ABRINDO MENTES FECHADAS das Testemunhas de Jeová - O Peregrino

O Peregrino

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4:16

test banner

Breaking

Post Top Ad

Minha Rádio

quinta-feira, 26 de junho de 2008

ABRINDO MENTES FECHADAS das Testemunhas de Jeová

Traduzido por Berlirner com permissão, de
Translated by Berlirner with permission, from
www.freeminds.org


por Randall Watters

(Revisado em 27/02/03)

. O que você pode dizer quando as Testemunhas de Jeová vem à sua porta?
. Como você refuta argumentos pela Bíblia?
. Como você ajuda seus parentes e amigos?
. Como chegar ao coração da questão


[NOTA: "GB" são referências especificas a páginas documentadas no livro, Thus Saith Jehovah's Witnesses]

ENTENDENDO O PROBLEMA

É raro encontrar uma Testemunha que não viu ou ouviu informações que expõem a desonestidade da Sociedade Torre de Vigia. Porquê, então, eles não vêem um problema? Evidentemente, qualquer outra coisa os impediu de analisar a informação factual objetivamente. As mentes deles são treinadas para "parar" as duvidas contra a organização - uma parede foi erguida que diz, com efeito, " Até aqui você pode ir, e não mais adiante."

Que tipo de motivação poderosa impede as Testemunhas de entrar nas águas "perigosas" da investigação crítica? A motivação é o medo; o problema subjacente é a segurança extraviada. O conceito Cristão de confiar em um Deus sobrenatural é substituído com um símbolo mais visível e concreto, isto é, a organização; A organização de Deus. A Testemunha aprende que servir a organização é igual a servir a Deus. A organização é a mãe, Deus é o pai, e a Testemunha deve obedecer seus "pais". Desde que a Testemunha não pode ver nem experimentar uma real interação com Deus, a única ligação dele com Deus é pela organização visível. É, com efeito, "Deus" para ele (entretanto ele não admitiria ou reconheceria isto).

Convencer a Testemunha que a organização é enganosa, é como tentar convencer uma criança de 5 anos que ama seus pais, que o pai dela está na prisão por roubo armado, ela simplesmente não acredita que seu pai é desonesto. Na realidade, ela não pode tolerar este pensamento, desde que ela colocou toda sua segurança e confiança no pai e mãe. A verdade é muito temerosa e devastadora para se considerar. Então, para proteger sua fonte de segurança, ela rejeita a informação efetiva como sendo uma mentira.

O mesmo é verdade com a Testemunha. Ela sabe que se a organização realmente não for dirigida por Deus, ela não tem nenhuma outra segurança tangível para ir. Ela diz, "Onde mais posso ir? " Assim, ela permanece dentro do sistema, os anos se passam, continuando a ignorar a barragem de informação efetiva que arruinaria a inteira estrutura da Sociedade Torre de Vigia. Cada vez mais ela ignora os fatos, quanto mais tacanha e inflexível ela se torna, mais difícil se torna a mudança, e mais convencida que já tem a verdade. Ela cava uma trincheira para si, erguendo todos os tipos de barricadas mentais contra seu real inimigo, que é a dúvida. Enquanto isto possa parecer incrível à pessoa que tenta alcançar a Testemunha com os fatos, é simplesmente um mecanismo protetor, guardando a Testemunha do trauma de perder seu senso de segurança. Para racionalizar as falsas profecias e inconsistências da organização, deve a Testemunha, com efeito, enganar a si própria pensando realmente que não há nenhuma discrepância na organização. 1

Os cristãos mantém a segurança deles em uma relação espiritual com a pessoa de Cristo, a Testemunha é ensinada a pôr sua fé em uma organização. Se eles tiverem fé na organização, eles têm fé em Deus. Os dois são inseparáveis; tanto assim, que perder a fé na organização significa uma perda correspondente da fé em Deus. Isto é precisamente por que a Testemunha tem que se proteger pelo processo de ego-decepção. Ela não poderia agüentar a dor de perder sua fé.

