sábado, 25 de dezembro de 2010

O Porque do Natal

Rev. Ricardo César Vasconcellos


Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João, 3.16).


A história da humanidade é fascinante quando se entende o milagre da vida, da criação, da redenção... A Bíblia fala que no princípio, criou Deus todas as coisas... ou seja, tudo o que existe no mundo, todas as criaturas. O projeto de Deus para a humanidade sempre existiu em função da felicidade do homem; em nenhum momento Deus criou o ser humano para ser infeliz, triste, sofredor... Pelo contrário, ao criar tudo o que há no mundo, Deus colocou o homem para governá-lo, para usufruir todas as maravilhas criadas.

Porém, o homem, na ganância de ter e de ser mais do que já era, saiu do Plano Perfeito de Deus para si e fracassou, por não confiar que o que Deus havia preparado era o melhor. Assim fazendo, deixou-se iludir pelo seu enganoso coração. E aí começou outra história...


Deus coloca em prática o mais sublime plano arquitetado com perfeição desde a eternidade. Diante de Adão e Eva, decaídos, Deus visualizou toda a humanidade, tanto no Castigo quanto na Graça. Plano Maravilhoso, mas doloroso para Si, pois Lhe custaria abrir mão temporariamente de Sua glória e Se fazer semelhante à criatura, sob a forma de Cristo Jesus... A Síntese desse Plano!


Assim, entre a Glória e a humanidade, parte em busca do que se havia perdido. Que privilégio! Deus encarnado, nasce Jesus, parecido conosco, vive nossa vida, prova nossas dores — as maiores possíveis —, para, por fim, lá na cruz morrer a nossa morte... Nos falou do Amor do Seu Pai, chamou alguns seguidores, proclamou esse Amor, a União e a Paz... Morreu por nós e ressurgiu por nós, “
... para que todo aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna!” (João, 3.16).

O Natal de Cristo é muito mais do que simplesmente o Seu nascimento, porque veio para trazer também a morte d’Ele, pela humanidade; para nos ligar novamente ao Pai, e nos dar a possibilidade de ter os nossos pecados perdoados. Muito mais do que nascer e morrer, Cristo veio para nos trazer de volta a Vida.


Que este seja um Natal de compromisso com o Pai, por tudo que Ele já fez e ainda tem feito por nós!


No amor do Deus Emanuel, 

0 comentários: