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quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Textos para os Estudantes das Testemunhas de Jeová

Segue algumas refutações com relação à doutrina do Espírito Santos pregado erroneamente pela Torre de Vigia, todas as refutações foram tiradas do livro do Pr. Fernando Galli com o título Das Trevas da Torre de Vigia Para a Luz de Cristo. Esses textos deveriam chegar tanto nas mãos dos seguidores dessa seita como principalmente aos estudantes deles.

 

PERGUNTA 16 - Se existe a Trindade, por que Deus não se revelou nas Escrituras Hebraicas (Antigo Testamento) como sendo três Pessoas, mas disse que era “um só Jeová”? (Deuteronômio 6:4) Por que não ensinou haver três Jeovás?


RESPOSTA CRISTÃ – Deus não se revelou como três “Jeovás” porque há um só Jeová. (Deuteronômio 6:4) No Antigo Testamento (Escrituras Hebraicas), este único Deus deu pistas de ele ser uno em três pessoas. Por exemplo:


(a) Ele disse: “Façamos o homem à nossa imagem”. (Gênesis 1:26) As TJs dizem que Jeová, o Pai, disse isso a Jesus. Nós cremos que aqui trata-se da Trindade Santa, fazendo o homem a imagem de Deus. Quem está com a razão! Não temos dúvidas que somos nós. Pois a Bíblia diz que o homem foi criado à imagem de Deus. (Gênesis 1:27) Se Jesus não for o Deus verdadeiro, mas um deus menor, então nesse “façamos” estão incluídos duas pessoas: o Deus Todo-poderoso, incriado, e o deus menor, Jesus, uma criatura. Então, seríamos feitos à imagem de dois deuses, um grandão, todo-poderosão, e um pequenininho, só poderosinho. Faz isso sentido a você? A mim não faz! Mas se cremos que Pai, Filho e Espírito Santo são o mesmo Deus, então não importa quantas pessoas sejam o mesmo Deus: Continuaremos sendo feitos à imagem do único Deus.


(b) Jeová diz no AT ter criado tudo sozinho. (Isaías 44:24) Então, há um só Jeová. No Salmo 102:25, lemos que o Deus Jeová (conforme o contexto do Salmo 102) ‘fundou a terra e os céus são obras das suas mãos’. Todavia, o Pai diz em Hebreus 1:8, 10 sobre Jesus: “O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos” e “Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, e os céus são obras das tuas mãos”. Ou seja, Jesus é o mesmo Deus Jeová que criou tudo sozinho. Mas Jesus não é o Pai, pois Hebreus 1:2 diz que o Pai criou tudo por meio do Filho, Jesus. (Veja também João 1:3 e Colossenses 1:16) Então, Pai e Filho são o mesmo Deus, Jeová, mas em pessoas distintas. Esse mesmo único Deus que criou tudo sozinho é um só Deus em três pessoas, já que o Espírito Santo participa da criação de todas as coisas. - Gênesis 1:2; Salmo 33:6; 104:30.


(c) Lemos no Salmo 33:6, lemos: “Os céus foram feitos pela palavra do SENHOR, e todo o exército deles, pelo sopro da sua boca”. Quem é a palavra do SENHOR, no Novo Testamento? Jesus! Lemos em João 1:1, 3 que Jesus era a palavra e por meio dela tudo foi feito. Quem é esse fôlego? O Espírito de Deus, já que no hebraico a palavra “fôlego” é a mesma que “Espírito”. Assim, temos aqui que Deus criou tudo através de Jesus, por meio do Espírito Santo. Uma Trindade “escondidinha” aqui.


Portanto, com toda a Escritura em nossas mãos, cremos que a Bíblia deixa claro haver uma Trindade, e no Antigo Testamento, Deus deixou pistas para que o cristão, de posse do Novo Testamento, possa compreender tais pistas trinitárias deixadas para os servos pré-cristãos. 

 

PERGUNTA TJ 17 - Se a Trindade existe, então quer dizer que um terço da Trindade esteve no ventre de Maria por nove meses? – Mateus 1:20, 22.


RESPOSTA CRISTÃ – A pergunta acima demonstra que as TJs não sabem no que cremos. Em primeiro lugar, Jesus não é um terço da Trindade, nem um terço de Deus. Em segundo lugar, não operações da matemática na Trindade. Então, assim cremos: (a) Pai é plenamente Deus (100% Deus), (b) o Filho plenamente (100% Deus), mas o mesmo Deus que o Pai; (c) O Espírito Santo plenamente Deus (100% Deus), mas o mesmo Deus que o Pai e o Filho. Em terceiro lugar, Jesus, enquanto Deus, podia estar em todos os lugares (Mateus 18:20), mas enquanto homem só podia estar em um lugar de cada vez. Assim, Jesus, o Deus homem, estava em todos os lugares ao mesmo tempo por ser Deus, mas em apenas um lugar de cada vez por ser homem.

 

PERGUNTA TJ 18 - Se a Trindade é uma doutrina bíblica, por que a palavra “Trindade” não aparece na Bíblia?
 

RESPOSTA CRISTÃ – No caso das TJs, elas não têm moral nenhuma para nos questionar isso. Se perguntássemos a elas: Onde aparece na Bíblia a expressão “Corpo Governante”? Onde lemos que na Bíblia que a Grande Multidão de Apocalipse 7:9-14 começou a ser ajuntada em 1935? Onde lemos na Bíblia que Jesus nasceu de novo? Todos esses são ensinos TJs. Poderíamos citar aqui outros também.


A palavra “Trindade” realmente não ocorre na Bíblia, mas conforme já mostrei, todas as cláusulas para essa doutrina estão claras nas Escrituras Sagradas. A Igreja, com o passar do tempo, criou termos para dar nome a essa crença. Usou-se a palavra “trias”, depois “trindade”. Hoje, alguns falam em “triunidade”. Os termos pouco importam; o que importa são os conceitos.

 

PERGUNTA TJ 19 - Se Jesus é Deus, por que a Bíblia o chama de Filho de Deus? – João 3:16.


RESPOSTA CRISTÃ – A Bíblia nos ensina que Jesus é “Filho de Deus” num sentido único. Por isso ele é chamado de “unigênito do Pai” (João 1:14), “Filho unigênito” [de Deus] (João 3:16, 18; 1 João 4:9). Mas ao mesmo tempo, é chamado de “Deus unigênito”. Por que, então, Jesus é chamado de “Deus unigênito” e “Filho unigênito de Deus” ao mesmo tempo? (Veja Salmo 82:6) Jesus é o unigênito de Deus (o Pai) porque é o único Filho tão Deus quanto o Pai, da mesma espécie.


A palavra grega usada para unigênito é “μονογενὴς” (monogenés) e significa “único da mesma espécie”, “único da mesma família”, “único sem igual”.119 Já que os anjos são chamados de “filhos de Deus” (Jó 1:6), assim como os crentes (João 1:12; Gálatas 3:26), Jesus é único Filho pois na acepção de ser o único tão Deus quanto o Pai, da mesma natureza. Por isso, quando Jesus se proclamava “o Filho de Deus”, os judeus encaravam isso como blasfêmia. Observe o que diz João 19:7: “Nós temos uma lei, e de acordo com essa lei ele deve morrer, pois declarou-se Filho de Deus.” Qual seria o problema de alguém declarar-se filho de Deus, na acepção de ser criação de Deus? Nenhum! Mas quando os judeus analisavam as palavras de Jesus, entendiam que ele dava a entender ser Deus.


As TJs irão afirmar que Jesus é unigênito na acepção de ser o único criado diretamente por Jeová. Onde a Bíblia ensina isso? Em lugar nenhum! Nem dicionários ou léxicos darão esse significado absurdo. Portanto,
como a Bíblia chama Jesus de “Deus” (João 1:1) antes mesmo da criação, Jesus não pode ser “Filho unigênito de Deus” por ter sido criado, logo, mas por ser o único Filho tão Deus quanto o Pai. Por isso ele é a representação exata do ser de Deus. – Hebreus 1:3.
 

 

PERGUNTA TJ 20 - Se Jesus é Deus, por que a Bíblia ensina que ele é a primeira criatura de Jeová, ao chama-lo de “primogênito da criação” (Colossenses 1:15) e o “princípio da criação”? – Apocalipse 3:14.


RESPOSTA CRISTÃ – Em Colossenses 1:15 Jesus é chamado de “primogênito da criação”. A palavra grega usa para primogênito é “πρωτότοκος” (protótokos). Numa família, como filho de um pai e de uma mãe, é o “filho mais velho” dentre outros. Mas em sentido simbólico, designa aquele que é “anterior ou precedente em geração”. 120 Como em sentido literal, um primogênito era o herdeiro de seu pai, e Jesus é herdeiro por ter sido usado pelo Pai para criar o universo (Hebreus), então entendemos o que Colossenses 1:15 quer dizer com Jesus ser o “primogênito da criação”. Basta perguntar ao texto: Jesus é primogênito porque foi o primeiro filho criado, ou porque foi usado para criar tudo? E a resposta é dada no versículo seguinte. Veja:


“Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito sobre toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam poderes; tudo foi criado por ele e para ele.” – Colossenses 1:15, 16.


Portanto, ele é o primogênito de toda a criação porque nele (ou por intermédio dele) tudo foi criado, logo é primogênito por ser o herdeiro da criação.


No caso de Apocalipse 3:14, Jesus é chamado de “o princípio da criação de Deus”. As TJs querem a todo custo insinuar que Jesus é o princípio da criação por ser o primeiro a ser criado por Deus, o Pai. Nós, por outro lado, defendemos que é ele o “principiador” da criação. Então, as TJs replicam: “Se fosse principiador, a palavra grega teria sido outra, não a que aparece no texto em grego, a saber “ἀρχὴ” (arché). Afirmam que essa palavra grega ocorre sempre no sentido de “princípio”, não de principiador. Mas como eu sempre digo, Bíblia nas mãos de TJs, e ainda mais em grego, é o mesmo que deixar um laboratório de química nas mãos de uma criança de quatro anos: Você já sabe no que vai dar! Quando lemos que Deus é “o princípio” (Apocalipse 21:6; 22:13), está se referindo que Deus é o principiador de tudo, não que faz parte do princípio. Então, quando lemos que Jesus é o princípio da criação, significa que ele é o principiador, o originador dela. E isto é respaldado pela Bíblia, quando lemos em Colossenses 1:17 que Jesus “é antes de todas as coisas”. Portanto, estamos repletos de razão de entendermos que Jesus é Deus e o originador da Criação.

 

PERGUNTA TJ 21 - Se Jesus é Deus, e Deus não morre, pois é imortal, como Jesus pode morrer por nós? – Lucas 23:46.


RESPOSTA CRISTÃ – Não há dúvidas que Deus é imortal. (1 Timóteo 1:17) Todavia, Jesus Cristo, para morrer por nós, assumiu outra natureza além da divina que já possuía. O apóstolo Paulo escreveu aos filipenses que Jesus:


“existindo em forma de Deus [...] esvaziou a si mesmo, assumindo a forma de servo e fazendo-se semelhante aos homens. Assim, na forma de homem, humilhou a si
mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz.”


Em grego, é impossível imaginar este texto querendo afirmar que Jesus deixou de ser Deus para se fazer homem! Ele, sem deixar de ser Deus, assumiu a forma humana, para morrer na cruz por nós. É devido à natureza humana de assumida por Jesus que ele pôde morrer por nós! Portanto, Jesus morre (devido à sua natureza humana) sem deixar de ser Deus. Então, sua natureza divina não morreu.


PERGUNTA TJ 22 - Se Jesus é Deus, porque Jesus disse que o Pai era maior do que ele? – João 14:28.


RESPOSTA CRISTÃ – Não podemos interpretar esse texto sem lê-lo por inteiro. Veja:


“Ouvistes o que eu vos disse: Irei e voltarei para vós. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque eu vou para o Pai; pois o Pai é maior do que eu.” – João 14:28.


Como vimos na resposta anterior, Jesus possui duas naturezas, a divina e a humana. Essas naturezas não podem ser separadas, pois pertencem à mesma pessoa, mas não podem ser confundidas ou “misturadas”, ou seja, aquilo que é próprio da natureza humana não pode ser atribuído à natureza divina, e vice-versa. Assim, o atributo de ser igual a Deus, em natureza, pertence à natureza divina de Jesus. O atributo de ser menor que Deus (e até que os anjos, conforme Hebreus 2:7) pertence à natureza humana. Portanto, quando Jesus fala de ir para o Pai, ele estava se referindo à sua natureza humana, que não havia subido ainda para Pai. - João 20:17.


Todavia, há uma outra possibilidade para explicarmos essa passagem, sem desconsiderar o comentário anterior. Na Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo são iguais em natureza, mas diferentes em posição. Para ilustrar, marido e esposa são iguais em natureza (ambos humanos), mas diferentes em posição, pois o marido é o cabeça da esposa.


Na Trindade, ocorre algo parecido: O Filho é igual ao Pai em natureza divina (João 1:1), mas no plano de salvação do homem, o Filho é submisso ao Pai, portanto em posição, menor que o Pai. Assim como a esposa não se torna menos humana que o marido por lhe ser submissa (ou menor em posição), assim também o Filho não se torna menos Deus (um deus menor) do que o Pai por lhe ser submisso.
 

PERGUNTA TJ 23 - Como Jesus e o Pai podem ser a mesma pessoa, se Jesus orava para o Pai. (João 17:1-26) Jesus orava para ele mesmo?


