É comum ouvir pessoas alegando que cristãos, judeus e muçulmanos adoram o mesmo Deus. Não é verdade. Ao contrário daqueles que adoram Alá, ou daqueles judeus que afirmam adorar o Deus de Abraão, os cristãos adoram o Deus verdadeiro e vivo, que se revela em três pessoas como Pai, Filho e Espírito Santo.
Foi dito que a Santíssima Trindade é a doutrina mais distintiva do cristianismo. Embora em muitos aspectos a doutrina da Trindade esteja além da nossa compreensão, acreditamos nessa doutrina porque é assim que Deus se revela a nós em sua palavra, como Pai, Filho e Espírito Santo, que são o único Deus verdadeiro.
A doutrina da Trindade é um tópico difícil de discutir, porque ela estica os limites da linguagem e da lógica humanas. Apesar das dificuldades que essa doutrina nos apresenta, devemos crer e confessar que Deus é trino, porque é assim que Deus se revela a nós em sua palavra.
As três pessoas da Divindade são reveladas como iguais em divindade, glória e majestade. Cada uma das três pessoas é expressamente chamada de “Deus” no Novo Testamento. E a cada uma delas são atribuídos os mesmos atributos divinos (isto é, simplicidade, asseidade, imutabilidade), bem como a mesma glória e majestade que são atribuídas às outras pessoas da Trindade.
As Escrituras revelam que há apenas um Deus. Em Deuteronômio 6:4 , Moisés declara: “Ouve, ó Israel: O Senhor nosso Deus é o único Senhor.” Em Isaías 44:6 , lemos: “Eu sou o primeiro e eu sou o último; além de mim não há deus.” Essa mesma afirmação é encontrada em todo o Novo Testamento, embora aprendamos sobre três pessoas distintas na Divindade, Pai, Filho e Espírito Santo. Em 1 Coríntios 8:4-6 , Paulo escreve: “não há Deus senão um só. Pois, embora possa haver os chamados deuses no céu ou na terra — como de fato há muitos `deuses' e muitos `senhores' —, contudo, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos, e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem são todas as coisas e por meio de quem existimos.” Em outro lugar, Tiago escreve: “você crê que Deus é um; você faz bem. Até os demônios creem — e estremecem!” ( Tiago 2:19 ). As Escrituras são claras como cristal: há apenas um Deus.
No entanto, a Bíblia ensina claramente que, embora haja um Deus, ele é revelado em três pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo. As três pessoas da Divindade são mencionadas juntas em todo o Novo Testamento. Quando Jesus é batizado por João Batista, o Pai declara: “este é meu Filho amado, em quem me comprazo”, assim como o Espírito de Deus desceu sobre Jesus como uma pomba ( Mateus 3:16-17 ). Em Mateus 28:19 , Jesus ordena a seus discípulos que “ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. A missão da igreja é ir ao mundo e fazer discípulos batizando-os em nome (singular) de três pessoas da Divindade (Pai, Filho e Espírito Santo).
Em sua bênção em sua segunda carta aos Coríntios, Paulo abençoa seus leitores em nome do Deus Trino ( 2 Coríntios 13:14 ). “A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês.” Em João 14:26 , Jesus informa aos discípulos que “o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará todas as coisas.” Como Deus em carne humana (cf. João 1:14 ), Jesus menciona tanto o Espírito Santo quanto o Pai como iguais.
Outra linha de evidência para a Trindade na Bíblia é que os mesmos atributos divinos, glória e majestade são atribuídos a cada uma das três pessoas da Divindade. As Escrituras ensinam que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são eternos. De acordo com Isaías, Deus diz: "Eu sou o primeiro e o último" ( Isaías 44:6 ) e Paulo acrescenta que Deus é "eterno" ( Romanos 16:26 ), ou seja, sem começo ou fim. João registra o Filho dizendo: "Eu sou o primeiro e o último" ( Apocalipse 22:13 ) e Miquéias observa que sua "vinda e ida são desde a eternidade" ( Miquéias 5:2 ). Em Hebreus, lemos sobre o Espírito Santo como "o Espírito eterno" ( Hebreus 9:14 ). Pai, Filho e Espírito Santo são eternos, sem começo ou fim.
As Escrituras também falam do fato de que o Pai, o Filho e o Espírito Santo criaram todas as coisas. Paulo afirma: “Deus que criou todas as coisas” ( Efésios 3:9 ), enquanto o salmista declara: “Saibam que o Senhor é Deus! Foi ele quem nos fez, e nós somos dele” (Salmo 100 ). No entanto, no evangelho de João, lemos sobre o Filho: “todas as coisas foram feitas por meio de [Jesus], e sem ele nada do que foi feito se fez” ( João 1:3 ). Em Colossenses 1:15-17 , Paulo escreve que Jesus “é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. Pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e nele todas as coisas subsistem.” Em Jó, lemos sobre o Espírito Santo, pois “o Espírito do SENHOR me fez.” Em Gênesis 1:1 lemos que na criação “o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas”. Diz-se que o Pai, o Filho e o Espírito Santo criaram todas as coisas.
O que podemos dizer do Pai, podemos dizer do Filho e do Espírito Santo. Sempre achei essa definição de Charles Hodge sucinta e útil.
“O Pai diz Eu; o Filho diz Eu; e o Espírito diz Eu. O Pai diz Tu ao Filho, e o Filho diz Tu ao Pai; e da mesma maneira o Pai e o Filho usam os pronomes Ele e Ele em referência ao Espírito. O Pai ama o Filho; o Filho ama o Pai; o Espírito testifica do Filho. O Pai, o Filho e o Espírito são separadamente sujeito e objeto. Eles agem e são agidos, ou são objetos de ação. Nada é adicionado a esses fatos quando se diz que o Pai, o Filho e o Espírito são pessoas distintas; pois uma pessoa é um sujeito inteligente que pode dizer Eu, que pode ser endereçado como Tu, e que pode agir e ser o objeto de ação. A soma dos fatos acima é expressa na proposição: O único Ser divino subsiste em três pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo. Esta proposição não acrescenta nada aos fatos em si; pois os fatos são (1.) Que há um Ser divino. (2) O Pai, o Filho e o Espírito são divinos. (3.) O Pai, o Filho e o Espírito são, no sentido que acabamos de declarar, pessoas distintas. (4.) Sendo os atributos inseparáveis da substância, as Escrituras, ao dizer que o Pai, o Filho e o Espírito possuem os mesmos atributos, dizem que são um em substância; e, se são iguais em substância, são iguais em poder e glória.”
Como vemos neste breve resumo da evidência bíblica, devemos afirmar que há um Deus que existe em três pessoas distintas – Pai, Filho e Espírito Santo, que são iguais em glória, majestade e poder. É assim que Deus se revela em sua palavra.
Por Kim Riddlebarger
Fonte: https://heresiolandia.blogspot.com
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