A Ineficácia do sabatismo no seio da Igreja - O Peregrino

O Peregrino

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4:16

test banner

Breaking

Post Top Ad

Minha Rádio

terça-feira, 3 de novembro de 2009

A Ineficácia do sabatismo no seio da Igreja

A igreja não precisa guardar o Sábado.

À luz da Tanach e da Brit Hadashá (Novo Testamento) o Shabat (Sábado) é uma ordenança exclusiva ao povo judeu. A exceção se estende a aqueles que tenham o desejo de pertencer a comunidade judáica e que qualificam o sábado como uma delícia.. Bem, neste caso, quem optar por isso deverá obedecer a todos os estatutos perpétuos entre D'us e o povo judeu estabelecidos na Torah e principalmente entre Ha Shem e Avraham (Abraão). Se algum gentio desejar isto, não será rejeitado pelo Eterno e terá um nome perpétuo no Novo Templo.


Embora a Kehilá (Igreja)seja UMA, existia no passado duas congregações distintas, a da comunidade gentílica, supervisionada e instruída por Shaul Paulus (Paulo) e a da comunidade judáica liderada por Yaacov HaTzadik (Tiago) em Jerusalém, ambas pertencentes à mesma Kehilá (Igreja) crente em Yeshua Ha Mashiah, mas com obrigações diferentes,ou seja, a congregação gentílica NÃO tinha as mesmas obrigações que os crentes judeus.

Os centes judeus guardavam Shabat, os crentes gentios NÃO
Os crentes judeus faziam brit milá nos filhos, os crentes gentios NÃO
Os crentes judeus iam ao Templo, os crentes gentios NÃO.

Os crentes gentios deviam apenas andar dentro do ensino dos Apóstolos, renunciar a idolatria que praticavam, e reconhecer o D'us verdadeiro, deviam se arrepender dos pecados, confessando eles, para entrar no Reino do Mashiach pelo mérito do sangue de Yeshua.

Detalhe, evidentemente que para os crentes judeus a salvação era também pelo mérito do sangue de Yeshua, ou seja, pela graça, favor imerecido de Ha Shem, ( a boa notícia é o poder de Ha Shem para libertação de todo aquele que crê, para o judeu primeiro e também do gentio) ou seja, os crentes judeus guardavam os estatutos perpétuos para que diante de Ha Shem pudessem ser qualificados como descendência de Abraão segundo a carne, ( membros da nação judáica).

O povo judeu tem tres pactos com Hashem: Shabat, Brit Mílá (Circuncisão) e Tefilin (Filactérios). Estes 3 pactos sao íntimos entre Hashem e os judeus. Os Bnei Noach, filhos de Noé, tem o pacto de Noé, que incluem os Sete Mandamentos de Noé. Cada qual segundo o seu pacto, cada qual segundo a sua missão. A Torá foi revelada por Hashem para serem observadoa única e exclusivamente pelo povo de Israel. Um outro exemplo uma pessoa que esta no processo de guir ( conversao ) tambem nao é aconselhado a guardar o Shabat, ele por exemplo em determinada hora do shabat , ascende um fogo, rasga um papel ou seja nao segue totalmente as leis do shabat.

Existem 39 trabalhos matrizes proibidos no Shabat chamado de avot melachot, nos quais esta incluindo, nao ascender fogo, nao jogar sementes ao vento... nao ligar tv, nao falar ao telefone,e por ai vai... estas leis são para os judeus e nao para os goym!!

Se um goy trabalha a semana toda e queira descansar no Shabat pode fazer avontade, contundo observar o Shabat como um mandamento é uma coisa totalmente diferente como eu expliquei acima!!

Esta escrito na Torá, a qual contem as 613 mitzvot dada para os judeus a observarem

זכור את־יום השבת לקדשו

Lembra-te do shabat para santificá-lo

Mas também em Devarim (Deuteronômio) 5.12, foi ordenado:
Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, e, ao sétimo dia, descansou, e tomou alento. ARA.

Levando-se em conta que a Igreja é posterior à lei, vemos que o Shabat(Sabado) não deve ser guardado pela igreja.


Maurício de Castro Pinto, nascido no estado do Rio de Janeiro, casado, Graduado em Teologia, Pos-Graduado em Heresiologia, PÓS-GRADUADO em Psicologia Pastoral, Doutorado em divindade, Pós-Doutorado em Bíblia( Honóris causa). Conferêncista, foi ordenado ao ministério pastoral no ano de 2005, Pastor Presidente da Missão Bíblica Nacional, Presidente do CONEPI, inscrito no COMERJ, CIMEB e AMIE ocupando assim as cadeiras de Heresiologia, Antropologia Bíblica, Teologia do AT

16 comentários:

Nuno disse...

Errado.
Leia aqui porquê.
Resposta:
http://oteraponkuriou.blogspot.com/2009/11/o-sabado-e-lei.html

Unknown disse...

Interessante... Jesus não mudou nada... pelo contrário, Ele falou que não veio mudar a Lei, mas sim cumprir (obediência), e não finalizar com a Lei. E para tirar qualquer dúvida, disse em seguida que nem um "i" ou "j" seria mudado, sem que antes tudo se cumpra, ou seja, o Fim....E a igreja cristã, inclusive o Apóstolo Paulo continuou guardando o Sábado(Atos 16:13), ... que só foi MUDADO para o domingo pelo Imperador Constantino por volta do ano 300... (cumprindo a profecia de Daniel 7:25). Quem tiver dúvidas consulte qualquer livro descente sobre a história da igreja depois dos apóstolos. Caso contrário, como explicar a descrição dos salvos em Apocalipse 14:2: "Aqui esta a paciência dos santos os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus."

Anônimo disse...

E esses santos são os da IASD não é?
Sei!

Anônimo disse...

O que falta nesse povo é uma compreensão, um maior raciocínio das escrituras para compreender que o sábado foi feito para os judeus e que os supostos guardadores do sábado não fazem como está escrito segundo a lei judaica.
Mas algumas pessoas dizem que isso era farisaico.

Nuno disse...

Marcos,

muito bem, e também conheces a história :). Eu não ouso publicar aqui a história pois se eles nem lêem a bíblia e confirmam o que está escrito quanto mais publicar aqui citações da história.
Por exemplo, esse anónimo que nem coragem tem de se identificar e vem falar mal como só da seita dele fazem, nem parou para ler a resposta mais completa aqui: http://oteraponkuriou.blogspot.com/2009/11/o-sabado-e-lei.html que eu tinha publicado anteriormente.

Anónimo,
para o caso de não perceberes de informática, selecciona a linha do site de ciam e copia-o num "browser" como o internet explorer, por exemplo.
Agora, se não queres aprender lendo o que foi publicado anteriormente então o melhor é ficares calado para não saírem asneiras.

Unknown disse...

Caro Amigo anônimo, se o sábado foi feito para os Judeus, como dizes, então o Senhor Deus, Criador do céu e da terra (e do sábado como descreve Gênesis 2.2,3) criou Adão como judeu!! Então seríamos todos judeus, filhos de Adão!!!
Não é este o caso, o fato é que Deus adotou o sábado como dia especial na criação, se não, porque o SANTIFICARIA E ABENÇOARIA como de fato O fez?
Porque lá no sinai quando DEUS escreveu os Dez Mandamentos "para os judeus", DEUS escreveu LEMBRA-TE... , referindo-se a sua "criação: o sábado" lá no princípio de tudo... A bliblia é clara é mostrar que DEUS não muda(Tiago 1.17, Malaquias 3:6, Números 23.19)., ele é perfeito, não erra, e também não precisa fazer duas vezes.

O Peregrino disse...

Marcos, espero que você não seja igual ao Sr. Vanâncio que fala coisas que não edificam, o fato da postagem, não quer dizer que devas concordar com ela, quero deixar bem claro que os post no meu blogger não significa plena concordância dos leitores, de uma coisa é certa; não sou sabatista e nem vou ser, já tenho minhas convicções plenas e sou um LEITOR DA BÍBLIA.
Adão não guardou o sábado, a lei para os judeus veio por Moisés, e a lei já não estava mais surtindo efeito vindo Jesus para fazer um novo pacto como está escrito no livro de Hebreus, em Gálatas e outras cartas de Paulo se referindo ao sábado também, portanto meu amado, essa questão de guardar o sábado é para os judeus, pois acredito que os supostos sabatistas não guardam da forma que era pra guardar como está em um artigo que postei a respeito da guarda do sábado.

Se você observar nos posts deste blogger, há muitos comentários no anonimato, eu não dou a mínima por esses postarem no anonimato, afinal, Deus conhece e sabe das nossas intenções, não vou bloquear para que as pessoas não possam postar em anonimato, afinal, é um direito de cada postar da forma que deva, eu bem poderia bloquear para que as pessoas possam postar, mas não quero, deixo as pessoas se expressarem da forma que acham e devam que é o seu caso, contudo, não concordo com sua tese, como já lhe falei, tenho minhas convicções bíblicas para que não venha guardar o sábado, tenho meu testemunho de vida na qual sou uma nova criatura, como diz Romanos 8, e ninguém vai tirar isso de mim, só se for Deus segundo a sua vontade, no mais meu amado, eu rogo para que um dia possamos estarmos no paraíso com o Senhor, pois a Salvação pertence à Ele.

Amém.

Nuno disse...

"Adão não guardou o sábado" onde está isso escrito na bíblia?

"a lei para os judeus veio por Moisés"
A Lei veio de Deus...

(Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: - Êxodo 20:1)

...para o homem, todo o homem - disse Jesus (Marcos 2:27-28).

"e a lei já não estava mais surtindo efeito vindo "

Correcto !! A lei cerimonial foi abolida por Jesus, pois apontava para o sacrifício do "cordeiro de Deus"

"Jesus para fazer um novo pacto como está escrito no livro de Hebreus, em Gálatas e outras cartas de Paulo se referindo ao sábado também,"

Hebreus 8:8-10

Porque repreendendo-os, diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que estabelecerei com a casa de Israel e com a casa de Judá um novo pacto.

Não segundo o pacto que fiz com seus pais no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egipto; pois não permaneceram naquele meu pacto, e eu para eles não atentei, diz o Senhor.

Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo;

----> "... porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei"

*que leis são estas que servem de novo pacto? Jesus já as ensinava...

8. A transgressão da “lei” é “pecado”. I João 3:4.
9. Devemos guardar “toda a lei.” Tia. 2:10.
10. Porque seremos julgados por esta lei. Tia. 2:12.
11. O cristão que guarda está lei “será bem-aventurado no que realizar”. Tia. 1:25.
12. A “lei perfeita, lei da liberdade”. Tia. 1:25 (cf. 2:12).
13. Disse Paulo: “Tenho prazer na lei de Deus.” Rom. 7:22 (cf. verso 7).
14. Estabelecida pela fé em Cristo. Rom. 3:31.
15. Cristo deveria “engrandecer a lei e fazê-la gloriosa.” Isa. 42:21.
16. “Bem sabemos que a lei é espiritual.” Rom. 7:14 (cf. verso

pelo contrário:
O cristão que guarda esta lei não é abençoado (ver. Gálatas 5:1-6 - lei cerimonial e de juízos (613)

para mais informações ver aqui:
http://oteraponkuriou.blogspot.com/2009/11/o-sabado-e-lei.html

Nuno disse...

depois da morte de Jesus, os seus apóstolos ensinavam os mandamentos de Deus e criticavam as leis cerimonias.

Quem não concorde comigo, então que diga

O Peregrino disse...

Até um retardado sabe que a lei veio de Deus, quando falei por Moisés, eu disse que foi na época de Moisés como está escrito em Exodos.
Você é uma pessoa de difícil compreensão, tem de ser ao seu modo, da forma que você interpreta.
Que bom que você "guarda" as leis sr. Vanâncio, continue a guardar "todas".

Congratulations!!

Nuno disse...

"Você é uma pessoa de difícil compreensão, tem de ser ao seu modo, da forma que você interpreta."

Sr. O Peregrino:

Se eu estou errado, então por favor diga onde está errado através da bíblia sff.

E não faça comentários desnecessários como:
"espero que você não seja igual ao Sr. Vanâncio que fala coisas que não edificam"; "Até um retardado sabe..."; "Congratulations!!" -> esta-se a desvalorizar através desses comentários que não mesmo nada construtivos.
Pela 3ª vez, o meu nome é Venâncio com um E.

Se apresenta afirmação dessas sobre Sábado então deve estar pronto para explicar.

Nuno disse...

Eu não aceito os princípios da bíblia porque alguém assim o disse (como parece ser o caso de ti, Gerson) eu leio e aprendo, e eu quero aprender mais da bíblia, e admito que tenho aprendido aqui alguma coisa. Só tenho pena das agressões verbais que têm existido.

O Peregrino disse...

Você está errado no que falei, não estou me referindo nas questões bíblicas mas na interpretação do post.

Você nunca errou na escrita?

Eu não concordo e vou explicar, aguarde por favor.

Sem copiar e colar ok?

Sou um servo inútil, "sem valor".

O Peregrino disse...

Minha intenção não é agredir ninguém, dizer que a lei foi feita por Deus, faltou interpretação do post, pedir pra copiar o link e colar no browse, dizer que a pessoa só copia e cola, são insinuações, ou tá chamando a pessoa de que? Afinal, só a minha pessoa que copia e cola?

Não sou o expert da bíblia, mas sei muito bem interpretar muita coisa.
Tenho minhas convicções em relação ao sábado, já falei ao sr. Marcos, estou nessa caminhada cristã 7 anos, contudo, mantenho a minha leitura e estudo cotidiano, não vou fazer do sábado um cavalo de Tróia.

Prometo de hoje em diante, e tenho orado nesse sentido que não vou mais usar de palavras ríspidas para com qualquer um visitante deste blog.
Seja qualquer resposta que eu venha receber.

Nuno disse...

"mantenho a minha leitura e estudo cotidiano, não vou fazer do sábado um cavalo de Tróia."

quem me dera fazer isso todos os dias. :(
ando-me a esforçar mas tenho tanto trabalho. Tenho de te felicitar: é um bom princípio.

Embora acredites que não seja o Sábado que seja o dia do Senhor, procura estudar na bíblia o porquê. Os versículos que deste não são ainda tão bons.
Faz uma coisa: procura melhor ou pede alguém que saiba mais o porquê que foi só o Sábado abolido (lembra-te que existem 10 mandamentos). Eu espero pela tua resposta - como eu disse, estou a aprender :)

Nuno disse...

"Sou um servo inútil, "sem valor"."

não digas isso, estás a desvalorizar-te muito: Jesus valoriza-te :)

Sabes o que acredito quanto às pessoas que vão para o céu?
Vão pessoas de todas as religiões !! Porque não é pelos princípios que são salvas mas sim pela comunhão com Jesus (estudo diário da Bíblia)


Campanha:

Leia um livro!

Ad Bottom