RESPOSTA CRISTÃ – Essa pergunta é feita por 99 por cento das TJs. Até mesmo um membro do CG afirmou ter abandonado suas antiga igreja. Por exemplo, Samuel Herd, um dos membros do CG afirma que, enquanto era um jovem da Igreja Batista, perguntou para sua mãe: “Como é possível que Jesus seja o Filho e o Pai ao mesmo tempo?”121 Ou seja, não sabem em que cremos, nem sequer seus líderes mundiais! A Igreja Batista defende o dogma da Trindade, e para quem o defende corretamente sabe que Pai, Filho e Espírito Santo são pessoas distintas do (ou no) mesmo Deus. Nunca os cristãos trinitários que conhecem a doutrina afirmam que Pai e Filho são a mesma pessoa, ou que Jesus pode ser o Pai e o Filho ao mesmo tempo. Portanto, o Samuel Herd, e a mãe dele, eram cristãos meia-boca em doutrina, e deve ter sido por isso que abandonaram a fé cristã.


No caso das TJs que me fazem a mesma pergunta, em quase cem por cento das vezes em que pergunto: O que ensina a doutrina da Trindade?, a resposta é: “Que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são a mesma pessoa”. Portanto, nessas situações, os cristãos precisam conhecer bem a doutrina. Por isso, elenco aqui, como ajuda, em que cremos, segundo nossos teólogos e mestres:


“Trindade. A Igreja define a Trindade de Deus como a crença que em Deus existem três pessoas, que subsistem numa única natureza.”122 “

 

Uma das melhores definições de Trindade que eu conheço é a de Warfield: “Existe apenas um Deus único e verdadeiro, mas na unidade da divindade existem três pessoas co-eternas e co-iguais, da mesma substância, mas de subsistência distinta”.”123


“Historicamente, a Igreja formulou a doutrina da Trindade em razão do grande debate a respeito do relacionamento entre Jesus de Nazaré e o Pai. Três Pessoas distintas – o Pai, o Filho e o Espírito Santo são manifestadas como Deus, ao passo que a própria Bíblia sustenta com tenacidade o Shema judaico: “Ouve, ó Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR”. (Dt 6:4)”.124 

 

“O Pai não é o Filho, […] O Filho não é o Espírito Santo. […] O Espírito Santo não é o Pai. […] O Pai é o Deus único. O Filho é o Deus único. O Espírito Santo é o Deus único.”125 

 

“O único ser divino subsiste em três pessoas, Pai, Filho e Espírito. Esta proposição nada acrescenta aos fatos em si, pois os fatos são: (1) Que há um Ser Divino; (2) O Pai, o Filho e o Espírito são divinos. (3) O Pai, o Filho e o Espírito são pessoas distintas.”126 

 

“Podemos definir a doutrina da Trindade do seguinte modo: Deus existe eternamente como três pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo – e cada pessoa é plenamente Deus, e existe um só Deus. […] Em certo sentido a doutrina da Trindade é um mistério que jamais seremos capazes de entender plenamente. Podemos, todavia, compreender parte de sua verdade resumindo o ensinamento das Escrituras em três declarações: 1. Deus é três pessoas. 2. Cada pessoa é plenamente Deus. 3. Há um só Deus.”127 

 

“Pode-se discutir melhor, e resumidamente, a doutrina da Trindade em conexão com várias proposições que constituem um epítome da fé professada pela Igreja sobre esses pontos. a. Há no Ser Divino apenas uma essência indivisível. Deus é um em seu ser essencial, ou seja, em sua natureza constitucional. […] b. Neste único Ser divino há três Pessoas ou subsistências individuais, o Pai, o Filho e o Espírito Santo.”128 

 

“Ponto de partida: Cultuamos Deus na Trindade e a Trindade na unidade, sem nunca confundir as pessoas nem separar as substâncias.” […] Embora exista um só Deus, ele existe em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.”129 

 

“Há três tipos distintos, porém, inter-relacionados, de evidência: a evidência a favor da unicidade de Deus – Deus é um; a evidência de que há três pessoas que são Deus; finalmente, as indicações ou, ao menos, aos sugestões da “triunidade” […] 2. A divindade de cada uma das três pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo – deve ser assegurada. Cada um é qualitativamente igual. O Filho é Divino da mesma forma e na mesma medida que o Pai, e isso também se aplica ao Espírito Santo. […] 4. A trindade é eterna. Sempre houve três – Pai, Filho e Espírito Santo – e todos eles foram divinos.” 130 

 

“A doutrina da Trindade pode expressar-se nas seguintes seis afirmações: 1. Há na Escritura três que são reconhecidos como Deus. 2. Estes três são descritos de tal modo que somos compelidos a concebê-los como pessoas distintas. 3. Essa tripessoalidade de natureza divina não é simplesmente econômica e temporal, mas imanente e eterna. 4. Essa tripessoalidade não é triteísmo; pois enquanto haja três pessoas, há apenas uma essência. 5. As três pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo são iguais. 6. Inescrutável, embora não autocontraditória, essa doutrina fornece a chave de todas outras doutrinas.”131

 

PERGUNTA TJ 24 - Como Jesus pode ser Deus se a Bíblia diz: “A este Jesus, Deus ressuscitou”? (Atos 2:32) Jesus ressuscitou ele mesmo?”


RESPOSTA CRISTÃ – Novamente, apelamos para a verdade de que em Jesus há duas naturezas, a humana e a divina. (Filipenses 2:6-8) O atributo de morrer e de ser ressuscitado pertence à natureza humana, mas o atributo de ser a ressurreição e a vida (João 11:25) pertence à natureza divina. Então, Jesus, enquanto Deus, poderia participar de sua própria ressurreição? Sim! Vamos ver como o próprio Jesus nos ensinou que faria isso:


“Jesus lhes respondeu: Destruí este santuário, e eu o levantarei em três dias. Os judeus prosseguiram: Este santuário levou quarenta e seis anos para ser edificado, e tu o levantarás em três dias? Mas o santuário ao qual ele se referia era o seu corpo.” – João 2:19-21.


Conforme podemos notar no texto acima, Jesus claramente afirma que iria ressuscitar o templo do seu corpo, ou seja, a si mesmo, enquanto homem. Veja também que a Bíblia nos ensina que Deus, o Pai, ressuscitou Jesus (Atos 2:32) e que o Espírito Santo de Deus também participa da ressurreição de Jesus. (Romanos 8:11) Ou seja, a Trindade toda participa da ressurreição de Jesus.

 

PERGUNTA TJ 25 - Se Jesus é Deus, por que ele disse ao Pai: “Seja feita a tua vontade, não a minha”? (Lucas 22:42) Se Jesus é Deus, como poderia ter vontade diferente de seu Pai?


RESPOSTA CRISTÃ – O atributo de morrer, conforme já vimos, pertence à natureza humana de Jesus. O atributo de não querer morrer também. Jesus se tornou um homem como nós, apenas não tinha pecado. E não ter pecado, não o isentava do receio de ter que experimentar a morte. Este texto de Lucas 22:42 apenas realça que Jesus não era masoquista. Ninguém sente prazer em morrer. Mas o atributo da obediência também pertencia à natureza humana, e ele foi obediente até a morte, e morte de cruz. (Filipenses 2:8) A vontade que vinha de seu centro de consciência humana, de sua mente humana perfeita, não poderia sentir prazer em sua própria morte, pois perfeição e morte não se coadunam. Portanto, a frase “seja feita a tua vontade, não a minha” deve ser entendida como Jesus desejando fazer a vontade de seu Pai, não a sua enquanto homem, pois homem algum, muito menos sem pecado, sente prazer em morrer. O texto jamais contrasta a vontade de Jesus, enquanto Deus, com a vontade do Pai, enquanto Deus, pois se assim ocorresse, iria indicar a existência de dois deuses distintos.

 

PERGUNTA TJ 26 - Como Jesus pode ser Deus se o próprio Jesus ensinou que apenas o Pai é o único Deus verdadeiro? – João 17:3.


RESPOSTA CRISTÃ – Jesus nunca disse que apenas o Pai era o único Deus verdadeiro, mas sim que o Pai era. Observe:


“E a vida eterna é esta: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, que enviaste.” – João 17:3.


Na Trindade, cada uma das pessoas divinas é o único Deus verdadeiro, pois o Pai é plenamente o mesmo Deus, o Filho é plenamente o mesmo Deus, e o Espírito Santo é plenamente o mesmo Deus. Se Jesus tivesse dito “que conheçam que só tu, o Pai, és o único Deus verdadeiro”, então teríamos que concordar com as TJs. Mas não é isso que acontece.


Além disso, lemos em 1 João 5:20 que Jesus é o Deus verdadeiro. Veja:


“Sabemos também que o Filho de Deus já veio e nos deu entendimento, para conhecermos aquele que é verdadeiro; e estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.” -1 João 5:20.


Embora as TJs tentem manipular o texto, no grego bíblico e nas versões traduzidas em todos os idiomas, Jesus é o verdadeiro Deus. Pois ele disse de si mesmo: “Eu sou a verdade” (João 14:6), e a Bíblia o identifica como Deus. (João 1:1; 20:28; Hebreus 1:8) Então, se ele é a verdade e é Deus, não há como fugir: Ele é o Deus verdadeiro!

 

PERGUNTA TJ 27 - Como Jesus pode ser Deus se a Bíblia diz que Jesus esvaziou-se? (Filipenses 2:7) Deus pode esvaziar-se? Pode ficar vazio de si mesmo?
 

RESPOSTA CRISTÃ – O apóstolo Paulo, depois de afirmar que Jesus, existindo na forma de Deus, não se agarrou ao fato de ser Deus, mas esvaziou-se a si mesmo. Como ele se esvaziou? O próprio texto responde: “Assumindo a forma de servo, vindo a ser na semelhança dos homens”. (Filipenses 2:6, 7) Deus, na pessoa de Jesus, pode, sem deixar de ser o Deus que é, assumir mais uma natureza, a humana? Sim, ele é Todo-poderoso! Ele não esvaziou-se de sua natureza divina, pois o texto diz que ele “existindo na forma de Deus [...] assumiu a forma humana”. Mas do que ele se esvaziou?


Devido a Jesus assumir a forma humana e vir até nós, morrer pelos pecadores, ele, sem deixar de ser Deus, conforme William Hendriksen132 aponta, esvaziou-se de:


(a) Sua condição favorável em relação à lei divina, pois levou os nossos pecados, as nossas culpas (2 Coríntios 5:21);

 

(b) Suas riquezas, pois embora fosse rico, se fez pobre (2 Coríntios 8:7);


(c) Sua glória celestial, por isso pediu ao Pai que o glorificasse com a glória que teve junto do Pai antes de haver mundo (João 17:5);


(d) Seu livre exercício de autoridade, por isso lemos que ele aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu (Hebreus 5:8) e dizia que fazia tudo conforme a vontade do Pai (João 5:30).


Portanto, deixar de usar essas prerrogativas divinas de modo algum alterou sua divindade plena. Apenas deixou de usá-las por ter assumido a forma humana e vir até nós, em estado de humilhação, morrer por nós.

 

PERGUNTA TJ 28 - Como Jesus pode ser Deus se Jesus disse várias vezes ter um Deus acima dele, isto é, o Pai? – João 20:17; Apocalipse 3:12.


RESPOSTA CRISTÃ – Veja mais uma vez como saber sobre a União Hipostática ajuda-nos a responder facilmente esta pergunta. O atributo de ser adorado pertence à natureza divina de Jesus. Por isso que os anjos o adoram. (Hebreus 1:6) Mas o atributo de ter um Deus e adorá-lo pertence à natureza humana de Jesus. Então, por ser homem, Jesus pode chamar seu Pai de “meu Deus”, sem afetar em nada sua natureza divina. No caso do Pai, por ele não ser homem, ele apenas reconhece Jesus como Deus (Hebreus 1:8), mas não como “seu Deus”, pois o atributo de ter um Deus pertence apenas, na Trindade, à natureza humana de Jesus.


Outro ponto importante a ser salientado é que o Pai é “Pai” e “Deus” de Jesus num sentido diferente que é “Pai” e “Deus” de nós. Jesus mostra isso quando diz a Maria Madalena: “estou voltando para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. Perceba que ele não disse “para nosso Pai e Deus”. “Ele é Filho por natureza, eles [os discípulos] por adoção”.133 Jesus tem um Deus devido à sua União Hipostática, eles por serem criaturas.

 

PERGUNTA TJ 29 - Se Jesus é Deus, como Estêvão viu Jesus, em pé, à direita de Deus? (Atos 7:55) Jesus estava em pé, à direta dele mesmo? Se Jesus fosse Deus, Estêvão não teria de ter morrido, já que a Bíblia diz que quem vê Deus morre? – Êxodo 33:20.


RESPOSTA CRISTÃ – O texto diz: “Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, com os olhos fixos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus.” (Atos 7:55) Perceba que as três pessoas da Trindade estão nesse texto. O Espírito Santo enchendo Estêvão com o seu poder (Atos 1:8; Romanos 15:13), Jesus, em pé, à direita de Deus, o Pai. Também, observe que Estêvão vê Jesus. Isto só é possível porque Jesus é homem ressurrecto. Ele ascendeu aos céus como homem ressuscitado. (Atos 1:9) Paulo, ao se referir ao único mediador entre Deus e os homens, o identifica como “Jesus Cristo, homem”. (1 Timóteo 2:5) Mas o texto não diz que Estêvão viu o Pai e o Espirito Santo, evidentemente por serem o mesmo Deus que não pode ser visto. - Êxodo 33:20.


Ademais, Estêvão viu Jesus à direita de Deus, e aqui se refere ao Pai. Portanto, é óbvio que Pai e Filho são pessoas distintas, e é nisso que a fé Trinitária afirma. Pai e Filho são o mesmo Deus, mas em pessoas distintas. Logo, a pergunta TJ “Jesus estava à direita dele mesmo” deveria ser feita aos hereges unicistas, os quais defendem que Jesus é tanto o Pai como o Filho.
 

PERGUNTA TJ 30 - Se Deus sabe de todas as coisas, como Jesus poderia ser Deus se afirmou não saber de todas as coisas, como por exemplo, o dia do fim? – Mateus 24:36; Marcos 13:32.


RESPOSTA CRISTÃ – Mais uma vez, a questão da União Hipostática resolve a questão. Jesus tem duas naturezas, a divina e a humana. O atributo de saber todas as coisas pertence à natureza divina. O atributo de não saber de todas as coisas pertence à natureza humana. Mas como é possível na mesma pessoa de Jesus Cristo ele saber de tudo e não saber? Porque as duas naturezas não se misturam, não se confundem. Na pessoa de Jesus, há dois centros de consciência, o divino e o humano. Eles não se misturam, por isso Jesus podia, enquanto Deus, saber de tudo, e enquanto homem, não saber de tudo. Em Jesus, enquanto Deus, ele é “a sabedoria de Deus” (1 Coríntios 1:24), e nele “estão ocultos todos os tesouros da sabedoria e da ciência” (Colossenses 2:3), portanto, ele sabe de todas as coisas (João 16:30; 21:17); Em Jesus, enquanto homem, ele não sabia de todas as coisas (Mateus 24:36; Marcos 13:32), de modo que ao nascer aqui na Terra, precisou aprender até mesmo a falar, por isso, “crescia em sabedoria”. – Lucas 2:52.

 

PERGUNTA TJ 31 - Como Jesus pode ser Deus se ele vai entregar o reino a seu Deus, e Pai? (1 Coríntios 15:24-28) Será que o Deus Jesus vai ficar sem reinar?


RESPOSTA CRISTÃ – O reinado de Jesus possui etapas. Por isso lemos na Bíblia que Jesus, ao retornar aos céus, sentou-se à direita de Deus, esperando que seus inimigos fossem postos debaixo de seus pés. (Salmo 110:1; Hebreus 1:13; 10:12) Mesmo esperando o tempo para destruir seus inimigos, Jesus reina sobre sua Igreja(Mateus 28:20), por isso Deus “nos tirou do domínio das trevas e nos transportou para o reino do seu Filho amado” (Colossenses 1:13) Assim, há etapas finitas do reino de Jesus, como por exemplo, em Apocalipse 20:6, onde lemos sobre os salvos reinarem com Cristo por mil anos. Mas enquanto Deus, seu reino como um todo é infinito, por isso lemos as palavras do anjo Gabriel a Maria: “Ele reinará eternamente sobre a descendência de Jacó, e seu reino não terá fim”. (Lucas 1:33) Sendo assim, seu reino finito, com seus devidos fins, será entregue a Deus, o Pai. Esses “fins” são expressos em 1 Coríntios 15:24: “Quando ele entregar o reino a Deus, o Pai, quando houver destruído todo domínio, toda autoridade e todo poder”.


Ao destruir todas as coisas más, “o próprio Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos (1 Coríntios 15:27), ou seja, “a vontade do único e incomparável Deus será suprema em todos os lugares e de todas as maneiras”.134 Essa passagem não diz que Jesus não é Deus. Apenas mostra que no reino de Deus, Jesus concluirá uma etapa do reino confiada a ele – destruir seus inimigos, inclusive a morte – e depois entregará o reino (essa etapa concluída) a Deus. Em vez de essa passagem negar Jesus como Deus, ela prova que ele é Deus, pois é através do agir de Jesus que Deus será tudo em todos. Essa promessa não faria o menor sentido se Jesus fosse uma criatura, pois como através de um ato de sujeição de uma criatura, Deus será tudo em todos?


Assim, é como se houvesse uma troca entre Pai e Filho na divindade. Deus, o Pai, “também sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés (de Jesus Cristo), para que seja cabeça sobre todas as coisas, e o deu à igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que preenche tudo em todas as coisas” (Efésios 1:22, 23) Aqui, então, lemos que Jesus é o cabeça sobre todas as coisas e preenche tudo em todas as coisas. Portanto, ele é Deus. Mas, depois de cumprir uma etapa de seu reinado, tudo converge para Deus, o Pai. Então, Jesus “entrega” o reino a seu Deus, ou seja, a missão cumprida numa determinada etapa.
Mas por ser Deus, seu reino não terá fim, conforme Lucas 1:33. 


PERGUNTA TJ 32 - Como o espírito santo pode ser uma pessoa, se a Bíblia afirma que os discípulos ficaram cheios dele? (Atos 2:4) Será que ficaram cheios de uma pessoa? Você pode ficar cheio de uma pessoa?


RESPOSTA CRISTÃ – Quando uma TJ me pergunta se posso ficar cheio de uma pessoa, respondo: Estou começando a ficar! Uso esta resposta para raciocinar com ela. Quando “ficamos cheios de alguém”, ficamos cheios do que a pessoa nos faz. Da mesma forma, ficamos cheios do Espírito Santo porque ficamos cheios do que ele nos faz.


Jesus prometeu: “Recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo”. (Atos 1:8) Lemos em Romanos 15:13 a expressão “poder do Espírito Santo”.


PERGUNTA TJ 33 – “Como o espírito santo pode ser uma pessoa, se a Bíblia põe o espírito santo junto com substantivos impessoais? Por exemplo, em Mateus 3:11 João Batista disse que Jesus batizaria com “espírito santo e com fogo”. Assim como “fogo” não é pessoa, o espírito santo também não é!”


RESPOSTA CRISTÃ – Este argumento TJ não faz o menor sentido. Quem disse que o fato de o Espírito Santo estar associado a algo impessoal torna o Espírito Santo impessoal também? Se as TJs fossem levar a sério essa regra inventada por elas, então na expressão “batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, o Pai e o Filho teriam que ser seres impessoais só pelo fato de estarem associados ao Espírito Santo pelo verbo batizar e pela expressão “em nome de”? As TJs simplesmente não respondem este contra argumento satisfatoriamente.


PERGUNTA TJ 34 - Como o espírito santo pode ser uma pessoa se a Bíblia diz que cristãos foram batizados no (ou com) espírito santo? (1 Coríntios 12:13) Faz sentido acreditar que pessoas foram batizadas numa pessoa?


RESPOSTA CRISTÃ – Esse argumento TJ é típico de quem não conhece a Bíblia. Lemos em 1 Coríntios 10:2 que os israelitas “foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar”. Então, pergunto às TJs: Como os israelitas foram batizados em nome de uma pessoa? E elas vão responder: “Isto é simbólico!” Então, você poderá sorrir para ela e dizer: “O batismo no Espírito Santo também é uma linguagem simbólica”. O batismo literal na água é um ritual de iniciação. Ele é um ato visível para indicar que a pessoa agora faz parte da Igreja de Jesus Cristo. Ser batizado pelo (ou com, ou no) Espírito Santo significa que o cristão é guiado, como filho de Deus, por este Espírito (Romanos 8:14), o administrador da Igreja de Jesus, assim como ser batizado em Moisés indicava que os israelitas se deixavam ser guiados por Moisés. Nada a ver com despersonalizar Moisés ou o Espírito Santo de Deus.


PERGUNTA TJ 35 - Como o espírito santo pode ser uma pessoa se a palavra grega para “espírito” (pneuma) é do gênero neutro, ou seja, num gênero destinado a se referir a coisas?


RESPOSTA CRISTÃ – Quando ouço das TJs esse argumento, principalmente de algumas que se dizem conhecedores do grego bíblico, concluo que não sabem lidar corretamente com o texto grego. Gêneros de palavras, em si, não provam nada, se é ou não pessoal.


Embora seja verdade que a palavra “espírito” no grego esteja no gênero neutro, isto nada prova contra a personalidade do Espírito Santo. Lemos em João 4:24 que
Deus é espírito. Então Deus é uma coisa, por “espírito” estar no gênero neutro? Não! Em Mateus 2:8, Jesus é chamado de “menino”, no grego gênero neutro. Então Jesus é uma coisa? Não! A Bíblia diz que “Deus é amor.” (1 João 4:8) “Amor” em grego é gênero feminino. Então Deus é uma mulher? Não! Portanto, as TJs precisam criar coragem, se libertar do CG que as desencoraja para cursar uma faculdade, e buscar conhecimento confiável.


PERGUNTA TJ 36 - Se o espírito santo é uma pessoa, por que a Bíblia não aponta nenhum nome para ele? O Pai chama Jeová, o Filho é Jesus, mas cadê o nome do espírito santo?


RESPOSTA CRISTÃ – Em primeiro lugar, um ser não precisa de nome para ser o que é. Nomes são apenas identificações. Por exemplo, Deus não precisa de nome para ser o que é. Segundo o CG, Deus “Deus escolheu para si o maior nome — Jeová — e este faz lembrar todos os seus atributos, qualidades e propósitos.”135 Concordamos plenamente com essa declaração. Mas antes de Deus escolher usar o nome Jeová, ele não tinha esse nome Jeová, e nenhum outro. Então, sem nome, ele não era uma pessoa? É óbvio que era! Então, da mesma forma, se o Espírito Santo não tivesse nome, isto em si não provaria nada contra sua personalidade. Mas o problema para as TJs é que o Espírito Santo tem nome sim, e é Jeová.


A Bíblia ensina em Isaías 6:1-10 que este profeta teve uma visão da glória de Jeová. E Jeová, nos versículos 8-10 menciona a Isaías algumas frases e palavras, no entanto, o apóstolo Paulo irá ensinar que quem proferiu essas palavras foi o Espirito Santo. (Atos 28:25, 26) Então, o Espírito Santo é o Deus Jeová. Sem contar que João afirma que Isaías viu a glória de Jesus, portanto Jesus também é Jeová, por ser Deus. – João 12:39:41.

 

PERGUNTA TJ 37 - Se o espírito santo é uma pessoa, por que ele não é visto sentado em trono, assim como o Pai e o Filho são? (Apocalipse 22:1) Será que o espírito santo é uma pessoa que não gosta de sentar?


RESPOSTA CRISTÃ – Que critério mais esquisito! Quer dizer que o sujeito sentou, ele é pessoa, não sentou é uma coisa? Falta de inteligência faz o herege perder toda a sua credibilidade.
 

Em primeiro lugar, Deus não está sentado em lugar nenhum! Isto é uma mera figura de linguagem para descrever Deus como Rei sobre todos. Os céu dos céus não podem conter Deus (1 Reis 8:27), então qual seria o tamanho desse trono? Na Trindade, Deus é o Rei, e cada pessoa divina reina sim sobre nós. O fato de a Bíblia não descrever o Espírito Santo reinando, sentado num trono, não significa que ele não seja um Rei pessoal.


Sem segundo lugar, na Bíblia, outras ações pessoais são realizadas pelo Pai, pelo Filho e por Espírito Santo. Por exemplo, a Bíblia diz que:


(a) O Pai ama: “Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.” – 1 João 4:9.


(b) O Filho ama: “Pois o que nos motiva é o amor de Cristo, porque concluímos que, se um morreu por todos, logo, todos morreram.” – 2 Coríntios 5:14.


(c) O Espírito Santo ama: “Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas vossas orações em meu favor diante de Deus.” – Romanos 15:30.


Então, as três pessoas da Trindade amam. Será que as TJs estariam dispostas a crer na personalidade do Espírito Santo com esses versículos acima? Pois poderiam raciocinar: “Se o Pai ama, então ele é uma pessoa; Se o Filho ama, então ele é uma pessoa; Se o Espírito Santo ama, então ele também é um ser pessoal?”


PERGUNTA TJ 38 - Se o espírito santo é uma pessoa, por que ele é descrito no Apocalipse como sendo “sete espíritos de Deus’? (Apocalipse 1:4; 3:1; 4:5; 5:6) Será que essa Trindade agora é composta de nove espíritos?


RESPOSTA CRISTÃ – Quanta falta de Bíblia! A expressão “sete espíritos de Deus” é uma alusão à atuação séctupla do Espírito Santo. Veja isto nas palavras do profeta:


“O Espírito do SENHOR repousará sobre ele, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” – Isaías 11:2.


Assim, o Espírito Santo (1) repousa sobre nós; (2) dá sabedoria; (3) dá entendimento; (4) dá conselho (ou aconselha); (5) fortalece; (6) dá conhecimento; (7) dá temor do SENHOR. Então, a expressão “sete espíritos de Deus” é uma alusão ao agir perfeito (“sete”, sendo o número da perfeição) do Espírito Santo de Deus. Ou: “O número sete significa a plenitude do Espírito Santo em sua Pessoa e obra.”136 Eu pergunto às TJs: Já que vocês entendem o Espírito Santo como sendo a força ativa de Jeová, então Jeová tem sete forças ativas? E as TJs me respondem:


“Sabe, isso é uma figura de linguagem para descrever a ação plena e perfeito da força ativa de Deus. Aqui o número sete é simbólico, representa perfeição”.
Para você ver, meu caro leitor: Quando as TJs explicam em que sentido são sete espíritos, elas admitem que o número sete é um símbolo de perfeição. Mas quando é para questionar a nossa fé, então elas transformam o “sete” em número literal, como forma de zombar da nossa fé. Haja paciência para lidar com gente desonesta intelectualmente!


Ou então, o CG das TJs interpreta assim os sete espíritos como “a plena capacidade ativa de observação, discernimento ou percepção do glorificado Jesus Cristo, o

Cordeiro de Deus, habilitando-o a inspecionar toda a Terra.”137 Mas essa interpretação é absurda! Equivale a dizer que Jesus recebe capacitação para inspecionar a terra, sendo que a Bíblia diz que Jesus sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder. (Hebreus 1:3) Tudo para não admitir a personalidade do Espírito Santo.


PERGUNTA TJ 39 - Se o espírito santo é uma pessoa, por que ele foi visto na forma de uma pomba? – Mateus 3:16, 17.


