Esperança em nossa era secular - O Peregrino

O Peregrino

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4:16

test banner

Breaking

Post Top Ad

Minha Rádio

domingo, 15 de julho de 2018

Esperança em nossa era secular

Traduzido por Anderson Rocha – Artigo original aqui.

Não foi a primeira vez que uma jovem evangélica se lamentou pelo caráter rebelde e sem objetivo de seu irmão mais novo. Crescendo juntos, sua casa tendeu para o fim fundamentalista do espectro protestante. Igreja era obrigação; a dúvida foi desencorajada. Mais tarde na faculdade ela encontrou seu caminho em uma congregação evangélica que tendeu para a teologia reformada, mas seu irmão mais novo nunca pareceu crescer. Ele deliberadamente antagonizou seus pais e irmã.

Ela descreveu para mim uma cena que tipificava seu protesto. Enquanto se reuniam na sala de estar, enquanto o resto da família assistia televisão ou lia uma revista, seu irmão exibia sua cópia de um discurso de Richard Dawkins contra a religião. Só que ele não parecia estar realmente lendo o livro. Em vez disso, ele olhou por cima das páginas para ver que tipo de reação ele estava incitando.

Caso clássico de uma “história de subtração”, eu disse a ela. Um o que? O termo vem de um livro de 2007 chamado Uma Era Secular, do filósofo católico Charles Taylor. Seu irmão provavelmente não poderia explicar quaisquer objeções científicas ou filosóficas sofisticadas ao cristianismo. Mas ele encontrou em Dawkins uma “narrativa de herói” para explicar seu “amadurecimento”, sua maturação longe da religião infantil de sua juventude e família.

“O núcleo da história da subtração consiste nisto”, escreve Taylor em Uma Era Secular, “que nós só precisávamos tirar essas condenações perversas e ilusórias de nossas costas, e o valor do desejo humano comum brilha, em sua verdadeira natureza, como sempre foi”.

O fundamentalismo não pôde proteger este jovem das forças da modernidade que tornam a fé cada vez mais implausível. De fato, um fundamentalismo intelectualmente restritivo poderia até ter tornado sua reação mais provável, porque, como Taylor observa, “quanto mais infantil é a fé, mais fácil é a inversão”.

Os apologistas evangélicos têm tradicionalmente respondido com provas bíblicas e contrapontos técnicos ao materialismo científico como popularizado na última década – mais pelos chamados Novos Ateus, incluindo Dawkins. Mas e se a ciência, a razão e a lógica não forem o problema ou a solução para a fé consistente? E se o desafio for muito mais profundo?

E se o problema da nossa era secular for mais fundamental?

Nada mais formativo

Provavelmente nenhum livro publicado nos últimos 10 anos foi tão formativo para o meu pensamento e ministério como Uma Era Secular de Taylor. Taylor (n. 1931) desafia minha própria fé tanto quanto me prepara para aconselhar outros crentes que nadam contra o rio em culturas que não favorecem a crença. Lamento que a duração de seu trabalho (quase 900 páginas) e a densidade de sua prosa impeçam a maioria dos pastores e outros líderes cristãos de até mesmo pegar o livro. Ainda assim, continuo convencido de que aceitar o desafio de Taylor equiparia os cristãos com um inestimável contexto histórico, teológico, sociológico e filosófico enquanto realizam a Grande Comissão (Mt 28:18-20) em nossa era secular. Pastores, missionários e assistentes sociais, em particular, seriam beneficiados.

“Na verdade, este é o público principal deste livro precisamente porque acredito que a análise de Taylor pode ajudar pastores e plantadores de igrejas a entender melhor os contextos em que eles proclamam o evangelho”, escreve James K. A. Smith, professor de filosofia na Faculdade Calvin. Provavelmente nenhum autor fez mais que Smith para popularizar Taylor em benefício da igreja. “De muitas maneiras, Uma Era Secular de Taylor equivale a uma antropologia cultural para a missão urbana” (xi).

O propósito de Nossa Era Secular, então, é ler e aplicar Taylor a vários aspectos da vida e missão da igreja. Intérpretes e praticantes avaliarão Taylor de múltiplas perspectivas, incluindo sua leitura da Reforma e da filosofia medieval, e aplicarão Uma Era Secular a tudo, desde a saúde à liturgia, à cultura pop e à política. Nesta introdução, pretendo familiarizar os leitores, muitos dos quais nunca escolherão Uma Era Secular, com os argumentos básicos de Taylor e também com um intérprete-chave da última década. E procuro demonstrar uma maneira particular pela qual Taylor aprofundou minha compreensão como escritor, pai e líder da igreja.

Somos todos Thomas agora

Nada sobre a fé é fácil em uma era secular.
“A fé é carregada, a confissão é assombrada por um senso inescapável de sua contestabilidade”, escreve Smith. “Não acreditamos em vez de duvidar; nós acreditamos enquanto duvidamos. Somos todos Thomas agora”.

A religião em uma era secular é um assunto privado. É por isso que os tribunais, a mídia e outros guardiões culturais respondem com incredulidade quando os crentes reivindicam proteção constitucional pelo seu direito de praticar religião em praça pública. Especialmente antes da Reforma do século 16, mas por um longo tempo depois, a religião era comumente conhecida como uma prática coletiva com responsabilidade comunal pelo bem do todo. Conformidade foi necessária.

“Em um mundo de indigência e insegurança, de morte perpetuamente ameaçadora, as regras da família e da comunidade pareciam a única garantia de sobrevivência”, escreve Taylor. “Modos modernos de individualismo pareciam um luxo, uma indulgência perigosa”.

Hoje, porém, a religião é o luxo, a indulgência perigosa. A fé é agora mais difícil que a incredulidade. Estamos à deriva em mares tempestuosos de dúvida – todo homem, mulher e criança lutando pelo bote salva-vidas da crença. Algo fundamental mudou na cultura ocidental, que é mais profunda do que mudanças externas na tecnologia. Então o que aconteceu? Essa é a questão que Taylor procura responder.

“Como nos movemos de uma condição em que, na cristandade, as pessoas viviam ingenuamente dentro de uma interpretação teísta, para uma em que todos nós desviávamos entre duas posturas, nas quais a interpretação de todos aparece como tal; e na qual, além disso, a descrença se tornou para muitos a principal opção de inadimplência?” .

O mundo mudou. E a religião mudou junto.

Deus como Deus

Menos de um ano depois de Taylor publicar Uma Era Secular, publiquei o livro Jovem, Inquieto, Reformado: A trajetória de um jornalista com os novos calvinistas. Neste livro, procurei descrever uma mudança inesperada nas crenças e práticas dos jovens evangélicos. Ao mesmo tempo em que o deísmo terapêutico moralista passou a ser conhecido como a religião padrão dos adolescentes americanos, uma minoria significativa de evangélicos tinha ido em busca de uma teologia mais antiga e mais contracultural. Eles encontraram no calvinismo.

Em viagens pelos Estados Unidos, eu perguntei aos jovens e velhos leigos e clérigos: “Por quê?”. Eu nunca esquecerei um pastor que respondeu: “Porque é verdade.” Claro, eu disse, mas por que seria subitamente popular depois de um declínio constante desde pelo menos o início de 1800? Eu publiquei o livro sem uma resposta suficiente. Mas Taylor me ajudou a encontrar essa resposta – e um aviso.

Taylor fornece explicações históricas e filosóficas para o que Christian Smith e seus colegas com o Estudo Nacional da Juventude e da Religião revelaram em suas pesquisas. Os números decrescentes de jovens ocidentais que praticam a religião são doutrinados em uma versão que enfatiza Deus como distante e não envolvido, embora preocupado com nosso bom comportamento. Principalmente ele só quer que sejamos felizes. A religião visa nos dar o que queremos, em termos materiais ou terapêuticos. É claro que não é assim que a Bíblia retrata Deus ou como os cristãos historicamente o entenderam.

A principal questão teológica para a nossa era secular, então, é esta: Deus consegue ser Deus? A resposta, mesmo para muitos cristãos autodescritos, é: “Não, apenas em nossos termos”. Você verá muitos jovens adultos que cresceram em igrejas evangélicas tentando argumentar que, a menos que reformulemos as noções bíblicas e históricas de Deus, nós perderemos as próximas gerações e, para elas, esse ultimato faz sentido. Em nossa era secular, eles não poderiam manter a fé ortodoxa. Um Deus que não é para nós, dizem eles, não pode ser contra nós. Como Taylor diz sobre esses argumentos em Uma Era Secular, a mudança para o eu fundamentalmente reconfigurou o cristianismo:

E, portanto, o que foi por muito tempo e permanece para muitos o coração da piedade cristã e devoção: amor e gratidão pelo sofrimento e sacrifício de Cristo, parece incompreensível, ou mesmo repulsivo e assustador para muitos. Para celebrar um ato tão terrível de violência como uma crucificação, para torná-lo o centro de sua religião, você tem que estar doente; você tem que estar perversamente ligado à automutilação, porque ameniza seu ódio a si mesmo, ou acalma seus medos de auto-afirmação saudável. Você está elevando a autopunição, que o humanismo libertador quer banir como uma patologia para o nível do numinoso.

