Perguntas e respostas sobre o Sábado - O Peregrino

O Peregrino

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4:16

test banner

Breaking

Post Top Ad

Minha Rádio

sábado, 7 de novembro de 2009

Perguntas e respostas sobre o Sábado

Perguntas e respostas sobre o Sábado
24/09/2009 por Sara Kelly

Lembrando que os créditos são do meu amigo de orkut: JOSÉ CARLOS (SOLRAC†)

ASSIM RESPONDEU O SR. DUBLINIR:

Caro amigo que escreveu o artigo acima, acho que realmente desconheces a Bíblia, você está querendo dizer que o Shabat foi um dia criado para os judeus?

O Shabath é o sétimo dia do Senhor que está no quarto mandamento sim, você é que está justificando um erro, com interpretação e doutrina própria;

1. Deus escreveu com o seu dedo os mandamentos e nele está o Shabath, sétimo dia de descanso, dia este mudado pela Igreja católica na época de Constantino, no Concílio de Calcedônia no dia 7 de março do ano 321 d. C.

Resposta:

O SÁBADO.

A questão não é o Sábado em si, mas o fato de que não estamos debaixo do Antigo Concerto (Hebreus. 8:6-13 Ler a bíblia).

(Hebreus 8:6) – Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.

(Hebreus 8:7) – Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.

(Hebreus 8:8) – Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,

(Hebreus 8:9) – Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor.

(Hebreus 8:10) – Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;

(Hebreus 8:11) – E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.

(Hebreus 8:12) – Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.

(Hebreus 8:13) – Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.

O que nos chama a atenção é que, ultimamente, estão surgindo novos PESEUDOCRISTÃOS que, entre outras coisas, ensinam a GUARDA da LEI e do SÁBADO.

Isso é Retrocesso Espiritual; é Voltar às Práticas Antigas, ou seja, ainda não aceitaram o fato que a primeira envelheceu e a Nova Aliança já chegou.


O Sábado Foi Abolido.

a) A Palavra profética previa a chegada do NOVO CONCERTO (Jr.31:31-33)

(Jeremias 31:31) – Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.

(Jeremias 31:32) – Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR.

(Jeremias 31:33) – Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.


É necessário e obrigatório teologicamente saber que o o dia na nova aliança chegou com o advento do Senhor Jesus Cristo.

b) E com Cristo o nosso descanso, chegou o fim do Sábado (Oséis. 2:11) que se cumpriu em JESUS (Colossenses. 2:14-17).
(Oséias 2:11) – E farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, e os seus sábados, e todas as suas festividades.

(Colossenses. 2:14) – Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.

(Colossenses. 2:15) – E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.

(Colossenses. 2:16) – Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,

(Colossenses. 2:17) – Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.


c) Por essa razão, o Sábado não aparece nos (4) quatro preceitos de (Atos. 15:20,29).

(Atos 15:20) – Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.

(Atos 15:29) – Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.

Caso o Shabat ainda estivesse em vigor, e é segundo os Sabatistas é de extrema importância.

Um pensamento para ajudar a doutrina dos adventistas.

Um pouco de humor:

Ou a pessoa (Tiago) esqueceu de mencionar o Shabat; ou Tiago pensou assim:

Não vou escrever agora, para dar a honra para a Sra. Ellen G. White, porque ela terá uma visão para a guarda do sábado e será a profeta dos adventistas, lá pelos anos 1843….d.C



d) O texto de (Colosseses.2:16,17) deita por terra todas as teses dos Sabatistas.

(Colossenses 2:16) – Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,

(Colossenses 2:17) – Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.


O Sábado Cerimonial.

Os Sabatistas afirmam que o Sábado mencionado em (Colosseses.2:16) é Cerimonial.

As festas judaicas eram anuais, mensais, ou luas novas (pois a lua nova aparece a cada 28 a 30 dias, e com ela se principia o novo mês) e Semanais (1 Cr.23:31; 2Cr.2:4; 8:13; 31:3).

(1 Crônicas 23:31) – E para oferecerem os holocaustos do SENHOR, aos sábados, nas luas novas, e nas solenidades, segundo o seu número e costume, continuamente perante o SENHOR.

