1) Se Jesus fará uma suposta investigação de
pecados para saber quem será salvo ou não, por que Paulo nos diz que nenhuma
condenação há para os que estão em Cristo Jesus (Rm 8.1. Cf. Jo 5.24; II Tm
2.19)?
2) O que dizer de Enoque, Moisés e Elias que já estão
no céu; os três patriarcas que já têm seu lugar no céu (Mt 8.11); os heróis da
fé que já têm garantida uma cidade celestial e sua ressurreição (Hb 11.16,35);
o ladrão da cruz, do qual Jesus disse que estaria com ele no paraíso (Lc 23.43)
e os apóstolos que tem o nome na Nova Jerusalém (Ap 21.14) eles também passarão
pelo juízo investigativo para só depois deste tal juízo ficarem sabendo se seus
nomes serão “aceitos ou rejeitados” ? Se sim ou não. Por quê?
3) Se o Yom Kippur em Lv. 16 é uma réplica ipsis
litteris do que Cristo fez no santuário celestial, porque então Jesus
precisou ficar 1800 anos no primeiro compartimento do santuário, sendo que o
sumo sacerdote entrava no mesmo dia da expiação no santíssimo?
4) O livro de Hebreus mostra constantemente textos
sobre “expiação” na cruz e “intercessão” no céu, mas porque nunca menciona
sobre um tal juízo investigativo sendo levado a cabo por Cristo (no futuro)
como parte de seu trabalho sacerdotal no santíssimo?
5) Qual versículo da carta aos Hebreus mostra Jesus
oficializando apenas no primeiro compartimento para só então, depois de 1800
anos, entrar no Santo dos Santos?
6) Pode me citar um verso de todo o NT, onde algum
escritor ensina que Jesus não subiu imediatamente a presença de Deus, mas teve
que esperar no primeiro compartimento por 1800 anos?
7) Qual versículo de Hebreus mostra que os pecados
dos santos foram transferidos para o santíssimo, contaminando-o?
8) Por que em Hebreus há ausência total de uma
narrativa, por mais simples que seja, de Jesus fazendo o mesmo serviço
literalmente que o sumo sacerdote fazia no santuário terrestre, já que tudo
deveria ser cópia um do outro?
9) Já que tudo na tipologia deve seguir uma réplica
fiel, então qual versículo de Lv 16 pode ser apresentado para representar essa
“longa espera” de Cristo no primeiro compartimento? O sumo sacerdote no Yom
Kippur esperava quanto tempo com o sangue do animal, no primeiro compartimento
(para só depois de algum tempo entrar no santo dos santos do
santuário)? 10. Se Jesus é nosso precursor no santo dos santos (Hb 6.20),
mas que, entretanto, só pode entrar nele em 1844, quer dizer que todos os
apóstolos, os cristãos primitivos e os reformadores ficaram sem acesso a
presença de Deus durante todo esse tempo (Hb 4.16)?
10) Se há um juizo investigativo onde os pecados
estão perdoados e não cancelados, porque o escritor aos Hebreus (10.14 e 17)
afirma que “com uma só oferta aperfeiçoou para sempre os que são santificados.”
e que “jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades.”? Porque Deus
haveria de relembrar dos pecados dos santos se ele acabou de afirmar que os que
foram aperfeiçoados pela expiação na cruz JAMAIS teriam seus pecados lembrados
por Ele mesmo?
11) Qual verso bíblico de Hebreus pode ser
apresentado para fundamentar que os cristãos “somente terão seus pecados
apagado sou cancelados quando forem chamados a julgamento” e não na hora do
seu arrependimento?
12) Se, de acordo com a crença adventista, este
tabernáculo celestial é uma réplica em tudo do terreno, quando o celestial foi
erguido? Antes da fundação do mundo ou depois dela? Se foi antes da fundação do
mundo, então a Trindade nunca pode entrar neste santíssimo, só tendo
oportunidade para isso APENAS em 1844?
Fonte: CACP
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