domingo, 4 de outubro de 2009

Tabernáculo da Fé

REJEIÇÃO DA DOUTRINA DA TRINDADE

A antiga heresia do sabelianismo surgiu num retiro espiritual no campo de Arroyo Seco, ao lado de Los Angeles, Califórnia. Adotaram uma nova interpretação da Divindade, parecida com a de Sabelius: Jesus é a um tempo o Pai, o único Deus. Jesus foi um que se manifestou a si mesmo como o Pai, como o Filho e como o Espírito Santo. Dizem:

Se qualquer trinitariano aqui somente se soltasse um minuto, você poderia ver que Pai, Filho e Espírito Santo não são três Deuses. São três atributos do mesmo Deus. ... Deus, expresso em Jesus Cristo, Que era ambos Pai, Filho e Espírito Santo, “a plenitude da Divindade corporizada
[1].

Assim, a doutrina histórica trinitária foi repudiada como anti-bíblica, chegando ao cúmulo de William Marrion Branham ensinar que:

La marca en la frente significa que tendrán que aceptar la doctrina del sistema mundial de iglesias, o qual es trinitarianismo, etc., y la marca en la mano, significa cumplir com la voluntad de lá iglesia
[2].

Deus precisa de homens que queiram sofrer pelo Seu Nome, não pelo nome “Trindade”. O que tem Roma de Deus? E no entanto os protestantes estão unidos com ela através da doutrina da Trindade
[3].

Mas - dirá você – em São João 14.23 está escrito: Se alguém me ama guardará a Minha Palavra e o meu Pai o amará e viremos e faremos nele morada. Não pense em três pessoas, mas em três ofícios
[4].

Assim, dizem que a marca da Besta é aceitar a doutrina da Trindade.

RESPOSTA APOLOGÉTICA:

Se somente Jesus é Deus, e o Pai e o Espírito Santo são apenas manifestações de Jesus, muitas passagens das Escrituras se tornam confusas:


Mateus 3.17 - Imitou Jesus a voz do Pai?

Mateus 17.5 - Onde estava o Filho quando o Pai disse: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo: a ele ouvi.

João 17.4 - Onde estava o Pai, quando Jesus disse: Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer. A mera existência de Eu e Tu nas palavras de Jesus indicam personalidades distintas e o Tabernáculo da Fé ignora ou torce os textos para perverter o Ego entre os membros da Trindade.

Atos 13.2 - Imitou Jesus a voz do Espírito Santo na ordem de sair para evangelizar?

Lucas 23.34 - Jesus disse: Pai, perdoa-lhes...

Lucas 23.46 - Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! Seria uma fraude se não houvesse uma pessoa chamada Pai distinta de uma pessoa chamada Filho.

C.1 Manifestações simultâneas de distintos membros da Trindade:

No relato da encarnação, temos a participação de toda a Trindade (Lc 1.35).

No batismo de Jesus, houve a manifestação simultânea das três Pessoas. Jesus, o Filho, que subia da água; o Espírito Santo que baixava em forma de uma pomba, e a voz do Pai, que falava desde o céus (Mt 3.16-17).

As orações de Jesus demonstram sua existência à parte do pai (Mc 1.35; Lc 5.16; 6.12; 9.28; 11.1; 22.39-44; Jo 11.41).

C.2 Algumas provas bíblicas de que Jesus não é o Pai:

Em todo o tempo em que Jesus esteve na terra, o Pai esteve no céus (Mt 5.16,48).

Jesus disse que confessaria os homens que O confessassem, perante o Pai (Mt 10.32-33).

Cristo está hoje à destra do Pai (At 7.54-56).

Deus é Pai de Jesus e não Jesus é Pai de si mesmo (Ef 1.3,17).

Jesus entregou o seu espírito a seu Pai e não a si próprio (Lc 23.46).

Jesus se fez carne e sangue (Lc 24.39; Jo 19.34), enquanto que o Pai é Espírito (Jo 4.24).

Simeão reconhecia que o Menino Jesus que tomou nos braços não era o único membro da Trindade (Lc 2.26-33).

João Batista conhecia o Pai, mas não conhecia o Filho (Jo 1.31-34).

Jesus veio para fazer a vontade do Pai e não a sua própria (Jo 5.30; 6.38). Isto implica na existência de duas personalidades distintas.

Jesus conhecia o Pai, mas não era o Pai (João 10.15).

Jesus era amado pelo Pai como Pessoa, e distinta que era (João 10.17-18).

Jesus era o único caminho para o Pai (Jo 14.6).

A expressão tanto a mim, como a meu Pai, prova que eram duas Pessoas (Jo 15.24).

Em (Hb 1.1-2) se afirma que o Filho é herdeiro de Deus. Logicamente, isso requer a existência de duas Pessoas: uma, o testador e outra o herdeiro. As duas posições não podem ser ocupadas por uma única Pessoa.

C.3 Algumas Provas bíblicas de que o Espírito Santo não é Jesus: O espirito Santo é um outro Consolador, procedente do Pai e do Filho (Jo 5.32; 14.16-17,26; 15.26; 16.7,13).

Era necessário que Jesus fosse, a fim de que o Espírito Santo viesse (Jo 16.5-15).

O Filho já fora dado antes que o Espírito Santo fosse dado (Jo 3.16; At 2.1-4).

O Filho pode ser blasfemado e o pecador culpado disso encontra perdão. Mas, se o Espírito Santo for blasfemado, essa pessoa não encontrará perdão. Isto prova haver duas Pessoas (Mt 12.31-32; Mc 3.29-30 e Lc 12.10).

Os samaritanos haviam recebido Jesus, mas ainda não o Espírito Santo (At 8.5-25).

O Espírito Santo não veio falar de si mesmo ou glorificar a si mesmo, mas sim para glorificar a Jesus (Jo 16.7-15).

A descida do Espírito Santo no dia de Pentecoste foi à prova de que Jesus havia chegado ao céu, onde assentou-se à destra de Deus Pai. É mais uma prova da Trindade (Jo 7.39; At 2.33-34).

Jesus afirmou, mesmo depois da ressurreição, que Ele não era um ser em espírito. Portanto, ele não podia ser nem o Pai e nem o Espírito Santo, pois esses são seres espirituais (Lc 24.39; Jo 4.24; 14.16-17,26; 15.26; 16.7,15).

Distinção muito clara é feita entre os nomes de todas as Três Pessoas da Trindade (Mt 28.19; 2 Co 13.13).

C.4 A Personalidade e Divindade do Espírito Santo:

Os adeptos do Tabernáculo da Fé afirmam que o Espírito Santo não é uma pessoa. Perguntam e respondem sobre o Espírito Santo:

Perguntamos: o Espírito é pessoa? A Bíblia diz que não. ... Espírito não é pessoa
[5].

RESPOSTA APOLOGÉTICA:

Na realidade o Espírito Santo é a terceira Pessoa da Trindade. Tiram-lhe a personalidade, quando a própria Bíblia emprega pronomes pessoais e oblíquos para referir-se ao Espírito Santo (At 10.19,20, Jo 15.26, At 13.2).

É um erro crasso. Os atributos de personalidade são três:

Inteligência, que é a capacidade de conhecimento,... porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus (1 Co 2.10).

Vontade própria ou volição, que é capacidade de escolher, desejar, Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer (1 Co 12.11).

Sensibilidade ou emoção, que é capacidade de amar, entristecer-se, alegrar-se, E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção (Ef 4.30).

C.5 Atividades pessoais são atribuídas ao Espírito Santo:


a) Fala - Ap 2.7
d) Ensina - Jo 14.26
b) Testifica - Jo 15.26
e) Ordena - At 13.2
c) Intercede - Rm 8.26
f) Guia - Rm 8.14

C.6 Devemos ter muito cuidado na maneira de tratar com o Espírito Santo:

a) É possível entristecê-lo - Is 63.10; Ef 4.30
e) Blasfemar - Mt 12.31-32
b) Rebelar-se contra ele - Is 63.10
f) Resistir - Gn 6.3
c) Fazer-lhe agravo - Hb 10.29
g) Apagar - 1 Ts 5.19
d) Mentir - At 5.3,4

A Deidade do Espírito Santo:

As Escrituras ensinam que o Espírito Santo é Deus. Os atributos naturais da Deidade encontram-se nele:

Eternidade - (Hb 9.14).
Onipotência - (Gn 1.2; Lc 1.35; Rm 8.11).
Onipresença - (Sl 139.7).
Onisciência - (1 Co 2.10).
Obras da criação - (Jó 33.4; Sl 104.30).

