segunda-feira, 29 de março de 2010

Você Precisa Nascer de Novo?

por

Dr. Palmer Robertson

Todo mundo fala em "nascer de novo". Mas o que isso significa? O que acontece se você nascer de novo? Como essa idéia se aplica a você? VOCÊ precisa nascer de novo? Estas perguntas importantíssimas precisam de respostas.


Primeiro, VOCÊ precisa nascer de novo?

Se você for como a mulher samaritana que encontrou Jesus no poço, então, é claro que precisa nascer de novo. Essa mulher teve cinco "maridos" diferentes, e apesar disso o homem com quem ela estava vivendo na época não era legalmente seu marido (João 4:16-18). Ela precisava de uma nova vida; precisava recomeçar; precisava apagar toda a sua vida passada em pecado; precisava "nascer de novo".

Sua vida passada pode ter sido uma vida de pecado, explícito. Sua consciência pode acusá-lo neste instante de pecados passados - pecados de imoralidade, de corrupção nos negócios, pecados de brutalidade, até mesmo assassinato. Mas tenha bom ânimo! Você pode nascer de novo, pode começar a vida de novo! Toda sua culpa por pecados cometidos no passado pode ser apagada, mesmo que tenha de viver com as conseqüências de alguns deles. Pela obra do Espírito de Deus dentro de você, enviado dos céus por meio de Jesus Cristo, poderá ter uma vida totalmente nova. Então, se você leva uma vida declarada de pecado, então, pode, a despeito disso, viver em esperança. Você precisa e pode nascer de novo.

É muito interessante notar, no entanto, que Jesus não disse a esta mulher pecadora que ela precisava nascer de novo, apesar de ser óbvio que precisava disso. Ao invés, Jesus diz a uma outra pessoa que é absolutamente necessário que ela nasça de novo. Sem dúvida nenhuma esta outra pessoa precisava de novo nascimento.

Então, quem era ele? Que tipo de pessoa, de acordo com Jesus Cristo, precisava desesperadamente nascer de novo? Quem no mundo de hoje precisa nascer de novo?

É a pessoa moralmente boa, a pessoa profundamente religiosa, que precisa nascer de novo! O ensino de Jesus freqüentemente está repleto de surpresas. Mas certamente se trata de uma grande surpresa quando ele diz a uma pessoa moralmente boa e profundamente religiosa que ela precisa nascer de novo!

O significado desse ensino deveria ser óbvio. Se esse tipo de pessoa precisa nascer de novo, então todo ser humano precisa nascer de novo.

Quem era essa pessoa? Como era a sua vida? Por que, de todas as pessoas, Jesus diz justamente para ela, que precisa nascer de novo?

Esta pessoa é Nicodemos. Era um líder religioso nos seus dias. Vivia uma vida moralmente reta. No entanto devia sentir um vazio na sua alma, pois veio a Cristo à noite procurando preencher um vazio em sua vida.

Jesus vai direto ao ponto. Nicodemos era um homem muito bom, se comparado a outras pessoas. Ainda assim precisava recomeçar a vida, do contrário não poderia ver o Reino de Deus. Já que não podia ver o reino de Deus, seria totalmente impossível entrar nele. Para ele havia apenas uma esperança - tinha que nascer de novo. Precisava ter uma nova natureza que seria totalmente diferente da sua natureza atual.

Na verdade Jesus diz, "Importa-vos nascer de novo" (João 3:3,7). Deus nos céus deve ter uma ação que é direcionada para o renascimento da sua alma antes mesmo que você possa ver o Reino de Deus. Apesar de ser uma pessoa profundamente religiosa, moralmente correta, você tem que nascer de novo.

Aceite essa verdade. É para o seu bem. Se uma pessoa tem uma doença, é muito melhor tomar conhecimento do fato do que viver sem ele. O quanto antes descobrir que tem uma doença do coração, câncer, malária, tuberculose ou cólera, maior será a sua esperança de ser curado. Então reconheça o fato. Cada pessoa neste mundo precisa nascer de novo. Ninguém pode nem sequer ver o reino de Deus, a menos que tenha nascido segundo vez pela obra do Espírito Santo na sua alma. Você precisa nascer de novo. Precisa de uma transformação total em sua alma.


Segundo, O que você deve fazer para nascer de novo?

Essa é uma pergunta muito natural de se fazer. Se o seu barco virar no meio do lago, você quer saber exatamente o que fazer para salvar a sua vida. Quer saber se deve agarrar-se a um pedaço de madeira até o socorro chegar, ou se deve nadar até a margem. Deseja saber exatamente em que direção deve nadar.

Então se você tem que nascer de novo para entrar no reino de Deus, o que tem de fazer? Teria que passar a noite toda em oração? Teria que jejuar por vários dias, não pôr comida na boca e nem tomar água? Teria que ir ao culto a cada domingo durante um ano ou dois a fim de "nascer de novo"?

Não, você não precisa fazer nenhuma dessas coisas para nascer do alto. Aliás, não pode fazer absolutamente nada para nascer do alto. Jesus não diz a Nicodemos o que ele deve fazer para nascer de novo. Ele simplesmente assevera o fato: "Você tem que nascer de novo". Jesus não dá essa ordem simplesmente porque Ele estaria ordenando o impossível (É bom lembrar que é um ato impossível ao homem - Nota do editor).

Pense por um momento sobre o seu primeiro nascimento. O que você fez para causar o seu próprio nascimento da primeira vez? Qual foi o seu papel em fazer que você fosse concebido no ventre de sua mãe?

Você não fez absolutamente nada. Como qualquer outra pessoa que já viveu, você não fez absolutamente nada para causar seu primeiro nascimento. Nenhuma pessoa que já viveu sobre a terra causou sua concepção no ventre de sua mãe, ou o ter nascido dela. Trata-se de uma impossibilidade completa.

O mesmo princípio se aplica cada vez que alguém "nasce de novo". A maioria das pessoas entende completamente errado esse ensino de Jesus. Eles acham que Jesus está dizendo a Nicodemos o que ele deve fazer e decidir nascer de novo. Eles concluem que Jesus ensina que se uma pessoa crê nEle nascerá de novo.

Mas esse entendimento das palavras de Jesus está totalmente errado. Jesus não diz a este homem o que ele deve fazer para nascer de novo. Jesus sabia que uma pessoa não pode fazer nada para que nasça de novo. Esse fato é plenamente ensinado num dos primeiros versículos do Evangelho de João, que diz que os filhos de Deus "não nasceram da vontade do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" (João 1:13). O ensino é simples. As pessoas não nascem de novo para serem filhos de Deus por decisão humana. Ao invés disso, é algo de Deus e depende totalmente dEle; uma pessoa é nascida do céu para ser um filho de Deus.

Então, o que você deveria fazer? Deveria se humilhar perante o Deus Todo Poderoso e reconhecer que precisa ser totalmente transformado em outra pessoa. Reconheça que somente Deus, pelo Seu Espírito Santo enviado dos céus, pode fazer com que nasça de novo. Pare de tentar fazer de você mesmo uma nova criatura. Pois somente Deus pode fazer esta obra maravilhosa em você.

Terceiro, E se você "nascer de novo" pelo Espírito Santo?

Algumas pessoas lhe dirão coisas estranhas. Dirão que, se "nasceu de novo falará em línguas". Dirão que a única prova de que de fato nasceu de novo, do Espírito Santo de Deus, é que emita sons estranhos que nem você mesmo consegue entender.

Mas a Palavra de Deus diz algo inteiramente diferente. A Palavra de Deus diz que todos os crentes em Jesus Cristo formam "batizados no Espírito Santo", tenham eles falado ou não em "línguas". O apóstolo Paulo afirma claramente: "Todos fomos batizados num só corpo e num só Espírito" (1 Coríntios 12:13). Cada crente em Jesus Cristo nasceu de novo pelo batismo do Espírito Santo enviado dos céus. Mas Paulo prossegue para indicar que nem todos os crentes receberam o dom especial do Espírito Santo que uma vez capacitou algumas pessoas a falar em línguas estrangeiras que jamais haviam aprendido. Ele faz uma série de perguntas aos crentes de Corinto. Cada uma dessas perguntas espera por um "Não" como resposta. Ele pergunta: "Nem todos são apóstolos, são?" (A resposta que se espera é obviamente um "Não!"). Ele pergunta: "Nem todos são profetas, são?" (É óbvio que a resposta esperada é "Não!"). Ele pergunta: "Nem todos fazem milagres, fazem?" (A resposta esperada é "Não!"). Então ele pergunta: "Nem todos falam em línguas, falam?" (E mais uma vez a resposta óbvia que se espera é "Não!") - (1 Coríntios 12:29,30).

Não é de todo crente em Jesus Cristo que se espera o "falar em línguas". No entanto, todo crente foi batizado com o Espírito Santo. Doutra sorte não poderia ter "nascido de novo".

Assim, não pense que não pode nascer de novo a menos que "fale em línguas". Não pense que tem que "falar em línguas" se nasceu de novo. Você pode ser feito nova criatura em Cristo sem jamais ter demonstrado o dom especial de "falar em línguas".

Mas, uma outra coisa sempre acontecerá quando alguém nasce de novo pela obra do Espírito Santo. Se você nasceu do alto pela obra do Espírito Santo de Deus, começará sua nova vida se comportando exatamente como um bebê recém nascido. Assim como um recém nascido, a primeira coisa que fará é "gritar, chorar". É aí que a fé e o arrependimento entram em cena. A primeira coisa que um bebê recém nascido faz é gritar, chorar. O bebê sai do escuro do ventre de sua mãe e vê a luz pela primeira vez. O recém nascido pisca, fecha seus olhos de novo e cai no choro. Assim, dessa forma, a primeira coisa que uma pessoa faz quando nasce pela segunda vez é chorar. Ele sai da escuridão de uma vida de pecado para a gloriosa luz de Cristo. Ele pisca por causa do brilho daquela luz, e ele clama a Deus, "Salva-me!". Reconhece sua dependência total de Deus para o arrependimento pelos erros que cometeu. Ele ouve a mensagem sobre Jesus, o Salvador dos pecadores, e se entrega totalmente a Ele. Daquele ponto em diante vive uma vida diferente - não uma vida perfeita, não uma vida totalmente livre do pecado. Mas agora é uma nova criatura, um Cristão, e assim vive uma vida diferente.

E você? Já confessou que é um pecador e que merece o julgamento de Deus pelos seus pecados? Confiou em Jesus Cristo, como Filho de Deus e Salvador que morreu no lugar de pecadores? Se você se arrepender dos seus pecados e crer nEle, esse é um sinal seguro de que já nasceu de novo! Pois ninguém pode se arrepender dos seus pecados e crer em Jesus a menos que já tenha nascido de novo pelo Espírito de Deus enviado dos céus.

Tenha bom ânimo. Você pode ver o Reino de Deus? Entende que Jesus é o Filho de Deus enviado para abrir o caminho do céu a pecadores como você? Se tem esta fé em Jesus, então você pode ter certeza que já nasceu de novo. Uma vez que este novo nascimento tenha acontecido, será um filho de Deus para todo o sempre.

Então venha hoje. Não demore. Demonstre o fato de ter nascido de novo. Clame a Jesus em arrependimento e fé. Daquele ponto em diante, todo o curso de sua vida será diferente. Ao invés de viver sob a sombra da ira de Deus, você viverá sob o brilho do sol do "sorriso" de Deus. Pois Ele olhará para você como Seu filho ou filha amada.

Então considere a primeira pergunta mais uma vez. Você precisa nascer de novo?

A resposta a esta pergunta está clara. É um fato absoluto. Quem quer que você seja, precisa nascer de novo. Se for um pecador declarado como aquela mulher adúltera, você precisa nascer de novo. Se for uma pessoa moralmente boa, até mesmo profundamente religiosa como Nicodemos, ainda assim, você precisa nascer de novo. Cada pessoa que veio a este mundo de pecado precisa nascer de novo. Você entrou neste mundo com uma natureza pecaminosa. Mas precisa deixar este mundo com uma natureza santa. Pela obra do Espírito Santo de Deus, pode nascer de novo. Você pode ser uma nova criatura em Cristo. As coisas antigas passarão, e todas as coisas se farão novas.

Creia no Senhor Jesus Cristo. Não deixe para depois. O dito mais comum da Bíblia vem do mesmo capítulo onde Jesus insiste que uma pessoa precisa nascer de novo: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16).

Coloque toda sua confiança nEle para a salvação tanto nesta vida como no porvir. Uma vez que você crê nEle, poderá se regozijar para sempre no fato de ter verdadeiramente nascido de novo, antes de poder crer.


O. Palmer Robertson é Professor de Teologia no: African Bible College, caixa postal 1028, Lilongwe, Malawi. Professor de Velho Testamento no: Knox Theological Seminary, 5554 N. Federal Highway, Fort Lauderdale, Flórida 33308, EUA.

Fonte: Revista Os Puritanos – Ano XI – Nº 03 – Julho/Agosto/Setembro/2003.

0 comentários: