Analise em Tiago 2:10 - O Peregrino

O Peregrino

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4:16

test banner

Breaking

Post Top Ad

Minha Rádio

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Analise em Tiago 2:10

"Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos" Tiago 2.10

Os adventistas gostam de perguntar aos evangélicos se eles praticam os outros nove mandamentos, do decálogo, por sua vez os evangélicos respondem que sim. Então perguntam por que não guardam também o sábado do decálogo já que faz parte do quarto mandamento da Lei, o que os evangélicos respondem que o sábado foi cravado na cruz . Em cima disso arrematam citando Tiago 2.10.

Eles argumentam que Tiago estaria falando da lei dos dez mandamentos pois cita dois mandamentos do decálogo: "Porque o mesmo que disse: Não adulterarás, também disse: Não matarás. Ora, se não cometes adultério, mas és homicida, te hás tornado transgressor da lei." (v.11)
Dizem ainda que a "lei real" e a "lei da liberdade" (v. 8,12) faz referencia ao decálogo. Pois bem, vamos analisar e ver se de fato possui base sólida tal afirmação.

Antes de tudo é bom salientar que Tiago cita mandamentos que estão fora do decálogo e que se encontram no livro da lei cujo conteúdo os adventistas dizem ser cerimonial: "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo" Se o fato de Tiago citar mandamentos do decálogo implica que a lei ai é somente a do decálogo, também podemos dizer que ele está então falando de toda a lei pois cita um mandamento que se encontra no livro de Levítico cujo conteúdo é da lei cerimonial. Eis as razões porque acreditamos que Tiago está se referindo a toda a lei e não somente ao decálogo:

1. Os judeus não dividiam a lei em moral e cerimonial, a lei era uma só;

2. Tiago era líder da igreja em Jerusalém (Gl. 2.9) do grupo dos da "circuncisão" (Gl.2.7-8).
Esta igreja era composta por judeus convertidos mas que ainda guardavam a lei mosaica sem nenhum prejuízo. Veja o perfil teológico do rol de membros da igreja de Tiago em Atos 21.17-27 (cf. ainda 10.45; 15.5):

"No dia seguinte Paulo foi em nossa companhia ter com Tiago, e compareceram todos os anciãos....e disseram-lhe: Bem vês, irmãos, quantos milhares há entre os judeus que têm crido, e todos são zelosos da lei.", isto é, "zelotes em prol da lei".
Cabe aqui uma pergunta: Qual lei era essa ? Estaria Tiago falando ai da lei moral, apenas dos dez mandamentos? Não. Vamos prosseguir na leitura e ver que tipo de lei a igreja de Tiago obedecia:
"Têm sido informados a teu respeito que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a se apartarem de Moisés, dizendo que não circuncidem seus filhos, nem andem segundo os costumes da lei.[a mesma acusação apresentada contra Estevão em Atos 6.13]" Que costumes eram estes? Porventura eram costumes da lei moral ou da lei cerimonial? Tiago nos dá a resposta pelo pedido que ele faz a Paulo, vejamos:

"Faze, pois, o que te vamos dizer: Temos quatro homens que fizeram voto;toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles as despesas para que rapem a cabeça; e saberão todos que é falso aquilo de que têm sido informados a teu respeito, mas que também tu mesmo andas corretamente, guardando a lei. Qual lei era esta que Paulo precisava provar aos judeus que guardava? Era a lei moral ou a chamada lei cerimonial?

Prossigamos ainda:

"Então Paulo, no dia seguinte, tomando consigo aqueles homens, purificou-se com eles e entrou no templo, notificando o cumprimento dos dias da purificação, quando seria feita a favor de cada um deles a respectiva oferta. Mas quando os sete dias estavam quase a terminar..."

Aqueles irmãos da igreja de Jerusalém e especificamente Tiago, queriam que Paulo, de modo prático, desmentisse a notícia de que ele dissuadia os cristãos judeus de guardar a lei e de circuncidar os filhos (Atos 16.3).

Certa obra teológica comenta: "Paulo, até onde podemos ver, continuou a observar a lei e isso fez enquanto viveu, especialmente na companhia de judeus, e sua aquiescência no conselho de Tiago, nessa ocasião, participando da cerimônia de purificação de quatro homens que haviam tomado voto temporário de nazireu, e pagando as respectivas despesas, estava em perfeita concordância com o princípio por ele estabelecido: "Procedi, para com os judeus, como judeu, a fim de ganhar os judeus" (1Co 9.20). Podemos comparar isto com o voto por ele mesmo tomado (At 16.3; 18.18), Os costumes (21); isto é, os determinados na lei judaica, "recebidos de Moisés por tradição" (At 6.14; Gl 1.14). Faze por eles as despesas. Sobre a natureza de tais despesas veja Nm 6.14-15." (Novo Comentário Bíblico)

Isto posto, concluímos que:

1. A igreja de Tiago era composta por judeus convertidos zelosos da lei, e dos costumes da lei mosaica.
2. Estes judeus guardavam a lei da purificação, circuncisão, votos, sábado, freqüentavam o templo etc...
3. Tiago em nenhum momento condena a prática desta lei de Moises;
4. Pelo contrário, pede para Paulo se enquadrar na fé da igreja judaica naquelas circunstancias de perigo iminente;
5. Ele nunca divide a lei em duas, nem mesmo as denominas lei moral e lei cerimonial.