RESPOSTA CRISTÃ – Quando uma TJ faz uma pergunta dessas, ela acredita que se o Espírito Santo apareceu em forma de pomba, logo ele não é um ser pessoal. Então, perguntamos: “Ele é uma pomba?” Os anjos querubins são vistos por Ezequiel com rosto de homem na frente, de leão no lado direito, de boi no lado esquerdo e de águia atrás. (Ezequiel 1:10) Então, esses querubins eram seres pessoais por terem rosto de homem e ao mesmo tempo impessoais por terem rosto de leão, boi e águia? Obviamente, não! Assim, anjos serem vistos com rostos de animais não prova que sejam impessoais. Associar seres espirituais com animais é uma forma de expressar qualidades divinas. Sobre isso, lemos:


“Essas imagens expressavam os atributos transcendentes divinos da onisciência e onipotência. Carregando o trono divino, o querubim de quatro cabeças declara que Yahweh tem a força e a majestade do leão, a rapidez e a mobilidade da águia, o poder procriativo do boi, e a sabedoria e a razão do ser humano.”138


Da mesma forma, o Espírito Santo aparecer como pomba já prova que ele é um ser pessoal, pois na Bíblia seres pessoais são associados a animais para demonstrar suas qualidades, boas ou más, como, por exemplo: (a) Jesus é o Cordeiro. (João 1:29; Apocalipse 14:1); (b) Satanás é um leão procurando quem devorar. (1 Pedro 5:8); (c) Opositores de Cristo são serpentes e raças de víboras (Mateus 23:33). Assim, o Espírito Santo se manifesta na forma de pomba para simbolizar, talvez, “a pureza, a bondade ou a graciosidade” de Cristo, antes de Deus, o Pai, confirmar Cristo como seu Filho amado. (Mateus 3:17) Cristo, para perdoar pecados, tinha de ser puro; para nos perdoar, precisava ser gracioso e bondoso. Após as águas do dilúvio baixarem, Noé soltou uma pomba, e através dela se deduz que a paz de Deus reinava sobre o após a ira divina. (Gênesis 8:8-12) Assim, o Espírito Santo poderia ter se manifestado em forma de pomba para mostrar que através de Cristo a ira de Deus seria aplacada. (Veja Romanos 3:24, 25) No entanto, afirmar que o Espírito Santo se manifestou como pomba para dizer que ele não é um ser pessoal não faz o menor sentido!


PERGUNTA TJ 40 - Se o espírito santo é uma pessoa, porque pecar contra ele não tem perdão? (Mateus 12:32) Se ele fosse uma pessoa, então ele seria maior que o Filho e o próprio Pai, não é mesmo, já que para pecados contra estes dois há perdão, mas contra o espírito santo não há!


RESPOSTA CRISTÃ – As TJs afirmam que o Espírito Santo é a força ativa de Jeová, não um ser pessoal. Se levarmos a sério a pergunta TJ acima, então o fato de não haver perdão para o pecado contra o “espírito santo” TJ, mas haver para pecados contra o “Jeová” e “o Jesus” TJs, indicaria que a “força ativa” de Jeová é maior que o
próprio Jesus e o próprio Deus. Mas as TJs, com certeza, não admitiriam isso!


Seria muito melhor as TJs abandonarem o CG e sua argumentação falha sobre essa questão e seguirem a seguinte linha de interpretação cristã:
Primeiro, se pecar contra o Pai e o Filho provam que eles são seres pessoais, então pecar contra o Espírito Santo também prova que ele é um ser pessoal. As TJs poderão objetar por dizer: “Então, na frase ‘pequei contra o céu’, em Lucas 15:18, 21, prova que o céu é uma pessoa? Não! Céu aqui significa o próprio Deus, que está no céu. A oração inteira diz: “Pai, pequei contra o céu e contra ti”. Este “ti” é o Pai do filho pródigo, este céu é o Pai celestial. Ou seja, o filho pródigo pecou contra dois seres pessoais, o Pai celestial e o pai terreno.


Segundo, o pecado contra o Espírito Santo é o mesmo que pecar contra Deus. Em Atos 5:3, 4 prova isso. Ananias e Safira pecaram contra quem, ao terem mentido para os apóstolos sobre o valor doado advindo da venda do terreno? O relato diz que eles mentiram para o Espírito Santo e depois diz que mentiram para Deus. E o que aconteceu com eles? Não houve perdão para eles, e foram executados por Deus. (Atos 5:5-10) Quando os fariseus blasfemaram, afirmando que Jesus expulsava demônios pela ação de Belzebu, Jesus considerou isso como blasfêmia (pecado) imperdoável contra o Espírito Santo. (Mateus 12:24-32) Assim, pecar contra o Espírito Santo é pecar contra Deus, o Pai, e contra o Filho.


Terceiro, pecar contra o Espírito Santo implica em atacar de forma obstinada o Espírito Santo e sua obra de tal forma que não há arrependimento diante da pessoa da Trindade responsável em convencer o homem do pecado. (João 16:8) A pessoa simplesmente morre sem jamais se arrepender, portanto, está condenada ao sofrimento eterno. Com certeza, cem por cento dessas pessoas morrem sem conversão a Cristo por pura maldade de coração.

 

PERGUNTA TJ 41 – “Se o espírito santo é uma pessoa, porque a vida eterna é conhecer apenas o Pai e o Filho, e não o espírito santo? (João 17:3) Ou será que Jesus se esqueceu de mencionar sobre conhecer o ‘Espírito Santo da Trindade’?”


RESPOSTA CRISTÃ – As TJs imaginam que todas as vezes que a Bíblia menciona o Pai, então o Filho e o Espírito Santo precisam ser mencionados juntos, quem
sabe até de mãos dadas, e com movimentos sincronizados. Ledo engano!


Na famosa oração de Jesus, em João 17:1-26, Jesus não disse: “A vida eterna é esta, que só conheçam a ti e a mim, e mais ninguém!” Jesus também não deixou de falar sobre o Espírito Santo para nos ensinar ser este um ser impessoal. O objetivo da oração era mostrar o relacionamento entre o Pai e Filho.


A questão é: Será que a Bíblia que o Espírito Santo participa em dar vida eterna ao homem salvo? A resposta é um sonoro sim! Primeiro, o Espírito Santo convence o homem do pecado. (João 16:8) Segundo, conforme a sua vontade, pois sopra para onde quer, faz o homem nascer de novo, ou seja, o nascer de novo, explicado por Jesus, é nascer do Espírito. - João 3:3-7.


As TJs vão objetar, afirmando que Jesus disse “nascer da água do Espírito”, então se água não é pessoa, Espírito também não é. Isto é tolice, e já refutamos. Seria o mesmo que disséssemos que na expressão “em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”, assim como o Espírito Santo não é pessoa, o Pai também não é. Terceiro, a Bíblia é clara: “Ele nos salvou mediante o lavar da regeneração e da renovação realizadas pelo Espírito Santo.” (Tito 3:5) Quarto, somos “selados com o Espírito Santo da promessa, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança, para a redenção da propriedade de Deus, para o louvor da sua glória”. (Efésios 1:13, 14)


PERGUNTA TJ 42 - Se a Trindade é uma doutrina bíblica, por que ela passou a ser ensinada só no século IV, por Constantino?


RESPOSTA CRISTÃ – Lamentável uma pergunta dessas. Vem de quem não conhece nada de história da Igreja. Os pais da Igreja criam na Trindade, mas a Igreja precisava formular um Dogma sobre a questão, pois havia algumas imprecisões. Os Concílios ajudaram nesse sentido. Estabeleceram oficialmente em que os cristãos daqueles idos criam, com as devidas bases bíblicas.


