Quando Você Não Quer Ler a Bíblia - O Peregrino

O Peregrino

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4:16

test banner

Breaking

Post Top Ad

Minha Rádio

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Quando Você Não Quer Ler a Bíblia

Meu grupo de comunhão estava compartilhando sobre ler a Bíblia na estação de vida do começo da maternidade, com crianças pequenas que precisam de nós o tempo todo e a frase “deveria” surgiu mais de uma vez — e cabeças balançaram em concordância. Essas mulheres queriam querer ler a Bíblia, mas nem sempre acontecia. Isso soa familiar para você?

 

É uma luta comum para os crentes. Sabemos que ler as Escrituras é bom para nós—sabemos que “deveríamos”—mas quando a escolha de ler não vem com sentimentos de prazer, ou quando acabamos escolhendo outras coisas, nos afundamos em culpa e desânimo.

 

Só mais tarde a ironia de nossa conversa me ocorreu: essas crentes que lamentavam o quanto é difícil se envolver com as Escrituras estavam fazendo exatamente isso. Naquele momento. Juntas.

Culpa: Verdadeira ou Falsa?

De onde vem esse sentimento de culpa? Você conhece os pensamentos: “Deveria querer ler a Bíblia. Deveria ler a Bíblia com mais frequência. Deveria tirar mais proveito disso”. E embora algumas dessas considerações sejam boas e úteis, despertando-nos para nossa tendência de desejar coisas que não são Deus, algumas podem estar enraizadas em uma culpa falsa.

 

Na cultura cristã ocidental, presumimos certos componentes para nossa leitura da Bíblia. Solidão. Silêncio. Uma hora ou duas de leitura, estudo, meditação e oração. Bom café em uma caneca inspiradora. Talvez alguma música suave de adoração ao fundo. Mas esses não são requisitos bíblicos para nos envolvermos com a Palavra de Deus, nem são realistas para todos (como, por exemplo, para essa mãe cujos filhos estão gritando ao fundo).

 

Quando nos sentimos mal com nosso envolvimento com as Escrituras, talvez não tenhamos uma razão dada por Deus para isso. Por quê? Porque não há nenhum mandamento na Bíblia sobre ter uma “hora tranquila” diária do jeito que talvez tenhamos entendido.

 

Além da Hora Tranquila

É verdade que, como indivíduos, não cresceremos em nosso desejo por Deus sem conhecê-lo pessoalmente e amar sua Palavra. Devemos regularmente dedicar tempo para nos envolver com as Escrituras. Mas se limitarmos nosso envolvimento a esse formato individualizado de “hora tranquila”, estaremos, mesmo sem perceber, não apenas caindo em culpa falsa e desânimo, mas também perdendo muitas maneiras criativas (e bíblicas) de alimentar nossas almas com a Palavra de Deus. Aqui estão duas.

 

Delicie-se com a igreja. 

A primeira e principal maneira pela qual os crentes podem se envolver com a Bíblia é junto dos irmãos e irmãs da igreja durante o culto semanal. Essa é nossa refeição espiritual principal. Argumento isso pelo que a Bíblia é: palavras de Deus dirigidas ao povo de Deus. A Bíblia não foi escrita principalmente para indivíduos, mas para a igreja—o povo reunido de Deus.

 

Quando você pensa em se envolver com a Bíblia, você inclui a participação no culto semanal? Uma igreja saudável priorizará a adoração com a Palavra de Deus no centro, se alimentará das Escrituras juntos e se fortalecerá na Palavra de Cristo para a semana que se inicia. Fazemos isso cantando a Palavra, orando a Palavra, lendo a Palavra e ouvindo a Palavra pregada.

 

Nenhuma igreja é perfeita. Mas se você está desconectado da igreja, ou se sua igreja não está consumindo as Escrituras em seu ajuntamento semanal, você está perdendo a refeição que mais importa para sua saúde espiritual. Nunca é tarde para se conectar ou fazer uma mudança.

 

Encontre um método novo.

Por anos, usei o mesmo plano de leitura da Bíblia, e era um bom plano. Mas fiquei entediada com ele, e por isso, estava me entediando com a Bíblia também. Algo precisava mudar.

 

Uma noite, meu pastor sênior ensinou uma classe sobre “um caminhar novo, variado e original com Deus”, e o que ouvi me pareceu libertação. Ele disse algo assim: “Não há uma única maneira ‘certa’ de se encontrar com o Senhor nas Escrituras. E se você estiver se entediando com sua rotina, mude-a.” Esse foi o empurrão sábio que eu precisava para fazer algo diferente. Meu pastor estava defendendo a criatividade, não uma abordagem única e geral de hora tranquila.

 

Se você está lutando para querer ler a Bíblia e não sabe por quê, se está cansado de seguir o mesmo plano (como eu estava), ou se está tendo dificuldade para sair do buraco da culpa dos “deveria”, faça uma mudança. Ouça uma Bíblia em áudio. Experimente um novo plano de leitura. Leia junto com uma amiga ou memorize versículos com seus filhos. Cante músicas baseadas nas Escrituras. Junte-se a um grupo de estudo bíblico. Ligue um sermão enquanto você se desloca ou limpa a casa. Existem muitas maneiras de nos envolvermos com as Escrituras.

 

Estejamos nós nos alimentando das Escrituras com nossa igreja ou encontrando novas maneiras de nos envolver com Deus por conta própria, queremos que nossas almas sejam satisfeitas no Senhor. Queremos continuar desejando a Cristo e suas palavras. Rejeitando o tédio e a apatia em favor do deleite e do desejo, queremos nos alimentar da melhor comida que há—a Palavra viva do Deus vivo.

 

Traduzido por Rebeca Falavinha.

 

Por: Kristen Wetherell é escritora, professora de Bíblia, e a gerente de conteúdo do Unlocking the Bible [Desbloqueando a Bíblia]. Junto com Sarah Walton, ela é autora de “Hope When It Hurts: Biblical Reflections to Help You Grasp God’s Purpose in Your Suffering” (The Good Book Company, April 2017) [Confiança na Dor: Reflexões Bíblicas para Ajudá-lo a Compreender o Propósito de Deus em seu Sofrimento). Ela bloga em seu próprio site, e pode-se segui-la no Twitter. Ela e seu marido, Brad, são membros da The Orchard em Arlington Heights, Illinois, EUA

 

Fonte: https://coalizaopeloevangelho.org

Nenhum comentário:


Campanha:

Leia um livro!

Ad Bottom