Perguntas e respostas sobre o Sábado 2 - O Peregrino

O Peregrino

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Gálatas 4:16

test banner

Breaking

Post Top Ad

Minha Rádio

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Perguntas e respostas sobre o Sábado 2

ASSIM RESPONDEU O SR. DUBLINIR

4. O Sábado não foi feito por causa de Israel apenas como você demonstrou em várias passagens, pois ao contrário do que disse, Adão e Eva guardaram o sábado (Gen 2;2-3), pois assim Deus abençoou e santificou este dia, para que eles o fizessem assim, o sábado não era pra Deus, não é? Como já foi dito, era para o homem (Marcos 2:27), Abraão guardou os mandamentos de Deus (Leia Genesis 26:4-5), Jesus guardou os mandamentos (Lucas 4:16), os apóstolos guardaram os mandamentos (Atos 16:17; Atos 17:2; Atos 18:4) e a nós também é ordenado guardar os mandamentos (Heb 4:4-9 e 11), em Isaías 56:1-8, diz que os mandamentos NÃO DEVEM SER GUARDADOS SÓ PELO POVO DE ISRAEL, devem ser guardados pelos estrangeiros, eunucos e filhos de Deus e o Sábado continuará a ser guardado no céu Leia isaías 66:22-23;

5. E é no Novo testamento em mateus 5:17-19, que o próprio Jesus disse que NÃO VEIO ABOLIR A LEI, mas trazer o seu verdadeiro significado e no verso 18 diz que a sua lei é eterna!!!! Ele ainda aconselha no verso 19 que devemos ensinar as pessoas a guardar a lei de Deus, pois aquele que assim o fizer, será chamado grande no reino dos céus!

O amigo DUBLINIR mencionou Isaias. 56: 1-8

RESPOSTA:


(Isaías 56:1) – ASSIM diz o SENHOR: Guardai o juízo, e fazei justiça, porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça, para se manifestar.

(Isaías 56:2) – Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto; que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de fazer algum mal.

(Isaías 56:3) – E não fale o filho do estrangeiro, que se houver unido ao SENHOR, dizendo: Certamente o SENHOR me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que sou uma árvore seca.

(Isaías 56:4) – Porque assim diz o SENHOR a respeito dos eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança:

(Isaías 56:5) – Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.

(Isaías 56:6) – E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem ao SENHOR, para o servirem, e para amarem o nome do SENHOR, e para serem seus servos, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança,

(Isaías 56:7) – Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.

(Isaías 56:8) – Assim diz o Senhor DEUS, que congrega os dispersos de Israel: Ainda ajuntarei outros aos que já se lhe ajuntaram.


Esta passagem é citada pelos Sabatistas para comprovar que os crentes gentílicos são obrigados a guardar o Sábado, pois faz referencia “aos filhos dos estrangeiros, que se chegarem ao Senhor…”(V.6).

Exame Bíblico:

Se essa passagem prova que os gentios devem guardar o Sábado, da mesma maneira prova que devem guardar todo o Concerto que Deus fez com Israel, oferecendo Holocausto e Sacrifícios no altar, no Santo Monte, em Jerusalém.(V.7).

E isso não ocorre até entre os sabatistas, ou seja, eles pegam apenas uma parte do assunto e omitem outras.

O amigo DUBLINIR também mencionou Isaias. 66: 22-23

(Isaías 66:22) – Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o SENHOR, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.

(Isaías 66:23) – E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR.


Os Sabatistas não hesitam em aplicar esta promessa a si mesmos e a seus esforços para que todos guardem o Sábado, pois crêem que esse será o dia de guarda no futuro.

Exame Bíblico:

Se o texto supramencionado prova que o Sábado é perpétuo e que deve ser guardado ainda hoje, também prova que…

As festas judaica da Lua Nova é igualmente perpétua e que deve ser observada nos nossos dias por todas as pessoas.

Por um motivo que não se pode atinar, os Sabatistas guardam o Sábado, mas descumprem a lua Nova.

Portanto, os Sabatistas juram que o Sábado é PERPÉTUO.

Os Sabatistas mencionam também essa passagem para demonstrar a Perpetuidade do Sábado: EXODO.31:12-18.
(Êxodo 31:12) Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:

(Êxodo 31:13) Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica.

(Êxodo 31:14) Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo.

(Êxodo 31:15) Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá.

(Êxodo 31:16) Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua.

(Êxodo 31:17) Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se.

(Êxodo 31:18) E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.

Exame Bíblico:

Esta passagem diz que o Sábado é um Concerto perpétuo e um sinal entre Deus e os filhos de Israel.

Sendo perpétuo, dizem os Sabatistas, que ainda está em Vigor.

Ora se somos obrigados a guardar o Sábado pelo simples fato de ser denominado “Estatuto Perpétuo”, então somos obrigados também a:

a) Guardar a Páscoa - estatuto perpétuo. (Ex.12.14).

(Êxodo 12:14) – E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.

b) Lavar cerimonialmente as mãos e os pés - estatuto perpétuo (Ex.30:17-21).

(Êxodo 30:17) – E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:

(Êxodo 30:18) – Farás também uma pia de cobre com a sua base de cobre, para lavar; e a porás entre a tenda da congregação e o altar; e nela deitarás água.

(Êxodo 30:19) – E Arão e seus filhos nela lavarão as suas mãos e os seus pés.

(Êxodo 30:20) – Quando entrarem na tenda da congregação, lavar-se-ão com água, para que não morram, ou quando se chegarem ao altar para ministrar, para acender a oferta queimada ao SENHOR.

(Êxodo 30:21) – Lavarão, pois, as suas mãos e os seus pés, para que não morram; e isto lhes será por estatuto perpétuo a ele e à sua descendência nas suas gerações.

c) Celebrar as festas judaicas - estatutos perpétuos. (Lv.23:41).

(Levítico 23:41) – E celebrareis esta festa ao SENHOR por sete dias cada ano; estatuto perpétuo é pelas vossas gerações; no mês sétimo a celebrareis.

d) Subordinar-mos ao sacerdócio Aaraônico - estatuto perpétuo (Nm.25:13).

(Números 25:13) – E ele, e a sua descendência depois dele, terá a aliança do sacerdócio perpétuo, porquanto teve zelo pelo seu Deus, e fez expiação pelos filhos de Israel.

Não devemos ESCOLHER um PERPETUO e rejeitar os demais como fazem os Sabatistas.

Mas sabemos Biblicamente que tais coisas da Lei já não vigoram mais!

Somente para os Sabatistas vigora um dos PERPETUOS, o Sábado, pois foi uma visão da falsa profeta deles a Sra. Ellen G. White.

Vejamos também a força que essa mulher exerce sobre os Sabatistas, exigindo que seus escritos devem ser aceitos no mesmo nível da Bíblia.

AS “PROFECIAS” DA SRA. ELLEN GOULD WHITE.

Como comprovar se o que escreveu a Sra. White é “Profeticamente exato”??

Naturalmente ANALIZANDO seus escritos, e ela escreveu muitos.

Vejamos algumas de suas Falsas Profecias…

a) Por algum tempo, depois da Grande decepção de 1.844 (A vinda de Cristo não se cumpriu como havia fixado Miller o qual fixou a data de 23/Março/1.843).

Com base em que a Sra. White chegou a sustentar uma posição que mais tarde Disse White, mantive, juntamente com o corpo do evento, que a porta da graça estava para sempre fechada para o mundo.(Mensagens escolhidas, pag.63)…
Provou-se equivocada?

- Ora, nada absolutamente nada, Justifica uma declaração leviana sobre um assunto de tamanha responsabilidade.

A porta da graça continua aberta, assim hoje como no ano “Da decepção” (Is.55:7 ; 2Cor.6:2 ; Tito.2:11-13).

Além dos Sabatistas marcarem a vinda de Jesus para os dias 23/Março/1843 e também em em 21/Março/1844, e nada aconteceu. (Profetas de Deus?)

Seus seguidores laboraram no mesmo erro, e marcaram a volta de Jesus para: 1.847, 1.850, 1.852, 1.854, 1.855, 1.863, 1.868, 1.877, e para outros anos, e tudo não passou de Engano, Mistificação, e falsas Profecias.

E hoje tem muitos que ainda crêem em doutrinas que tem essa origem!!!

Se os seguidores do Sabatismo soubessem dessas gafes imperdoáveis jamais seriam Sabatistas.


b) ” Quando a Inglaterra declarar guerra, todas as nações terão seu próprio interesse em acudir, e haverá guerra geral “. (Sutilezas do Erro, pag.42).

Nesta profecia que NUNCA se cumpriu (pronunciada no contexto da guerra civil americana), foi usada a forma verbal ” HAVERÁ”, que expressa certeza, e não o futuro do pretérito “HAVERIA” (que tornaria a predição condicional).

Além de a guerra não se generalizar, a Inglaterra optou pelo não envolvimento.


c) “Logo ouvimos a voz de Deus, semelhante a muitas águas, o qual nos anunciou o dia e a hora da vinda de JESUS. Ao declarar a hora, verteu sobre nós o Espírito Santo e nosso rosto brilhou com o esplendor da gloria de Deus, como aconteceu com Moisés, na descida do monte Sinai” . (Primeiros Escritos, pag.15).

O próprio Jesus, quando aqui esteve, alegou desconhecer o dia e a hora de sua volta. Mas a Sra. White disse que sabia!!!


d) “Ouvi a hora proclamada, mas não tinha lembrança alguma daquela hora depois que saí da visão”. (Mensagens Escolhidas, pag.76).

Assim se justificou a profetisa dos Adventistas, quando pressionada por seus oponentes…

Parece piada de mal gosto mas Os Sabatistas mesmo assim acreditam nela!


Ora se a Igreja Adventista do Sétimo Dia arroga ser a Igreja Remanescente porque possui o Dom da “PROFECIA” na pessoa da Sra. WHITE, cujas predições se mostram FALSAS (Pois nenhuma se cumpriu), o que dizer da Igreja ASD ??

Dizemos que é uma Igreja FALSA, não fundamentada na verdade e sim no Conselho de homens.

