SABADOLATRIA? - O Peregrino

O Peregrino

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4:16

test banner

Breaking

Post Top Ad

Minha Rádio

domingo, 27 de dezembro de 2009

SABADOLATRIA?

O SABATISMO

INTRODUÇÃO:

A – DADOS HISTÓRICOS.

FUNDADOR do movimento millerita: William Miller, fazendeiro norte-americano, natural de Low Hampton, Estados de Nova Iorque, nasceu em 1782 e faleceu em 1849. Era batista e pregador leigo, pois nunca fora ordenado.
Em 1818, após estudar dois anos as Escrituras, convenceu-se de que Jesus voltara a terra em 10/12/1843. Deduziu isso de Dn 8:13-14, tomando as 1.300 "tardes e manhãs" como sendo 2.300 anos contados a partir de 457 a.C., ano que Esdras subiu a Jerusalém, vindo de Babilônia. Miller com convixão própria começou a divulgar a sua mensagem antibíblica: "Cristo voltaria a terra em 1843 d.C".
Em 1831 iniciou a pregação das suas doutrinas e começou o seu proselitismo, mas sem nenhuma organização. Catequizados pelo falso profeta, cerca de 30.000 pessoas o seguiram, deixando suas ocupações. Venderam suas propriedades e, na noite do dia fixado (10/12/1843 reuniram-se ao ar livre, perto dos montes Cats kills, Estado de Nova Iorque, para aguardar o evento. Todos trajavam as "vestes de ascensão". Alguns dos mais curiosos aguardavam em cima dos telhados das casas próximas. Esperavam em vão!... A profecia de Miller discordava das palavras do Senhor Jesus em (Mt 25:13)).
Como Cristo não veio na data marcada, Miller alegou que houvera engano de um ano, por Ter feito seus cálculos baseados na cronologia Hebraica, em vez de romana. Marcou nova data 22/10/1844. A multidão que se reuniu nesse ano foi maior. Mas outra vez esperaram em vão... Então a maioria enfurecida abandonou o movimento. Outros mais apelaram para a violência, a fim de vingar-se de Miller.

B – O SUCESSOR.

A esta altura, um de seus auxiliares entra em cena, a senhora – Ellen Gould White, que se proclamou profetisa e líder do movimento. Para salvar a situação deixada por Miller, ela criou a teoria do "Santuário". Essa teoria afirma que o "Santuário de Dn 8:13-14 está no Céu, não na terra, em que Cristo veio em 22/10/1844 a esse santuário para purificá-lo, trabalho que está fazendo até agora. A senhora White assegurou que tudo isso lhe tinha sido dado na" "revelação divina". Em meio fanatismo religioso e as contradições teológicas sem base da sua seita, ela lançou a teoria do "Sabatismo", para a guarda do sábado. Em uma da s suas "visões" lhe foi revelada "Um caminho estreito que se destinava ao Céu pelo que somente os adventistas caminhavam".

C – OS VÁRIOS TÍTULOS DO SABATISTMO ATRAVÉS DOS TEMPOS.

Essa seita mudou de nome por diversas vezes. Chamou-se Igreja Cristã Adventista *(1855); Adventista do Sétimo Dia (1860); União da vida e Advento (1864): Igreja de Deus Adventista (1921). Depois ainda recebeu as denominações de Igreja Adventista Reformada, Igreja Adventista da promessa e finalmente, Igreja Adventista do Sétimo Dia. Esta constitui o principal grupo, mas há outros.
Dentre as doutrinas mais prejudiciais do sistema doutrinário sabatista, destacamos três:
1. A salvação depende de obras, isto é, da guarda do sábado, (Ef 2:8-9).
2. A inexistência do espírito entre a morte e a ressurreição, (Fp 1:23-24; II Cor. 5:1-8).
3. A aniquilação total dos ímpios, (Mt 25:45; Ap 14:11).

II – SABATISMO E AS SUAS PRINCIPAIS DOUTRINAS.

A - AFIRMAÇÃO – A SALVAÇÃO DEPENDE DA GUARDA DA LEI.

REFUTAÇÃO:


a) Pela Lei ninguém será justificado diante de Deus, "Por isso nenhuma carne será justificada diante de Deus pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado, (Rm 3:20)", Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo, e não pelas obras da Lei; porquanto pelas obras da Lei, nenhuma carne será justificada, (Gl 2:16),... "Se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde", (Gl 2:21), "E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus", (Gl 3:11; "E de tudo o que pela lei de Moisés, não pudesse ser justificado, por Ele é justificado todo o que crê", (Ap 13:39). "Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus, (Hb 7:19))".

b) O crente não está debaixo da Lei. "Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estás debaixo da lei, mas da graça", (Rm 6:14); "mais depois que a fé veio, já não estamos debaixo do aio", (Gl 3:25); no preâmbulo da lei, que é Êxodo 19 a que o povo se dirige a Deus (vv. 3-6), senão a Israel? A Lei foi um concerto entre Deus e Israel somente, quem afirmou o concerto do lado humano, foi o povo de Israel, os demais povos nada tem com ele. Um concerto que só Israel firmou, obriga outros povos? Êxodo 19:5, também mostra que o concerto da lei era restrito a Israel. Tratava-se de um governo Teocrático, (Êx 19:6). Muito cedo os israelitas quebraram o concerto e continuaram a transgredi-lo, por isso, em (Jr 31:31-34), Deus prometeu um novo concerto, que abrangeria não só a Israel, mas ao mundo. Hebreus 8:6-13 cita a mesma passagem de Jeremias e mostra que esse novo concerto já foi estabelecido por Jesus (vede também Hb 10:9). A Palavra de Deus afirma (Gl 3:7-10, 16-17). Que o concerto abraâmico, (Gn 12:3), não foi invalidado pela lei, mas, cumprindo-se em Cristo. Nós gentios, nada temos com o concerto da lei e sim com o abraâmico, que se cumpriu em Cristo. O novo concerto não pode ser anulado, porque Jesus cumpriu todas as condições exigidas, fez tudo o que era preciso fazer. Ao homem cabe apenas aceitá-lo ou rejeitá-lo.

c) O crente está morto para a lei. "Assim, meus irmãos, também, vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais outro", (Rm 7:4. Em Romanos 7:16, a Palavra de Deus compara a lei a um marido falecido. Compara também os judeus (7>1), a uma viúva, livre para casar-se com outro que é Cristo. Nos vv. 4-6, o apóstolo ainda mostra outra faceta da verdade: quando se aceita Cristo, morre-se para a lei juntamente com Ele. Que pode a lei fazer com um morto? Quando um grande criminoso morre, a lei perde a força que tinha contra ele. Isso esclarece o texto. No v. 1. Vê-se que a passagem visa especialmente aos judeus. Ora, se os judeus, a quem foi dirigida à lei, não estão debaixo dela, muito menos nós que nunca fomos judeus! A passagem mostra que na conversão, morremos com Cristo, logo morremos para ale, v. 4. Misturar lei com a graça é incorrer em grande perigo).

d) O crente está livre da lei. "Mas agora estamos livres da lei, pois morremos para aquilo que estávamos retidos, para que sirvamos em novidade de vida, e não na velhice da letra" (Rm 4:6).

e) Somos salvos pela graça de Deus. "Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é Dom de Deus. Não vem das obras para que ninguém se glorie", (Ef 2:8-9); "Porque a graça de Deus se há manifestada, trazendo salvação a todos os homens... " (Tt 2:11). "Para que sendo justificados pela sua graça...", "Sendo justificado gratuitamente pela sua graça...", (Rm 3:24); "Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo", (At 15:11).

f) Querer ser salvo pela lei é declarar sem valor a morte de Cristo. "Porque se a justiça provem da lei, segue-se que Cristo morreu debalde", (Gl 2:21).

g) Querer ser salvo pela lei, é viver na carne e não no espírito. Só quisera saber isto de vós, recebestes o espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Sois vos tão insensatos que tendo começado pelo espírito, acabais pela carne?", (Gl 3:2-3)".

h) Querer ser salvo pela lei, é ficar debaixo da maldição. "Todos aqueles, pois que são das obras da lei estão debaixo da maldição, porque está escrito:" "Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las, (Gl 3:10)".

i) Querer ser salvo pela lei, é meter-se debaixo de jugo. "Agora, pois, porque tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós podemos suportar?", (At 15:10). "Estais, pois firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a meter-vos debaixo do jugo de servidão", (Gl 5:1).

j) Querer ser salvo pela lei, é ficar separado de Cristo. "Separado estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei", (Gl 5:4).

k) Querer ser salvo pela lei, é cair da graça de Deus. "Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela, da graça tendes caído", (Gl 5:4).

l) Querer ser salvo pela lei, é Ter outro evangelho. "Maravilho-me que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo, para outro evangelho", ( Gl 6:9).

m) Querer ser salvo pela lei, é ficar debaixo do ministério da morte e da condenação. "E se o ministério da morte, gravado com letras em pedras..." "Porque se o ministério da condenação...", (II Cor. 3:7, 9).


B - AFIRMAÇÃO – A LEI NUNCA FOI REVOGADA.

REFUTAÇÃO:

a) Cristo é o fim da lei. "Cristo é o fim da lei para justificar todo aquele que crê" (Rm 10:4).

b) Cristo desfez a lei dos Mandamentos. "" Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos que consistia em "ordenança", (Ef 2:15).

c) O Senhor riscou a cédula que era contra nós nas suas ordenanças. "Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós. Cravando-a na cruz", "Cl 2:14-(17)".

d) O antigo concerto envelheceu, agora estamos no novo. "Dizendo novo concerto, envelheceu o primeiro. Ora, o que foi tornado velho, e envelhece, perto está de acabar", (Hb 8:13). "Então disse, Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro para estabelecer o segundo", (Hb 10:9).

e) O Velho Testamento foi para Cristo, abolido. "... Porque até hoje, o mesmo véu está por levantar na lição do Velho Testamento, o qual foi por Cristo, abolido", (II Cor. 3:13-14). Está escrito em Romanos 10:4: "O fim da lei é Cristo para justiça de todo àquele que crê". No mesmo livro (Rm 3:21), diz: Agora se manifestou sem lei a justiça de "Deus", "Que Cristo é o fim da lei também o provam", (Cl 2:14-17; II Cor. 3:14).

f) A Lei ficou doente. "Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne...", (Rm 8:3).

g) Apenas algumas coisas da aliança passaram para o novo concerto. "Pelo que julgo que não se dava perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus, mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue", (At 15:19-20). A lei funcionou como "AIO" conduzindo as pessoas a Cristo e ai terminou seu ministério. "De maneira que a lei nos serviu de" "aio" para nos conduzir a Cristo...", (Gl 3:24)", Porque todos o profetas e a lei duraram até "João", (Mt 11:13), "A lei e os profetas duraram até João", (Lc 16:16).

C – AFIRMAÇÃO – A SALVAÇÃO DEPENDE DA GUARDA DO SÁBADO.

REFUTAÇÃO:

a) A salvação depende da graça de Deus e não de guardar um dia. "Guardai dias, e meses e tempos, e anos. Receio de vós, para que não haja trabalhado em vão para convosco", (Gl 4:10-11); "Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova ou dos sábados", (Cl 2:6).

b) A guarda do Sábado não é questão de fé e sim de consciência. "Um faz diferença entre dias e dia, mas outro, julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro no seu próprio ânimo, (Rm 14:5)".

c) O Sábado do decálogo tem uma parte moral e eterna, e uma outra cerimonial e transitória. A parte moral: um dia de descanso: Os adventistas costumam citar as palavras bíblicas: "Eu o Senhor não mudo", mas isso nada tem a ver com o Sábado. Portanto, o aspecto cerimonial, isto é, um dia fixo de descanso, é mutável, Jesus mostrou isto em Mt 12:5, e em Jo 7:21-23. Este lado cerimonial era pacto com Israel. Portanto, local.

d) Na primeira convenção da Igreja não ouve ratificação do Sábado, conforme se vê do relato de At 15:1-34. Essa primeira convenção mostra que, mesmo entre os judeus, o Sábado já não era mais observado, muito menos entre os gentios. A referida passagem diz que, por parecer do Espírito Santo e dos apóstolos, somente de quatro coisas deveriam os convertidos dentre os gentios se abster: das contaminações de ídolos, da prostituição, do que sufocado e do sangue.

e) O Sábado era um sinal entre Deus e o povo de Israel. "Tu, pois, fala aos filhos de Israel: certamente guardareis meus sábados, por quanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações", (Êx 31:14); "Guardarão, pois, os meus sábados os filhos de Israel... entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre", (Êx 31:16-17), "E também lhes dei os meus sábados para que servissem de sinal entre mim e eles", (Ez 20:12).

f) Jesus é o Sábado. Em Mc 2:27, o Senhor diz que "o Sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do Sábado". Quer isso dizer: O homem não deveria servir ao Sábado nem colocar-se sob seu jugo, mas empregá-lo para seu repouso; o Sábado foi instituído para prestar serviço ao homem. Em Mt 12:8, o Senhor diz ainda que "O Filho do Homem, até do Sábado, é Senhor". Assim sendo Jesus pode fazer dele o que quiser. O certo é ficarmos com o Senhor do Sábado e não com o Sábado do Senhor.
Durante sua vinda a terra, o Senhor escolheu o Sábado como dia de trabalho. Vejamos alguns

exemplos:
1) A cura do endemoniado, Lc 4:31-47.
2) A cura da sogra de Pedro, Lc 4:38039.
3) A cura do homem da mão mirrada, Lc 6:6-11.
4) A cura da mulher paralítica. Lc 13:10-17.
5) A cura de um hidrópico, Lc 14:1-6.
6) A cura do doente de Betesda ((Note que o Senhor mandou o curado carregar seu leito, Jo 5:5-16)).

7) A cura de um cego de nascença, Jo 9:1-41. Foi a respeito dessas curas em dia de Sábado e pelas acusações recebidas que Jesus disse: "Meu Pai trabalha até agora, e Eu trabalho também", Jo 5:17.

g) Não encontramos no Novo testamento passagem com relação à guarda do Sábado. Podemos observar que nove dos dez mandamentos constam no Novo Testamento, como preceitos morais para a vida cristã, mas o quarto, e tão discutido sábado não, como se vê no quadro abaixo sobre os dez mandamentos:


Antigo Testamento Novo Testamento

1) Êx 20:2-3 I Cor. 8:4-6; At 17:20: 21.
2) Êx 20:5-6. I Jo 5:12.
3) Êx 20:7. Tg 5:12.
4) Êx 20:8-11.
5) Êx 20:13. Ef 6:13
6) Êx 20:13. Rm 13:9
7) Êx 20:14 I Cor. 6:9-10
8) Êx 20:15 Ef 4:28
9) Êx 20:16. Cl 3:9; Tg 4:11.
10) Êx 20:17. Ef 5:3

O apóstolo Paulo em At 20:27, diz que tudo de proveitoso, ele ensinara e que anunciara todo o conselho de Deus. Entretanto nada ensinou sobre a guarda do Sábado. Isso é muito significativo. Outrossim, no Novo Testamento, há uma lista de pecados horríveis, mas a quebra do dia do sábado como dia de guarda não figura entre eles e nem menos é mencionado como pecado, enquanto no Velho Testamento, essa falta era punida com a morte, Nm 15:32, 36. Jesus também declarou que quando o Consolador viesse, ensinaria todas essas coisas, Jo 14:26-33, mas nada ensinou sobre a guarda do Sábado, nem diretamente, nem por meio de apóstolos. Não bastaria isso para pôr ponto final ao assunto?

h) A lei e o Sábado são sombra de bens futuros, "Porque sendo a lei a sombra dos bens futuros, então a imagem exata das coisas..." (Hb 10: 1). "Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, pelo beber, ou por causa dos dias de festa ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras de coisas futura", (Cl 2:16-17).

i) Pela salvação em Cristo, o crente está guardando seu Sábado, ou repouso espiritual. "Porque nós, os que temos crido, estamos no repouso...", (Hb 4:3).

j) Quando morrer, ou quando Cristo vier, o crente entrará na guarda do Sábado, o repouso eterno na glória. "Porque se José lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disto de outro dia, portanto, resta um repouso para o povo de Deus. Procuremos, pois, entrar naquele repouso", (Hb 4:8-9,11).

D – AFIRMAÇÃO – PAULO GUARDAVA O SÁBADO, POIS PREGAVA AOS SÁBADOS NAS SINAGOGAS.

REFUTAÇÃO:

O fato de pregar aos sábados, conforme os relatos em (At 13:14; 16:13; 17:2; 18:4), era para aproveitar a reunião dos judeus nesse dia. Ele próprio dá a razão disso em (I Cor. 9:19-23), dizendo que foi para ganhar os judeus que se fez judeu, isto é, procedeu como um judeu religioso.

E – AFIRMAÇÃO – OS ESCRITORES DO "NOVO TESTAMENTO" NÃO DOUTRINARAM SOBRE O SÁBADO, PORQUE O SÁBADO ERA GUARDADO POR TODOS ELES, PORQUE ERAM JUDEUS.

REFUTAÇÃO:

Mais uma vez a argumentação é falha, porque o que temos no Novo Testamento não é a doutrina de Paulo ou de Pedro, mas a do Espírito Santo. Como já vimos, N. T., menciona todos os mandamentos, exceto o quarto. Será esquecimento do Espírito Santo.

F – AFIRMAÇÃO – O SÁBADO ERA CHAMADO "CONCERTO PERPÉTUO, PORTANTO, COM VALIDADE PARA OS NOSSOS DIAS".

REFUTAÇÃO:

É lógico que esse "perpétuo" ou sinal para sempre citado e, (Êx 31:16-17), só teria valor enquanto Israel guardasse a aliança, mas em (Jr 31:16-17), Deus mesmo diz que Israel anulou o concerto. Na lei há outras coisas perpétuas que os sabatistas não guardam a festa da páscoa, (Êx 32:14; as purificações, (Êx 30:21); os festivais sagrados, (Lv 23:21; a festa dos tabernáculos, (Lv 23:41; a circuncisão, (Gn 17:12-13). Mas eles dizem que isso foi abolido, mas o Sábado, não))).

G – AFIRMAÇÃO – O SÁBADO FOI INSTITUÍDO POR DEUS POR OCASIÃO DA CRIAÇÃO, SÉCULOS ANTES DA LEI, POR ISSO CONTINUA DEPOIS DELA.

REFUTAÇÃO:

Isto também não tem menor fundamento. Em Gênesis não consta que o sétimo dia fosse o Sábado. Também não consta Deus Ter mandado o homem guardar o Sábado após a criação, (Gn 2:3). O Sábado é mencionado como mandamento em (Êx 16:23-30), e isto há 2.500 anos após a criação. O livro de Gênesis não menciona haver alguns dos patriarcas guardando. Mas esmagadora prova são as palavras citadas em (Dn 5:3), Moisés afirma que o concerto do Sinai não era conhecido dos que viveram antes dele. Vê-se, pois, que o sabatismo não resiste a uma análise bíblica isenta de preconceitos como a que ora fizemos.

REFUTAÇÕES ISOLADAS SOBRE A GUARDA DO SÁBADO.

a) A Ciência:
1) Os adventistas não podem observar todos os mesmos períodos de tempo na guarda do Sábado devido aos usos horários. Por exemplo: Os adventistas da Califórnia trabalham três horas no Sábado adventistas de Nova Iorque. Os sabatistas de Costa Rica começam a guardar o Sábado 12 horas depois dos sabatistas chineses. O Sábado na Austrália começa 18 horas antes do Sábado na Califórnia.

2) Como os sabatistas vão saber que estão guardando o Sábado da criação, se a data desse período não pode ser precisada, se os calendários históricos mudaram uns cem números de vezes?

3) Outro físico que contraria a pretensa guarda uniforme e simultânea do Sábado é apontada pelo "Bíble Institute" Pag. 145: Nas regiões polares, de acordo com a época do ano, o dia duras vários meses.

b) Outras considerações:

1) O Sábado comemora a criação física terminada. O Domingo comemora a redenção terminada, que redunda em nova criação espiritual.

2) Não existe ordem neotestamentária para guardar o sábado.

3) Um homem que se perde na floresta tem noção dos dias para guardar o Sábado? Como se haveria um sabatista em tal caso?

4) A guarda fixa do Sábado aplicado ao tempo da graça põe em dúvida a doutrina da salvação pela graça mediante a fé; essa mesma doutrina que os sabatista dizem professar. Realmente eles não definem se a salvação é por graça ou mediante a obediência, uma vez que ensina haver salvação sem a guarda do Sábado. Em (Gl 2:21), está escrito, que se a nossa justificação provém da lei, Cristo morreu debalde.

5) No Monte da Transfiguração, estando a lei e os profetas representados por Moisés e Elias, a quem disse o Pai que deveriam ouvir? – "a ele ouvi", foi o que falou.

6) Os sabatistas dizem que guardam o Sábado das 18:00 às 18:00, como ordena a lei. Sim, fizeram isso no princípio, durante dez anos, depois desistiram (ver The Chaos of Cults, pág. 142).

7) Conforme (Ex 31:14-15), se a guarda do Sábado estivesse em vigor, não estaríamos todos mortos?

H – AFIRMAÇÃO – A LEI ESTÁ DIVIDIDA EM PARTES: CERIMONIAL E MORAL.

REFUTAÇÃO:

a) Nas 400 vezes que a palavra lei é mencionada na Bíblia, em nenhuma delas é feita a distinção entre "moral" e "cerimonial".Os sabatistas dividem a lei por conveniência. Chamam ao Decálogo "Lei Moral" e ao restante "Lei Cerimonial". Ensinam que a lei cerimonial foi abolida por Cristo e que a moral permanece. Com este arranjo tem bem feito, atraem os ingênuos, envenenando-os a guardar o decálogo, onde se acha o Sábado. Mas tal distinção não está na Bíblia. Em Romanos 7:7, o apóstolo Paulo cita uma palavra sobre decálogo e afirma que a "lei diz", não a lei moral "diz". Em Mateus 12:5, Jesus citou uma passagem de Números dizendo apelas "a lei" e não a "lei cerimonial", Em Lucas 24:44, Ele se referiu a todo o Pentateuco como a "lei de Moisés". Em Mateus 22:36, quando um doutor perguntou Qual era o maior mandamento da lei, Jesus não perguntou de qual lei? É notável também o fato de Jesus, em (Jo 10:34), citar uma passagem do (Sl 82:34), declarando que era da lei. Portanto, quando a Bíblia fala da lei de Moisés por divina revelação, (Jo 1:17; 7:19).

b) Conforme mencionamos, a lei é indivisível. Nela vemos não somente leis morais e cerimoniais, mas também constitucionais quando tratam de cidadania, deveres do rei, organização do exército, poder judiciário, etc. Há também leis sobre moral, pessoas físicas, propriedades, etc., e leis humanitárias. Mas a lei como um todo é indivisível.

I – AFIRMAÇÃO – A LEI CERIMONIAL FOI ABOLIDA.

REFUTAÇÃO:

a) Eles afirmam que a lei Cerimonial foi abolida, quando esta, repleta de preceitos morais e eternos principalmente, (Lv 19). Dizem também que tudo que não pertence ao Decálogo é "lei cerimonial". Os textos abaixo não pertencem ao Decálogo e não serão abolidas, enquanto o homem habitar sobre a terra:
1) "Sereis santos", (Lv 19:2);
2) "Não torcerás o juízo", (Dt 16:19);
3) "Perfeito serás", (Dt 18:13);
4) "Não seguirás a multidão para fazeres o mal", (Êx 23:2);
5) "Não te vingarás nem guardarás ira", (Lv 19:18).
Estes preceitos, como dezenas de outros similares, não estão no Decálogo, mas são tão obrigatórios como qualquer um desse código. Há uma lei moral escrita no coração de todo homem, que condena, quando ele rouba, mata, comete desonestidade etc, mas ninguém se sente condenado por não guardar o Sábado, exceto quando é doutrinado a esse respeito.
b) Por seus atos os próprios sabatistas demonstram que a lei cerimonial não foi abolida, pois não comem carne de porco, instrução dessa lei, que eles declaram estar abolida, (Lv 11:1-8; Cl 2:16, 20,23).

J – AFIRMAÇÃO – A PARTE MAIS IMPORTANTE DA LEI É O DECÁLOGO.

REFUTAÇÃO:

a) Os sabatistas procuram demonstrar a superioridade do Decálogo, afirmando o seguinte:
1) Que foi escrito pela mãe de Deus;
2) Que foi escrita em pedra; e.
3) Que foi guardada dentro da arca.

b) Também apontam a inferioridade da lei cerimonial; declarando:
1) Que foi escrita por Moisés (conforme Êx 34:27), (também veio de Deus);
2) Que foi escrita em material inferior, (Êx 24:7), em um livro; e.
3) Que foi guardada fora da arca, (Dt 31:24-25).
O Decálogo é a síntese de toda a lei. De fato, tudo que há no Pentateuco está em resumo no Decálogo. É a essência, a súmula dele. (Foi escrito em tábuas de pedra para ser um testemunho visível do conserto que Deus fez com Israel; por isso é chamado "Tábuas de Testemunhos", Êx 31:18).
c) Isso é um argumento muito pobre e fraco, pois a Palavra de Deus nos informa que dentro da arca foram colocados vários outros objetos como a vara de Arão e o vaso contendo o maná. Todas essas coisas eram transitórias. Até a própria arca na Aliança. Conforme lemos em (Dt 10:1-5; 31:26). O que foi colocado fora da arca o foi porque tinha de ser manuseado constantemente.

d) Os sabatistas quebram a chamada lei moral: Em (Êx 20:9), está escrito.
"Seis dias trabalharão". Ora, eles só trabalham cinco, pois, no Domingo não há trabalho, pelo menos nas nações de formação cristã.

e) A parte mais importante da lei não é o Decálogo, conforme se lê em (Mt 22:35-40). Nenhum dos dois mandamentos aí citados encontra-se no Decálogo. O primeiro está em (Dt 6:5), o segundo em (Lv 19:8). Em (Mt 22:40), Jesus declara que toda a lei depende destes dois mandamentos.

L – AFIRMAÇÃO – SEM LEI O HOMEM TEM LIBERDADE DE PECAR.

REFUTAÇÃO:

a) O crente está debaixo da lei de liberdade. "Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera", (Tg 1:25).

b) O crente está debaixo da lei do espírito de vida. "Porque a lei do espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte", (Rm 8:2).

c) O crente está debaixo de um novo mandamento. "Um novo mandamento vos dou, que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei a vós", (Jo 13:34). "O seu mandamento é este: Que creiamos no nome do seu Filho, Jesus Cristo", (I Jo 3:23). Pela separação da Palavra de Deus em nós, temos vida, pureza e esperança eterna, (vede I Jo 3:3; I Pe 2:16; 1:3-25; Jo 8:32). Assim vivendo, o crente pode afirmar que os "seus mandamentos não são pesados", (I Jo 5:3).

d) Conforme (Rm 5:13), o crente está sem lei, ele tem a lei de Cristo, (Gl 6:2. I Cor. 9:21; Mt 11:29). O apóstolo Paulo declara Ter morrido para a lei a fim de viver para Deus, (Cl 2:19).

M – AFIRMAÇÃO – EM 1844, JESUS ENTROU NO SANTUÁRIO CELESTE PARA PURIFICAÇÃO DO PECADO; CONFORME (Dn 8:13-14).

REFUTAÇÃO:

a) O texto a que eles se apegam, isto é, (Dn 8:13-14), não se refere ao Céu, e sim ao Templo de Jerusalém. A Sra. White afirma que a purificação mencionada nesse texto refere-se a Cristo purificando o santuário do Céu quando, na realidade é uma referência a Judas Macabeu purificando e reedificando o templo em Jerusalém que foi profanado por Antioco Epífanes em 25 de dezembro de 169 a.C., e purificado por Judas em 165 a.C., até que ficou conhecido como Festa da Dedicação, (Jo 10:22). As "2.300 tardes e manhãs" são 1.150 dias, isto é, os três anos e dois meses que decorreram entre a profanação e a purificação.

b) A obra de Cristo neste período da graça é de intercessão e não de purificação.
"Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles" (Hb 7:25).

c) Cristo já fez a purificação dos pecados.
"... havendo feito por si mesmo a purificação dos pecados assentou-se à direita da majestade nas alturas", (Hb 1:3). Nessa mesma epístola, (Hb 8:1), afirma-se que Cristo está agora assentado, o que indica missão terminada. No A. T., os sacerdotes ao ministrar, nunca se sentavam, porque seu trabalho não era perfeito, realmente, quanto à salvação, Cristo já fez tudo. Seu trabalho, agora, é o sacerdotal de intercessão, (Hb 7:25). No templo, o sacerdote sempre tinha sacrifícios que oferecer, mas com Jesus já não acontece assim. (vide Hb 10:12).

d) Cristo entrou no santuário do Céu, em 1844, mas 40 dias após a sua ressurreição, quando
ascendeu (vide At 1:11; 7:25; Ef 4:10).

10 – AFIRMAÇÃO – A EXPIAÇÃO DOS PECADOS É FEITA POR JESUS E SATANÁS.

REFUTAÇÃO:

a) Os sabatistas citam para a sua defesa Lv 16:15-21 e declaram que no da Expiação, o bode imolado para a expiação do pecado do povo tipificava Cristo, e o outro, enviado ao deserto, levando as iniqüidades do povo de Israel tipificava o Diabo. Dizem que Deus lançara o pecado dos remidos sobre o Diabo e o enviara ao inferno para ser aniquilada pelo fogo (Bible Readings, ed. 1915), essa interpretação é falsa, pois, os dois bodes tipificavam as duas fazes da obra expiatória de Cristo. A expiação dos pecados é vista no bode que morre, e a remoção dos pecados pelo perdão está simbolizada no bode enviado para o deserto, para longe, Sl 103:3-12; Is 43:25.

b) Satanás não pode Ter parte na sublime obra da expiação; a idéia de sua participação é repulsiva a qualquer pessoa espiritualmente esclarecida. Caso semelhante ao desses bodes temos Lv 14:1-7, onde duas aves também representam dois aspectos da salvação, a ave que vive e a ave que morre são figuras da morte e ressurreição de Cristo, Rm 4:4. Além disso, o bode segundo a Lei, era animal limpo e Satanás não se pode a ele comparar.

c) Foi unicamente sobre Jesus que caiu as nossas iniqüidades e não sobre o Diabo.
"Mas o Senhor fez cair sobre Ele à iniqüidade de nós todos", Is 53:6; "levando Ele mesmo em seu corpo nossos pecados sobre o madeiro...", 1 Pe 2:24.

d) Sem derramamento de sangue não haveria remissão. "... e sem derramamento de sangue não haverá remissão", Hb 9:22; "... Igreja de Deus que ele resgatou com seu próprio sangue", At 20:28. Pelo sangue de Jesus é que o crente recebe as mais diversas bênçãos, como:
1) Proximidade de Deus, Ef 2:13;
2) Santificação, Hb 13:12;
3) Justificação, Rm 5:9;
4) Libertação da ira, Rm 5:9;
5) Paz, Cl 1:20;
6) Redenção, Ap 12:11;
7) Purificação, 1 Jo 1:7.

e) Cristo, "por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário havendo efetuado uma eterna redenção", Hb 9:12, com o que cumpriu o que estava escrito. "É o sangue que fará expiação pela alma", Lv 17:11.Satanás não tem parte na sublime obra da redenção: ele é inimigo de Deus e da humanidade. Por isso é chamado de: Diabo, o que significa caluniador, pois mente contra Deus, Gn 3:2-5, e acusa o homem, Ap 12:10:
1) Destruidor, Ap 9:11;
2) Serpente, Ap 12:9, que nos faz lembrar aquele agente no jardim do Éden, levou o homem a pecar;
3) Tentador, Mt 4:3s sempre com intuito de levar o homem a distanciar-se de Deus;
4) Príncipe e deus deste século, Jo 12:31; 2 Cor. 4:4. Agita os homens e leva-os ao caos, segam-lhes o entendimento.
f) As atitudes do Diabo:
1) Perturbar a obra de Deus, 1 Ts 2:18;
2) Opor-se ao Evangelho, Mt 13: 19;
3) Dominar, cegar, enganar os homens, Lc 22:3; 2 Cor. 4:4; Ap 20:7-8. O Diabo é descrito como sendo presunçoso, Mt 4:4-5; Orgulhoso, 1 Tm 3:6; Astuto, 2 Cor. 11:3; Enganador, Ef 6:11; Feroz, 2 Pe 5:8. Por tudo isso é fácil qualquer mente esclarecida concluir que Satanás não pode Ter parte na obra de Redenção.


Por: Pr. Mauricio de Castro




14 comentários:

Nuno disse...

B – O SUCESSOR.
- Ellen G. White nunca se declarou profetisa.
- Ela não foi sucessora do movimento de Miller.
- Ela foi uma dos responsáveis da igreja muitos anos mais tarde em que o seu esposo era presidente.
- A “teoria do Santuário” está na Bíblia. Começa no pentateuco, e acaba no Apocalipse.
- Tudo foi-lhe dado em visões durante o dia e posteriormente, nos ultimos anos, durante a noite. Doutores poderam comprovar que ela não respirava enquanto tinha as visões e que estas visões poderiam duram até horas. A mais longa, foi registada de 4 horas.
- Não houve fanatismo, para isso pergunto: é fanatismo obedecer a Deus de acordo com a Sua vontade? Em relação ao Sábado foi-lhe dado a conhecer essa verdade por parte de alguém da igreja Baptista do Sétimo dia. Esta verdade está na Bíblia, e ainda é válida hoje, e será sempre, mesmo no Céu (Isaias 66:21-22). Mais tarde, Deus apresentou-lhe uma visão sobre o Sábado.
- Houve contradições entre os membros desse movimento durante vários anos. Para quem não sabe, a igreja Adventista considera a verdade presente que é nada mais nada menos do que se sabe da verdade da Bíblia até ao presente dia. Essa verdade pode ser alterada mediante o estudo que é feito da Bíblia. Mas isso não prova que a igreja esteja errada hoje, pelo contrário.
- Na sua primeira visão do caminho estreito, não é mensionado adventistas, mas sim, é mensionado o “povo do advento” (Ellen G. White, Vida e Ensinos, página 57). Também acrescenta que por este povo será odiado por ser um povo feliz e muitos serão atirados para as prisões (página 58 do mesmo livro). Para mais dúvidas consultar um dicionário de lingua portuguesa e perquisar a palavra “advento”.

C – OS VÁRIOS TÍTULOS DO SABATISTMO ATRAVÉS DOS TEMPOS.

- A igreja adventista do Sétimo dia só se auto-denominou assim perto de 1866. Após isso, existiram vários grupos descendentes que originaram outras denominações. Leia melhor os facto históricos sff antes de dizer asneiras.


A - AFIRMAÇÃO – A SALVAÇÃO DEPENDE DA GUARDA DA LEI.

Antes de refutar esta resposta pergunto:

Sois seguidores de Jesus ou de Paulo? Quem é o vosso Rei, Senhor, Redentor, Mestre, Criador e Deus? De Quem provem a verdade e diz Ser a Verdade? Pois em 13 versículos apresentam 12 baseados em palavras de Paulo que, diga-se de passagem, não percebem o que ele diz pois apresentam um texto fora do contexto como já é habitual.

Vejamos o que DEUS, por intermédio de Jesus diz:

“E eis que se aproximou dele um jovem, e lhe disse: Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? Respondeu-lhe ele: Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é bom; mas se é que queres entrar na vida, guarda os mandamentos.” (Mateus 19:16-17)

(continua)

Nuno disse...

Tiago acrescenta:

“Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos.
Porque o mesmo que disse: Não adulterarás, também disse: Não matarás. Ora, se não cometes adultério, mas és homicida, te hás tornado transgressor da lei.
Falai de tal maneira e de tal maneira procedei, como havendo de ser julgados pela lei da liberdade.
Porque o juízo será sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia; a misericórdia triunfa sobre o juízo.
Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo?
Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento quotidiano,
e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso?
Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma.
Mas dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demónios também o crêem, e estremecem.
Mas queres saber, ó homem insensato, que a fé sem as obras é inútil?
Porventura não foi pelas obras que nosso pai Abraão foi justificado quando ofereceu sobre o altar seu filho Isaque?
Vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.
E se cumpriu a escritura que diz: E creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça, e foi chamado amigo de Deus.
Vedes então que é pelas obras que o homem é justificado, e não somente pela fé.
E de igual modo não foi a meretriz Raabe também justificada pelas obras, quando acolheu os espias, e os fez sair por outro caminho?
Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.” (Tiago 2:10-26)

João sublinha:

“Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.
Então ouvi uma voz do céu, que dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, pois as suas obras os acompanham.” (Apocalipse 14:12-13)

e ainda...

“Regozijemo-nos, e exultemos, e demos-lhe a glória; porque são chegadas as bodas do Cordeiro, e já a sua noiva se preparou,
e foi-lhe permitido vestir-se de linho fino, resplandecente e puro; pois o linho fino são as obras justas dos santos.” (Apocalipse 19:7-8)

e ainda...

