Algumas
Provas Bíblicas de Que Jesus Não é o Pai:
Em todo o
tempo em que Jesus esteve na terra, o Pai esteve no céu: Assim resplandeça a
vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem
a vosso Pai, que está nos céus (Mt 5.16). Sede vós pois perfeitos, como é
perfeito o vosso Pai que está nos céus (Mt 5.48).
Jesus disse que confessaria os homens que O confessassem, diante do Pai: Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus (Mt 10.32-33).
Jesus disse que confessaria os homens que O confessassem, diante do Pai: Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus (Mt 10.32-33).
O Senhor
Jesus Cristo está hoje à destra do Pai: E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em
seus corações, e rangiam os dentes contra ele. Mas ele, estando cheio do
Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que
estava à direita de Deus; E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do
homem, que está em pé à mão direita de Deus (At 7.54-56).
Deus Pai é
Pai de Jesus e não Jesus é Pai de si mesmo: Bendito o Deus e Pai de nosso
Senhor, Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos
lugares celestiais em Cristo (Ef 1.3). Graça, misericórdia e paz, da parte de
Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, o Filho do Pai, seja convosco na verdade
e amor (2 Jo 3).
Jesus
entregou o seu espírito a seu Pai e não a si próprio: E, clamando Jesus com
grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito
isto, expirou (Lc 23.46).
Jesus
conhecia o Pai, mas não era o Pai: Assim como o Pai me conhece a mim, também eu
conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas (Jo 10.15).
Algumas
Provas Bíblicas de Que o Espírito Santo Não É Jesus:
O Espírito
Santo é um outro Consolador, procedente do Pai e do Filho: E eu rogarei ao Pai,
e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre (Jo
14.16). Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de
enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim
(Jo 15.26).
O Filho pode
ser blasfemado e o pecador culpado disso encontra perdão. Mas, se o Espírito
Santo for blasfemado, essa pessoa não encontra perdão. Isto prova haver duas
Pessoas: Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos
homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E, se
qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado;
mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste
século nem no futuro (Mt 12.31-32).
O Espírito
Santo não veio falar de si mesmo ou glorificar a si mesmo, mas sim para
glorificar a Jesus: Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos
guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que
tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de
receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar (Jo 16.13-14).
A descida do
Espírito Santo no dia de Pentecostes foi a prova de que Jesus havia chegado ao
céu, onde se assentou à destra de Deus Pai: E isto disse ele do Espírito que
haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora
dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado (Jo 7.39). De sorte que,
exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito
Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis (At 2.33).
Jesus
afirmou, mesmo depois da ressurreição, que Ele não era espírito. Portanto, Ele
não podia ser nem o Pai (Jo 4.24) nem o Espírito Santo (Jo 14.16-17-26;
15.26;16.7-15), pois esses são seres espirituais: Vede as minhas mãos e os meus
pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem
ossos, como vedes que eu tenho (Lc 24.39).
Distinção
muito clara é feita entre as três Pessoas da Trindade: Portanto ide, fazei
discípulos de todas as nações, batizandoas em nome do Pai, e do Filho, e do
Espírito Santo (Mt 28.19). A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e
a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém (2 Co 13.14).
Considerações
finais
As igrejas
evangélicas unicistas são antitrinitaristas. No entanto, devemos apontar que
seu antitrinitarismo não é igual à posição adotada pelos unitaristas
(Testemunhas de Jeová). Pois os unicistas não nutrem ideias preconceituosas
contra a divindade de Jesus, como é o caso do unitarismo. Ironicamente os
unicistas são antitrinitaristas pelo fato de acharem que a divindade é
exclusivamente a pessoa de Jesus, não compreende a unidade composta de Deus.
Outra
observação que devemos fazer é que os antitrinitaristas, na maioria das vezes,
rejeitam a doutrina bíblica da Trindade, por não compreenderem a pluralidade de
pessoas na deidade, já que para eles é impossível conceber a pluralidade de
pessoas com o monoteísmo de Deuteronômio 6.4. Assim, acreditam eles que a
doutrina da Trindade não passa de um triteísmo mascarado, logo politeísmo,
contrário ao monoteísmo.
Entendemos a
dedicação e os muitos esforços humanos dos unicistas, em especial seu
raciocínio para descrever e explicar Aquele que é essencialmente inexplicável
ou como dizem os trinitarianos: A doutrina da Trindade é mistério –
Verdadeiramente tu és o Deus misterioso, o Deus de Israel, o Salvador (Is 45.17
– Versão Atualizada).
Finalmente,
o autor evangélico Robert M. Browman Jr., declara com muita propriedade e
profundo senso de responsabilidade: Existe a escolha, portanto, entre crer no
Deus verdadeiro conforme Ele se revelou, com mistérios e tudo, ou crer num Deus
que é relativamente fácil de ser compreendido, mas que tem pouca semelhança com
o Deus verdadeiro, Os trinitários estão dispostos a conviver com um Deus a quem
não conseguem compreender plenamente, já que adoramos a Deus conforme Ele se
tem revelado.
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