Mas é inegável que a Igreja já era Trinitária. Tanto que excomungou hereges unicistas (criam num Deus com três títulos diferentes, Pai, Filho e Espírito Santo) e os arianos (criam que apenas o Pai era o Deus verdadeiro, e Jesus uma criatura. Então, ela só podia ser Trinitária.


PERGUNTA TJ 43 - Se Pai, Filho e o “Espírito Santo” são iguais em tudo, então quando Jesus, aqui na terra, fazia xixi, cocô, mamava em Maria, o Pai e o Espírito Santo faziam a mesma coisa no céu?


RESPOSTA CRISTÃ – Perguntas desse tipo são comuns. As TJs em sua grande maioria são um povo tão inculto biblicamente que outras perguntas assim surgem, como: (a) Se Jesus é Deus, quer dizer que um terço de Deus ficou no ventre de Maria, e o Pai e o Espírito Santo ficaram no ventre de quem? (b) Se Pai e Filho são o mesmo Deus, porque o Pai não chama o Filho de “Pai”? (c) Se Pai, Filho e Espírito Santo são iguais em tudo, então por que o Pai e o Espírito Santo não assumiram natureza humana também? Coitado deles dois, ficaram com uma natureza a menos que o Filho!


Deixando de lado essas perguntas tolas, a questão é: As três Pessoas Divinas são iguais em Divindade, natureza divina, e em atributos divinos, e não iguais no que fazem. Se fossem iguais no que fazem, as três Pessoas teriam vindo morrer na cruz por nós também.


PERGUNTA TJ 44 - Não é estranho o fato de ser crer numa Trindade, sabendo que os pagãos também adoravam deuses em forma de Trindade?


RESPOSTA CRISTÃ – Se pagãos adorarem seus deuses em forma de três (tríades, não trindade) prova que o Deus triúno não existe, então pagãos adorarem deuses não trinos, mas unos, provaria que o Deus da Bíblia não existe, mas isto não faz o menor sentido. Deus pôs na mente do homem, de qualquer época ou lugar, a consciência de haver um ser superior. Isto constitui uma grande prova da existência de Deus. As TJs concordariam facilmente com esse argumento. Mas não concordariam em admitir que as tríades pagãos são uma deturpação da identidade triúna de Deus.


Assim, é esta a pergunta, então, que faço às TJs: Se o fato de quase todas as civilizações pagãs crerem num Deus superior prova que Deus existe, então porque o fato de haver tríades nas crenças pagãs não prova a triunidade do Deus da Bíblia? Todavia, há TJs que tiveram a cara-de-pau de me responderem: “Não confunda tríade com trindade!” Ou seja, quando é para questionar nossa Trindade, as TJs gostam de confundir tríade com Trindade, para dizer que é tudo a mesma coisa, portanto, pagão; mas quando é para responder ao meu questionamento acima, aí me pedem para não misturar as coisas! Vá entender a mente dessas TJs!


PERGUNTA TJ 45 - Trinitários, por favor, decidam-se: Qual o resultado dessa conta: 1 + 1 + 1? O resultado é 3? Ou 1? Vamos, decidam-se!


RESPOSTA CRISTÃ – Em primeiro lugar, na Trindade não somas, nem multiplicações. Chamo essas continhas de “tonteiras teológicas”. Graças a elas, há TJs achando que Jesus é 1/3 de Deus ou 1/3 da Trindade.


Mas certa feita, uma TJ me fez a pergunta acima com ares de arrogância, típico da fisionomia TJ, advinda do orgulho de se imaginarem a única religião verdadeira. Veja o diálogo abaixo:


Eu: TJ, na conta 1+1+1, quantos números “1” você vê?
TJ: Vejo três!
Eu: Muito bem! Agora me responda: Quantos tipos de números você vê?
TJ: Quantos? Ah, mas o que isso tem a ver?
Eu: Vamos, coragem! Responda: Quantos tipos de números você vê nessa conta 1+1+1?
TJ: Apenas um tipo!
Eu: Então, meu caro TJ, na Trindade 1+1+1, há três pessoas iguais em natureza entre elas, mas há apenas um tipo de pessoa: Deus! Tanto é verdade que 1+1+1 = 1(1+1+1), ou seja, o que esses três números “1” têm em comum é ser igual a 1(tipo de número). Assim também: São três pessoas divinas distintas, mas iguais em valor (ser Deus).


A TJ entendeu meu argumento, mas por orgulho me respondeu: “Não acho certo fazer contas com a pessoa de Deus!” O problema é que foi ela quem veio com essa continha besta, e se deu mal!

 

119 Mounce, William D. Léxico analítico do Novo Testamento Grego, p. 420. São Paulo: Vida Nova, 2013

120 Ibdem, p. 529. 

121 Torre de Vigia. A Sentinela (Edição de Estudo) de maio de 2018, p. 4. Cesário Lange, SP, 2018.

122 Mackenzie, John L. Dicionário Bíblico, p. 866. São Paulo : Paulus, 1983.

123 Ryrie, Charles C. Teologia Básica ao Alcance de Todos, pp. 61, 62. São Paulo: Mundo Cristão, 2004.

124 Horton, Stanley M. Teologia Sistemática – Uma Perspectiva Pentecostal, p. 158. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.

125 Ferreira, Franklin & Myatt, Allan. Teologia Sistemática: uma análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual, pp. 183, 184. São Paulo: Vida Nova, 2007.

126 Hodge, Charles. Teologia Sistemática, pp. 334, 335. São Paulo: Hagnos, 2001.

127 Gruden, Wayne. Teologia Sistemática : Atual e Exaustiva, pp. 165, 169. São Paulo : Vida Nova, 1999.

128 Berkof, Louis. Teologia Sistemática, p. 83. 3a. Edição. São Paulo : Cultura Cristã, 2009.

129 Sturz, Richard J. Teologia Sistemática, pp. 172, 176. São Paulo : Vida Nova, 2012.

130 Erickson, Millard J. Teologia Sistemática, p. 317.

131 Strong Augustus Hopkins. Teologia Sistemática, p. 452, Volume 1. São Paulo : Hagnos, 2003.

132 Hendriksen, William. Comentário do Novo Testamento: Efésios e Filipenses, pp. 477, 478. São Paulo : Editora Cultura Cristã, 2004.

133 William Hendriksen. Comentário do Novo Testamento: João, p. 889. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2004.

134 Gordon D. Fee. 1 Coríntios : Comentário Exegético, p. 962. São Paulo : Vida Nova, 2019.

135 Torre de Vigia. A Sentinela 1º de novembro de 1993, p. 5. Cesário Lange, SP, 1993.

136 Simon Kistemaker. Comentário do Novo Testamento : Apocalipse, p. 115. São Paulo : Editora Cultura Cristã, 2004.

137 Torre de Vigia. Estudo Perspicaz das Escrituras, p. 869, Volume 1. Cesário Lange, SP, 2020.

138 Daniel Block. Comentários do Antigo Testamento – Ezequiel Volume 1, pp. 118, 119. São Paulo : Cultura Cristã, 2012.

 
 

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