Com este pano de fundo do contexto histórico, podemos entender agora a carta de Tiago e o que ele quis dizer com a expressão "guardar toda a lei" em 2.10.

1. Tiago foi bispo da primeira igreja judaico-cristã da história, onde ainda não havia se convertido nenhum gentio. Veja que mesmo Pedro teve dificuldades em explicar aqueles irmãos sua pregação a um gentio do grupo dos "tementes a Deus" Atos 11.2-3-18.
2. A epístola de Tiago é considerada uma das mais antigas do NT. Os críticos colocam sua data entre 46 e 60 d.C.bem nos primórdios do cristianismo.
3. Esta carta foi endereçada não a gentios mas a judeus convertidos é o que se depreende da introdução que Tiago faz dizendo, "Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos da Dispersão, saúde."

Veja que ele chama a igreja pelo costume nacional judaico. Isto mostra sem sombra de dúvida que o pensamento teológico de Tiago e de sua igreja, contido nesta epístola, era perfeitamente compreensível para aqueles judeus cristãos dispersos.

Então quando Tiago fala de guardar "toda a lei" está falando da lei inteira e não de uma parte dela apenas. Não está ai falando do decálogo que os adventistas chamam de lei moral. Este tipo de linguagem era desconhecida da mentalidade da igreja judaica na qual Tiago presidia.

A propósito, a revista da Escola Sabatina, de 1o trimestre de 1980, p.19, afirma: "O NT não dá nenhuma indicação que se tenha pedido aos judeus que abandonassem imediatamente a prática da circuncisão ou que ignorassem as festividades judaicas".
Disto concluímos, quanto aos mandamentos, que quem despreza uns e pratica outros, a si mesmo constitui transgressor , como o disseram Paulo e Tiago . É bom recordar o que eles falaram sobre o assunto.

Paulo - "Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las." (Gl. 3.10)

Tiago - "Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos." (Tiago 2.10)

Essas duas citações são perfeitamente idênticas em seu sentido. Os dois escritores disseram a mesma coisa com palavras diferentes.

Agora veja, você que é guardador do sábado, mas não deixa se circuncidar, tosquiar-se ou purificar-se, que também é da mesma lei, como pode deixar de ser transgressor da lei? Relembrando ainda que a lei supra citada não é o decálogo apenas, mas todo o sistema do judaísmo. Se os adventistas quiserem se socorrer neste verso supra citado terão que guardar toda a lei. Se não o fazem, eles são, então, os que mais incorrem neste pecado. Não há para onde fugir!

7 comentários:

Nuno disse...

“1. Os judeus não dividiam a lei em moral e cerimonial, a lei era uma só;”

Paulo divide a Lei em duas

Romanos 3:31
Romanos 6:15
Romanos 7:7
Galatas 3:21

Tiago diz para guardarmos a Lei dos Dez mandamentos e, para quem é de compreenção fraca, ele até apresenta alguns mandamentos:

“Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera (Apocalipse 14:12), não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer.” (1:20-25)
“Todavia, se estais cumprindo a lei real segundo a escritura: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem. (...)
Porque o mesmo que disse: Não adulterarás, também disse: Não matarás. Ora, se não cometes adultério, mas és homicida, te hás tornado transgressor da lei.
Falai de tal maneira e de tal maneira procedei, como havendo de ser julgados pela lei da liberdade.” (Tiago 2:8-12)

Tiago ainda acrescenta que é uma Lei real, uma Lei de amor, e uma Lei de liberdade. Alguma dúvida? Peregrino: para a próxima coloca aqui TODO O CAPÍTULO para perceberes do que o autor fala sff.

“2.Esta igreja era composta por judeus convertidos mas que ainda guardavam a lei mosaica sem nenhum prejuízo. Veja o perfil teológico do rol de membros da igreja de Tiago em Atos 21.17-27 (cf. ainda 10.45; 15.5):”

Meu amado,
Por isso é que Tiago ensina a sua igreja de Judeus que guardavam as leis cerimonias a não o fazerem mais, mais a guardarem somente as Leis da liberdade (Dez mandamentos).

Em relação à histórias de Paulo que apresentaste em Actos 23, deixa-me te dizer que o versículos que apresentaste no fim é correcto:

“Procedi, para com os judeus, como judeu, a fim de ganhar os judeus" (1Co 9.20).”

Para Paulo converter Judeus, devia de agradar os Judeus e dessa maneira por-se perante as leis tradicionais dos Judeus. Não era pecado nenhum o fazer – mas era uma forma de ser respeitado e assim de os evangelizar.

