sexta-feira, 2 de maio de 2008

Notas históricas sobre os líderes TJ

Por: Bernardo Rafael C. Pereira

3.1 – CHARLES TAZE RUSSEL (1879 – 1916)

Charles Taze Russel nasceu em 15 de fevereiro de 1852, em Pittsburgo, E.U.A.. Era filho de presbiterianos de linhagem escocês irlandesa. Seus pais chamavam-se Josef L. e Anna Eliza Russel. Pertenceu à Igreja Congregacional e ,depois, à Adventista do Sétimo Dia.Russel tinha pavor da doutrina das penas eternas, por isso, aderiu ao movimento adventista, porém, mais tarde também afastou-se do adventismo, por discordar da doutrina da expiação.
Russel tinha pavor da doutrina das penas eternas, por isso, aderiu ao movimento adventista, porém, mais tarde também afastou-se do adventismo, por discordar da doutrina da expiação.

“Russel então lançou em 1879 seu Zion’s Watchtower and herald of Crist’s Presence (Torre de Vigia de Sião e arauto da presença de Cristo)”. (Baalen, 1986, p. 178).

O líder das Testemunhas de Jeová tinha uma vida não muito correta. Vivia em freqüentes tribunais, de o­nde geralmente não saía impune. Sua esposa o levou várias vezes ao Tribunal, quando a situação se tornou intolerável. Ela não podendo mais suportar os maus tratos e seu regime de prepotência, abandonou-o em 1897 e divorciou-se em 1913. Essa senhora foi levada a tal, não somente devido ao regime de tirania em casa, mas também pelos casos imorais de Russel com sua empregada Rose Ball.

Como acontece hoje, Russel também induzia pessoas enfermas a entregar suas fortunas a ele e simultaneamente condenava os pastores evangélicos por levantarem ofertas em suas igrejas.

Morreu em 9 de novembro de 1916 em uma viagem no trem continental.

3.1.1 – CRENÇAS PARTICULARES DE RUSSEL
O tempo do fim começou em 1799. Cristo voltou invisivelmente em 1874, um período de colheita de 40 anos que terminará em 1914, com o desmoronamento completo do domínio do Homem (Armagedom), substituído pelo domínio de Deus. Numerosas excentricidades a respeito da inteligência, negros, trigo milagroso, numerologia, e o tamanho do cérebro do homem. Talvez nada de único para aquele tempo exceto algumas das suas datas proféticas.

3.1.2 – CRENÇAS PELAS QUAIS SERIA DESASSOCIADO DA STV HOJE
Ensinos anti-organizacionais; celebração de aniversários; Natal e feriados; tolerar envolvimento militar; não sangrar os alimentos; considerar-se a si mesmo o escravo fiel e discreto; vender Trigo Milagroso; imiscuir-se no ocultismo e assinar os livros de que era autor.

3.2 – JOSEPH FRANKLIN RUTHERFORD (1916 – 1942)

O sucessor de Russel foi o Juiz substituto do tribunal do Oitavo Circuito Judicial de Boonville, Estado de Missuri, Joseph Franklin Rutherford. Este produziu bem mais literaturas que Russel. Mas em questões judiciais também se sobressaiu. “O Juiz, com alguns de seus funcionários, passou nove meses na cadeia por causa de alegadas ‘atividades não americanas’ no início da entrada dos Estados Unidos na primeira guerra mundial” (Baalen, 1986, p. 181).

3.2.1 - CRENÇAS PARTICULARES DE RUTHERFORD
Escreveu em “Milhões Que Agora Vivem Jamais Morrerão” que pelo menos até sua morte, Abraão, Isaque, Jacó e é verdade, Moisés também iriam aparecer em breve nos seus congressos e como eles não os queriam em Betel, iriam pô-los todos a três mil milhas de distância na Califórnia, na sua mansão pessoal. Só para ninguém ficar com suspeitas a respeito da casa, colocaremos os nomes deles na escritura da casa, mas eles teriam que nos provar quem são realmente antes de os deixar por os pés em seu quarto.

3.2.2 - COISAS PELAS QUAIS RUTHERFORD SERIA DESASSOCIADO DA STV HOJE
Assinar os livros de que era autor, festas de cerveja em Betel, irritar todas as pessoas que encontrava.

3.3 – NATHAN HOMER KNORR (1942 – 1977)

O terceiro líder foi Nathan Homer Knorr. A partir daí, seus periódicos passam a circular fluentemente. Knorr declara ser Deus Jeová o Fundador e Organizador de suas testemunhas, baseado em Isaías 43.10.

Foi sob seu governo que as STV publicou a TNM. Knorr ingressou na organização em 1921 aos 16 anos e em 1942 com a morte de Rutherford assumiu a presidência.

3.3.1 – CRENÇAS PARTICULARES DE KNORR
Os Sodomitas serão/não serão/serão/não serão ressuscitados. Os Cristãos primitivos tinham um Corpo Governante rotativo. O sangue é um orgão, portanto, também são proibidos os transplantes de orgãos. O estupro só é perdoável se a vítima gritar alto. Não pode divorciar-se do seu marido se ele for gay ,dependendo do que ele faz, exatamente, o sexo oral fará com que seja desassociado, pelo menos durante algum tempo.

3.3.2 – COISAS PELAS QUAIS KNORR SERIA DESASSOCIADO DA STV HOJE
Nada, até o presente momento não se tem notícias de contrariedade por parte de Knorr.

3.4 – FREDERICK W. FRANZ (1977 – 1992)

O quarto presidente da STV, foi Frederick W. Franz que, juntamente com Knorr, formavam a comissão dos cinco tradutores da TNM. Diante do Tribunal escocês, Franz que se dizia conhecedor do hebráico foi desafiado a ler o verso quatro de Gênesis, capítulo segundo. Foi desmascarado ao confessar que não conhecia a língua do AT.

Este fato também aconteceu com Russel. Diante do Tribunal de Hamilton no Canadá, trouxeram-lhe um exemplar do Novo Testamento Grego para que pudesse ler, o que infelizmente não o pôde. Teve que confessar que não conhecia nem o alfabeto grego. Russel havia abandonado a escola aos 14 anos de idade e nunca foi estudante de teologia ou seminarista.

3.4.1 – CRENÇAS PARTICULARES
Qualquer coisa ensinada por Freddy.

3.4.2 - COISAS PELAS QUAIS FRANZ SERIA DESASSOCIADO DA STV HOJE
Ouvir fitas de cassete secretas, que ele nunca perdia de vista, para se motivar. Fora isso, ele era demasiado esperto para ser desassociado. Além disso, foi ele quem inventou a desassociação.

3.5 – MILTON G.HENSCHEL – (1992 - ?)

Hoje a STV é liderada por Mr. Henschel.

Tem agora mais dinheiro, propriedades e seguidores do que alguma vez tiveram, mas também dão mostras de estarem chegando ao fim do seu ponto alto. Parecem estar no ponto mais alto do ciclo, com uma descida vertiginosa pela frente, segundo o padrão de outras seitas similares. O aumento diminuiu de 1 a 2% nos Estados Unidos nos últimos dois anos, embora haja uma explosão em países que ainda não estão a par da sua história e táticas, como o leste da Europa e a Ásia. Finalmente, deitam para o lixo o seu ensino da geração de 1914 com os números de 15 de Outubro e 1 de Novembro de 1995 de A Sentinela, que era um dos seus maiores trunfos. Dezenas de grupos dissidentes começam a se formar em 1996.

3.5.1 - CRENÇAS PARTICULARES
Que eles são mesmo a organização de Deus, apesar disto tudo.

3.5.2 - COISAS PELAS QUAIS MILTON DESASSOCIARIA ALGUÉM HOJE
Dissenção em Betel que deve ocorrer brevemente. A razão? Falta de respeito pela liderança.

0 comentários: