quinta-feira, 7 de junho de 2012

Seicho-no-iê oferece salvação por
R$ 2,00


por Johnny T. Bernardo
do INPR Brasil

Todos os anos, no dia 11 de abril, os adeptos da Seicho-no-iê se reúnem na Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual de Ibiúna - SP para a festividade do Santuário de Hoozo. Na ocasião também é realizada a cerimônia no monumento dos anjinhos anônimos. De acordo com um prospecto distribuído pela seita, a cerimônia é um grandioso evento que reúne tanto no mundo terreno quanto no espiritual, milhares de pessoas e almas.

O Santuário de Hoozo

A palavra "Hoozo" é de origem japonesa e significa "arca do tesouro" (hoo - tesouro e zo - arca). Embora a sede mundial da Seicho-no-iê (lê-se: "seitiô-no-iê") tenha sido erigida no Japão e seu fundador - Massaharu Taniguchi - tenha sido o idealizador do Santuário de Hoozo, o primeiro foi construído no Brasil, em 1957. O local escolhido foi Ibiúna, cidade do interior de São Paulo, e dedicado ao deus Okunishi. Segundo a revista Seicho-no-iê, ano XLIV, número 469 de fevereiro de 2009, pág. 7, o "espelho sagrado que representa essa divindade foi enviado do Japão ao Brasil pela Sede Internacional da Seicho-no-iê. Inicialmente foi construído apenas o Sacrário, denominado Shinden, onde estão consagrados os deuses protetores, que são os seguintes:

OKUNINUSHI - NO - MIKOTO - Deus da grande terra, do mundo espiritual e do enlace espiritual.

SEICHO-NO-IÊ OKAMI - Deus Sumiyoshi. Grande deus da Seicho-no-iê.

KANZEON BOSATSU - Divindade da misericórdia, que aparece em 33 formas diferentes de salvação.

JIZO DAI BOSATU - Divindade que proteje a alma das crianças.

AMIDA NYORAI - Divindade que salva as pessoas em dificuldades."

Além das festividades anuais, como a vigésima sexta Cerimônia no Monumento dos Anjinhos Anônimos, toda primeira quarta - feira do mês são consagrados os novos membros da Missão Sagrada Espiritual e os novos inscritos no Culto Perpétuo.

Os registros espirituais

Para participar da Festividade do Santuário de Hoozo, o adepto tem de adquirir os registros espirituais onde irá colocar os nomes dos antepassados que precisam de ajuda. São três tipos de registros.
·         Verde - para as almas dos antepassados da família;
·         Laranja - para almas individuais de pessoas falecidas: tataravôs - bisavôs - avós - pais - cônjuge - afiliados - amigos - vizinhos etc.
·         Roxo - para os anjinhos anônimos que morreram vítimas de aborto.
Oferecidos no valor de R$ 2,00, a seita garante que os registros e as orações no Santuário de Hoozo são meios necessários para proporcionar aos antepassados paz e conforto. Segundo eles, um espírito que se conscientizou da verdade e atingiu o estado da liberdade absoluta não tem necessidade de receber orações. Afirmam que é um procedimento correto de seus descendentes oferecerem a leitura d Sutra Sagrada a esse espírito desperto, com o sentimento de gratidão a ele. Assim, o espírito assimilará essas palavras e se aproximorará, libertando-se ainda mais.

A oração e o culto aos antepassados é uma constante nas religiões orientais. Assim como a Seicho-no-iê, a Igreja Messiânica Mundial também oferece cura e libertação em troca de dinheiro. Nos Ensinamentos de Nidai - Sama, Vol. I, pág. 68, encontramos.

"A partir do instante em que doamos dinheiro espontaneamente gratos por todas as bençãos recebidas, muitas das nossas máculas serão eliminadas. Eu não gosto de falar em dinheiro, pois as pessoas não entendem o que quero dizer".

As "máculas" mencionadas por Nidai - Sama são os pecados, as imperfeições humanas, as dores etc. À medida que o devoto doa dinheiro a Igreja, mais máculas são eliminadas. Vemos algo semelhante na Idade Média, quando em troca do perdão papal para os que estavam presos no purgatório e em troca de um pedacinho do céu, eram vendidas Indulgências. Segundo o Catecismo da Igreja, os fieis poderiam obter para si mesmos e também para as almas do purgatório, a remissão das penas temporais, as sequelas dos pecados (CIC, 1498).

Os mórmons também não fogem à regra. De acordo com Thelma Granny Geer, ex-mórmon e especialista em mormonismo, os candidatos às cerimônias no templo - o que inclui o batismo pelos mortos e o casamento para a eternidade - somente são aceitos caso suas contas com a Igreja estiverem em dia. Geer explica que um escriturário verifica cuidadosamente todos os recibos e, se forem achados corretos, são registrados. Assim, nenhum candidato cujos dízimos estão em atraso podem participar das cerimônias no templo.

Oferecer salvação e libertação de pecados em troca de dinheiro é uma prática antibíblica, pois somente Jesus pode libertar o homem e conduzi-lo ao reino do Pai. A Bíblia condena explicitamente toda tentativa de comunicação com os mortos ou adoração a eles.


3 comentários:

Anônimo disse...

É uma pena Jhoni você iniciar uma explicação sobre um assunto e depois misturar com outros sem, contudo, possibilitar uma reflexão profunda sobre os fatos.
A Festividade do Santuário Hoozo não é uma comercialização da salvação como você tentou colocar. Seria de grande valia você ter se aprofundado só mais um pouquinho sobre a temática. Pesquise sobre os relatos de experiências de muitas pessoas que participam deste tão importante evento que acontece no mundo espiritual, se é que você acredita em um plano imaterial. Não se vende a salvação por meio dos registros espirituais, eles são mecanismos simbólicos onde um ente (espiritual) recebe as vibrações das palavras sagradas das Sutras, a qual contém a mesma verdade escrita na Bíblia e nos demais livros sagrados das diversas religiões.
A salvação acontece realmente por meio de Cristo, mas não o Jesus que morreu na cruz, é o Cristo eterno que antes de Abraão ser já o Era. Esse é o mesmo Cristo que a Seicho-no-ie acredita, mas identifica a sua manifestação sob 33 formas.
O Deus que habita em mim (como Jesus ensinou) reverencia o Deus que habita em ti. Muito obrigado!

O Peregrino disse...

Veja como você desconhece a salvação através de Cristo, sim, Cristo da cruz, esse é o pilar do cristianismo, Ele disse, que quando for levantado ATRAIREI TODOS, esse é o evangelho da salvação pela única e EXCLUSIVA pessoa que é Cristo o Deus encarnado.
Todo o artigo em lide é fidedigno, acredito que você está sendo enganado por essa seita que prega a mentira, pois Deus condena a prática de espiritismo. Só existe um livro sagrado, a Bíblia; o resto é ideologia.

O Peregrino disse...

Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.Mateus 20:28

O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. Tito 2:14

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.
Tiago 2:5-6

Jesus deu sua vida por mim e por ti, e sua morte foi de cruz.
Para que Ele habite em ti, você precisa recebe lo e o seguir UNICA e EXCLUSIVAMENTE, deixando as fábulas que recebestes de vossos pais.
Para um cristão (que segue a Jesus) a unica regra de fé é a Bíblia, o resto é de procedência maligna, existem muitos livros para ajuda mas a Bíblia é a Palavra final.

Examine es escrituras porque tendes nela a VIDA ETERNA e são elas que de mim testeficam. João 5:39

Jesus deu sua vida EM RESGATE por nós, não há outro caminho, mesmo que muitos achem outros caminhos, outras ideologia ou algo mais.
Não há outra alternativa, ou é Jesus ou não tens Deus dentro de ti, Deus habita naquele que recebe a Jesus como ÚNICO em sua vida.

Entenda isso!