CONSEGUINDO QUE ELAS PENSEM

Antes de tirar fotocópias antigas das literaturas da Torre de Vigia, ou antes de serem citados textos da Bíblia, é bom estabelecer certas coisas na mente de uma Testemunha, coisas que elas acreditam oficialmente, mas a Testemunha individual pode não estar completamente de acordo. O mesmo ato de admitir estas convicções deveria provar não só vergonha à Testemunha, mas a fará consciente da estreita mentalidade de culto, encorajada pela Torre de Vigia. Para evitar ser envergonhada e "livrar a cara", a Testemunha às vezes mentirá sobre o que elas acreditam, ou tentará mudar de assunto sem responder, mas você tem que fazer nota do que eles negam, de forma que você possa provar que eles ensinam isto, usando a própria literatura deles. Você força a Testemunha desta forma, a ver a parede que ela estabeleceu em sua mente, (que diz, "você não pode passar desse ponto"), e ela tem que tomar uma decisão para ser honesta consigo própria. (e correr o risco de trocar sua segurança), ou corre de medo de tal confrontação. Como, então, procederemos?

Abaixo estão várias questões preliminares para perguntar à Testemunha. Estas perguntas não envolvem interpretar passagens da Bíblia (isso vem depois), mas se relacionam à visão delas de como interpretar a Bíblia, como também os modos de Deus em relação ao Homem. Você achará estas perguntas bastante efetivas com todas, à exceção daquelas Testemunhas bem endurecidas.

PERGUNTAS DE BOM SENSO

Estas primeiras três perguntas estabelecem uma fundação da percepção de bom senso sobre a Bíblia e o Cristianismo, que geralmente são negados pelos cultos. Isto é especialmente verdade em relação às Testemunhas de Jeová. Freqüentemente elas responderão sim de qualquer maneira a estas perguntas, para "livrar a cara" ou evitar embaraço. Nesse caso, você precisará dirigir a atenção delas de volta as respostas, quando elas as "negarem" depois. GB são referências ao nosso livro, Thus Saith Jehovah's Witnesses (Assim disseram as Testemunhas de Jeová - edição de 2002.)

Você acredita que a Bíblia foi escrita para todas as pessoas?

(Atos 17:30; 1 Cor. 1:2)

Você acredita que verdadeiros cristãos sempre existiram em algum lugar nos últimos 2000 anos?

(Mateus. 28:19,20 - A Sociedade ensina isto, mas não pode apontar, de fato, a um único grupo ou pessoa como evidência disto, desde que ninguém na história acreditada como eles o fazem.)

Você acredita que qualquer um, em qualquer lugar, que só teve uma Bíblia, e nenhuma outra literatura, poderia entender e ser salvar?

("Não" como resposta revela que eles acreditam que a Bíblia não é o bastante, mas um líder ou organização é necessário; "Sim" como resposta contradiz o ensino da Torre de Vigia. GB 52, 53, 163, 164)

A seguir, uma declaração sobre os perigos de várias organizações religiosas deveria ser feito, como, "Hoje, mais que nunca, há muitos grupos religiosos que desviam as pessoas do verdadeiro Cristianismo. Vejamos se podemos concordar em certas marcas que identificam tais grupos." Então proceda com as seguintes perguntas objetivas. É melhor formular as perguntas na "terceira pessoa" (ou hipoteticamente as aplicar a você) em lugar de as aplicar diretamente à pessoa que você está falando, ou a organização dela. Em vez de dizer, "A sua organização...? " você poderia dizer, " Se uma organização...? " ou "O que se eu...? " Deste modo, você evita que ela se ponha na defensiva. Eles terão que aplicar estes pontos a si próprios na conversação, ou você poderá estabelecer a conexão. Consiga que eles vejam o ponto antes que haja mágoa! (2 Sam. 12:1-14)

Você acha que uma pessoa não só deveria examinar os ensinos, mas também a história de qualquer organização religiosa, antes de decidir se é verdade?

(Uma história de decepções e profecias frustrantes é o mais incriminador!)

E se me unir a um destes grupos e depois descobrir fraudes no topo da organização, ou que eles alteraram os ensinos ou profecias? Deveria eu permanecer nele?

(A maioria dos cultos teve sérios escândalos e mudanças repentinas que envolvem fraude e politicagem no alto escalão. Desde que eles reivindicam que só as verdadeiras pessoas pertencem a Deus, a reivindicação deles seria altamente suspeita.)

Deuteronômio 18:20-22 e Mateus. 24:11,23-27 nos advertem de falsos profetas. Como uma pessoa identificaria um falso profeta que usa estes versos?

(Eles falam no nome de Deus e não se realiza!)

O que pensaria você se não fosse permitido para os membros de uma certa religião, ler outra literatura religiosa?

(Demonstra regra autoritária e medo dos fatos, como também uma inabilidade para usar discernimento. Á Testemunha não é permitido ler outra literatura religiosa.)

Os mórmons reivindicam que deve-se estudar os livros deles para atingir um conhecimento preciso da Bíblia, embora eles também usem a Bíblia. O que pensa você disso? (Todos os cultos acreditam nisto, que o líder deles é o intérprete exclusivo da Bíblia, tanto como nas Testemunhas.)

Se eu estivesse examinando os mórmons, etc., você acha que seria uma boa idéia ler livros de ex-membros?

(Uma pergunta difícil para o membro de um culto responder, como é referente a si próprio - incrimina se eles dizem que sim ou não. Se eles dizem, "não", mostra quão fácil seria ser sugado por um culto que você não examinou completamente. Se eles dizem, "Sim", então lhes pergunte porquê eles não leram livros de ex-membros de seu grupo.)

Porquê toda a dissensão de uma religião é vista como evidência de orgulho ou pecado?

(Cultos são por natureza autoritários e excomungarão os membros por qualquer questionamento na política ou desobediência para a organização. GB 175)

E se esta religião não está aberta a crítica pública? E se eles não permitem o debate público?

(Apenas revela o quão escolar é a fundação doutrinal deles, como também o apelo deles para argumentos.)

PERGUNTAS PARA PROVOCAR REFLEXÃO

Estas são perguntas que fazem o membro de um Culto ver a inconsistência da posição dele em certos assuntos. O que você está fazendo é submetê-lo a um precedente Bíblico ou escolástico, lhe permitindo ver que a Torre de Vigia na verdade nega esse precedente. Ou eles lutarão com a contradição (não exibindo visivelmente entretanto essa luta) ou eles fecharão suas mentes para uma discussão adicional no assunto, ou por tentar mudar o assunto ou indo embora. Ao invés de usar a terceira pessoa, ou ser subjetivo e hipotético, agora você está aplicando especificamente a Torre de Vigia. Desde que a organização é a real culpada em lugar da Testemunha individual, aplique as perguntas à organização, não a "Testemunha de Jeová." Isto ajudará a evitar o sentimento que eles estão sendo atacados pessoalmente.

A Bíblia só pode ser interpretada corretamente pela Sociedade?

(Atos 17:11; 1 João 2:26,27 "Sim" como resposta contradiz a Bíblia, "Não" como resposta contradiz a Torre de Vigia GB 166, 167, 171)

Que método usa a Torre de Vigia para interpretar a Bíblia?

Eles dizem que a aceitam literalmente, e interpretam passagens simbólicas por outras passagens que afetam a discussão; Raciocínios, pág. 204, 205. Todavia, eles quebram esta regra continuamente, optando freqüentemente para uma compreensão "simbólica" de algo que não podem aceitar literalmente, devido à sua teologia preconcebida. Exemplos: João 3:3,5,7; Mateus 24:26-30; João 1:1; Rev. 1:7

Estudantes discutem sobre o histórico, gramática, e o método interpretativo de entender o que a Bíblia diz. (Explique.) você acha que este é um bom método?

(Defina como levando em conta o significado histórico e cultural de uma declaração ou palavra, e sua significação lingüística para interpretar corretamente. A Torre de Vigia ignora a significação histórica de incontáveis passagens e interpreta a Bíblia arbitrariamente. Exemplo: Lucas 16:16-31 e João 10:16.)

Estudantes proeminentes, seculares ou religiosos, apóiam as interpretações da Bíblia pela Torre de Vigia?

(A comunidade escolástica, como um todo, está contra a interpretação da Torre de Vigia, ambos os setores, Cristãos e agnósticos, devido aos métodos desonestos e preconceito teológico. a Torre de Vigia ama citar autores em certos pontos, quase sempre sendo um meia-verdade, ou tirando do contexto para apoiar sua posição. Às vezes citam fontes obscuras que apresentam como sendo fontes notáveis, contudo, nem mesmo sendo reconhecidos como autoridades no campo deles. GB 133-145)

Acredita a Sociedade Torre de Vigia que todos os outros grupos "Cristãos" são falsos?

(Sim, eles acreditam. GB 163, 165, 170,; Mateus. 7:3; 25:31-46)

Uma pessoa tem que ser parte da Torre de Vigia para ser salva?

("Sim" como resposta não pode ser apoiado pela Bíblia (Marcos 9:37-41). "Não" como resposta contradiz a Torre de Vigia. GB 52, 53, 163, 164)

O que considera a Torre de Vigia como prova que eles são os reais cristãos? Estes traços são exclusivas da Torre de Vigia, ou são compartilhados por outras religiões? (examine cada um individualmente)

(Eles apresentarão certos padrões baseados na aparência externa, em lugar de fatores do coração; o "amor" deles não é nenhum amor incondicional (Mateus. 5:43-48), mas é dependente em obediência a organização; eles substituem amizade baseada em posições doutrinais comuns, por amizade baseada no amor de Cristo. Desafie a "exclusividade" de cada "sinal" comparando com outros cultos.)

Revise e faça perguntas da primeira seção (Perguntas de bom senso) para o Sociedade hoje. Você está os fazendo pensar sobre como a Sociedade nega estas verdades básicas.

OS FORCE A ENFRENTAR OS FATOS

Se você levou a um ponto adiantado, você causou muita perturbação na mente da Testemunha, entretanto ela pode não mostrar isto visivelmente. É importante estar tranqüilo e ser amável acima de tudo. Você está os forçando a demolir a parede que ergueram na mente deles, que os protegem de questionar a autoridade e segurança da "mãe" deles. As perguntas seguintes são projetadas para os forçar a enfrentar o fato que a organização reivindicou ser um profeta "como Ezequiel e Jeremias"; e que eles fizeram falsas profecias no nome de Jeová, vez após vez, e que eles são uma religião relativamente nova que se apóia principalmente na distribuição de literatura; e que eles reivindicam ser o único canal ou mediador de Deus. Se eles negarem a veracidade de qualquer desta afirmação, os desafie a investigar o material da Sociedade junto com você. Se eles defenderem a posição da Sociedade, revise as perguntas anteriores mais uma vez, de forma que ele verá pelo menos, que não são diferentes de qualquer outro culto.

A organização ou liderança reivindicam serem profetas de Deus?

(Eles disseram claramente que são profetas de Deus como Ezequiel e Jeremias. Compare com Deut. 18:20-22. GB 58, 59, 61)

A liderança reivindica direção especial de Deus que outros não podem receber diretamente de Deus?

(Eles reivindicam que o "escravo fiel" e discreto é um canal pelo qual a verdade flui de Jeová até a Testemunha comum. GB 61, Marcos 9:38-42)

Você pode receber a Cristo como seu mediador?

(A resposta deles é "não" para 99.7% das Testemunhas. GB 169)

A organização fez profecias que não se tornaram realidade?

(Deut. 18:20-22. GB 62-82, 97-106)

As doutrinas mudaram significativamente na história passada de sua organização?

(Revela a fonte não inspirada da doutrina deles, como também o esforço deles para harmonizar inconsistências. GB 172)

Por quanto tempo esta religião está atuando? Isto pode ser demonstrado historicamente?

("De acordo com a Bíblia, a linha de Testemunhas de Jeová anteriores remonta para o fiel Abel ." Raciocínios, pág. 202. Eles tentam fazer parecer como se os patriarcas judeus e os apóstolos acreditassem do mesmo modo que eles fizeram, o que pode ser provado falso historicamente. Além disso, eles não podem apontar para qualquer grupo ou pessoa nos últimos 2000 anos que foram os "verdadeiros" cristãos, pelo menos até que Russell chegasse. Típico argumento de culto. GB 48)

Sua religião vende qualquer coisa que se manter?

(2 Cor. 2:17 - a Sociedade nega a venda de sua literatura em países mais abundantes, relatórios financeiros revelam que 67% da renda deles vêm da produção e vendas de porta em porta de literatura. Eles são desonestos neste respeito. GB 121-128)

A Testemunha pode nem ao menos lhe permitir proceder além destas perguntas, já que as perguntas são bastante efetivas, condenando a Testemunha por inconsistências e atitudes de Cultos. Ainda, mesmo assim, você terá plantado sementes de duvidas que os forçará a: ou pensar mais no que você disse e examinar isto mais adiante, ou fugir de medo, recusando a permitir que a mente dele se abra novamente nestas perguntas.

Alguém que domine perguntas como estas, talvez nem mesmo precise discutir a interpretação de outras passagens. Se a Testemunha admite acreditar no anterior, você tem que mostrar simplesmente que estas são as marcas de muitos cultos religiosos. Enfatize que o verdadeiro Cristianismo:

* Não deveria temer nenhum exame, e crítica, e não precisa proibir a leitura de qualquer outra informação efetiva.

* Deveria interpretar a Bíblia que usa métodos sadios, escolásticos, que envolvem o exame de contexto, idioma e história.

* Que nenhum outro livro senão a Bíblia deveria ser necessário (2 Tim. 3:16), e nenhum homem especial ou grupo de homens deveriam ser necessários para interpretar isto, como em 1 João 2:27, que nos fala que o Espírito santo nos ensinará todas as coisas.

* O Cristianismo tem estado presente durante 2000 anos, e nós podemos refazer todo o percurso até as suas origens.

* A igreja é para ser apoiada por coletas e oferecimentos, e os ministros têm o direito de serem pagos. (1 Tim. 5:17,18; 1 Cor. 9:14; 16:2)

* O verdadeiro Cristianismo tem a Cristo como seu mediador, para TUDO.

* Jesus nos adverte contra esses que reivindicam serem profetas, e contudo, suas profecias vão por água a baixo.

* Todos os cristãos têm acesso às mesmas verdades.

* A verdade não tem medo do erro, nem o diabo. Só o diabo corre da verdade.

Finalmente, lembre-se: a mente fechada da Testemunha não pode ser aberta somente pelo lado de fora. Deve haver uma vontade na parte delas para argumentar, questionar, concordar em princípios comuns. Caso contrário, você está desperdiçando seu tempo. Uma pessoa obstinada e sarcástica deveria ser deixada só até um momento mais vantajoso, para que você não envergonhe a Deus por sua falta de percepção (Mateus 7:6). acima de tudo, ore por um coração humilde e a própria cronometragem, que considera o que dizer.

"Como maças de ouro em esculturas de prata, é a palavra falada no tempo certo para ela. Arrecada de ouro e ornamento de ouro especial é o sábio repreendedor sobre o ouvido atento" Provérbios 25:11,12

Nota de rodapé:

1. Para uma pessoa desesperada por álibis para reforçar a fé dela na organização, será usado qualquer argumento que dê suporte, apesar de sua validez ou lógica. O livro mais efetivo de álibis inteligentes e não tão inteligentes assim, é a publicação da Sociedade, "Raciocínios a base das escrituras". Nele, a Testemunha pode desculpar falsas profecias, mudar o assunto, reinterpretar passagens da Bíblia, e pode chamar o modo dela, para quase qualquer situação que use o raciocínio tolo e incompatível. Ainda, é "prova" suficiente para a Testemunha que está desesperada por uma álibi. Por exemplo, veja a Sociedade "argumentando" do porque eles não são falsos profetas nas páginas 134137 do livro Raciocínios. Eles alegam lá que outros na Bíblia tiveram "expectativas erradas" às vezes, mas isto não os tornaram falsos profetas. O que eles não mencionam, é claro, é que tais "expectativas erradas" não eram profecias!

Um comentário:

Unknown disse...

O verdadeiro Cristianismo tem a Cristo como seu mediador entre Deus (O CRIADOR DE TODAS AS COISAS ) E a todo o ser humano para TUDO. Não é no relativo,é no absoluto.
Parabéns por esta matéria.
Excelente !!!


Campanha:

Leia um livro!

Ad Bottom