A Doutrina da Regeneração - O Peregrino

O Peregrino

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4:16

test banner

Breaking

Post Top Ad

Minha Rádio

quinta-feira, 18 de março de 2010

A Doutrina da Regeneração

por

Gordon Lyons


Sumário da Regeneração

Antes de considerar a doutrina da regeneração em mais detalhe, nós primeiro sumarizaremos os elementos principais desta doutrina:

1. Regeneração é um ato completamente de Deus, e uma demonstração de Sua onipotência. É o mesmo tipo de onipotência que Deus exerceu quando, por Sua palavra de comando, Ele criou o universo; ou quando, por uma semelhante palavra de comando, o Senhor ressuscitou os mortos. Se é requerido um poder onipotente para criar o universo ou ressuscitar os mortos, assim, é requerido o mesmo poder onipotente para ressuscitar aqueles que estão espiritualmente mortos. É este poder divino e onipotente que Deus exerce na regeneração quando por Seu Espírito Santo Ele ressuscita um pecador da morte espiritual, fazendo-o uma nova criação (João 5:25; 2 Coríntios 5:17; Efésios 1:19-20)

2. Pela Pessoa e agência do Espírito Santo, Deus regenera ou dá o novo nascimento à alma (espiritualmente morta). Este novo nascimento é operado no pecador pela obra onipotente do Espírito de santidade. Este é um ato divino e onipotente; portanto, segue-se que o próprio pecador não pode fazer absolutamente nada para assistir em sua produção. A regeneração da alma é exclusivamente a obra de Deus. Ela não é de forma alguma atribuível ao desejo ou esforço do seres humanos caídos, pecadores e espiritualmente mortos (João 3:5-8; Efésios 2:8-10; Colossenses 2:13)

3. Regeneração não é uma mudança de mente ou propósito engendrada pelo próprio pecador. Não é uma determinação da parte do pecador para escolher Deus ou a santidade, antes do que os prazeres do pecado. A humanidade caída e não-regenerada está espiritualmente morta. Aqueles que são espiritualmente mortos não podem ter nenhum desejo pelas coisas do Espírito, ou por Deus. Sua alma deve primeiro ser feita viva. Regenerar é fazer viver para Deus, ou ser despertado da morte espiritual para a nova vida espiritual (Efésios 2:1-6; 4:18-19; Tito 3:3-7).

4. Regeneração é a criação de um novo coração ou de uma nova vida interior. Esta mudança ou conversão interior deve vir de fora da própria pessoa, e do Deus do alto. Em outras palavras, uma pessoa deve nascer de novo nascer do alto para receber uma nova natureza espiritual e ter novos desejos santos criados dentro do seu coração ou mente. Aqueles que são assim nascidos do alto são ditos serem nascidos de Deus; isto é, eles nasceram espiritualmente para o reino e família de Deus. O reino de Deus compreende todos os membros da Igreja verdadeira ou invisível (João 1:12-13; Romanos 8:14-17; 1 João 3:9-10).

5. A não ser que uma pessoa seja nascida do alto (regenerada), ela permanece em absolutas trevas para as verdades espirituais. Ele não pode entendê-las porque estas verdades requerem discernimento espiritual; isto é, elas requerem a presença do Espírito Santo para iluminar a mente e o entendimento. É o poder da Palavra e do Espírito que capacita uma pessoa a ver a verdade e a se arrepender do seu pecado. Por este mesmo testemunho poderoso à verdade, o pecador é levado a crer no Filho de Deus, e a seguir a santidade de vida (1 Coríntios 1:18-25; 2:12-15; 2 Coríntios 4:3-6)



Nomes Diferentes para Regeneração

A Bíblia alude à, ou descreve, a regeneração com diferentes nomes ou termos incluindo os seguintes:

1. O novo nascimento

João 1:13; 3:3,6-7

1 Pedro 1:3,23

1 João 3:9; 5:1,18

2. Uma ressurreição (espiritual), ou novidade de vida

Romanos 6:4-13


Efésios 2:4-6

Colossenses 2:12-13; 3:1-3

3. Uma nova criação

2 Coríntios 5:17

Gálatas. 6:15

4. Um novo coração (ou mente)

Jeremias 24:7; 31:33; 32:38-39

Ezequiel 11:19-20; 36:25-27

Hebreus 10:16

A Necessidade de Regeneração

Assim como o nascimento natural resulta em entrar num reino natural e temporal (o reino deste mundo), assim o nascimento espiritual resulta em entrar no reino espiritual e eterno (o reino de Deus e o mundo ou era vindoura). Não podemos experimentar o mundo físico sem ter nascido nele fisicamente. Similarmente, não podemos experimentar o mundo espiritual sem ter nascido nele espiritualmente. A não ser que uma pessoa nasça de novo nascida espiritualmente do alto ela não pode ver o reino de Deus (João 3:3,5,7).

Traduzido por Felipe Sabino www.monergismo.net.br

Nenhum comentário:


Campanha:

Leia um livro!

Ad Bottom