3. “Não está ai falando do decálogo que os adventistas chamam de lei moral.”

Ora lá lê melhor se faz favor:
““Todavia, se estais cumprindo a lei real segundo a escritura: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem. (...)
Porque o mesmo que disse: Não adulterarás, também disse: Não matarás. Ora, se não cometes adultério, mas és homicida, te hás tornado transgressor da lei.” Tiago 2:8-12

De onde achas que Tiago foi buscar o termo adultério e homicida? Êxodo 20:13 e 14

4. “A propósito, a revista da Escola Sabatina, de 1o trimestre de 1980, p.19, afirma: "O NT não dá nenhuma indicação que se tenha pedido aos judeus que abandonassem imediatamente a prática da circuncisão ou que ignorassem as festividades judaicas".

Mais uma vez, francamente. Conheces o ditado: “um texto fora do contexto é um pretexto”
Não só usaste um versículo de Tiago 2 sem citar os restantes para compreendermos o contexto, bem como agora usas uma frase de um trimensário (de à 29 anos), que não só já está desatualizado, bem como é uma parágrafo perdido fora do contexto... francamente. Já agora, não faças como um Sr. Pr. que quando intepelado com muitas verdades da Bíblia se desculpa com passagens de EGW e... imagina só: também são um ou outro parágrafo fora do contexto do que ela quer dizer... Usa a Bíblia sff e não vás por aquilo que os outros dizem só para os desmentires, pois por aí perdes logo a razão.

(continua)

Nuno disse...

5. “Paulo - "Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las." (Gl. 3.10)
Tiago - "Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos." (Tiago 2.10)
Essas duas citações são perfeitamente idênticas em seu sentido. Os dois escritores disseram a mesma coisa com palavras diferentes.”


Isso mentira e por isso um pretexto: Paulo fala da Lei cerimonial, Lei essa que o mesmo Paulo diz em Col. 2:14-17 foi abolida na cruz, e que o mesmo Paulo faz diferença (entre as duas Leis) nos versículo que citei em cima na citação 1. Tiago fala e menciona mesmo só os mandamentos.

6. "Com este pano de fundo do contexto histórico, podemos entender agora a carta de Tiago e o que ele quis dizer com a expressão "guardar toda a lei" em 2.10."

Eu diria agora que com toda compreensão do capítulo, podemos concluir, mesmo, que o apóstolo Tiago se refere aos 10 Mandamentos.

Volto a frisar que Jesus está de acordo com os 10 Mandamentos (Mateus 5:17-19) (Mateus 15:1-6) (Mateus 19:1-9, 16-21) (Marcos 10:1-9) (Marcos 12:28-34) (Lucas 4:16) (João 12:50) (João 14:15,21) (João 15:4-12) (Actos 17:2)

As mulheres seguidores de Jesus também: Lucas 26:56

Paulo também: Romanos 3:31 Romanos 6:15 Romanos 7:7 Romanos 13:8-9 1 Corintios 7:19 Galatas 3:21 Efésios 6:1-3

João também: 1João 2:3-7; 3:21-24 5:1-3 2 joão 1:4-6 Apocalipse 12:17; 14:12

Tiago também: 1:25 2:8-12 Actos 15:19-21

O autor de Hebreus também e defende o Sábado, o dia da semana para descanso: Hebreus 4:1-11

Conclusão: todos obedeceram a Jesus e praticamente todos testemunham isso após a morte de Jesus. Porque é que é tão difícil aceitar a verdade: os dez mandamentos?

Os Tesouros da Religião.blogpost.com se encontram muitos segredos disse...

qual sera o Sacerdocio de Cristo o de Araão ou o de Melquisedeque esta e a minha duvida terei resposta amigos

Os Tesouros da Religião.blogpost.com se encontram muitos segredos disse...

ok estarei a espera

O Peregrino disse...

Oséias 2.11¬ "Farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, os seus sábados e todas as suas solenidades." Paulo usa o mesmo agrupamento em (Colossenses 2.16). Por que haveria alguém de torcer suas palavras para fazer com que significasse festas anuais quando ele fala de sábados?

Os Tesouros da Religião.blogpost.com se encontram muitos segredos disse...

OK Peregrino e bem verdae mas sra que y uma escritura que ainda não entendi bem Tiago 1:5,7 tra uma leitura diferente ,sera que nos somos os que buscam e obetemos ou os que temos oportunidade de partilhar com os outros e os mesmos se questionam see verdade .
aLei era olho por olho dente por dente , mas Cristo veio trazer amor e compaixao como vemos na parabola do bom samaritano .
Será que é asssim .feliz semana
que lo Senhor he Bendiga .

Os Tesouros da Religião.blogpost.com se encontram muitos segredos disse...

Ok Peregrino sera que me pode responder sobre o Sacerdócio de Cristo e Araónico ou de Melquizedeque esta e a minha duvida.


Campanha:

Leia um livro!

Ad Bottom