(2 Crônicas 2:4) – Eis que estou para edificar uma casa ao nome do SENHOR meu Deus, para lhe consagrar, para queimar perante ele incenso aromático, e para a apresentação contínua do pão da proposição, para os holocaustos da manhã e da tarde, nos sábados e nas luas novas, e nas festividades do SENHOR nosso Deus; o que é obrigação perpétua de Israel.

(2 Crônicas 8:13) – E isto segundo a ordem de cada dia, fazendo ofertas conforme o mandamento de Moisés, nos sábados e nas luas novas, e nas solenidades, três vezes no ano; na festa dos pães ázimos, na festa das semanas, e na festa das tendas.

(2 Crônicas 31:3) – Também estabeleceu a parte da fazenda do rei para os holocaustos; para os holocaustos da manhã e da tarde, e para os holocaustos dos sábados, e das luas novas, e das solenidades; como está escrito na lei do SENHOR.

Veja que o texto diz:

(Colossenses 2:16) – Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,

O Sábado cerimonial, ou anual, já está incluído na Expressão “Dias de festa:, que são as festas anuais, Lua Nova, mensais e Sábados, festa semanal.

No versículo seguinte o apostolo diz:

(Colossenses 2:17) – Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.

Isto é, são figuras das coisas futuras, que se cumpriram em JESUS.

Foi por isso que JESUS afirmou ser SENHOR do Sábado. (Marcos.2:23).

O SÁBADO, CONSTANTINO E O DOMINGO.

Dizem que o Imperador Romano Constantino, trocou o Sábado pelo Domingo.

Isso não é verdade.

A palavra Domingo, por si só, significa = Dia do Senhor.

a) Porque foi nele (Domingo) que JESUS Ressuscitou (Mc. 16:9).

(Marcos 16:9) – E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios.

b) O primeiro culto cristão aconteceu num Domingo (João. 20:1).

(João 20:1) – E NO primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro.

c) E o segundo culto também. (João. 20:19,20).

(João 20:19) – Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.

(João 20:20) – E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor.


d) Os cristãos se reuniam no primeiro dia da semana (Atos. 20:7).

(Atos 20:7) – E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite.

Assim essa prática foi se tornando comum, sem decreto e sem imposição. Foi algo espontâneo.

Uns 300 anos depois, O Imperador Constantino apenas confirmou uma prática antiga dos cristãos.

Para nós Evangélicos, portanto, cada dia é Sábado, pois em CRISTO repousamos todos os dias da semana.

(Hebreus. 4:11…Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.

A palavra hebraica para Domingo é YOM RISHON, que significa DIA PRIMEIRO.

DIA PRIMEIRO.

Os gloriosos acontecimentos do 1º Dia da semana (Domingo) fez com que esse Dia tomasse o lugar do 7º Dia (Sábado).

Assim como o Sábado do V.T comemora a completa execução da extraordinária obra da Criação, infelizmente corrompida pelo pecado (Um desastre), da mesma maneira o “Sábado Cristão“, o Primeiro dia (Domingo) comemora a consumação da bendita obra da redenção, ainda Maior que a da Criação.

Com a ressurreição de Jesus, proclamou-se a Vitória dos filhos do primeiro Adão.

IMPORTANTE SABER QUE:

Contudo, os Evangélicos não estão obrigados a guardar o Domingo da mesma maneira como os Judeus guardavam o Sábado, pois nenhuma recomendação nesse sentido existe no N.T.

Mas observamos o mesmo principio Moral do Sábado do V.T, pois o Sábado foi feito por causa do homem, para nele descansar.

Aproveitam esse dia para anunciar o Evangelho de Cristo que é poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; Primeiro do Judeu e também do Grego.

Então por que o grupo dos Sabatistas insistem em guardar o Sábado??


UM CASO GRAVÍSSIMO.

Portanto estamos vivendo a “Lei do Espírito de Vida” de (Rm. 8:2).

(Romanos 8:2) - Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.

Se a Lei foi dada única e exclusivamente a Israel, até que Jesus a abolisse e estabelecesse a nova aliança, é evidente que “Pela Lei nenhuma carne será justificada”.


(Gálatas 3:11) – E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.

(Gálatas 5:4) – Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.

Portanto, fica claríssimo que nenhum crente FIEL troque sua preciosa Salvação e a gloriosa liberdade em CRISTO pela MALDIÇÃO e SERVIDÃO da Lei.

(1Timóteo. 4:1) – Pois o Espirito expressamente diz que nos últimos dias apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios.

Agora vem a informação bombástica:

Portanto guardar o Sábado não é Bíblico, porque foi uma visão que teve a Sra. White.

Diz ela que os dez mandamentos em visão passou em sua frente e o Sábado Brilhava, entendeu ela que o Sábado deveria ser guardado.

Esta doutrina é uma Piada de mau gosto, e puramente humana.

A observância daquilo que já foi consumado por Cristo no Calvário é uma ofensa Aberta à Graça Divina.

É contestar a gloriosa obra da redenção concluída por Jesus.

É considerar ineficaz o sacrifício supremo do Filho de Deus.

A interpretação Sabatista do Evangelho de Cristo é mais Comprometedora do que possa parecer à primeira vista.

Porque???

Porque ela se choca VIOLENTAMENTE com a doutrina da salvação pela Graça, tão Magistralmente exposta nas páginas da Bíblia.

A Lei serviu APENAS E TÃO SOMENTE de AIO (CONDUTOR) aos Judeus, para os conduzir a Cristo.

Se já estamos em Cristo, não precisamos mais do tal AIO, assim como não precisamos mais da condução depois que ela nos leva ao nosso destino.

Guardar a Lei em Cristo é o mesmo que continuar no avião ao findar a Viagem, e isso é absurdo.

Partir a Lei em Duas, Ensinar que Cristo cumpriu uma parte e deixou outra parte para nós cumprirmos é ofender a Graça de Deus; é entristecer o Espírito Santo.

É renunciar aos lugares celestiais em Cristo Jesus (Efésios. 2:6).

(Efésios 2:6) – E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;

É meter-se debaixo do jugo da servidão (Gálatas.5:1).

(Gálatas 5:1) – ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.

Pelo exposto, vê-se que as doutrinas Sabatistas não encontram apoio algum nas Escrituras Sagradas e denunciam o Caráter Apóstata e falso de todo o Sistema.


Fonte: JOSÉ CARLOS (SOLRAC†)
jcmsolrac@uol.com.br

36 comentários:

Nuno disse...

Eu tenho uma dúvida.
Se souberes responde-me a estas perguntas sff:

1. O que crês ter sido abolido na 2ª aliança? Se poderes apresenta versículos. obg

2. Se o Sábado foi abolido então as outros 9 mandamentos que Deus deu (ou seja, a lei) também foram abolidos? Se poderes apresenta versículos.

Obrigado

Nuno disse...

Tenho outra dúvida:

(Romanos 3:23)
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.

Se todo o homem é pecador o que é o pecado?

O Peregrino disse...

Amado, estou preparando a resposta anterior, contudo pecado significa ERRAR O ALVO, em seguida Paulo diz que somos justificados gratuitamente mediante a graça pela redenção que há em Cristo.

Nuno disse...

isto foi "copiar" e "colar" daqui:
http://apdsji.wordpress.com/2009/09/24/perguntas-e-respostas-sobre-o-sabado-resposta-01-de-12/

Nuno disse...

sim, diz, mas tb diz:

Romanos 3:20
porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado.

isto significa que é necessário Lei para conhecermos o pecado.

Nuno disse...

tudinho explicado aqui:

http://oteraponkuriou.blogspot.com/2009/11/mais-uma-resposta-sobre-o-sabado-e-lei.html

não é por nada mas: um texto fora do contexto é um pretexto. Colocar um versículo perdido ser ler o restante capítulo é... pretexto.

esse "copiar" "colar" não serve.

O Peregrino disse...

Sim Sr. Bruno, meu blogger não é feito de todo o meu material, ou seja, muita coisa eu leio o texto e coloco em meu blog, assim como os livros não são de minha autoria, os vídeo por exemplo, eu não edito, apenas utilizo ferramentas para compactar em um tamanho menor, tenho 3 login no megaupload e faço um link depois do upload.
Conheço muitos homens de Deus no qual pedi permissão para o post dos artigos, em alguns casos eu mensiono a fonte.
Porém, como já falei, os internautas não são obrigados a concordar com o meu texto, assim como não condeno quem guarda ou não guarda o sábado, sabendo que essa lei foi cravada na cruz, pois eu não tenho condições de guardar a lei, e graças a Deus que Cristo me substituiu embora eu não mereça.

O Peregrino disse...

Não é copiar e colar, é ler e entender, e acima de tudo a fonte, de onde vem. Muito bem sei que um texto fora do seu contexto é pretexto.
Como lhe falei, eu não tenho condições de guardar o sábado da forma que Deus disse aos "filhos de Israel..., mas graças a Jesus que morreu por mim na cruz me resgatando do juízo pois a salvação "é pela fé" nEle.

O Peregrino disse...

Se em Romanos 3:23 diz que "todos" estão distituídos da glória de Deus, a verdade é que ninguém pôde, nem pode e nem poderá guardar os 10 mandamentos da Velha Aliança. Existem muitos estatutos perpétuo aos filhos de Israel no qual vocês sabatistas não cumprem, e repito, inclusive do sábado não é guardado da forma que deveria, sabe porque? Não temos condições nenhuma de cumprir toda a lei, em decorrencia disto, Deus colocou o fantástico plano de salvação para os perdidos, inclusive a mim.
Oh Glória!

Não é pecado guardar o domingo, logo, não é pecado não guardar o sábado. Conhece esse conceito?
Se você rastreia os artigos na internet, veja quem escreveu isso.

Compreenda amado, você pode jogar um milhão de textos a respeito da guarda do sábado, mesmo eu guardando, sou um pecador e não posso fugir disso, mas como pela fé fui resgatado, na verdade resgaram a cédula, então estou livre do antigo concerto.

Anônimo disse...

A questão da Fé e da Graça precisa ser muito estudada e meditada. Não é fácil romper certas barreiras. Na verdade, ninguém guarda convenientemente o sábado ou o domingo. Há apenas boas intenções. Mas, dos sete dias da semana, escolhemos um para nosso descanso e meditação.

O Peregrino disse...

Amado Nuno ou Venâncio, creio ser os dois a mesma pessoa, escreva para essa pessoa:

JOSÉ CARLOS (SOLRAC†)
jcmsolrac@uol.com.br

Com certeza ele também poderá lhe responder várias perguntas, e bem melhor do que eu.

Contudo, lhe responderei da melhor forma possível.

Nuno disse...

Aqui tens todas as leis:
- Leis Cíveis:
• Acerca dos escravos – Êxo 21
• Acerca das propriedades – Êxo 22:1-15
• Acerca da Justiça e Misericórdia – Êxo 23:1-9
• Penas para diversos crimes – Lev 20
- Leis Sociais:
• Assuntos diversos – Êxo 22:16-31
• Festas anuais – Êxo 23:14-19
• Acerca dos animais limpos e imundos – Lev 11
• Proibição do comer sangue – Lev 17
• Relações sexuais ilícitas – Lev 18
• Leis diversas – Lev 19:1-37
- Leis que regiam o Santuário:
• Acerca dos Holocaustos – Lev 1 e 6:8-13
• Acerca das ofertas de cereais – Lev 2 e 6:14-23
• Acerca das ofertas pacíficas – Lev 3
• Acerca dos pecados dos sacerdotes – Lev 4
• Acerca da proibição da Gordura e Sangue – Lev 7:22-27

e a leis Morais: Exodo 20:1(...) e Deut. 5

O Peregrino disse...

São de Estatutos Pérpétuo?

Então guarde-a por favor!

Nuno disse...

Romanos 3:23

diz que todos pecaram, mas o que é o pecado?

Romanos 3:20
pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado.

e para Paulo é importante a Lei?

Pois quê? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.

Por isso a graça não invalida a Lei.

Nuno disse...

não são de Estatutos Pérpétuos, pos Gal.5 ensina que as lei cerimonias foram abolidas.

Só as leis morais, aquelas que mostram o pecado, é que são eternas, pois são estatutos de Deus, e Deus não muda.

Nuno disse...

Eu chamo-me Nuno Venâncio,
sim, Nuno é o meu primeiro nome e pus o 1º nome para não te enganares.

Nuno disse...

tenho uma pergunta interessante para te fazer:

Se Jesus aboliu o Domingo, porque é depois de ter ressuscitado e ter aparecido aos discípulos não lhes informou isso ?! É que apareceu mais que uma vez !
Por outro lado, Jesus ensinou só sobre o Sábado...

O Peregrino disse...

Por favor, já lhe falei que não faço parte dos filhos de Israel, sou gentil, para isso compreendi, havia uma necessidade que Cristo entrasse em mim para me conduzir ao paraíso, então li Romanos 8 e entendi a mensagem.

Lembro de quando criança quando eu queria caminhar com Deus, e fazia de tudo para seguir mas não conseguia (infelismente), mas aprouve a Deus em me resgatar em 2002 para uma nova vida em Cristo Jesus, e tenho certeza absoluta que com Ele estou salvo.
Como tu sabe disso?
A Bíblia diz que o Espírito Santo testifica.

Oh Glória!!

Nuno disse...

Jesus "cravou" as leis na cruz? não me parece:

"Lucas 23:54-56 – Era o dia da preparação, e ia começar o Sábado. As mulheres que tinham vindo com ele da Galiléia, seguiram a José e viram o sepulcro, e como o corpo fora ali depositado. Então voltaram e preparam especiarias e ungüentos. E no Sábado repousaram, conforme o mandamento."


E no Sábado repousaram, conforme o mandamento. !!! pois é...
Sabes, na bíblia temos a palavra Sábado 144 vezes, e só aparece 1º dia da semana menos de 10x. A palavra "domingo" não aparece. São muitos factos.

Nuno disse...

Estas a dizer que Estas salvo ????????????
ou seja, quer dizer que porque aceitaste Jesus tens direito à vida eterna ?!

O Peregrino disse...

É verdade, Nuno fica melhor para escrever, embora podemos errar no teclar.
Tenho lido muito sobre os primitivos na guarda do dia do Senhor, há documentos, por favor, não estou falando de Constantino,
mas tanto os Apóstolos como após João começaram a guardar o domingo.
Os 10 (9) mandamentos estão inseridos no novo testamento, menos o 4, será porque?
No sermão do monte Jesus não deu ênfase na guarda do sábado, Paulo e o próprio Jesus falaram em um novo mandamento, Hebreu também fala a respeito e por aí à fora.
Amado, estou indo ao culto, quem sabe mais tarde retorno.

Um forte abraço.

O Peregrino disse...

Sim!!
A Bíblia me garante em Romanos 8 e em Efésios 2:8.

Não é o homem, mas Deus é que me garante.
Não vou falar do meu testemunho.

Mas tenho plena certeza que Cristo vive em mim.

Nuno disse...

Sabe, irmão, a vida do cristão é uma constante e tremenda luta contra o pecado. Isso nenhum cristão sincero contesta. E essa batalha é demonstrada por todo o Novo Testamento, e seus personagens foram os próprios apóstolos de Jesus, entre eles, Paulo, que disse claramente dessa aguerrida luta:

“Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço” (Romanos 7:19)

Noutra ocasião, patenteou que a salvação que nos é oferecida graciosamente, mediante a fé em Cristo, deve ser operada diariamente,

“… com temor e tremor” (Filipenses 2:12)

E por fim, vivendo por preceito e exemplo, já velho e cansado, escreveu para o mundo cristão:

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” (2 Timóteo 4:7)

Observe a clareza das palavras. Paulo viveu combatendo, e agora, ao final da jornada, confessa-se convicto que alcançou, mercê de sua constante luta contra o pecado, a estatura de Cristo, ao afirmar:

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim…” (Gálatas 2:20)

Nessa tremenda luta contra o pecado, Paulo só se achou preparado e salvo, quando acabou a carreira e felizmente acabou-a de pé, vitorioso e aprovado. Porém, lutou até a morte contra o assédio do malígno. Jesus assegurou:

“Mas aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mateus 24:13)

Não é só crer, mas obedecer pois a fé sem obras é morta:

Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. Tiago 2:26

Nuno disse...