C.8 A Doutrina da Trindade

Assim cremos:

Existe, de acordo com as Escrituras, uma Pessoa que é chamada o Pai, o qual é designado como Deus (Ef 1.2).

Há também uma Pessoa chamada o Filho, que é designado como Deus (Jo 1.1, 20.28, 1 Jo 5.20).

Há ainda uma terceira Pessoa chamada o Espírito Santo que é designada como Deus –( At 5.3-4).

Todas essas três Pessoas são coexistentes e, na unidade da Divindade, são designadas como um Deus (Dt 6.4).

Ademais, quando comparamos a palavra traduzida para um do hebraico de (Dt 6.4) com outras passagens como de (Gn 2.24; 34.16 e Nm 13.23), encontramos uma unidade composta, não unidade absoluta, como se pode pensar.

Isto nada prova para os adeptos do Tabernáculo da Fé. O argumento de (João 10.30) que identifica Jesus como uma Pessoa da Divindade em virtude de sua unidade com o Pai, é contestada pelo simples fato de que a palavra traduzida um do grego (en) nesta passagem é neutra - não masculina - e refere-se à unidade de essência ou natureza, não Pessoa. Portanto, na unidade de essência ou natureza de Deus, existem três Pessoas. Outros versículos que revelam pluralidade de Pessoas na Divindade (Trindade) podem ser encontrados em (Gn 1.26; 3.22; Is 6.8; 48.16).

FÓRMULA BATISMAL APENAS NO NOME DE JESUS

No final de (Mt 28.19) Jesus deu o seguinte mandamento: Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Entretanto, no livro de Atos lemos: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo (At 2.38). O Tabernáculo da Fé interpreta essa aparente discrepância para sustentar sua negação da posição trinitária. Eles dizem que a declaração de Mt 28.19 apoia os três nomes de Cristo que é designado por Pai, Filho e Espírito Santo. Assim, estabelecem que a fórmula correta do batismo é encontrada em (At 2.38). Citam mais as seguintes passagens: Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus (At 8.16); E mandou que fossem batizados em nome do Senhor (At 10.48); E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus (At 19.5), como prova de que a Igreja Primitiva batizava apenas em nome de Jesus.

RESPOSTA APOLOGÉTICA:

Analisemos as passagens citadas:


At 2.38 - "...seja batizado em nome de Jesus Cristo...
At 8.16 - "...sido batizados em nome do Senhor Jesus..."
At 10.48 - "...batizados em nome do Senhor".
At 19.5 - "...batizados em nome do Senhor Jesus".

O que se observa da leitura atenta dos versículos citados? Que não se trata de uma fórmula batismal porque não são uniformes as expressões, variando de em nome de Jesus Cristo (At 2.38), para em nome do Senhor Jesus (At 8.16) e em nome do Senhor (At 10.48). Muito razoável é afirmar que, então, a narrativa de (At 2.38), indicada como batismo em nome de Jesus Cristo, esteja se referindo como pela autoridade de Jesus, como se lê em At 3.16; 16.18, na qual a autoridade de Jesus é invocada. Não se trata de fórmula que acompanha tais acontecimentos, desde que em (At 19.13) a invocação do nome de Jesus por exorcistas nada significasse porque os que o fizeram não tinham realmente a autoridade de Jesus. Em outras palavras, o batismo foi ordenado e levado a efeito sob a divina autoridade do Filho, empregando-se a fórmula de (Mateus 28.19).

