- O Peregrino

O Peregrino

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4:16

test banner

Breaking

Post Top Ad

Minha Rádio

quinta-feira, 17 de maio de 2012


A Bíblia ensina Deus é o primeiro e o último. (Isaías 44:6) E diz que Jesus é o primeiro e o último. (Apocalipse 1:17, 18; 2:8) Logo, cremos que Jesus é Deus. Esse argumento, de fato, soa como uma bomba no seio dos hereges, que precisam desesperadamente articular suas "enganações" e "justificações" para argumentar contra o óbvio - a Divindade de Jesus.

Um dos defensores da doutrina do Corpo Governante é o Sr. Rubens Dantas. Evidentemente, não tenho nada contra a pessoa dele. Mas como ele postou no Youtube um vídeo contra nossas crenças, tenho o prazer de refutar suas argumentações. O Vídeo está em inglês, e como é de domínio público, apenas estou reproduzindo, e até mesmo divulgando o site deste nobre senhor. 

O Vídeo 

Propus-me a fazer uma refutação do vídeo a seguir, e desde já me proponho a conceder um espaço ao Sr. Rubens Dantas para sua réplica. Será o maior prazer tê-lo em meu blog. Caso você não entenda Inglês, não se preocupe que exporei abaixo os pontos altos do vídeo. Se souber, melhor ainda.

O nobre Sr. Rubens Dantas argumenta que pela mesma razão que se dissermos que "todos os cavalos têm quatro pernas e meu gato tem quatro pernas" isso não implica que meu gato é um cavalo, da mesma forma o fato de Jesus e Jeová serem chamados de "o primeiro e o último" não significa que Jesus seja Jeová.

Obviamente que se eu disser: Sr. Rubens tem duas orelhas e meu jumento tem duas orelhas, jamais iríamos acreditar que o Sr. Rubens é um jumento. Onde está o erro da comparação sofisma deste respeitável senhor? No fato de que muitos podem ter quatro pernas e duas orelhas, mas apenas um pode ser o primeiro e o último. Se meu cavalo e meu gato possuem quatro pernas, um não anula o outro. Mas se Jeová e Jesus são o "Primeiro e o Último", ou Jesus é Jeová como Deus, ou temos uma enorme contradição, caso não sejam o mesmo Deus, em natureza, em essência, pois não pode haver dois primeiros, quando um teria sido criado pelo outro.

Além desse argumento, o Sr. Rubens Dantas afirma que quando Jesus é chamado de "O Primeiro e o Último", há uma intenção com isso, e sempre está relacionada com a morte e ressurreição de Jesus. Por que ele pensa assim? Porque o Corpo Governante o ensinou a pensar dessa forma, e ele e todas as TJs acreditaram. Veja:

"No entanto, nosso espanto não precisa dar lugar a um temor mórbido. Jesus tranquilizou João, conforme o apóstolo relata a seguir. “E ele pôs a sua mão direita sobre mim e disse: ‘Não temas. Eu sou o Primeiro e o Último, e o vivente.’” (Revelação 1:17b, 18a) Em Isaías 44:6, Jeová descreve legitimamente sua própria posição como o único e exclusivo Deus todo-poderoso, dizendo: “Sou o primeiro e sou o último, e além de mim não há Deus.” Quando Jesus se apresenta pelo título de “o Primeiro e o Último”, ele não está reivindicando igualdade com Jeová, o Grandioso Criador. Usa um título que lhe foi devidamente dado por Deus. Em Isaías, Jeová fez uma declaração sobre a Sua posição exclusiva de verdadeiro Deus. Ele é o Deus eterno, e além dele, de fato, não há Deus assim. (1 Timóteo 1:17) Em Revelação, Jesus fala sobre o título que lhe foi dado, trazendo à atenção sua extraordinária ressurreição." - Revelação - Seu Grandioso Clímax Está Próximo, página 28.
Estudar heresias envolve descobrir onde está a falcatrua, o embuste do herege, em meio às verdades que usa. É como descobrir onde o vírus está localizado. Na citação acima, tudo parece bíblico. O vírus-falcatrua está na frase: "Usa um título que lhe foi devidamente dado por Deus". Será que o Corpo Governante poderia citar um único versículo na Bíblia que prove Jesus recebendo este suposto título? NO! É mentira vergonhosa, de quem tem o diabo como fonte de ensinos! Jesus não disse que tem esse título, mas disse "Eu sou". É natureza de Jesus ser o Primeiro e o Último. Mas veja a continuação do embuste do Corpo Governante, repetido por seus asseclas:
"Jesus foi deveras “o Primeiro” humano a ser ressuscitado para a vida espiritual, imortal. (Colossenses 1:18) Além disso, ele é “o Último” ressuscitado assim pelo próprio Jeová. Torna-se assim ‘o vivente que vive para todo o sempre’. Ele usufrui a imortalidade. Neste respeito, é semelhante ao seu Pai imortal, que é chamado de o “Deus vivente”. (Revelação 7:2; Salmo 42:2) Para todos os outros da humanidade, o próprio Jesus é “a ressurreição e a vida”. (João 11:25) Em harmonia com isso, ele diz a João: “Fiquei morto, mas, eis que vivo para todo o sempre, e tenho as chaves da morte e do Hades.” (Revelação 1:18b) Jeová concedeu-lhe a autoridade de ressuscitar os mortos. É por isso que Jesus pode dizer que ele tem as chaves para abrir os portões para aqueles que a morte e o Hades (o domínio da sepultura) mantêm presos. — Veja Mateus 16:18.
Nesta argumentação falaciosa acima, os vírus-falcatruas se proliferaram. Querem afirmar que a frase de Jesus "Eu sou o Primeiro e o Último, e o vivente; e fiquei morto, mas, eis que vivo para todo o sempre" indica que Ele é o primeiro a ter morrido e ressuscitado para a vida celestial. Seria como se argumentassem:

"Está vendo? O texto diz que Jesus é o Primeiro e o Último porque ele ficou morto e passou a viver; assim, o título "ó Primeiro e o Último" tem a ver com sua morte e ressurreição."
Eu me lembro quando ensinava este absurdo. Todavia, o texto não diz tal coisa. No grego, nada indica que o segundo período seja uma explicação do primeiro. Da mesma forma, em Apocalipse 2:8, lemos: "Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver." Novamente, não se diz "porque esteve morto e passou a viver". A interpretação de um bom exegeta deve conter partes que se encaixam. Por exemplo, o Corpo Governante ensinou seus asseclas que Jesus é o Primeiro por ser o primogênito dentre os mortos, conforme Colossenses 1:18. Mas observe bem o que o texto reza:

"Ele é a cabeça do corpo da Igreja. Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia." - ALA.
Observe que em momento algum o texto ensina que Jesus é o primeiro e o último por ter sido ressuscitado dentre os mortos. Ser o princípio é uma coisa, ser o primogênito é outra. Jesus é o princípio antes de ter sido morto e ressuscitado. Apocalipse 3:14 o chama de "o princípio da criação de Deus", pois foi o originador dela. Mas nada a ver com ser o Primeiro e o Último. Por isso, Deus se diz: "Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim". Teria o alfabeto grego duas letras alfas? Ou uma corrida de carro, dois primeiros e dois últimos? Ou um filme dois princípios e dois fins? Assim, tais expressões são atributos de Deus, indicando sua eternidade, e se são aplicadas a Jesus, é porque Ele é tão Deus quanto o Pai e o Espírito Santo.

Outra heresia macabra do Corpo Governante é ensinar que Jesus usufrui imortalidade e, por isso, é semelhante a seu Pai, Jeová. Preste atenção no vírus-falcatrua: A Bíblia não ensina que Ele usufrui imortalidade, como se Jesus, como Espírito Vivificante, tivesse herdado ela. Se Jesus é o mesmo hoje, ontem e sempre (Hebreus 13:8), nada mudou nele. Infelizmente, esse é o ensino dos que mais rebaixam a Cristo, a saber, que Jesus morreu, e até que fosse ressuscitado, deixou de existir. E quando ressuscita, herda a imortalidade. Em momento algum a Bíblia ensina tal coisa. Primeiro, porque contraria Hebreus 13:8. Segundo, porque Jesus predisse que Ele mesmo se ressuscitaria, ao dizer que "eu reconstruirei este templo", referindo-se a ressurreição de seu corpo. (João 1:19-21) Assim, seu Espírito (Deus), juntamente com Pai e Espírito Santo, participam da ressurreição do homem Jesus. Isso destrói outra heresia do Corpo Governante, mencionada acima, que Jesus é a ressurreição e a vida apenas para os outros da humanidade. Como Deus, Jesus é a ressurreição e a vida para o homem Jesus, também.

Retornando ao vídeo do Sr. Rubens Dantas, no afã de provar sua crença de que Jesus não é Deus por ser o Primeiro e o Último, ele passa a valer-se das semelhanças entre José do Egito e Jesus, em sua obra. Raciocina, em outras palavras: "Ambos José e Jesus foram amados por seus pais, foram odiados por seus irmãos, foram enviados do pai para os irmãos, ambos foram levados ao Egito, foram vendidos por um preço de escravo", entre outras semelhanças. Então, ele faz a incrível pergunta: "Deve isso significar que Jesus é José ou que José é Jesus?"

Esse argumento para inglês-ver soou-me como uma afronta à boa exegese. Primeiro, porque ele usou semelhanças que podem ser compartilhadas por Jesus e José, para explicar uma semelhança que não pode ser compartilhada por seres diferentes, a qual é: Ser o Primeiro e o Último. Ninguém mais além de Deus pode ser o Primeiro e o Último. Segundo, comparar Jesus e Josué com Deus-Pai e Jesus é no mínimo uma aberração, meio este usado muito pelas TJs, quando nos questionam: "Jesus tem um Pai. Você pode ser pai de você mesmo?" Em último lugar, nem os cavalos, nem meus gatinhos, que possuem quatro pernas, se tivessem o mínimo de inteligência, teria a coragem de postar um vídeo com aberrante comparação.

O Sr. Rubens Dantas, por eu ter sido dezessete anos TJ, evita qualquer diálogo comigo. Inclusive me bloqueou de seus e-mails e de seu Canal Youtube. Em contrapartida, meu coração o ama e o respeita como pessoa, e sempre que desejar estarei disposto até mesmo a recebê-lo em minha casa, para conversarmos respeitosamente sobre o assunto que ele quiser, inclusive sobre seus métodos de interpretação bíblica. Sobre seu comportamento induzido para com minha pessoa, faço minhas as palavras de Jesus, que o perdoo porque não sabe o que faz. Que Deus, YHWH, em nome de Jesus Cristo, HO THEOS MOU HO KYRIOS MOU (O DEUS DE MIM E O SENHOR DE MIM - João 20:28), o livre dessa seita para a glória de Deus-Pai. Amém! - Fernando Galli




Nenhum comentário:


Campanha:

Leia um livro!

Ad Bottom