Por que é tão difícil sair da seita “Testemunhas de Jeová”? - O Peregrino

O Peregrino

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4:16

test banner

Breaking

Post Top Ad

Minha Rádio

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Por que é tão difícil sair da seita “Testemunhas de Jeová”?



RESPOSTA: As Testemunhas são compostas de pessoas de vários níveis sociais, econômicos e educacionais. Dentro da Organização há pessoas muito limitadas, mas também há pessoas muito hábeis. É preciso lembrar, porém, que muitas dessas pessoas mais sofisticadas, inteligentes, se tornaram tais depois de terem se tornado Testemunhas, seja porque já nasceram num lar de Testemunhas ou porque abraçaram essa fé cedo na adolescência, o que é muito comum.
Imagine que você é membro de uma família de Testemunhas. Imagine que seus pais e talvez avós são do tipo que enchem o pulmão quando dizem que a família TODA está na verdade. Agora imagine que um membro dessa orgulhosa família “unida na fé” chegou ao ponto em que ele têm certeza de que há sérios erros e falsidades na religião que ele tanto amou, você acha que é fácil pra ele manifestar isso e enfrentar toda a família e ser considerado um leproso?
Só há três maneiras de a pessoa deixar de ser uma Testemunha de Jeová: Ela se afasta quietamente, é expulsa da organização ou voluntariamente pede o desligamento. A primeira opção normalmente não é possível porque, como seres humanos, nós conversamos sobre os questionamentos que temos, o que é visto como “apostasia”, e isto é razão suficiente para expulsão. E a terceira opção carrega os mesmos efeitos da segunda, a saber, total corte de relações por parte dos ex-amigos e da família. É por isso que não é de surpreender que muitas pessoas, mesmo as bem informadas, se mantenham dentro desta seita.
O tempo também é um fator de retenção muitas vezes o indivíduo que descobriu a real natureza da religião já é Testemunha por muitos – 10, 20, 30 anos. Em muitos casos esta pessoa simplesmente racionaliza que seria um descabimento agora, depois de tanto tempo, abandonar o que ele defendeu tão arduamente, e no final das contas Jeová consertará as coisas que estiverem erradas. Afinal, a vereda dos justos é como a luz da aurora, vai brilhando mais e mais, até o dia ser perfeito, ou seja temos uma nova luz a cada dia…rsrsrs . Usam muito este texto de Provérbios 4.18 sem contar o que pensaria dele os amigos? Ironicamente, ele faz exatamente o que a Torre de Vigia diz que as pessoas não deveriam fazer, a saber, se manter numa religião por simples tradição ou por influência dos pais, família e amigos.
Não podemos deixar de encarar um fenômeno que está mudando as regras desse jogo: a Internet. O acesso à informação associado à maior comunicação entre as pessoas faz com que a pessoa descubra que aquilo que ela achava que fosse um problema só dela é também um problema para outros. A quebra do isolamento entre as pessoas têm sido um fator decisivo no abandono da religião por parte de muitos. A sensação de que o caso dela é uma exceção agora é muito menor. O que ocorre em alguns países da Europa ou nos Estados Unidos é facilmente conhecido, mesmo para pessoas que vivam do outro lado do globo. A Rede Mundial é uma verdadeira pedra no calcanhar da Torre.
Enfim, quando paramos pra pensar objetivamente, não encontramos muitas dificuldades para entender porque, mesmo pessoas requintadas e capazes, se tornam cativas de um sistema doutrinário tal como o das Testemunhas de Jeová. Todavia, a Internet continuará a tirar o sono do Corpo Governante (O grupo de homens que governam as Testemunhas de Jeová no mundo inteiro).

Nenhum comentário:


Campanha:

Leia um livro!

Ad Bottom