Antes de
apresentar as razões, quero fazer uma qualificação importante. Existem
adventistas coerentes e incoerentes. Um adventista incoerente é aquele que não
está confiante em assuntos exclusivistas da seita, crê em Cristo, e não pensa
como a seita pensa em vários pontos problemáticos. Os adventistas coerentes são
aqueles que estão plenamente alinhados com todos, ou com os mais problemáticos,
postulados doutrinários da seita Adventista do Sétimo Dia. É deste tipo de
adventista, coerente, que me refiro nesta postagem.
1º Razão: A teologia atual Adventista nega a
inerrância bíblica. Apesar de encontrar evidência nos escritos de Ellen White que ela cria
na inerrância bíblica, é por causa dela que a erudição adventista nega a
inerrância bíblia, ficando junto com os teólogos liberais neste assunto.
2º Razão: A teologia Adventista inclui em seu
sistema doutrinário a crença em Ellen White. Nenhuma
denominação cristã de tradição protestante incluiu uma crença mística em seu
fundador ou reformador (consulte a confissão de fé das Igrejas Históricas).
Curioso que para ser Católico é preciso crer no Papa, para ser
Testemunhas de Jeová é preciso crer no ‘Escravo Fiel’, para ser Mórmon é
preciso crer em Joseph Smith, para ser do Tabernáculo da Fé é preciso
crer em W. M. Branham. Para ser adventista, precisa crer no ministério
profético de Ellen White. A maneira mais comum de definir uma seita é: um grupo
que segue um líder humano.
3º Razão: A teologia Adventista enfraquece a
suficiência da Escritura. Esse erro decorre do anterior. Os escritos de
Ellen White está presente na vida espiritual do adventista como constante
fonte de orientação para a igreja remanscente.
4º Razão: A teologia Adventista afirma que apenas a
denominação Adventista é a Igreja Remanescente (isto é, a verdadeira Igreja!). Se a sua
Igreja guardar o sábado, não significa que está certa. Segunda a seita
adventista a Igreja Remanescente precisa de um sistema de crenças que inclua
Ellen White, a reforma de saúde, que negue o tormento eterno, ensine a entrada
de Jesus no santíssimo celestial em 1844, etc.
5º Razão: A teologia Adventista associa a salvação
escatológica à guarda do sábado. Na prática, todo adventista sente que está salvo
por causa do sábado, visto que a seita ensina que este é o selo de Deus. Mas
oficialmente, dizem que no tempo da angustia final, na grande tribulação, esse
será a marca da salvação.
6º Razão: A teologia Adventista considera o Domingo
como marca da besta. O cristianismo, desde os seus primórdios, antes de cair na apostasia
romana, guardava o sábado cristão, isto é, O Domingo, como celebração da ressurreição
do Senhor, em lugar do sábado judaico. Na atualidade o espírito adventista
odeia esse dia e o vê como um dia diabólico. Consideram assim, toda a herança
cristã com erro demoníaco. Apesar de crerem que exista inocentes entre os
‘dominguistas’.
7º Razão: A teologia Adventista mistura a expiação
de Cristo com a punição de Satanás. Esse erro de interpretação só terá influência
quando, e até mesmo o mais coerente adventista dificilmente irá pensar
logicamente aqui, desejar a punição de satanás para que seus pecados sejam
finalmente expiados. O adventista coerente sabe que a expiação só estará
completa quando o diabo for punido!
8º Razão: A teologia Adventista atribui a
restauração da verdade aos pioneiros, mesmo esses sendo antitrinitários.
Como uma igreja que sabe que a doutrina da trindade é necessária para a
existência do cristianismo, pode ver em heréticos antitrinitários o Espírito de
Deus? Chama-os de ‘pais na fé’, aqueles que eram filhos das trevas.
9º Razão: A teologia Adventista diz que a principal
verdade deles, e de Ellen White, é a doutrina de 1844. Segundo
os adventistas, Jesus ficou no céu esperando desde sua ascensão até 22 de
outubro de 1844 para entrar no santíssimo celestial e dar continuidade ao que
iniciou na Cruz. Isto está em confronto direto com as afirmações da carta
inspirada aos Hebreus.
CONCLUSÃO: Tais pontos cardeais da fé ADVENTISTA danificam o crer
bíblico (Atos 16.31), a fé adventista não é a Fé [o conjunto de crenças cristãs
do NT] que uma vez por todas foi dada aos santos (Jd 3,4). Não posso crer na
salvação de um Adventista coerente.
Fonte: MCA
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