quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Raymond Cottrell: Daniel 8:14 e o Juízo Investigativo

O Dr. Raymond F. Cottrell, Adventista do Sétimo Dia e ex-redator associado do SDA Bible Commentary(Comentário Bíblico dos ASD) escreve:

"Fingirmos que a interpretação dos ASD leva em conta o contexto de Daniel 8:14 significaria então identificar o chifre pequeno como Cristo." 

O Dr. Cottrell admite honestamente:

"Não podemos ter ao mesmo tempo o contexto e a interpretação adventista." 

Portanto, com respeito ao "Juízo Investigativo", a Igreja Adventista teve de fazer uma escolha — aceitar a doutrina ou o contexto de Daniel 8:14. Infelizmente, ela aceitou a primeira e abandonou o segundo. Não é de admirar, diz o Dr. Cottrell, que estudantes informados da Bíblia culpem os Adventistas por "atribuírem às Escrituras algo que não pode "ser entendido das Escrituras"!

Em 1967, o Dr. Cottrell preparou sobre Daniel uma lição para a escola sabatina, enviada às igrejas dos ASD no mundo todo. Ela ensinava que Daniel 8:14 relaciona-se com o seu contexto e que a 'purificação' não se refere aos crentes. É significativo que a lição omite qualquer menção dum "Juízo Investigativo".


Algumas respostas notáveis

Até que ponto se apercebem os Adventistas de que este esteio é fraco demais para sustentar a doutrina do "Julgamento Investigativo"? O Dr. Cottrell perguntou a 27 teólogos adventistas de destaque:

"Que motivos linguísticos ou contextuais podem fornecer para a ligação entre Daniel, capítulo 8 e Levítico, capítulo 16?"

Qual foi a resposta deles?

"Todos os vinte e sete afirmaram que não existia nenhum motivo linguístico ou contextual para aplicar Daniel 8:14 ao antitípico dia da expiação e ao juízo investigativo." 

Perguntou-lhes: "Têm algum outro motivo para fazer esta ligação?" A maioria dos eruditos adventistas disse que não tinha outro motivo, cinco deles disseram que fizeram esta ligação porque Ellen White a fez e dois disseram que basearam a doutrina num "acidente feliz" na tradução.


O teólogo Ford observa:

"Tais conclusões fornecidas pela nata de nossa erudição na realidade afirmam que nosso ensino tradicional sobre Daniel 8:14 é indefensável."

Ajuda o livro de Hebreus?

Esteio dois: Daniel 8:14 é relacionado com o capítulo 9 de Hebreus."Todas as nossas obras anteriores faziam uso de Heb. 9 ao explicar Dan. 8:14", diz o teólogo Ford. Esta ligação surgiu depois do "Grande Desapontamento" em 1844. Procurando obter orientação, o milerita Hiram Edson jogou sua Bíblia sobre uma mesa para que caísse aberta. Com que resultado? Ele se viu confrontado com os capítulos 8 e 9 de Hebreus. Diz Ford:

"Nada poderia ser mais apropriado e simbolizar melhor a afirmação adventista de que esses capítulos têm a chave para o significado de 1844 e Dan. 8:14!"

"Esta afirmação é decisiva para os Adventistas do Sétimo Dia", acrescenta o Dr. Ford no seu livro Daniel 8:14, The Day of Atonement, and the Investigative Judgment.

"Somente em Heb. 9 . . . pode-se encontrar uma explicação detalhada do significado da . . . doutrina do santuário, tão vital para nós." 

Deveras, o capítulo 9 de Hebreus é o capítulo no "Novo Testamento" que explica o significado profético do capítulo 16 de Levítico.

Mas os Adventistas também dizem que Daniel 8:14 é o versículo no "Antigo Testamento" que o explica. Se ambas as declarações forem verdade, então deve haver também uma relação entre o capítulo 9 de Hebreus e o capítulo 8 de Daniel.

Desmond Ford observa:

"Certas coisas se destacam imediatamente quando se lê Heb. 9. Não há nenhuma alusão óbvia ao livro de Daniel e certamente nenhuma a Dan. 8:14. . . . O capítulo, como um todo, é uma aplicação de Lev. 16." 

Ele declara:

"Nosso ensino sobre o santuário não pode ser encontrado no único livro do Novo Testamento que considera o significado dos serviços no santuário. Isto tem sido reconhecido por bem-conhecidos escritores Adventistas em todo o mundo." 

Portanto, o esteio dois também é fraco demais para apoiar a doutrina em apuros.