Bem-aventurados aqueles que guardam os mandamentos para que tenham direito à arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. (Apocalipse 22:14)

Paulo apresenta:

“Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.
Pois não são justos diante de Deus os que só ouvem a lei; mas serão justificados os que praticam a lei” (Romanos 2:12-13)

Ou seja, Paulo apresenta que somos justificados pela fé, mas Tiago acrescenta que pela fé devemos fazer obras cumprindo os mandamentos. Jesus diz que para termos a vida eterna devemos seguir os mandamentos pois são uma lei de amor como Deus é amor.

Nuno disse...

B - AFIRMAÇÃO – A LEI NUNCA FOI REVOGADA.

Aqui temos 7 refutações, 95% dos escritos de Paulo e tudo fora do contexto.
Em relação a (Mt 11:13)(Lc 16:16), refere-se a João Baptista e não João, o discípulo amado. Aqui, a palavras usada é προφηται ou seja, profetisar, dar testemunho: não prova que foi anulada, pelo contrário, Jesus disse para termos a vida eterna devemos que seguir os mandamentos. Tiago também o confirma, e João também. Se Paulo está em desacordo é porque só há uma razão para isso: má interpretação feita pelo Sr. Pr. Mauricio de Castro pois a Bíblia ensina:
“Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.” 2 Pedro 1:21
Ou seja, a verdade é a mesma para todos os livros da Bíblia.

C – AFIRMAÇÃO – A SALVAÇÃO DEPENDE DA GUARDA DO SÁBADO

Como já confirmei anteriormente, se o Sábado está nos mandamentos de Deus, então sim, o Sábado é para cumprir.
As afirmação escritas por Paulo estão todas fora do contexto pelo que não comento pois implesmente não fundamentam o que dizem, mas vou comentar outras.

Mateus 12:5

Jesus mostrou aqui como se devia guardar o Sábado. Ao lermos todo o contexto vemos que Jesus apresenta a razão pela qual os discipulos podias comer: eles estavam com Jesus, a trabalhar por Jesus e por isso precisavam de alimento e é pela mesma razao que os Pastores de todas as igrejas trabalham mais no dia do Senhor. Conclusão: não justifica. E se lermos a história seguinte em Mat. 12:9-13 vemos que Jesus acrescenta: “Ora, quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, é lícito fazer bem nos sábados. Então disse àquele homem: estende a tua mão. E ele a estendeu, e lhe foi restituída sã como a outra.” Jesus curou no Sábado, um homem que estava no centro de uma sinagoga para todos verem que é lícito fazer bem ao Sábado.

João 7:21-23

A mesma situação: Jesus cura um homem no Sábado, pois um homem doente era desvalorizado, posto de lado na sociedade. Aqui, Jesus restitiu a liberdade a este homem que não podia nem sequer ir ao templo para louvar a Deus. Conclusão: é lícito fazer o bem.

At 15:1-34

Aqui temos mais uma prova que o Sábado era para ser observado !!

“A referida passagem diz que, por parecer do Espírito Santo e dos apóstolos, somente de quatro coisas deveriam os convertidos dentre os gentios se abster: das contaminações de ídolos, da prostituição, do que sufocado e do sangue.”

Aqui faz alusão ao 10 mandamentos:

das contaminações de ídolos (Êxodo 20:3)
da prostituição (Êxodo 20:12-17)~

Em relação as seuintes curas:
1) A cura do endemoniado, Lc 4:31-47.
2) A cura da sogra de Pedro, Lc 4:38039.
3) A cura do homem da mão mirrada, Lc 6:6-11.
4) A cura da mulher paralítica. Lc 13:10-17.
5) A cura de um hidrópico, Lc 14:1-6.
6) A cura do doente de Betesda ((Note que o Senhor mandou o curado carregar seu leito, Jo 5:5-16)).

Jesus curou estas pessoas em particular e não foram multidões! Todas elas receberam liberdade e possibilidade de seguir e trabalahr para Jesus. No caso da cura da sogra de Pedro, o texto EXPLICA BEM que Jesus trabalhava só depois do por-do-sol, ou seja, TRABALHAVA no DOMINGO:

“Ao pôr do sol, todos os que tinham enfermos de várias doenças lhos traziam; e ele punha as mãos sobre cada um deles e os curava.” Lucas 4:40)

Nuno disse...

D – AFIRMAÇÃO – PAULO GUARDAVA O SÁBADO, POIS PREGAVA AOS SÁBADOS NAS SINAGOGAS.

“O fato de pregar aos sábados, conforme os relatos em (At 13:14; 16:13; 17:2; 18:4), era para aproveitar a reunião dos judeus nesse dia.”
Paulo foi às sinagogas “segundo o seu costume”(Actos 17:2) e não segundo o costume dos Judeus. Lá, ele não só procurou evangelizar Judeus, bem também Gregos (Actos 18:4) dando testemunho do dia do Senhor, o 7º dia.

E – AFIRMAÇÃO – OS ESCRITORES DO "NOVO TESTAMENTO" NÃO DOUTRINARAM SOBRE O SÁBADO, PORQUE O SÁBADO ERA GUARDADO POR TODOS ELES, PORQUE ERAM JUDEUS.

Alguma vez foi escrito nas Sagradas Escriturras que o dia do Senhor é o domingo? A resposta é não, nem mesmo em Apocalipse 1:10. De facto a palavra domingo não existe na Bíblia nem é tão pouco falada por Jesus. Pelo contrário, a palavra Sábado aparece mais de 50 vezes no N.T..
O seu ponto mais alto encontra-se em Mt 12:8; Mc 2:28; Lc 6:5 onde aparece o 4º mandamento que os guardadores do 1º dia refutam.

“E prosseguiu: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.
Pelo que o Filho do homem até do sábado é Senhor.” (Mateus 2:27-28)


F – AFIRMAÇÃO – O SÁBADO ERA CHAMADO "CONCERTO PERPÉTUO, PORTANTO, COM VALIDADE PARA OS NOSSOS DIAS".

Como já vimos Jesus manda cumprir os mandamentos para termos vida eterna, Tiago também e João ainda mais, Deus acrescenta:
“e uso de misericórdia até à milésima geração aos que me amam e guardam os meus mandamentos.” (Êxodo 20:6)

G – AFIRMAÇÃO – O SÁBADO FOI INSTITUÍDO POR DEUS POR OCASIÃO DA CRIAÇÃO, SÉCULOS ANTES DA LEI, POR ISSO CONTINUA DEPOIS DELA.

“Em Gênesis não consta que o sétimo dia fosse o Sábado. Também não consta Deus Ter mandado o homem guardar o Sábado após a criação, (Gn 2:3).”

O que foi que a boca de Deus disse?
“mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus....” (Êxodo 20:10)

“O livro de Gênesis não menciona haver alguns dos patriarcas guardando.”

Abraão foi patriarca:
“porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis.” (Gênesis 26:5)

“Moisés afirma que o concerto do Sinai não era conhecido dos que viveram antes dele.”
Correcto, pois TODO esse concerto foi dado a Moisés. No entanto outros conheciam a vontade de Deus, ou seja, os mandamentos, como Enoque, Noé, e mais tarde Abraão.

REFUTAÇÕES ISOLADAS SOBRE A GUARDA DO SÁBADO.

É a palavra do homem contra a de Deus.

“Nas 400 vezes que a palavra lei é mencionada na Bíblia, em nenhuma delas é feita a distinção entre "moral" e "cerimonial". Chamam ao Decálogo "Lei Moral"”

É verdade que não existe a lei como “moral”. A palavra “moral” é atribuída às Leis que dizem o que é bem ou mal. Este termo é utilizado para que aqueles que não têm o conhecimento segundo a vontade de Deus, possam conhecer a Sua vontade. É por existirem pessoas como este Pr. Mauricio de Castro que é feita esta distinção para verem a vontade de Deus. Pois existem outras leis que não definem o que é bem ou mal, que a bíblia designa de Leis cerimoniaism, etc.

“Mas tal distinção não está na Bíblia.”

Paulo faz essa distinção mais de 3 vezes:

Romanos 3:27-28
Romanos 6:14-15
Romanos 7:7
Romanos 8:7-8
Romanos 9:31-32
Romanos 13:8-10

“Em Mateus 22:36, quando um doutor perguntou Qual era o maior mandamento da lei, Jesus não perguntou de qual lei?”

Jesus sabia o que aquele homem queria e foi directo à questão. Jesus não precisava que dizer qual lei, pois Jesus sabia de qual lei o homem perguntava.

“Mas a lei como um todo é indivisível.”

Errado, Êxodo e Levitico falam de muitas leis que se aplicam a várias situações. Jé leu?
A próposito, eu preciso de saber a leis da condução de veículos para saber o que é a morte?? São leis diferentes com destinos diferentes.

Nuno disse...

I – AFIRMAÇÃO – A LEI CERIMONIAL FOI ABOLIDA.

"Sereis santos", (Lv 19:2); "Não torcerás o juízo", (Dt 16:19); "Perfeito serás", (Dt 18:13); ...”
Os mandamentos santificam:
“Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” Apocalipse 14:12

Ordenanças abolidas:
“e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz;” Col. 2:14

J – AFIRMAÇÃO – A PARTE MAIS IMPORTANTE DA LEI É O DECÁLOGO.
Como vimos anteriormente, é isso mesmo pois o decálogo santifica, e as leis das ordenanças foram abolidas na cruz por Jesus.

“Ora, eles só trabalham cinco, pois, no Domingo não há trabalho,”

Sim trabalhamos, pois fazemos a nossa vontade. (Isaias 58:13-14)

“A parte mais importante da lei não é o Decálogo, conforme se lê em (Mt 22:35-40). Nenhum dos dois mandamentos aí citados encontra-se no Decálogo.”

Errado. Esses dois mandamentos são os resumo do decálogo. Paulo ensina:

“Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei.” (Romanos 13:9-10)

L – AFIRMAÇÃO – SEM LEI O HOMEM TEM LIBERDADE DE PECAR.

a) fala dos decálogo. É o decalogo que impossibilita o homem de pecar.
“Porque a lei opera a ira; mas onde não há lei também não há transgressão.” Romanos 4:15

b) “O crente está debaixo da lei do espírito de vida.”
Ou seja, o decálogo.

c) “O crente está debaixo de um novo mandamento.”
Certo: os decálogo: (João 14:21)

d) “o crente está sem lei”
correcto: as leis ceremoniais.
“ele tem a lei de Cristo”
Certo: tem a lei da liberdade e do amor: o decálogo, pois Deus é amor (1 João 4:10-16)

“O apóstolo Paulo declara Ter morrido para a lei a fim de viver para Deus, (Cl 2:19).”
Correcto: a explicação está em cima.

Nuno disse...

M – AFIRMAÇÃO – EM 1844, JESUS ENTROU NO SANTUÁRIO CELESTE PARA PURIFICAÇÃO DO PECADO; CONFORME (Dn 8:13-14).

a) Correcto. E não foi Ellem White que inventou, pois já estava escrito na Bíblia.

“As "2.300 tardes e manhãs" são 1.150 dias, isto é, os três anos e dois meses que decorreram entre a profanação e a purificação.”

Se pegar no relato de Gênesis, verá que uma tarde e uma manhã é um dia. E que o Sétimo dia é o Sábado. Agora, como este é um relato profético, um dia aqui é um ano (2 Pedro 3:8).

b) Daniel 8:12-14 explica bem isso, em linguagem profética.

c) Deus, antes de criar o homem, “purificou” a terra (que estava em caos) para o homem poder habitar, da mesma forma, Jesus purifica o Santuário. Este é um exemplo da forma de como Deus trabalha.
A purificação dos pecados foi feita pela sua morte. Daniel 8:12-14 explica bem isso, em linguagem profética. Se perceber bem o Santuário e interpretar o livro de Apocalipse saberá qual oo local que Cristo ocupa agora.

d) Apocalipse explica que ele entrou em 1844, no cultinar dos 2300 anos. É só ler.


10 – AFIRMAÇÃO – A EXPIAÇÃO DOS PECADOS É FEITA POR JESUS E SATANÁS.

A mensagem está correcta mas a sua interpretação errada. Repare que antes de Jesus morrer na cruz era assim feito o sacrifício em Lv 16:15-21 (é só ler).
Após a morte de Jesus, isso deixou de ser necessário (Col. 2:14)

c) correcto apenas após a morte de Jesus na cruz.
Is 53:6; profecia para o futuro
1 Pe 2:24 profecia cumprida.
d) correcto, impecável
e) correcto, impecável

Anônimo disse...

Senhores Cristãos,

Saudações!

Para muitos tudo se resume no sábado.

Mas sábado significa descanso. Descanso estabelecido por causa do homem e não o homem por causa do descanso.

Veja:

Tem uma passagem que me intriga sobre o sábado e esta é:

Atos 15:

21. PORQUE MOISÉS, DESDE MUITAS GERAÇÕES, TEM EM CADA CIDADE SEUS PREGADORES, POIS QUE ELE É LIDO NAS SINAGOGAS TODOS OS SÁBADOS.

Parece-me que houve uma ruptura entre o (Caminho)Cristianismo nascente e o Judaísmo.

Penso também que no Cristianismo houve algum afastamento de algumas regras do velho testamento, que criavam um muro de separação entre os Judeus, Cristãos e Gentios.

Até Jesus e os apóstolos foram discriminados e perseguidos por causa do sábado, vejam estas passagens:

JOÃO 5
9 – Imediatamente o homem ficou são; e, tomando o seu leito, começou a andar. Ora, aquele dia era sábado.
10 – Pelo que disseram os judeus ao que fora curado: Hoje é sábado, e não te é lícito carregar o leito.
16 – POR ISSO OS JUDEUS PERSEGUIRAM A JESUS, PORQUE FAZIA ESTAS COISAS NO SÁBADO.
18 – Por isso, pois, os judeus ainda mais PROCURAVAM MATÁ-LO, PORQUE NÃO SÓ VIOLAVA O SÁBADO, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.

JOÃO 7
22 – Moisés vos ordenou a circuncisão (não que fosse de Moisés, mas dos pais), e no sábado circuncidais um homem.
23 – Ora, se um homem recebe a circuncisão no sábado, para que a lei de Moisés não seja violada, como vos INDIGNAIS CONTRA MIM, porque NO SÁBADO tornei um homem inteiramente são?

JOÃO 9
14 – Ora, era sábado o dia em que Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos.
16 -Por isso alguns dos fariseus diziam: ESTE HOMEM NÃO É DE DEUS; POIS NÃO GUARDA O SÁBADO. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tais sinais? E havia dissensão entre eles.

VEJA BEM!

ESTAVA FICANDO IMPOSSÍVEL PARA JESUS E OS APÓSTOLOS CONVIVER ENTRE OS QUE GUARDAVAM O SÁBADO, POIS ERAM PERSEGUIDOS E ATÉ PROCURAVAM MATÁ-LO POR CAUSA DO SÁBADO.

