terça-feira, 28 de janeiro de 2014

As Sagradas Escrituras que você não tem permissão para ler

Texto traduzido e adaptado de Pure Mormonism



Como você se sentiria se você descobrisse que a Igreja SUD afirma estar de posse de escrituras sagradas, mas não quer que seus próprios membros as leiam?

Há quase 500 anos atrás, um monge alemão tinha preocupações semelhantes com a Igreja Católica medieval, para a qual ele servia. 


Seu nome era Martinho Lutero, e os mórmons hoje homenageiam-no pelo início da Reforma Protestante. Isso porque, há muito tempo os SUDs reconhecem que sem a reforma de Lutero, jamais poderia ter havido qualquer restauração feita por Joseph Smith.

Entre as reformas exigidas por Martinho Lutero, estava a de que as escrituras (Bíblia), que a Igreja se considera a única proprietária, deveria estar disponível para todos os seus membros.

Agora alguém na internet, em homenagem ao aniversário de Martinho Lutero na última quinta-feira (10 de novembro), disponibilizou alguns registros que a Igreja oferece apenas aos seus líderes, mas considera "sagrados" demais para os seus membros.

Entre outras razões, o autor acredita que, uma vez que os membros são diretamente afetados por muitas das decisões neles contidas, têm o direito de conhecer esses registros.

Esse "registro sagrado" é o Manual de Instrução da Igreja, recentemente revisado em dois volumes maciços, em edição de 402 páginas e  liberado oficialmente em 13 de novembro de 2010.


Embora esses volumes sejam para representar a autoridade preeminente para todas as coisas relativas à liderança, política e doutrina da IgrejaTM, a menos que você seja um bispo ou presidente de estaca, o alto escalão da Igreja não quer que você coloque suas mãos imundas sobre eles.

Um bispo teria o direito de possuir um guia para auxiliá-lo em seu chamado? Certamente que sim.

Mas vou encaminhá-lo para o site LDS Martin Luther, e você gostará de ver o que, um dia foi um guia sensato, como este tornou-se tão ridículo e fora dos limites. Ele foi concebido para ser um guia simples de procedimento, mas perdeu completamente o sentido de “simples”.

A verdadeira questão é: por que a Igreja tem se tornado tão contra os membros verem o conteúdo deste manual?

Algumas das políticas em curso no manual são intrigantes, sem dúvida, mas não há dúvida de que muito dele é dirigido especificamente para os membros humildes e mundanos. Este é o trabalho pelo qual eles serão julgados.

Você não acha que os membros devem ser autorizados a, pelo menos, ver o conteúdo? Bem, isso é muito ruim, amigo. Você foi vetado! Apenas aqueles com alta posição, títulos e do escritório estão a par de seus segredos.

Creio que o autor do site Martin Luther-SUD seja um bispo ou presidente de estaca, pois poucos tiveram acesso aos volumes dois dias atrás. Ou então, pode ter sido alguém de dentro da entranhas da igreja. Mas não importa, pois ele não é o único que sente que essa informação deve estar prontamente disponível para qualquer um que assim o desejar.

Cópias já foram vazadas para a Salt Lake Tribune e, presumivelmente, outros meios de comunicação já devem tê-lo, assim como as edições anteriores sempre estiveram disponíveis para aqueles que sabiam onde procurar.

Milhares de cópias vão para os líderes da Igreja toda vez que ocorre uma revisão, e felizmente nem todos da liderança compartilham a desnecessária e tola obsessão pelo sigilo empresarial da igreja.

As duas igrejas mórmons

Eu sugeri que na realidade existem duas igrejas mórmons existentes praticamente na mesma dimensão do espaço: uma consiste dos crentes, os SUDs como um povo, ou o que o apóstolo Paulo comparou com o corpo de Cristo.


A outra, como Paulo Toscano descreveu, é 
"uma igreja que está preocupada com o exterior. Ela preza ‘justiça’ sobre a santidade, ‘imagem’ sobre a inspiração."

"A Igreja", afirma Toscano, “já não é o Santos, mas uma crescente entidade corporativa, julgamentária, puritana e autoritária".


 "O poder não-verificado", continua ele, "levou os líderes da Igreja a crerem que sua autoridade não é limitada pelo evangelho, mas que o evangelho é limitado, e pode ser alterado por suas autoridades. (A crença evidenciada pelo Apóstolo Russell Nelson no artigo da Liahona (veja AQUI), que arrogantemente declara que o amor de Deus é condicional).

“Fé, arrependimento, batismo e o dom do Espírito Santo são rivalizado pela obediência, respeitabilidade, negação e bajulação. A Igreja não é mais vista como objeto de salvação, mas sim como sua fonte".

Procedimento Operacional Padrão

A empresa que detém a marca do nome A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias TM abandonou há muito tempo a idéia de que a "igreja" consiste de pessoas que a compõe.

Estes meros membros têm agora que ser dominados, supervisionados e mantidos na linha por seus líderes.

Como a Igreja Católica Romana medieval, a moderna  Igreja SUD tornou-se uma hierarquia que governa por decreto. O Manual  de Instrução da Igreja é a prova cabal disso.

Toda grande empresa tem um livro de Procedimentos Operacionais Padronizados ou POP. A igreja SUD também tem seu livro - MI. Você não pode considerá-lo escritura, mas parece que a Igreja certamente o faz.

Em um email da Igreja a uma autoridade local da Estaca (não posso citar as palavras exatas da mensagem porque o destinatário teme que ele pudesse ser descoberto), o manual e o trabalho que ele representa são referidos como " sagrados".

A Enciclopédia do Mormonismo descreve o MI como "proeminente entre as publicações da Igreja, tanto a sua preparação quanto sua utilização como um guia autorizado para os líderes locais da Igreja."

"Sagrado", "Com Autoridade", "Preeminente." Isso soa como a própria definição das escrituras. E se a Igreja está mantendo as escrituras longe de você, você não tem o direito de perguntar por quê?

Os Bispos devem ser guiados pelo espírito, pois de acordo com a doutrina mórmon, Néfi ensinou que é o papel do Espírito Santo dizer tudo o que devemos fazer. Mas o bispo tem necessidade do Espírito Santo, quando ele pode simplesmente usar os MI na prateleira atrás dele?

Ao discutir a revelação secreta dos novos Manuais da Igreja SUD, o blogueiro Zo-ma-rah também postou um tributo a Martinho Lutero sobre seu aniversário na quinta-feira, concluindo:

"Todos nós devemos tirar uma lição de sua vida e procurarmos garantir que a nossa igreja mantenha-se firme em suas bases escriturísticas.”

“Podemos não ter Papas e Concílios em nossa igreja, mas temos Presidentes e Comissões.”

“Não vamos cometer os mesmos erros dos nossos ancestrais, permitindo que essas pessoas façam e ensinem o que eles querem, sem garantir que estejam em consonância com o Evangelho de Jesus Cristo."


Dois dias após os links para o manual da Igreja terem sido postados no site Martin Luther-SUD, os advogados da Corporação da Igreja, alegando violação de direitos autorais, foram bem sucedidos em conseguir que o servidor excluísse esses links.

Parece que a Igreja SUD acha que é a Igreja da Cientologia, cujos membros não estão autorizados a possuir qualquer conhecimento acima dos seus líderes.

Tarde demais!

Enquanto isso, no entanto, um número desconhecido de cópias do MI foi baixado do site de Lutero.

Infelizmente para aqueles que se submetem ao controle da igreja, muitas cópias continuarão a se multiplicar digitalmente, até que chegará o momento em que, quem quiser uma cópia dos manuais, será capaz de encontrá-la facilmente.

Pessoalmente, eu aconselho a não fazer o download desse documento.

A Intellectual Reserve, Inc., tem os direitos autorais dos manuais, e esta é uma subsidiária da Corporação do Presidente, que é, naturalmente, a empresa que detém os direitos sobre o nome da nossa igreja. Eu não estou postando links aqui.

A Intellectual Reserve mantém uma série de tubarões advogados como seus empregados, e nada é tão tenaz quanto um advogado que acha que está trabalhando ao lado de Deus.

Eu não quero confusão com estas pessoas se eu for processado pela Igreja, e perder meus bens e ativos... Estes ativos consistem principalmente de mulher, a minha máquina de oxigênio, algumas bananas desidratadas, e quatro caixas de queijo em conserva. Assim, você pode apreciar a minha relutância em chamar atenção indevida.

Se você está inclinado a fazer o download de materiais protegidos por direitos autorais pelo Intellectual Reserve, Inc,. então vou oferecer-lhe um conselho semelhante ao que os irmãos ofereceram quando enxortaram-nos a ficarmos longe de materiais que considerem inadequados e prejudiciais (como este blog, talvez):

"Irmãos e irmãs, eu digo para deixá-los longe. Não tragam essas coisas para sua casa. Fazendo isso, apenas destruirão o seu testemunho da Corporação e você colherá tristeza para sempre."

Nada demais

De qualquer forma, aqui está o grande segredo realmente: Embora o MI contenha algumas informações que todos os SUDs deveriam estar cientes, você não será pego de surpresa, pois a maioria das informações não é grande coisa.

Nenhuma ordenança sagrada é revelada, e você não vai encontrar instruções para comer os bebês no porão do templo.

Não, a principal razão que eles não querem que você leia os manuais é simplesmente a forma antiga de controle corporativista.

Este é o Talmud Mórmon, e você não é um rabino. Então, basta seguir em frente, Moishe, e deixar essa coisa da religião para os meninos crescidos.


A intimidação da corporação pode ter tapado o sol com uma peneira por enquanto, mas nada deve impedir você de ler sobre o MI. O blog Martin Luther-SUD ainda continua, mesmo com os links para os manuais não funcionando mais*.

Veja-o enquanto está no ar, porque não há como dizer quando ele também pode desaparecer.

O autor investiga alguns dos temas mais interessantes sobre o MI, juntamente com um argumento hermético sobre o motivo pelo qual a "escritura" não pode ser aberta à todos, e por isso é imperativo que aqueles que acreditam na igreja SUD devem saber o que está contido nas páginas do material que o dinheiro do seu dízimo pagou.

Então, novamente, considere o seguinte: só porque você é mórmon, você pode pensar que é proprietário de tudo o que sai da igreja.

Mas lembre-se você que você não pertence a esta igreja. Esta é uma Igreja Corporativa. Ela tem associados muito exclusivos, e eles não ligam para o que você pensa. Os membros dessa Igreja farão exatamente o que eles quiserem.

***** *****
Aqui está o link novamente:


*ATUALIZAÇÃO:



Para aqueles que não aguentam a curiosidade, vejam o site de MartinLuther, e os links ao lado contém endereços onde baixar o Manual de Instrução da igreja SUD 2010, volume 1.

O Volume 2 está disponível no próprio site da igreja SUD:

http://lds.org/handbook/handbook-2-administering-the-church?lang=eng&clang=por

0 comentários: