Ellen Gould White & Joseph Smith - O Peregrino

O Peregrino

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4:16

test banner

Breaking

Post Top Ad

Minha Rádio

domingo, 1 de junho de 2014

Ellen Gould White & Joseph Smith


Fazendo um paralelo entre EGW e Joseph Smith em reclamar sua condição de profeta, afirma ele, textualmente: “Se qualquer pessoa me perguntar se eu sou um profeta, não o negarei, já que estaria mentindo se o fizesse; pois, segundo João, o testemunho de Jesus é o espírito de profecia. Portanto, se declaro ser testemunha ou mestre, e não tenho o espírito de profecia, que é o testemunho de Jesus, sou uma falsa testemunha; porém, se sou um mestre ou testemunha verdadeira, devo ter o espírito de profecia, e isso é o que constitui um profeta.” Ensinamentos do Profeta Joseph Smith , 263)(o grifo é nosso)

Joseph Smith, para se colocar como profeta, alega ter tido várias visões. A primeira delas, a mais importante, foi sobre a apostasia geral do cristianismo, quando Jesus lhe advertiu para não se juntar a nenhuma igreja, pois todas estavam erradas e seus credos eram uma abominação a vista de Deus. Foi avisado por Jesus para abrir uma nova igreja a que deu o título pomposo de Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. (A Pérola de Grande Valor, p. 56,57; 3 Néfi 27.8).

Os adventistas reivindicam para a sua profetisa autoridade religiosa igual à reivindicada por Joseph Smith Jr. dentro do mormonismo.
Dentro do catolicismo existe um estudo teológico sobre Maria denominado Mariologia. Maria é altamente reverenciada e venerada! Sua autoridade é comparada a própria autoridade de Deus!

Candidatos ao batismo

Na ficha de “Informações Sobre os Candidatos ao Batismo”,  além dos dados pessoais do batizando, a pergunta de n. 18 registra:
 “Crê no Espírito de Profecia?____ Quantos livros já leu? ____
 Outra declaração comprometedora sobre sua infalibilidade:

“Por que Alguns Deixam de Ser Beneficiados pelo Espírito de Profecia

1.  1.   …
2.  2.   …
3.  3.   …
4.  4.   O deixar de apreender a verdadeira natureza de seus escritos quanto à inspiração e a infalibilidade”.
(Orientação Profética No Movimento Adventista, p. 157)

Nos seminários adventistas existe uma matéria de disciplina específica sobre EGW. A apostila se denomina Orientação Profética no Movimento Adventista”.  A autoridade religiosa dela em livros, revistas da Escola Sabatina é tão grande que nem mesmo os escritores bíblicos alcançaram tamanha autoridade religiosa. Os comentários da revista da Escola Sabatina são feitos com transcrições dos livros dela.  Assim como os católicos aceitam o dogma da autoridade Papal e a veneração de Maria, os adventistas aceita a Sra. White.  Para alguém se tornar membro da Igreja Adventista é mister aceitar à infalibilidade de EGW.  E não se diga que a comparação é absurda. Não pode alguém batizar-se na IASD senão aceitar que EGW tem inspiração divina igual a dos escritores bíblicos. Vejamos:

Sem qualquer constrangimento afirmam: “Ao passo que, apesar de nós desprezarmos o pensamento dos pioneiros, nós aceitamos como regra de fé a Revelação – Velho Testamento; Novo Testamento e Espírito de Profecia.” (A Sacudidura e os 144.000, p. 117)
  • Dados Biográficos
Nasceu chamada Ellen Gould Harmon em Gorham, a 26 de novembro de 1827. Era um dos oito filhos da família.  Quando Ellen era ainda menina, com a idade de nove anos, ao se dirigir de casa para a escola, em companhia de outras meninas, uma garota mais velha, zangando-se por alguma coisa que Ellen disse ou fez, atirou-lhe uma pedra, que lhe deu terrível golpe no nariz. Ellen caiu ao solo, sem sentidos, e permaneceu em estado de torpor durante três semanas.  (Cf. Fundadores da Mensagem, p. 150). Por causa da pedrada ela ficou impossibilitada por mais de dois anos. Tentou estudar outra vez, quando tinha doze anos, mas encontrou uma barreira muito grande. Ela disse: “Parecia impossível para eu estudar e reter o que havia aprendido… Meu sistema nervoso estava prostrado e minhas mãos muito trêmulas. Assim sendo, progredi muito pouco em minha escrita. Eu não conseguia ir além de simples cópias feitas à mão (nível de primeiro ano primário)… Meus professores me aconselharam a deixar a escola… Esta foi a mais dura prova da minha vida como jovem….” Se somássemos toda a educação escolar que EG White recebeu, teríamos um período inferior a três anos. (Revista Adventista, outubro 1983, p. 14-15 – Ed. CASA)

Alguém declarou que se ela não fosse líder religiosa, talvez tivesse de ser internada sob a alegação de problemas mentais. Foi chamada ao cargo de profetisa aos 17 anos. Em 1844 ocorreu sua primeira visão, embora só em 1846 foi essa profecia  dada a conhecer  por meio de uma publicação. A 30 de agosto de 1846, casou-se com Tiago White, passando a ser chamada pelo nome de Ellen Gould White.  Durante seus setenta anos de ministério profético a Sra. White foi contemplada com aproximadamente duas mil ‘revelações’ divinas, principiando em dezembro de 1844. (Cf.  A Orientação Profética no Movimento Adventista, p.27)

Alegava ter pedido a Deus, em oração, que a livrasse desta responsabilidade, mas o pedido não foi aceito. Faleceu  em  Sta. Helena, California, a l6 de julho  1915 com a idade de oitenta e sete anos e foi sepultada  em Battle Creek, Michigan.


Extraído da Apostila “Como Responder aos Adventistas” editado pelo CACP.

Nenhum comentário:


Campanha:

Leia um livro!

Ad Bottom