No entanto, não se trata duma conclusão nova. Já por muitos anos, diz oDr. Cottrell, "eruditos bíblicos da igreja se apercebem muito bem dos problemas exegéticos encontrados por nossa interpretação convencional de Daniel 8:14 e de Hebreus 9". Há uns 80 anos, E. J. Waggoner, influente Adventista do Sétimo Dia, escreveu:

"O ensino adventista a respeito do santuário, com seu 'Juízo Investigativo' . . . , é virtualmente uma negação da expiação."(Confession of Faith [Confissão de Fé]) 

Há mais de 30 anos, esses problemas foram apresentados à Associação Geral, a liderança da Igreja ASD.


Problemas e um impasse

A Associação Geral designou uma "Comissão de Problemas no Livro de Daniel". Destinava-se a preparar um relatório sobre como resolver as dificuldades em torno de Daniel 8:14. Os 14 membros da comissão estudaram a questão por cinco anos, mas deixaram de propor uma solução unânime.

Em 1980, 
Cottrell, membro da comissão, disse que a maioria dos membros da comissão achava que a interpretação adventista de Daniel 8:14 podia ser "confirmada satisfatoriamente" por uma série de "suposições" e que os problemas "deviam ser esquecidos". Ele acrescentou:

"Lembre-se de que o nome da comissão era Comissão de Problemas no Livro de Daniel, e que a maioria sugeria que esquecêssemos os problemas e não disséssemos nada sobre eles." 

Isto seria equivalente a uma "admissão de que não temos respostas". De modo que a minoria negou-se a apoiar o ponto de vista da maioria, e não houve nenhum relatório formal. Os problemas doutrinais continuaram sem solução.

Comentando este impasse, o Dr. Cottrell diz:

"A questão de Daniel 8:14 ainda continua, porque não estivemos até agora dispostos a encarar o fato de que existe um problema exegético bem real. Esta questão não se resolverá enquanto continuarmos fazendo de conta que não há problema, enquanto insistirmos em manter nossas cabeças, individual e coletivamente, enterradas na areia de nossas opiniões preconcebidas."  Spectrum, um periódico publicado pela Association of Adventist Forums.

O Dr. Cottrell exorta os Adventistas a fazer "um reexame cuidadoso das suposições básicas e dos princípios de exegese em que temos baseado nossa interpretação desta — para o adventismo — indispensável passagem das Escrituras". Gostaríamos de incentivar os Adventistas a examinar a doutrina do "Juízo Investigativo", para ver se seus esteios se baseiam solidamente na Bíblia ou se fundam nas areias instáveis da tradição. O apóstolo Paulo exortou sabiamente:

"Certificai-vos de todas as coisas; apegai-vos ao que é excelente." — 1 Tessalonicenses 5:21.

Notas:

Quem era Ford

O Dr. Ford era professor de religião no Pacific Union College, patrocinado pela Igreja, nos EUA. Em 1980, a liderança dos ASD lhe deu uma licença de seis meses para estudar a doutrina, mas rejeitou suas conclusões. Ele as publicou no livro Daniel 8:14, The Day of Atonement, and the Investigative Judgment (Daniel 8:14, o Dia da Expiação e o Juízo Investigativo).

Daniel 8:14 no contexto (Daniel 8:9-13)

9 E de um deles saiu um chifre muito pequeno, o qual cresceu muito para o sul, e para o oriente, e para a terra formosa.

10 E se engrandeceu até contra o exército do céu; e a alguns do exército, e das estrelas, lançou por terra, e os pisou.

11 E se engrandeceu até contra o príncipe do exército; e por ele foi tirado o sacrifício contínuo, e o lugar do seu santuário foi lançado por terra.

12 E um exército foi dado contra o sacrifício contínuo, por causa da transgressão; e lançou a verdade por terra, e o fez, e prosperou.

13 Depois ouvi um santo que falava; e disse outro santo àquele que falava: Até quando durará a visão do sacrifício contínuo, e da transgressão assoladora, para que sejam entregues o santuário e o exército, a fim de serem pisados?

14 E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado."


"O contexto de Daniel 8:14 atribui a profanação do santuário ao chifre pequeno. A interpretação adventista atribui-a à transferência dos pecados confessados ao santuário celestial pelo ministério sacerdotal de Cristo. Então, pretender, diante de nós mesmos, que a interpretação adventista leia Daniel 8:14 em contexto seria identificar ao chifre pequeno como Cristo. Em outras palavras, não podemos ter ao mesmo tempo o contexto e a interpretação adventista pelo que concerne à Bíblia mesma." (Cottrell, como aparece citado em Daniel 8:14 por Desmond Ford, pp. A-115-116)

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