BÍBLIA Bibliologia o estudo do Livro mais Importante da História da Humanidade - O Peregrino

O Peregrino

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4:16

test banner

Breaking

Post Top Ad

Minha Rádio

domingo, 7 de abril de 2019

BÍBLIA Bibliologia o estudo do Livro mais Importante da História da Humanidade

I. O que é a Bíblia


É a revelação de Deus a humanidade. Seu Autor e Deus mesmo. Seu real interprete e o Espírito Santo. Seu assunto central e o Senhor Jesus Cristo. Esta atitude para com a Bíblia e de capital importância para o êxito no seu estudo. Nossa atitude para com a Bíblia mostra nossa atitude para com Deus. Sendo a Bíblia a revelação de Deus, ela expressa a vontade de Deus. Ignorar a Bíblia e ignorar essa vontade. Certo autor anônimo corretamente declarou: “A Bíblia e Deus falando ao homem; e Deus falando através do homem; e Deus, falando como homem; e Deus falando a favor do homem; mas é sempre Deus falando!”

II. Porque devemos estudar a Bíblia




Dentre as muitas razoes destacaremos algumas:

A. Porque ela ilumina o caminho para Deus (SI 119.105,130).
B. Porque ela e alimento espiritual para o crescimento de todos (Jr 15.16; 1 Pe 2.1,2). Sabemos que a boa saúde aguça o apetite. Tens apetite pela Bíblia? Se só tens apetite por leituras sem proveito, terás fastio pela Bíblia, o que e um mau sinal. Cuida disso…
C. Porque ela e o instrumento que o Espírito Santo usa na sua operação (Ef 6.17). Se queres que o Espírito Santo opere em ti, inclusive no ministério da oração (Jd v.20), procura ter o instrumento que Ele utiliza — a Palavra de Deus. E que na oração precisamos apoiar nossa fé nas promessas de Deus, e essas promessas estão na Bíblia!

D. Porque ela nos vivifica (SI 119.107).

III. Como devemos estudar a Bíblia



Dentre as varias formas destacamos algumas.

A. Leia a Bíblia conhecendo seu Autor: Deus (Is 34.16; Jr 1.12). Assim sendo, Ele mesmo no-la revelara (Lc 24.45; 1 Co 2.10,12,13). Ninguém pode melhor explicar um livro do que o seu autor. A Bíblia e um livro de compreensão fácil e ao Capitulo I O Estudo da Bíblia 21 mesmo tempo difícil, mas, se conhecermos o seu Autor a compreensão torna-se mais fácil.
B. Leia a Bíblia diariamente (Dt 17.19). Fazendo assim, alimentar-te-ás diretamente na mesa divina. O crente que não lê sua Bíblia, só recebe este alimento quando alguém o põe em sua boca… Considera perdido o dia em que não leres tua Bíblia.
C. Leia a Bíblia com oração (SI 119.18; Ef 1.16,17). Na presença do Senhor em oração, as coisas ocultas são reveladas. Quando lemos a Bíblia, Deus fala conosco; quando oramos falamos com Deus. A Bíblia e a oração completam-se.
D. Leia a Bíblia aplicando-a a si próprio. Ha pessoas que na leitura da Bíblia, tudo que e benção, conforto, promessas, elas aplicam a si; tudo o que e ameaça, exortação, aviso, aplicam aos outros. Leia a Bíblia na atitude de Josué para com o Senhor, manifesto como varão (um dos casos de teofania do Antigo Testamento), conforme esta narrado em Josué 5.14b: “Que diz meu Senhor ao seu servo?” Não devemos “importar” mensagens para a Bíblia e sim “exportar” dela. Muitos não recebem nada da Bíblia, porque já se acercam dela com suas próprias ideias, sua própria “teologia”, querendo enxertar tudo isso na revelação divina. Cheguemos a Bíblia de mente limpa e coração aberto e receptivo a sua divina mensagem e seremos abençoados.
E. Leia a Bíblia toda. Na Bíblia, nada e dito de uma vez, nem uma vez por todas. Conclusão: se você não ler a Bíblia toda, não pode conhecer a verdade divina completa. Não esperes compreender a Bíblia toda (Dt 29.29). E evidente que Deus sabe infinitamente mais que todos os homens juntos. A Bíblia sendo um livro divino e inesgotável. Não existe entre os homens ninguém “formado” na Bíblia. Como o irmão pensa entender um livro que nem sequer o leu todo ainda?

