Você é sal da terra ou docinho do mundo?
A missão da Igreja não é prover entretenimento, mas a pregação ousada do
Evangelho.
Charles Haddon Spurgeon
Existe um mal entre os que professam pertencer aos
arraiais de Cristo. Um mal tão grosseiro em sua imprudência, que a maioria dos
que possuem p
Minha primeira contenção é esta: as Escrituras não
afirmam, em nenhuma de suas passagens, que prover entretenimento para as
pessoas é uma função da igreja. Se esta é uma obra cristã, por que o Senhor
Jesus não falou sobre ela? "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a
toda criatura" (Marcos 16.15) — isso é bastante claro. Se Ele tivesse acrescentado:
"E oferecei entretenimento para aqueles que não gostam do evangelho",
assim teria acontecido. No entanto, tais palavras não se encontram na Bíblia.
Sequer ocorreram à mente do Senhor Jesus. E mais: "Ele mesmo concedeu uns
para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para
pastores e mestres" (Efésios 4.11). Onde aparecem nesse versículo os que
providenciariam entretenimento? O Espírito Santo silenciou a respeito deles. Os
profetas foram perseguidos porque divertiam as pessoas ou porque recusavam-se a
fazê-lo? Os concertos de música não têm um rol de mártires.
Novamente, prover entretenimento está em direto
antagonismo ao ensino e à vida de Cristo e de seus apóstolos. Qual era a
atitude da igreja em relação ao mundo? "Vós sois o sal", não o
"docinho"! Serão o sal, algo que o mundo desprezará. Pungente e curta
foi a afirmação do nosso Senhor: "Deixa aos mortos o sepultar os seus
próprios mortos" (Lucas 9.60). Ele estava falando com terrível seriedade!
Se Cristo houvesse introduzido mais elementos
brilhantes e agradáveis em seu ministério, teria sido mais popular em seus
resultados, porque seus ensinos eram perscrutadores. Não O vejo dizendo:
"Pedro, vá atrás do povo e diga-lhe que teremos um culto diferente amanhã,
algo atraente e breve, com pouca pregação. Teremos uma noite agradável para as
pessoas. Diga-lhes que com certeza realizaremos esse tipo de culto. Vá logo,
Pedro, temos de ganhar as pessoas de alguma maneira!" Jesus teve compaixão
dos pecadores, lamentou e chorou por eles, mas nunca procurou diverti-los.
Em vão, pesquisaremos as cartas do Novo Testamento
a fim de encontrar qualquer indício de um evangelho de entretenimento. A
mensagem das cartas é: "Retirai-vos, separai-vos e purificai-vos!"
Qualquer coisa que tinha a aparência de brincadeira evidentemente foi deixado
de fora das cartas. Os apóstolos tinham confiança irrestrita no evangelho e não
utilizavam outros instrumentos. Depois que Pedro e João foram encarcerados por
pregarem o evangelho, a igreja se reuniu para orar, mas não suplicaram:
"Senhor, concede aos teus servos que, por meio do prudente e discriminado
uso da recreação legítima, mostremos a essas pessoas quão felizes nós
somos". Eles não pararam de pregar a Cristo, por isso não tinham tempo para
arranjar entretenimento para seus ouvintes. Espalhados por causa da
perseguição, foram a muitos lugares pregando o evangelho. Eles
"transtornaram o mundo"! Essa é a única diferença! Senhor, limpe a
igreja de todo o lixo e baboseira que o diabo impôs sobre ela e traga-nos de
volta aos métodos dos apóstolos.
Por último, a missão de prover entretenimento falha
em conseguir os resultados desejados. Causa danos entre os novos convertidos.
Permitam que falem os negligentes e zombadores, que foram alcançados por um
evangelho parcial! Que falem os cansados e oprimidos que buscaram paz através
de um concerto musical! Levante-se e fale o alcoólatra para quem o
entretenimento na forma de drama foi um elo no processo de sua conversão
verdadeira! A resposta é óbvia: a missão de prover entretenimento não produz
convertidos verdadeiros. A necessidade atual para o ministro do evangelho é uma
instrução bíblica fiel, bem como ardente espiritualidade; uma resulta da outra,
assim como o fruto procede da raiz. A necessidade da nossa época é a doutrina
bíblica, entendida e experimentada de tal modo, que produz devoção verdadeira
no íntimo dos convertidos. Amém.
Imagem: Google
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