O que a mulher curada de sangrar nos ensina sobre Jesus - O Peregrino

O Peregrino

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4:16

test banner

Breaking

Post Top Ad

Minha Rádio

domingo, 5 de abril de 2020

O que a mulher curada de sangrar nos ensina sobre Jesus

Ser curado fisicamente ou não não é prometido; mas o que Jesus faz é trazer cura para nossas almas, restaurando-nos. nos chamando de “filha”, nos chamando de “filho”.

Existem 37 milagres de Jesus mencionados nos Evangelhos, e dois terços deles envolviam a cura de alguém. 

O evangelho de João nos diz que o que está escrito representa apenas uma fração do que Jesus fez durante seu ministério de três anos; portanto, na realidade, é provável que tenha havido muitas, muitas mais curas milagrosas do que isso.
Às vezes, Jesus curou alguém para argumentar , por exemplo, o homem abaixado através do telhado que Jesus curou para provar que ele tinha o poder de perdoar pecados, tendo acabado de perdoar o homem, reconhecendo a fé que ele e seus amigos tinham; ou o homem com a mão murcha que Jesus curou no templo para desafiar a interpretação incorreta das regras sobre o sábado que os fariseus e mestres da lei estavam usando.
Às vezes, Jesus curou as pessoas em particular e instruiu-as a não contar a ninguém o que ele havia feito, como um homem que ele curou da lepra.
Às vezes nos dizem que Jesus partiu em uma jornada para curar alguém , a filha de Jairo, por exemplo; às vezes, ele apenas pronunciava a palavra e alguém era curado a alguma distância, como o servo dos centuriões.
Às vezes, ele apenas curava alguém exatamente onde eles estavam.
Sempre que Jesus curou alguém, ele quis dizer isso; seu foco estava nessa pessoa, ele se envolveu com eles, olhou em seus corações, deu-lhes toda a atenção; como Bartimeu, um cego que foi levado diante de Jesus e a quem Jesus perguntou: “O que você gostaria que eu fizesse por você?”.
Jesus estava interessado em toda e qualquer pessoa que ele curasse, qualquer que fosse o motivo pelo qual ele os curou.
Mas há uma história notável e curadora que é muito diferente de todas as outras. Uma história que contrasta com a maneira típica pela qual Jesus se envolveu com as pessoas que ele estava curando.
A história da mulher que foi curada pela fé de uma condição que a fez sangrar ao tocar na capa de Jesus. Vale a pena ler a história na íntegra antes de extrairmos alguns pensamentos sobre Jesus, cura e fé:
“Uma grande multidão seguiu e pressionou em torno dele. E havia uma mulher sujeita a sangramento por doze anos. Sofrera muito sob os cuidados de muitos médicos e gastara tudo o que possuía, mas, em vez de melhorar, piorou. Quando ouviu falar de Jesus, ela apareceu atrás dele na multidão e tocou a capa dele, porque pensou: “Se eu tocar nas roupas dele, serei curada.” Imediatamente o sangramento parou e ela sentiu em seu corpo que foi libertado de seu sofrimento. Imediatamente Jesus percebeu que o poder havia saído dele. Ele se virou na multidão e perguntou: “Quem tocou nas minhas roupas?” “Você vê as pessoas se aglomerando contra você”, responderam seus discípulos, “e ainda assim você pode perguntar: ‘Quem me tocou?’” Mas Jesus continuou olhando em volta para ver quem havia feito aquilo. Então a mulher, sabendo o que havia acontecido com ela, veio e caiu a seus pés e, tremendo de medo, contou toda a verdade. Ele lhe disse: “Filha, sua fé te curou. Vá em paz e seja liberto do seu sofrimento.” Marcos 5: 24b-34
Nesta história, encontramos uma mulher que passou por um período extremamente difícil por 12 anos. Ela lutou contra uma condição que a fez sangrar e, apesar dos esforços de “muitos médicos” (só se pode imaginar …), sua condição estava pior do que nunca.
