Porquê alguns não conseguem deixar a Torre de Vigia? - O Peregrino

O Peregrino

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4:16

test banner

Breaking

Post Top Ad

Minha Rádio

sábado, 21 de junho de 2008

Porquê alguns não conseguem deixar a Torre de Vigia?

por Randall Watters

.
"Você pode tomar os bens de um homem e ele se recuperará, mas se tirar sua fé, você o matará."

Esta frase expressa uma verdade da qual todos que trabalham com vítimas de cultos deveriam estar atentos.

Há muitas razões por que as pessoas se unem aos cultos: solidão, poder, uma fuga da realidade, etc. As vezes as pessoas estão apenas curiosas e depressa terminam sob controle de outros, como vítimas de hipnose. Pode ser ensinado para a maioria destas vítimas que elas estão procurando através de outros, saídas e soluções mais construtivas. Eles podem aprender como encontrar reais amigos e como os manter, como direcionar suas energias em novos objetivos, e como enfrentar a realidade.

Porém, há outro tipo de pessoa que é envolvida pelos cultos: Esses dirigidos pela fome de uma causa maior, que dão tudo de si para algo ou alguém muito superior que seu próprio ego. Estes são aqueles que sacrificarão tudo para encontrar o Criador do universo, que gastarão suas vidas inteiras buscando os segredos da vida. Freqüentemente eles são dirigidos, assim parece, pelo Destino, talvez até mesmo afligidos pela dor física ou emocional como descrito no proverbial "grão de areia", onde a ostra se transforma eventualmente em uma pérola.

Mas, e se a ostra aborta a pérola metade-formada? E se a pessoa que dedicou sua vida a uma causa, e que encontrou grande satisfação nessa causa, e amigos (como também uma consciência limpa), de repente descobre que a coisa inteira é uma farsa? O que acontece à um homem ou mulher que é um verdadeiro crente em um líder ou organização, e que descobre que isto não é afinal de contas de Deus, e estão vivendo uma mentira? Poucas descobertas na vida podem ser tão devastadoras.

ESPERANÇA PARA A JORNADA

As vítimas dos cultos não olham prontamente para a igreja Cristã por respostas quando são desiludidos em sua causa. Porquê é assim? No caso das Testemunhas de Jeová, há uma razão dobrada. A primeira e mais óbvia é que elas foram ensinadas com muito preconceito sobre as igrejas: que supostamente ensinam falsas doutrinas, adoram ídolos, estão cheias de imoralidade e lutas pelo poder, e adoram um falso trinitário deus. Como se isso não fosse argumentos suficientes, elas podem perceber algo faltando em termos de idealismo, e desta vez podem não estar erradas. Ainda, o que poderia oferecer um culto como as Testemunhas de Jeová que muitas igrejas Cristãs não oferecem?

A resposta é evidente quando você descobrir em primeiro lugar porque muitos cultos são formados. Os motivos não são completamente ruins. Freqüentemente, como no caso de Jim Jones e do Templo do Povo, há uma causa moral que dirige o movimento. No caso do Templo do Povo e Jonestown, foi uma reação contra o fanatismo racial e o preconceito. Muitas pessoas jovens e idealistas foram introduzidas em uma atmosfera refrescante de fraternidade e liberdade. O que eles não suspeitaram foi que Jones era instável e ficou corrupto, fomentando muito mais o mal que o bem, como causa para se lutar. Seus seguidores, que tinham se entregado completamente (no que pensaram ser) uma boa causa, foram inaptos e pouco dispostos para ver o verdadeiro caráter dele. Eles eram como algumas Testemunhas de Jeová que David Reed descreve como sendo "Como um menina adolescente apaixonada que confia em todas palavras de seu namorado, a Testemunha que encontrou tal realização emocional na organização está contente em aplaudir qualquer coisa que a Seita diz." Como Resgatar Seu Amor da Torre de Vigia, pág. 137.

As Testemunhas de Jeová, uma vez conhecidas como "Estudantes Internacionais da Bíblia", começaram o movimento quando muitos estavam esperando o retorno de Cristo e um entendimento maior das profecias da Bíblia. Ao contrário de muitas das igrejas ao redor deles, os Estudantes da Bíblia eram um povo humilde que reivindicou amar a Cristo, e eles viram uma causa superior no movimento. Em contraste, muitas das igrejas estavam até certo ponto mornas e envolvidas no mundo e sua política. A êxtase de estar envolvido em tal causa superior, cegou os Estudantes da Bíblia de verem que Russell estava borrifando em numerologia e piramidologia, quando constantemente buscou determinar a data exata dos segredos de Deus. Russell era um líder carismático, e os seguidores dele, como aqueles de Jim Jones, praticamente o adoraram .

Hoje, as Testemunhas de Jeová servem da mesma forma a organização do coletivo "escravo fiel e discreto". Isto pode ser demonstrado pelas doutrinas mutantes das Testemunha, que estão dispostas à ensinar qualquer "novas verdades" que vêm de Brooklyn. Eles reivindicam servir a Jeová, mas Jeová só é conhecido através da organização--tanto quanto Cristo só era conhecido por Jim Jones (pelo menos de acordo com o Templo do Povo).

A maioria destas Testemunhas são sinceras e um grande número realmente estão buscando a Deus. Quando e se elas chegarem a um senso melhor, o que nós podemos lhes oferecer?

CONTATO COM COMPANHEIROS SOBREVIVENTES

Um dos fatores mais importantes na recuperação desses que estão deixando a Torre de Vigia (ou pensando nisto) é falar com outros que passaram pela mesma coisa. Se eles têm medo de falar com ex-testemunhas no princípio (como se elas fossem os "apóstatas"), elas deveriam assistir nosso vídeo, "Deixar a Torre de Vigia": Por que é Tão Difícil?." Esta provavelmente é a ferramenta mais útil para dissipar o medo de sair, desde que é uma série de míni-entrevistas com outros que passaram pela mesma coisa. Assim elas podem conhecer esses que têm uma fé renovada em Deus, e até mesmo maior zelo pela vida e o futuro.

PORQUÊ ALGUNS DESASSOCIADOS DEFENDEM A TORRE DE VIGIA?

Que surpresa é para muitos que encontram uma pessoa que defende as Testemunhas de Jeová tanto nas doutrinas e praticas, ao descobrir que elas foram desassociados e já não se associam com as Testemunhas!

Alguém poderia pensar que o tempo distante da Torre de Vigia, lhe permitiria investigar os ensinos da Sociedade, e descobrir seus erros. Mas este não é freqüentemente o caso. Porque? Aqui estão alguns fatores do controle-mental:

Culpa
Muitos que deixam a Torre de Vigia estavam "praticando o pecado", qualquer pecado como definido pela Bíblia ou talvez só pela Sociedade Torre de Vigia (como fumar ou celebrar feriados). A consciência da vítima está aflita, enquanto constantemente a fazendo lembrar de seu mal, e também prevenindo qualquer exame objetivo da própria organização (sobre ensinos e história). Qualquer esforço para examinar a "literatura de apóstata" ou até mesmo voltar e ler Literaturas antiquadas da STV seria encarado como uma tentativa para justificar seus próprios pecados, conduzindo a culpa adicional.

Medo
O medo agora toma o controle, como a Testemunha desassociada é convencida que o diabo está lá fora para tropeçar e confundi-lo, especialmente por permitir dúvidas sobre a organização (que é duvidar do próprio Jeová"). Medo do castigo de Deus continua "protegendo" a vítima por um longo tempo após deixar a Torre de Vigia. Qualquer tentativa para investigar a Sociedade criticamente é silenciada por este efetivo processo de bloquear o pensamento.

Caso de amor
Isto recorre ao caso de amor de uma TJ com a organização. Embora pareça que terminou se ela foi desassociada, a vítima ainda almeja o senso de camaradagem, unidade e a previsibilidade da organização. Considerando que ela tenha ficado tão dependente da organização para tudo, ela fará o papel de flertar com o ex-amante, enquanto esperando voltar para seu amado. Considerando que a "ausência faz o coração ficar ainda mais aficionado", cada pequena dor e luta a farão lembrar da organização "mãe."

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Qualquer tentativa para "corrigir" uma vítima que luta com o anterior, pode ser encarada com rejeição imediata. Eles são dirigidos por poderosos impulsos plantados pela organização quando se uniram. Melhor que tentar raciocinar com esses usando a Bíblia, pode se provar muito mais efetivo providenciar para eles ouvir o testemunho de alguém que é um ex-membro de outro culto, e como eles lutam contra o mesmo tipo de medo, culpa, e talvez até mesmo um "caso de amor" com sua organização. Lutas paralelas na vida de outros pode ser o que é necessário para abrir suas mentes.

.
Traduzido por Berlirner com permissão de: www.freeminds.org

Nenhum comentário:


Campanha:

Leia um livro!

Ad Bottom