Mencionei que Taylor me ajudou a responder: “Por que Teologia Reformada hoje?” Veja como: Você realmente só tem duas opções em uma era secular. Ou Deus é para você, em seus próprios termos, ou Deus define os termos. E a teologia reformada, com doutrinas como a eleição incondicional, revela o Deus trino como transcendente e inescrutável, ainda imanente e solidário. Deus não é um simples mordomo cósmico. Para ler sobre um Deus que não atende apenas aos nossos caprichos, você precisará da ajuda de teólogos das gerações anteriores. Pelo menos para uma minoria crescente de jovens evangélicos, o teólogo reformado do século 18 Jonathan Edwards ainda é seu companheiro de casa, mais de 10 anos depois.

“Isto é o que torna Jonathan Edwards não apenas impensável, mas também repreensível às sensibilidades modernas: o Deus de Edwards é sobre Deus, não sobre nós”.

Esperança apologética

O calvinismo não estaria ganhando popularidade em nossa era secular, se fosse apenas contracultura. Você não pode simplesmente voltar o relógio para a Genebra do século XVI ou para Massachusetts do século XVIII. As condições da crença mudaram. Para ver Taylor aplicado hoje, você precisa visitar Timothy Keller em seu contexto totalmente secular de Manhattan.

Comparado aos nossos antepassados, temos um problema maior com o mal e o sofrimento. Eles lamentaram o mal e o sofrimento – e eles experimentaram mais do que nós. Enquanto isso, exigimos respostas de Deus e nos engajamos na teodiceia. Por que nós, diferentemente de nossos ancestrais, acreditamos que a existência do mal poderia refutar a Deus?

“Os povos antigos não presumiam que a mente humana tivesse sabedoria suficiente para julgar como um Deus infinito estava se desfazendo das coisas”, explica Keller em seu mais recente trabalho apologético, Deus Fazendo Sentido, um título que Taylor certamente notaria com interesse. Taylor descreve como a mesma filosofia que nos deu a medicina moderna também nos deu um ceticismo moderno:
A grande invenção do Ocidente foi a de uma ordem imanente na Natureza, cujo trabalho podia ser sistematicamente entendido e explicado em seus próprios termos, deixando em aberto a questão de se toda essa ordem tinha um significado mais profundo e se, se o fizesse, deveríamos inferir um Criador transcendente além dela. 

Dadas essas condições, Keller pretende dar aos céticos modernos uma razão para Deus. E a abordagem apologética de Keller lembra muito a de Taylor. Smith descreve apologética de Taylor em três etapas. Primeiro, nivelar o campo de jogo com os secularistas, apontando os problemas enfrentados em ambos os lados. Em segundo lugar, mostre como os relatos “imanentistas” ficam aquém da solução do problema de uma maneira emocional e intelectualmente satisfatória. Terceiro, revelar como os cristãos poderiam explicar melhor a experiência humana. Compare essa abordagem ao processo de três etapas de Keller: entre na cultura, desafie a cultura e depois apele à cultura.

A menos que você leia todo o caminho através de Uma Era Secular, você pode ter a impressão de que Taylor vê pouca esperança para o futuro do cristianismo. Mas ele e Keller, ambos vêem um limite para quanto tempo os secularistas podem demonizar a religião de nossa herança ocidental. Porque à medida que a religião vai embora, o mal não contraria as projeções de Dawkins e sua coorte. E as esperanças seculares de justiça universal e benevolência não podem ser construídas sobre uma mera “teoria da subtração”. Quanto mais esperamos dos outros, mais eles nos decepcionarão, Taylor argumenta: “Nossa época faz exigências mais elevadas de solidariedade e benevolência sobre as pessoas hoje do que nunca”. Não é sustentável. Deus continua a assombrar essa era secular com nosso desejo de bondade. Taylor escreve:

Nossa era está muito longe de se acomodar em uma incredulidade confortável. Embora muitos indivíduos o façam, e mais ainda pareçam estar do lado de fora, a inquietação continua à tona. Poderia alguma vez ser diferente? A era secular é esquizofrênica, ou melhor, profundamente atravessada por pressões. As pessoas parecem estar a uma distância segura da religião; e ainda assim eles estão muito comovidos em saber que existem crentes dedicados… .É como se muitas pessoas que não querem seguir, no entanto, desejem ouvir a mensagem de Cristo, que ela seja proclamada lá fora. 

Comova-se, igreja. Mas cuidado. Taylor vê problemas em nosso campo.

Mais um mecanismo de enfrentamento?

Enquanto muitos leitores reformados leram Taylor com proveito, isso não significa que ele necessariamente simpatiza com seu projeto. Resumindo, Taylor falha com a Reforma Protestante e o cristianismo evangélico moderno por desencantar o mundo e voltar o foco para o eu ao invés de Deus através de rituais religiosos compartilhados. Ele lamenta a mudança da fé encarnada para a fé intelectual no que ele chama de Reforma, descrita por Smith como “o termo guarda-chuva de Taylor para uma variedade de movimentos medievais e primitivos que estavam tentando lidar com a tensão entre as exigências da vida eterna e as demandas da vida doméstica”.

Eu não esperaria que um católico praticante como Taylor elogiasse a Reforma. E não há dúvida de que a Reforma desencadeou uma torrente de práticas e crenças que os reformadores magistrais fizeram e condenariam. Se nada mais, Taylor corrige os crentes em Genebra e também em Roma, quando ele diz: “Talvez não haja uma ‘idade de ouro’ do cristianismo”. Então, mesmo quando me oponho à crítica de Taylor, quero ouvi-lo. E com a ajuda de Taylor, vemos um grande problema à frente dos jovens, inquietos, reformados.

O componente “inquieto” do apelido tem atraído a maior atenção na última década e por um bom motivo.

Não parece se encaixar quando justapostos a “reformados”. Mas esse é o ponto. Escrevendo em 2007, eu não sabia como as coisas iriam mudar. Taylor capta por que a teologia de Edwards e a apologética moderna de Keller “Deus como Deus” atrairia muitos jovens evangélicos que tentam contrariar uma era secular. Ao mesmo tempo, Taylor me mostrou por que a teologia reformada ofereceria uma história sedutora de “maioridade” para jovens que cresceram em congregações pragmáticas ou liberais. Algo parecido com o jovem lendo Dawkins, ler Edwards tornou-se, para alguns deles, uma maneira conveniente e até mesmo segura de criar uma identidade individual à parte dos pais e da igreja local. Mas seus próprios filhos em nossa era secular podem se rebelar em outra direção? Ainda não sabemos, então, se os filhos dos “jovens, inquietos, reformados” irão absorver mais dos inquietos ou dos reformados.

A pregação de suas igrejas e o ensino de seus pais os afastaram da necessidade de autenticidade individual?

Ou a teologia reformada se tornou apenas mais uma ferramenta para lidar com nossa era secular?

Teste de fé

Isso não é uma questão abstrata. É um teste de fé genuína. Se a religião pura e imaculada é sobre Deus e não apenas o nosso próprio florescimento, então nos levará a “visitar órfãos e viúvas em sua aflição, e manter-se livre do mundo” (Tiago 1:27). Onde você vê santidade, sacrifício e amor, você vê uma religião que se deleita em Deus, religião que pode sobreviver a uma era secular. Edwards diria que esses são sinais seguros de afeição religiosa. Em nossa linguagem moderna, eles são sinais de que estamos seguindo o Cristo ressuscitado e não apenas tratando de nossas necessidades terapêuticas.

Se ele reconhece ou não, Taylor alinha com pelo menos um aspecto fundamental da tradição evangélica. A Reforma pode ter arriscado a anarquia e o secularismo, mas o fez em busca dessa religião pura. Movimentos de renovação evangélica têm buscado a mesma coisa desde então. E nem mesmo Taylor parece disposto a voltar esse relógio:
Se o nosso tende a multiplicar opções espirituais um tanto superficiais e pouco exigentes, não devemos esquecer os custos espirituais de vários tipos de conformidade forçada: hipocrisia, estultificação espiritual, revolta interior contra o Evangelho, confusão de fé e poder e ainda pior. Mesmo se tivéssemos uma escolha, não tenho certeza de que não seria mais sensato ficar com a presente dispensação. 

Sim, corremos o risco de sucumbir às tendências teológicas passageiras. Sim, lutamos para escapar do ego. Sim, precisamos de uma religião mais incorporada para nos responsabilizar.

Mas depois de 10 anos lendo e aplicando Taylor, estou confiante.

Há esperança em nossa era secular.

Tradutor: Anderson Rocha, em 05/05/2018

NOTAS IMPORTANTES:
– O livro “UMA ERA SECULAR” de Charles Taylor pode ser encontrado aqui, no site da Editora Unisinos.
– Os livros de Timothy Keller são publicados no Brasil por Edições Vida Nova, veja a relação de livros aqui.
– Este texto é o capítulo inicial do livro “Our Secular Age”, organizado por Collin Hansen – saiba mais aqui.

Fonte: Napec.org

Nenhum comentário:


Campanha:

Leia um livro!

Ad Bottom