diante de coisas. Com que intensão? Ensinar que Jesus foi criado, e mesmo assim criou as outras coisas. Isso é uma tradução horrível! Estão querendo dizer: Jesus é primogênito porque foi criado, e criou todas as OUTRAS coisas, ou seja, tudo além dele.

Para justificar essa aberração, o Livro dos TJs Raciocínio à Base das Escrituras, página 401, diz:

"A palavra grega traduzida aqui por "todas" é pán.ta, forma flexionada de pas. Em Lucas 13:2, ALA traduz isso por "todos os outros". BV  "os demais"; HR diz "todos os mais". (Veja também Lucas 21:29 na BLH e Filipenses na PIB.) Em harmonia com todas as outras coisas que a Bíblia diz a respeito do Filho, a TNM atribui o mesmo sentido a pán.ta em Colossenses 1:16, 17. [...] Assim, indica-se que ele é um ser criado, faz parte da criação de Deus."

O que diz Lucas 13:2, na versão ALA (Almeida Atualizada)? Ali lemos:

"Pensais que estes galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem padecido estas coisas?

No grego original, "os outros" não aparece. É uma adição feita que não muda EM NADA o sentido do texto. Poderia ter sido traduzido tanto por "Pensais que estes galileus eram mais pecadores do que todos os galileus" e "todos os outros galileus" que daria para entender a mesma coisa. O mesmo se dá em Lucas 21:29, que tanto faz o texto rezar "vede a figueira e as outras árvores" e "todas as outras árvores". Mas no caso da TNM, muda completamente o sentido, dando a impressão de que Jesus faz parte do rol de seres criados. É uma tremenda desonestidade intelectual dos hereges usarem exemplos de acréscimos "as outras" em textos que nada mudam o significado para justificar os acréscimos que os TJs fazem em textos que mudam completamente o significado.

Primogênito - O Primeiro Criado ou Herdeiro Acima de Tudo e Todos?

Em segundo lugar, gostaria de citar as palavras de apologistas TJs, explicando sua crença herege sobre Colossenses 1:15-18. Eles insistem em ensinar que Jesus é primogênito da criação porque foi o primeiro a ser criado. Veja como um deles brinca de ser exegeta:

TJ7 (apologista dos TJs) - "Note que o texto não deixa margem para dúvidas. Diz-se que Jesus é a imagem do Deus invisível, e não que ele seja O Deus invisível. Isso está claríssimo no texto. Alguns dizem que a palavra primogênito em 1:15 significa principiador ou principal da criação de Deus, mas note que no contexto a mesma palavra foi usada por Paulo para aludir ao significado de "primeiro".  Observe o verso 18.  Será que Paulo queria com a palavra "primogênito" dentre os mortos dizer que Jesus era o principiador dos mortos?  Queria dizer que Jesus era o principal dos mortos? Acreditamos que não era esse o significado da palavra primogênito em nenhuma das ocorrências; antes, Paulo estava falando de Jesus "se tornar aquele que é primeiro em todas as coisas."  TNM". - Site Pedras Que Clamam.

O problema para o TJ7 e seus co-hereges reside no fato que eles veem a Bíblia como um todo apenas quando querem. Mas o bom exegeta vê como um todo: Jesus é a imagem de Deus (Colossenses 1:15) e é "o Deus" (João 20:28). E Jesus é chamado assim de "imagem de Deus" apenas depois de se fazer homem, ou seja, Ele era Deus e se faz homem à imagem de Deus. Filipenses 2:5-8 diz que Jesus existia na forma de Deus, humilhou-se, e veio na forma de homem.

Depois, o TJ7 e toda a sua patota de hereges não explicou corretamente em que cremos. Primogênito não é entendido pelos cristãos como "principiador". De onde ele tirou isso? Ou seja, ele inventou isso para poder refutar. De fato, Jesus não é o principiador dos mortos. Isso é ridículo. Não cremos nisso. Vamos ajudar o TJ7 e sua patota de hereges anônimos a melhorarem o seu argumento. Vamos usar o argumento oficial da seita a qual representam:

"(2) Antes de Colossenses 1:15, a expressão “primogênito” ocorre mais de 30 vezes na Bíblia, e em todos os casos em que é aplicado a criaturas viventes, tem o mesmo significado — o primogênito faz parte do grupo. “O primogênito de Israel” é um dos filhos de Israel; “o primogênito de Faraó” é um da família de Faraó; “os primogênitos dos animais” são eles próprios animais. O que faz com que alguns atribuam, então, um significado diferente a “primogênito” em Colossenses 1:15? O emprego bíblico, ou a crença à qual já se apegaram e para a qual procuram prova?" - Raciocínios à Base das Escrituras, página 400.

É verdade que por mais de 30 vezes, antes de Colossenses 1:15, a palavra "primogênito", quando se refere a criaturas viventes, tem o mesmo significado: "o primogênito faz parte do grupo". Todavia, qual é a prova que os TJs têm que Jesus aqui faz parte do grupo de seres e coisas criadas, se Jesus é chamado de primogênito não porque faz parte do grupo, mas porque criou o grupo? Sim, observe o texto:
"Ele é o primogênito da criação; porque mediante ele foram criadas todas as coisas". - Colossenses 1:15, 16. 

Então, o texto explica porque Jesus é primogênito: porque criou todas as coisas, não porque foi criado. Assim, primogênito aplicado a Jesus não tem a mesma acepção dos usos para os seres criados, ou criaturas viventes.

Tenho muito raciocinado com esses hereges. Jesus criou todas as coisas, inclusive o tempo e o espaço, tanto físicos quanto espirituais. A Bíblia diz que nele foram criadas TODAS AS COISAS, no céus e na terra, sim, tudo. E isso inclui o tempo e o espaço. Deus existe na eternidade, onde tempo e espaço não existem. Assim, se Deus tivesse criado Jesus, teria que ter posto Jesus num espaço e num tempo já criados antes do próprio Jesus. Mas se assim fosse, Jesus não teria criado todas as coisas, porque o tempo e o espaço já teriam sido criados. 

Então, os apologistas TJs se vendo em desespero inventam respostas do tipo: "É que Jesus, ao ser criado, é o marco zero do tempo e do espaço", mas uma resposta dessas não resolve o problema, pois Jesus não teria participado em criar o tempo e o espaço, apenas teria começado a existir junto com o tempo e o espaço. A grande verdade é que Jesus, o Deus Criador, junto ao Pai e o Espírito Santo, da eternidade, criou tudo o que existe na realidade dos seres e coisas criados. E por viver junto ao Pai e o Espírito Santo na eternidade, e ser o meio pelo qual o Deus Triúno criou tudo, HERDA tudo. Assim, Jesus é primogênito por ser o Herdeiro de Deus desde a eternidade. Por isso, Jesus é o "herdeiro" da criação porque mediante ele tudo foi criado.

Mas se Jesus é primogênito na acepção de ser herdeiro da Criação, por que Colossenses 1:18 o chama de primogênito dentre os mortos? Significa isso que Jesus é o herdeiro dentre os mortos? Obviamente, os substantivos mudam de significado conforme a preposição que trazem consigo. Uma coisa é herdeiro dos mortos, outra "dentre os mortos". A expressão "dentre os mortos" delimita o significado do substantivo "primogênito", nessa expressão. Colossenses 1:18 diz que Jesus é o primeiro, o primogênito dentre os mortos, ou seja, o próprio texto explica: Jesus foi o primeiro, dentre os mortos, a ser ressuscitado, e aí sim ele faz parte do grupo, ou seja, dos outros que morreram. 

Mas por que, então, quando se diz que Ele é o primogênito da criação Ele não faz parte do grupo e quando se diz que Ele é o primogênito dentre os mortos, ele faz parte do grupo? Por uma simples razão: Quem criou tudo foi Deus, quem ressuscitou foi o homem Jesus. Assim, Jesus, como Deus, existe na Eternidade. Como homem ressuscitado, em corpo glorificado, existe na realidade das coisas criadas. É este homem Jesus, ressuscitado, o nosso mediador entre Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) e os homens. (1 Timóteo 2:5) Nos céus espirituais, para onde Deus emana e transcende, Jesus é o Sumo Sacerdote. Quando ali estivermos, veremos a Deus, não na sua Eternidade, realidade na qual só Deus é (existe). 

Infelizmente, os TJs são vítimas do seu corpo governante. Jamais, a menos pela graça de Deus, entenderão essas verdades. Jesus, hoje, é Deus (na Eternidade) e na realidade das coisas criadas, e é homem ressuscitado com corpo glorificado, na realidade das coisas criadas. Como Deus, é onipresente e onisciente, como homem ressuscitado em corpo glorificado, está nos céus, intercedendo por nós a Deus.

Em Jesus, tudo subsiste. Só em Deus pode subsistir todas as coisas. Ensinar que Jesus é criatura e criou tudo é por nas mãos de uma criatura o que só Deus pode fazer perfeito. 

Conclusão

Os TJs e seus apologistas precisam explicar como podemos ser a imagem de Deus, se creem que o Pai, Deus, disse a Jesus: Façamos o homem à nossa imagem, segundo à nossa semelhança. (Gênesis 1:26) Se Jesus não é o Deus Todo-Poderoso, mas um arcanjo Miguel criado, como ensinam, então quando Deus diz "NOSSA imagem" e "NOSSA semelhança" significaria que somos a imagem de Deus e de um arcanjo. 

Os adeptos dessa seita, para a glória de Deus, um dia reconhecerão de joelhos, para sua grande humilhação, que Jesus é o Senhor para a glória de Deus Pai. Entenderão que há um único Senhor, e que esse Senhorio está no Pai, no Filho e no Espírito Santo. De joelhos. Eu não faço a menor ideia do tamanha que cada cueca, de cada um dos TJs, ficará diante do Deus Triúno, naquele dia.  

Por: Fernando Galli
http://www.ia-cs.com/2012/06/testemunhas-de-jeova-e-seu-conceito.html#more

Nenhum comentário:


Campanha:

Leia um livro!

Ad Bottom