"Os 10 (9) mandamentos estão inseridos no novo testamento, menos o 4, será porque?
No sermão do monte Jesus não deu ênfase na guarda do sábado"

Porque todo o Judeu conhecia o Sábado, até acusavam Jesus de não cumprir o Sábado.

Nuno disse...

Estas mesmo salvo em Jesus?

(Romanos 2:13) – Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.

Nuno disse...

Tenho outra pergunta importante!

Aceitas que:

- Deus é o Criador do Mundo
- Deus é o nosso Senhor e Deus
- O Mundo é Seu ?!

O Peregrino disse...

Amado, isso não é uma pergunta, mas uma afirmativa.
Claro que Deus é o Criador de todas as coisas, tudo está em seu domínio, logo, Ele é SENHOR de tudo e de todos.

Bem sei que a fé sem obras é morta, e essa obra vem átravés do Espírito Santo, não vem de homens.

Tiago 1:27

Eu tenho a plena certeza da minha salvação, pois já tive experiências com o Senhor, sei que Ele vive em mim, embora eu não seja dígno. Mas seu amor excede todas as coisas, inclusive para quem guarda o sábado ou não, pois como já lhe falei, os guardadores do sábado não fazem como é pra ser feito segundo a lei Mosaica.

O Peregrino disse...

Em Atos 15 há o registro do Primeiro Concílio da Igreja, em Jerusalém, que debateu exatamente se os cristãos não-judeus tinham ou não de guardar a Lei de Moisés. A conclusão foi que a Lei era APENAS para os judeus e que os gentios estavam livres dela, devendo somente guardarem-se de algumas coisas. O sábado não consta delas (At 15, especialmente os versículos 19 a 21, onde o sábado é vinculado diretamente a Moisés [leia-se aos judeus] e não aos gentios).

Leia Romanos 14 por favor.

Shalom.

Nuno disse...

Actos 15:20-29
Em Atos 15:20 e 29 encontramos uma das maiores provas em favor do sábado nas Escrituras. Entre o que ficou decidido no Concílio de Jerusalém, ante o desafio dos judaizantes que pertubavam a comunidade cristã primitiva, quatro regras básicas de conduta foram definidas. E as quatro regras tratam daquilo de que os cristãos gentios deviam ABSTER-SE, sem que o sábado constasse de tal lista.
Se não está lá o sábado, como algo que os cristãos não deviam praticar, então é óbvio que não houve tal preocupação quanto ao sábado, já que prosseguia normalmente como um dos mandamentos da lei divina que Paulo disse que com a sua mente servia (Rom. 7:25), sendo a “lei de Deus” que trazia o mandamento “não cobiçarás” (vs. 7 e 8) e que ele considerava santa, justa, boa, espiritual, prazenteira (vs. 12, 14, 22, 23). Esta passagem mostra que Paulo nada sabia de nenhuma abolição dos 10 Mandamentos como normativos aos cristãos, tanto que recomenda os 5o., 6o., 7o., 8o., 9o. e 10o. tanto aos cristãos gentios de Éfeso quanto de Roma (ver Efé. 6:1-3, 4:25-31; Rom. 13:8-10).

Nuno disse...

"Amado, isso não é uma pergunta, mas uma afirmativa.
Claro que Deus é o Criador de todas as coisas, tudo está em seu domínio, logo, Ele é SENHOR de tudo e de todos."

pois é verdade, e o selo de Deus está aqui:

Êxodo 20:11
Porque em seis dias FEZ (CRIADOR) o SENHOR (DEUS) o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há (O MUNDO), e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.

O Selo de Deus é o Sábado, pois na Lei de Sábado tens: Quem é o SENHOR (DEUS) o que Ele é (CRIADOR) e o Seu território (A TERRA)

Quem não aceita o Sábado como o dia memorial da Criação, como Deus sendo o nosso criador, Senhor de tada a Terra, então Deus não é o seu Deus.