Não bastasse o apoio irrestrito à Bíblia Sagrada que torna irrebatível o nosso entendimento, acresce observar o costume da Igreja Primitiva encontrado no livro Os Ensinos dos Doze Apóstolos que diz:

Agora, concernente ao batismo, batizai desta maneira: depois de ensinar todas estas coisas, batizai em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Em outra parte do livro já citado se diz que:

O bispo ou presbítero deve batizar desta maneira conforme ao que nos ordenou o Senhor, dizendo: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Cipriano (A.D. 200), falando de (At 2.38) diz: Arrependei-vos, e cada um de vos seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo, disse:

Pedro menciona aqui o nome de Jesus Cristo, não para omitir o do Pai, mas para que o Filho não deixe de ser unido com o Pai. Finalmente, depois da ressurreição, os apóstolos são enviados pelo Senhor às nações, a fim de batizarem os gentios em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

[1] A Palavra Falada, W.M. B, vol. 3 nº11, p. 24 # 157 e 25 # 160.
[2] Las Siete Edades de La Iglesia, p. 428.
[3] De Volta à Palavra Original, p. 27.
[4] Mesmo livro citado, p. 26.[5] De Volta à Palavra Original, p. 25

2 comentários:

Venâncio disse...

Muito bem !
Evita é criticar os que outros crêem, mas ensina-os na verdade.

Anônimo disse...

Em MT 28:19 Jesus não estava realizando nenhum batismo, apenas ordenando, os onze apostolos estavam presentes. Em João 14:7 jesus fala do consolados que virá, e no verso 13 jesus diz que este consolador vos guiará em toda a verdade, quando Jesus falava do consolador, ele estava falando justamente do que ocorreria no dia de pentecostes AT 2:1 a 47. vejam que pedro apos ser revestido do espirito santo fez aquele grande sermão e compungiram a mais de tres mil pessoas, mas nós falhamos em ver que ali não éra Pedro falando, mas éra o espirito de Deus falando em Pedro, e ja que o espirito iria guia-los por toda a verdade, quem estava falando através de Pedro éra Deus,e de maneira nenhuma estaria errado,Deus não éra, agóra se nós despresar o discurso de Pedro e dizer q fica com o discurso de Jesus, vc esta simplismente recusando a voz de Deus, vc podem dizer: mais isto é uma confusão !. não , é Q vc ainda não teve a revelação da verdade, veja a doutrina da trindade, começou c/ Tertuliano em 155 AD teve o aval de constantino em 325 e se tornou um dogma em 381, isto podem ser confirmado através da história, se alguem ainda defende esta doutrina é por falta de interece da verdade, por não querer abrir mão da antiga Babilonia. devemos ter muito cuidado quanto a santa doutrina apostólica, pois nela não ouve erros, as igrejas com seus ensinos basiados em teologia, tem ensinado e manipulado o povo pregando mentiras, basta vc ler as escrituras à luz da palavra que vc ja vai encontrar motivos para refutar o que seu pastor préga,só de vc ver a politica dentro da igreja, pastores concorrendo eleição , pregando o que o povo quer ouvir e não o que precisam ouvir, vc sabia que o juizo de Deus é pela a verdade e que não tem estes atalhos Q tais pastores estão oferecendo? amigos é mais tarde do que pensamos, procuremos a verdade que só éla nos libertará. COM CERTESA SEREI REFUTADO NESTA PAGINA, POIS HOJE ESTAMOS VIVENDO EM UM MOMENTO PROFETICO, ESTAMOS NOS DIAS DE SODOMA, ENQUANTO DOIS ANJOS ESTÃO TIRANDO LÓ E SUA FAMILIA DE LÁ, DEUS ESTÁ COMENDO PÃO E OVELHA ASSADA COM ABRAÃO, ISTO NOS REPREZENTA, OU ABRAÃO COM DEUS LÁ FÓRA OU LÓ PASSANDO PELA TRIBULAÇÇÃO, A ESCOLHA FICA A CRITÉRIO, POR ISTO MEUS AMADOS, SEMPRE TEM AQUELES QUE NÃO QUER QUE VC PERTENÇA ANENHUM DOS DOIS (ABRAÃO OU LÓ) QUEREM QUE VC FAÇA PARTE DOS QUE FORAM DEVORADOS PELO FOGO .PAZZZZZ.