IV. Como podemos entender a Bíblia



Isto e, condições para entendermos a Bíblia. Aqui estão algumas:

A. Crendo nós no que ela ensina, sem duvidar. A duvida e um empecilho a compreensão das Escrituras (Lc 24.21,25).

B. Lendo-a por amor e prazer e com fome de aprender as coisas de Deus (Pv 2.3-5; Me 12.37; 1 Pe 2.2). O irmão já notou a fome que tem os recém-nascidos? As mães que o digam!!!
Como esta o seu apetite espiritual pela Palavra de Deus? Com a mente devemos aprender e memorizar a Bíblia, e com o coração ama-la (Hb 10.16). Ha pessoas que sabem quase a Bíblia toda de memória. Isso e louvável. Contudo, e melhor um versículo no coração, sendo amado e obedecido, do que dez apenas na cabeça. “Ponde no coração” (Dt 6.6). E de admirar haver pessoas que acham tempo para ler, ouvir e ver tudo, menos a Palavra de Deus. Resultado: comem tanto outras coisas que perdem o apetite pela Palavra de Deus. E justo e próprio ler boas coisas; melhor ainda e nos ocuparmos com a
Bíblia. E também de estarrecer o fato que muitos lideres de igrejas não levam seu povo a ler a Bíblia. Ao crente não basta assistir aos cultos, ouvir sermões e testemunhos, assistir a estudos bíblicos, ler boas obras de cultura bíblica em geral. E preciso a leitura bíblica individual, pessoal, diuturna e seguida.

C. Crescendo sempre espiritualmente. Deus não pode revelar uma coisa para a qual você não tem estatura espiritual (Me 4.33; Hb 5.13,14). Criancinhas só podem comer coisas leves. Procure aprofundar-se na sua vida espiritual. Nossa compreensão da Bíblia depende em grande parte da profundidade da nossa comunhão com Deus. A planta da parábola definhou e morreu porque o terreno era raso (Mt 13.5,6). Sim, a Palavra de Deus deve ser estudada, ao mesmo tempo em que o Deus da Palavra deve ser amado e adorado.

D. Sendo cheio do Espírito Santo. Ele conhece as coisas profundas de Deus (1 Co 2.10).

E. Sendo humilde (Tg 1.21). Deus revela seus segredos aos humildes (Mt 11.25), isto e, os submissos ao Senhor e obedientes a sua Palavra. Quanto maior for a nossa comunhão com Deus, mas humildes seremos. Numa arvore frutífera os galhos mais carregados são os que se abaixam mais. A graça de Deus esta reservada aos humildes (1 Pe 5.5). Quando chove, os terrenos mais baixos são os primeiros que recebem água com abundancia…

F. Disposição de agradar a Deus. Estando disposto a obedecer a verdade revelada (SI 119.33; Pv 2.1,2,5; Jo 7.17; 13.17).
Para isso, ao leres a Bíblia, aplica-a primeiro a ti mesmo. Evita ser apenas curioso e especulador.

G. Participando de reuniões de estudo bíblico. Deus tem vasos escolhidos não só para pregar mas também para ensinar (1 Co 12.28). Ha crentes que gostam de todos os tipos de reuniões, menos as de estudo bíblico. Devemos querer ser de Apoio — o pregador, mas também de Paulo — o mestre (1 Co 3.4).

Fonte: www.cristaoreformado.com.br

Nenhum comentário:


Campanha:

Leia um livro!

Ad Bottom