Nuno disse...

Conheces a passagem:

Mateus 7:20
"Portanto, pelos seus frutos os conhecereis."

Para aqueles que dizem que não existe a Lei de Sábado no novo testamento, então vê isto:

"Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o SEU costume, e levantou-se para ler." (Lucas 4:16) --> Jesus não praticava o Sábado por ser Judeu, pois era a Sua decisão guardar o Sábado.

Actos 17:2
"Ora, Paulo, segundo o seu costume, foi ter com eles; e por três sábados discutiu com eles as Escrituras". --> Paulo também guardou o Sábado.

Nuno disse...

A igreja católica romana mudou a Lei do Sábado para o Domingo:

“P. Como provamos que a Igreja tem poder de ordenar as Festas e Dias Santos?
“R. Pelo ato mesmo de mudar o sábado para o domingo, que é admitido pelos protestantes, e, portanto, contradizem-se por observarem tão estritamente o domingo, enquanto violam a maioria das outras festas ordenadas pela mesma igreja.
“P. Como se prova isto?
“R. Porque por observar o domingo eles reconhecem o poder da Igreja para ordenar festas e exigi-las sob pena de transgressão, e por não observar as demais, igualmente por ela ordenadas, negam de fato o mesmo poder”. -- Manual of Christian Doctrine [Manual da Doutrina Cristã] , ou Catholic Belief and Practice [Crença e Prática Católicas] (Dublin: M. H. Gill & Son Ltd., 1916) pp. 67, 68.

Segundo Documento:

"Foi a Igreja Católica que, pela autoridade de Jesus Cristo, transferiu este repouso para o domingo em lembrança da ressurreição de nosso Senhor. Assim, a observância do domingo pelos protestantes é uma homenagem que prestam, malgrado seu, à autoridade da Igreja [Católica]”.--Louis Gaston de Ségur, Plain Talk About the Protestantism of To-day [Conversa Franca Sobre o Protestantismo de Hoje] (Boston; Patrick Donahoe, 1868), p. 225.

Nuno disse...

acho que não leste isto:

http://oteraponkuriou.blogspot.com/2009/11/mais-uma-resposta-sobre-o-sabado-e-lei.html

pois respondi lá sobre todas as passagens que apresentaste aqui (incluindo Actos 15).

O Peregrino disse...

Gerson: Por que 9 mandamentos e não 613 mandamentos que Deus deu? Gl 3.10,11 Maldito quem não permanacer em tudo o que está escrito no livro da lei... eu lhe repito a pergunta: por que você não pergunta isso? ou então não pergunta ao adventista por que vocês dividiram a lei em duas leis? Quem deu autoridade ao adventista de dividir a lei de Deus em duas Leis, denominando uma de lei moral (os 10 mandamentos) e o restante em LEI CERIMONIAL? Não existem preceitos morais dentro da Lei Cerimonial? Não existe preceito cerimonial dentro da LEI MORAL dos adventistas? (Gálatas 3:13) - Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; " Sabado, já era..."

Anônimo disse...

Eu hein?
É verdade, quem deu autoridade para dividir as leis?

Nuno disse...

"Quem deu autoridade ao adventista de dividir a lei de Deus em duas Leis, denominando uma de lei moral (os 10 mandamentos) e o restante em LEI CERIMONIAL?"

Não houve qualquer divisão, pois foi Jesus que resumiu os Dez mandamentos:

(Mateus 22:38-40)
Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.


Como vez não existe uma divisão da Lei: existe um resumo. Se leres o decálogo, ou também chamado: dez palavras, verás que terei razão. Qualquer pessoa que o leia o compreende, tb tu o verás se o leres.

Jesus jamais diz para guardarmos as Leis cerimoniais. Pelo baptismo de imersão, morremos para o velho "eu" e somos um novo ser em Jesus. Por isso, os velhos rituais como a circuncisão e os sacrifícios que apontavam para Deus, com a vinda a morte de Jesus -> são abolidos pois Jesus foi o cordeiro de Deus, a oferta pelos nossos pecados, o intermediário entre o homem e Deus.


Campanha:

Leia um livro!

Ad Bottom