Faz sentido quando Paulo disse em Col 2:16:

“Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida ou bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados”.

É um caso para pensar!

Luz e Paz de Deus para todos nós!

Anônimo disse...

Parabéns pelo artigo "SABADOLATRIA".
É um excelente estudo, tão bem balizado biblicamente, que se eu fosse adventista(o sangue de Cristo tem poder!) eu me convertia.

"EU QUERO IR PARA O CÉU, E VOCÊ"? disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ORLANDO R. NETTO disse...

Incrível que ninguém citou o texto de Isaias 66:22,23, diz:22> "Porque, como os céus novos, e a terra nova que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim hão de estar a vossa posteridade e o vosso nome.23> E será que desde a uma lua nova até à outra, e desde um Sábado até ao outro, virá toda carne a adorar perante Mim, diz o Senhor".

Notem que o texto diz: hão de estar vossa posteridade, ou seja, todas gerações. Aqui não aplica somente ao povo israelita, mas sim, ao ser humano em geral, independente qual seja a era que viveu. Outro fato, ao DEUS mencionar um dia ( SÁBADO )
para adorá-lo, repete a Sua ordem quando fizera o mundo, determinando
e ofertando ao homem um dia para descanso e para adorá-lo, não quer dizer que devemos adorá-lo somente aos Sábados, fique bem claro.

Outro texto é o de Mt.5:17-19> Jesus disse: "Não penseis que vim mudar, revogar, a Lei ou os profetas, vim para cumprir".
Vejam mais uma vez que não fora alterado nada da Lei( OS DEZ MANDAMENTOS ), o próprio JESUS afirmou isso. O contexto que mais se aplica a este texto é o de Apc.22:18,19> "Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras
da profecia deste Livro(BÍBLIA)que
se alguém lhes acrescentar alguma coisa, DEUS fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste Livro; 19> E, se alguém tirar quaisquer palavras do Livro desta profecia, DEUS tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão escritas neste Livro".

Vejam também a profecia de DANIEL
7:25> "E proferirá palavras contra
o Altíssimo(DEUS), e destruirás os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a Lei;e eles serão entregues na sua mão por um tempo, e tempos, e metade de um tempo".

Aqui o texto diz claramente o que iria acontecer com relação ao tempo
que DEUS havia determinado na criação, veja o texto de Gn.1:31>
"...: e foi a tarde e a manhã o dia sexto". Notem que o dia começa pela tarde, ou seja, ao por do sol, termina ao nascer do sol do dia seguinte. Aqueles que acham que esta afirmação está errada, pergunto: É de conhecimento de todos que o nosso calendário começa
à meia-noite, certo? A pergunta é a seguinte:
Como pode um dia começar na metade da noite de outro dia? Confuso, não acham? Pense nisto. Reflita: Se um dia começa à meia-noite, então DEUS
"mentiu" ao afirmar que o dia começaria ao entardecer e terminaria ao amanhecer. Sinceramente, eu fico com o que DEUS determinou, é melhor servir a DEUS do que aos homens.

Agora é com vc, a decisão é sua, saibam que devemos prestar conta de todos os nossos atos a DEUS.

Saudações em CRISTO;

ORLANDO R. NETTO

O Peregrino disse...

Na verdade vocês são supostos guardadores do sábado, o sábado como os judeus guardam vocês não guardam conforme manda a lei.
A realidade é essa.

"EU QUERO IR PARA O CÉU, E VOCÊ"? disse...

Ao Peregrino!

É praxe daqueles que não aceitam o Sábado como DEUS determinou que o guardasse, dizerem que os ASD também não guardam alguns dos Mandamentos da Lei de DEUS. Sabem porque fazem isso?
Não assumem e não entendem que esta é mais uma façanha de Satanás. Os textos citados diz claramente que DEUS não autorizou nenhuma mudança na Lei, e também tudo que saíra de Sua boca e ditado para ser escrito nas Escrituras Sagradas,conforme o
texto de Salmo 89:34, mas leia. Lembre-se, contra fatos não existem
argumentos.

Você também é daqueles que não sabe
interpretar as Escrituras, sabe por quê? Ao vc comparar os ASD com os judeus, ou seja, o Sábado fora criado antes da existência do povo judeu, conforme Gn.2:1-3.
O contexto deste está em Mc.2:27-28.
Outro engano de sua parte, ao vc dizer que não guardamos a Lei igual
aos judeus, está correto em parte,
os judeus foram advertidos por CRISTO por não observarem o Sábado da forma correta, ou seja, eles(judeus), guardavam conforme seus costumes, não como a Bíblia ensina. Ao CRISTO dizer que poderia
salvar alguém ou animais, independente qual seja o problema, no dia de Sábado, é prova de que eles não observavam da forma correta. CRISTO disse: "É lícito fazer o bem aos Sábados". Não quer dizer, em hipótese alguma, que está violando esse dia.

Será que fui claro?
Se achas que não, só irás descobrir
quando ler a Bíblia toda, veja, eu disse toda, significa de GÊNESIS AO
APOCALIPSE, sem pular nenhum versículo.

Aproveitando esse gancho, lhe pergunto:

Quantas vezes vc já leu a Bíblia toda?
Não vale mentir, é pecado.

Antes que me perguntes quantas vezes já li, confesso que li pouco, como deveria, mas já li o suficiente para não ser enganado por esses por aí que se dizem apologéticos, ou seja, li "apenas"
22 vezes, estou terminando a 23ª.

Fico por aqui, deixo-lhe um recado:
Saiba que é obra de Satanás fazer objeção contra o povo de DEUS, cuidado para não ser incluído juntamente com ele. Compare com o texto de Apc.14:12 e Apc.12:17.

Será que terás a coragem de ler?
Assim espero.

Saudações em CRISTO;

ORLANDO R. NETTO

Anônimo disse...

Senhor Orlando,

Você leu a bíblia toda 22 vezes, mas parece que sua base de fé são os versículos citados, ou seja, Apoc. 14:12 e 12: 17; e ainda 1 João 2:4 e 3:4.

Não sou contra o repouso ou descanso no sábado nem no domingo; muitos descansam e vão à Igreja no domingo.

Até os Adventistas gostam de descansar no domingo.

Pergunto:
Os Adventistas que trabalham na Organização, ou seja, nos departamentos da Igreja, Trabalham no domingo?

Será que podemos nos basear em apocalipse 14:12, 12:17 e 1 João 2:4 e 3:4, para dizer que as Igrejas são falsas e filhas da grande meretriz, por não ensinarem a guarda do sábado judaico?

Não encontrei esta afirmação aqui neste blog, contudo já ouvi e li em muitos lugares.

Paulo disse para não julgar ninguém por este motivo? Ou seja, SÁBADOS ! - Col 2:16 e rom 14:4 e 5.

Colossenses 2:16 Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados;

Romanos 14:4 Quem és tu que julgas o servo alheio? Para o seu próprio senhor está em pé ou cai; mas estará em pé, porque o Senhor é poderoso para o suster.

Romanos 14:5 Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente.

Ao meu ver, estudando/INTERPRETANDO/APLICANDO A BÍBLIA, sem atender ao apelo de Paulo; CORREMOS O RISCO DE CAIR NO JUÍZO TEMERÁRIO !

Cordialmente,

O Peregrino disse...

Aqui vai um texto para o Sr. Orlando suposto guardador do sábado.

Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.
II Timóteo 3:7

Você pode ler um milão de vezes a bíblia, mas se não tiver a revelação, cai no texto acima.

Sr. Orlando, me mostra na sua bíblia que a guarda do sábado salva.


Campanha:

Leia um livro!

Ad Bottom