Por causa da natureza de sua condição, ela teria sido uma excluída, considerada ritualmente “impura”, estaria sozinha e o escritor do Evangelho nos diz que estava falida.
Mas, mesmo na posição desesperada em que ela estava lá, vive nela a determinação de continuar tentando, ela não desistiu completamente . Ela ouve sobre Jesus e acredita que, se ela puder tocar a capa dele, isso será suficiente para curá-la.
Ela não acha que alguém como ela possa realmente pedir ajuda a Jesus, mas ela reconhece o poder dele. Ela o segue e se arrisca, tocando sua túnica e imediatamente é curada.
Em seguida, segue-se a troca fictícia entre Jesus e os discípulos, onde Jesus pergunta quem na multidão o tocou e os discípulos, sem perceber o que aconteceu, incrédulos, diga “todos!”.
Mas Jesus sabe que algo significativo aconteceu, algo não planejado e inesperado, e o poder o deixou. Ele sabe que o toque de alguém era de fé e ele quer saber quem era.
Jesus estava a caminho de trazer vida de volta à filha de Jairo, um líder da sinagoga, um homem importante, mas Jesus parou para se envolver com um pária, alguém do extremo oposto da ordem social.
Você pode imaginar como a mulher estava se sentindo? Tendo sido rejeitada por 12 anos e finalmente se sentindo inteira novamente, ela está sendo procurada por quem a curou. O que ele faria? Ele levaria a cura embora? Em que tipo de problema ela estaria?
Foi preciso imensa coragem para ela se apresentar e admitir o que havia feito; coragem extraordinária para contar sua história e declarar diante de todos o que havia acontecido.
Mas Jesus sabia o que estava fazendo. Se ela tivesse acabado de se arrastar, alguém teria acreditado nela se ela dissesse que estava bem agora? Após 12 anos, ela teria sido aceita de volta à família, à sociedade?
Ao chamá-la e fazê-la contar sua história publicamente, Jesus não apenas a curou fisicamente, ele a restaurou de todas as maneiras. E ele dava o tempo todo no mundo para contar sua história, ela tinha toda a atenção dele.
Jesus, o professor, a chamou de “Filha”; ela foi declarada publicamente não apenas para ser ritualmente limpa novamente, mas aceita plenamente, foi chamada de filha pelo filho de Deus!
Em vez de Jesus dizer a ela para não contar a ninguém o que ele havia feito, ele estava declarando isso ao mundo para que todos soubessem que ela foi restaurada em corpo, mente e alma.
Então, o que essa história incrível nos diz? Como a história da mulher tem relevância para nossas vidas? O que isso nos ensina sobre como Jesus se conecta conosco?
Bem, antes de tudo, essa história nos diz que, por mais desesperadora que seja a nossa situação, por mais difíceis que sejam as coisas para nós, para nossa família, nunca estamos fora do Seu alcance.
Se nós, na fé, o procurarmos, ele está lá para nós, ele está interessado em nós, ele quer nos conhecer. Ele deseja restaurar-nos, responder à nossa fé no amor.
Ele não tem pressa, ele nos dá tempo, nos dá toda a atenção. Nada é tão importante para Jesus como aquele momento em que ele está se conectando conosco. Ele quer ouvir toda a nossa história.
Não é prometido se esse momento envolve a nós, ou a um ente querido, sendo curados fisicamente ou não; mas o que Jesus faz é trazer cura para nossas almas, para nosso próprio ser, restaurando-nos a ele, nos chamando de “filha”, nos chamando de “filho”.
Qualquer que seja a nossa história, qualquer que seja a nossa jornada pela vida até agora, vamos tocar Jesus com fé e deixá-lo ministrar a nós, para nos trazer cura, nos restaurar, nos receber em sua família … Temos uma irmã ali esperando para dizer “Shalom!”

Mark Arnold, Diretor do Ministério de Necessidades Adicionais dos Santos Urbanos. Blogues de Arnold em O blog de necessidades adicionais .



Fonte: cristaoreformado.com.br

Nenhum comentário:


Campanha:

Leia um livro!

Ad Bottom