Construa memórias, como Jesus fez - O Peregrino

O Peregrino

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4:16

test banner

Breaking

Post Top Ad

Minha Rádio

sábado, 24 de julho de 2021

Construa memórias, como Jesus fez

Pense na última vez em que você visitou um museu. Quantas obras de arte você viu nessa visita, entre quadros, esculturas e outras peças? Algumas dezenas? Talvez mais de cem? Agora, por favor, tente identificar de quantas dessas obras você ainda se lembra. Tire um tempo fazendo isso.

.

Terminou? Bem, eu me arriscaria a dizer que dificilmente você se lembrará de mais do que dez a vinte peças, acertei? Sabe por que isso acontece? Porque nosso cérebro é extremamente seletivo e mais descarta lembranças do que armazena. Possivelmente, as poucas obras de arte de que você mais se lembra são aquelas que o impressionaram por alguma razão específica, que tiveram alguma história pessoal sua relacionada a elas, ou que de algum modo se destacaram das demais. A grande maioria você simplesmente olhou por alguns segundos e nem mesmo se lembra, estou certo? Esse exemplo enfatiza algo muito importante em nossa vida: a necessidade de construir memórias. O que, aliás, o próprio Jesus fez.

 .

Assim como ocorre em um passeio no museu, ao longo da nossa vida experimentamos uma quantidade inumerável de situações; porém, só nos lembramos de uma minoria delas. Isso ocorre pela mesma razão: nosso cérebro só vai transformar em memórias os episódios mais significativos. Ouso dizer que você não conseguirá se lembrar, por exemplo, da roupa que usou no dia 4 de dezembro do ano passado. Porém, se dia 4 de dezembro foi o seu aniversário, provavelmente você se lembrará da roupa que estava vestindo, e mais, se recordará dos sapatos que usava, do penteado, da comida que almoçou e outros detalhes que passariam batido num dia qualquer. E por quê? Porque aquela foi uma data que teve significado, que representou algo especial, que fugiu da sua rotina e, por tudo isso, mereceu um registro diferenciado na sua lembrança.

 .

Isso não lhe dá uma certa sensação de impotência? Afinal, não é você que controla ou não quais fatos e vivências da sua rotina seu cérebro decidirá transformar em memórias. Porém, existe um jeito de burlar isso: você pode construir as suas memórias. Como? Criando algo especial que o faça guardar o que deseja na lembrança.

 .

Lembro-me (repare o verbo que usei) de um aniversário de minha esposa em que lhe dei de presente um voo de helicóptero sobre a cidade do Rio. De todos os vinte aniversários dela que passei ao seu lado, esse foi o que mais ficou fixado em minha memória. Lembro do clima desse dia, do rosto de Alessandra sorrindo, de coisas que conversamos, de momentos antes e depois do voo… enfim, o fato de ter associado aquela data a algo extremamente marcante como um voo sobre uma cidade tão bela como o Rio de Janeiro fez esse aniversário de minha esposa ser o mais lembrado de todos os que vivi ao seu lado. E o que fez isso? Eu construí toda uma situação que tornou aquele dia muito mais marcado na lembrança do que se apenas tivesse posto uma velinha em um bolo qualquer e cantado parabéns. Aliás, naquele dia devemos ter cantado parabéns para ela e comido um bolo, mas, sinceramente? Eu não me lembro. Mas do voo? Ah, esse foi inesquecível.

 .

Portanto, meu irmão, minha irmã, você tem a capacidade de construir memórias, para si e para aqueles que ama. E essa capacidade se traduz em poder para fixar na mente das pessoas aquilo que você quer que seja fixado. Permita-me perguntar: ao conviver com sua família, seus jantares são como em um bandejão, em que cada um pega um prato, come onde e na hora em que quer, vendo televisão? Lamento dizer que, se assim for, no futuro seus filhos não terão muitas lembranças dos momentos em família, o que não acontece com quem faz da hora das refeições um momento de comunhão, troca, brincadeira e conversas, em que todos começam a comer e acabam juntos. Outra pergunta: nas suas pregações e aulas bíblicas, você meramente joga algumas informações em cima dos ouvintes e pronto? Lamento dizer que, no dia seguinte, eles não se lembrarão do que você pregou ou ensinou. E mais, será que sua vida impacta a do próximo? O que você faz e fala deixa uma consequência transformadora na vida das pessoas e será lembrado por elas ou sua vida tem passado em branco e não será lembrada após a sua morte, sem que nada do que você tenha feito gere qualquer consequência na vida de ninguém?

.

Jesus nos ensinou a construir memórias: “Tomou o pão e agradeceu a Deus. Depois, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: ‘Este é o meu corpo, entregue por vocês. Façam isto em memória de mim’” (Lc 22.19). Ao instituir a ceia do Senhor, Cristo nos fez lembrar da cruz. Recordamos seu sacrifício, logo, sua graça; logo, seu amor; logo, quem ele é. O simples ato de comer pão e beber vinho na companhia de nossos irmãos e irmãs, em nome de Cristo, traz à nossa memória as mais extraordinárias realidades do Universo: a essência do Criador, quem somos para ele, do que ele é capaz, o que devemos fazer pelo próximo, de onde viemos e para onde vamos e tanto mais. Louvado seja Deus por ter construído em nós memórias tão vitais.

 .

Meu irmão, minha irmã, Deus nos ensinou a construir memórias. Então construa! O que está esperando? Construa memórias familiares. Ministeriais. Conjugais. Pessoais. Faça por onde as coisas importantes da vida serem gravadas de modo inesquecível na lembrança de todos os que o rodeiam. Com isso, no dia em que você deixar esta vida, com o seu último suspiro deixará um legado nesta terra e, com ele, a certeza de ter vivido uma vida consequente, que valeu a pena ser vivida e que será lembrada por muitos e muitos anos.

 

Paz a todos vocês que estão em Cristo,

Maurício Zágari

 

Fonte: https://apenas1.wordpress.com

Nenhum comentário:


Campanha:

Leia um livro!

Ad Bottom