Isso o declaramos na autoridade concedida pela PALAVRA DE DEUS. (Conforme: Dt.18:20-22 ; Jr.14:14-18 ; Jr.23:15-17,21-23 ; Ez.13:6,7).

(Deuteronômio 18:20) – Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá.

(Deuteronômio 18:21) – E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou?

(Deuteronômio 18:22) – Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele.

(Jeremias 14:14) E disse-me o SENHOR: Os profetas profetizam falsamente no meu nome; nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, e adivinhação, e vaidade, e o engano do seu coração é o que eles vos profetizam.

(Jeremias 14:15) Portanto assim diz o SENHOR acerca dos profetas que profetizam no meu nome, sem que eu os tenha mandado, e que dizem: Nem espada, nem fome haverá nesta terra: A espada e à fome, serão consumidos esses profetas.

(Jeremias 14:16) E o povo a quem eles profetizam será lançado nas ruas de Jerusalém, por causa da fome e da espada; e não haverá quem os sepultem, tanto a eles, como as suas mulheres, e os seus filhos e as suas filhas; porque derramarei sobre eles a sua maldade.

(Jeremias 14:17) Portanto lhes dirás esta palavra: Os meus olhos derramem lágrimas de noite e de dia, e não cessem; porque a virgem, filha do meu povo, está gravemente ferida, de chaga mui dolorosa.

(Jeremias 14:18) Se eu saio ao campo, eis ali os mortos à espada, e, se entro na cidade, estão ali os debilitados pela fome; e até os profetas e os sacerdotes percorrem uma terra, que não conhecem.

(Jeremias 23:15) Portanto assim diz o SENHOR dos Exércitos acerca dos profetas: Eis que lhes darei a comer losna, e lhes farei beber águas de fel; porque dos profetas de Jerusalém saiu a contaminação sobre toda a terra.

(Jeremias 23:16) Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que entre vós profetizam; fazem-vos desvanecer; falam da visão do seu coração, não da boca do SENHOR.

(Jeremias 23:17) Dizem continuamente aos que me desprezam: O SENHOR disse: Paz tereis; e a qualquer que anda segundo a dureza do seu coração, dizem: Não virá mal sobre vós.

(Jeremias 23:21) Não mandei esses profetas, contudo eles foram correndo; não lhes falei, contudo eles profetizaram.

(Jeremias 23:22) Mas, se estivessem estado no meu conselho, então teriam feito o meu povo ouvir as minhas palavras, e o teriam feito voltar do seu mau caminho, e da maldade das suas ações.

(Jeremias 23:23) Porventura sou eu Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe?

(Ezequiel 13:6) Viram vaidade e adivinhação mentirosa os que dizem: O SENHOR disse; quando o SENHOR não os enviou; e fazem que se espere o cumprimento da palavra.

(Ezequiel 13:7) Porventura não tivestes visão de vaidade, e não falastes adivinhação mentirosa, quando dissestes: O SENHOR diz, sendo que eu tal não falei?


E, repito FALSA, não só porque suas PROFETADAS não se cumpriram, mas também porque os Sabatistas colocam a autoridade da Sra. White em pé de igualdade com a própria Bíblia Sagrada.

O que dizem os Sabatistas em sua profissão de fé?

“Cremos que Ellen G. White foi inspirada pelo Espírito Santo, e seus escritos, o produto dessa inspiração, têm aplicação e autoridade especial para os Adventistas.

Negamos que a qualidade ou grau de inspiração dos escritos de Ellen White sejam diferentes dos encontrados nas Escrituras Sagradas”...(Revista Adventista, Fevereiro / 1.984, pag.84).


Na brochura A Orientação profética do Movimento Adventista (Pag.108) consta:

“Pouca atenção tem sido dada à Bíblia, e o Senhor nos deu uma luz menor para guiar homens e mulheres para uma luz maior”.

Segundo a Sra. White, é vedado a todos o direito de Examinar e duvidar de SUAS FALSAS PROFECIAS.

Disse ela no livro Primeiros Escritos, pag.258:

“Disse o meu ANJO assistente – Ai de quem mover um bloco ou mexer um alfinete dessas mensagens”.

Entretanto Bíblia, com mais autoridade, dá campo para o livre exame de suas profecias… (1Ts.5:21 ; Sl.119: 105, 130).

(1 Tessalonicenses 5:21) Examinai tudo. Retende o bem.

(Salmo 119:105) Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

(Salmo 119:130) A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples.



Disse ainda o amigo Dublinir

5. E é no Novo testamento em mateus 5:17-19, que o próprio Jesus disse que NÃO VEIO ABOLIR A LEI, mas trazer o seu verdadeiro significado e no verso 18 diz que a sua lei é eterna!!!! Ele ainda aconselha no verso 19 que devemos ensinar as pessoas a guardar a lei de Deus, pois aquele que assim o fizer, será chamado grande no reino dos céus!

(Mateus 5:17) – Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.

(Mateus 5:18) – Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.

(Mateus 5:19) – Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.


Os Sabatistas lêem os versículos acima mencionados e logo afirmam, O Sábado deve ser guardado, pois nenhuma parte da Lei (para eles, o decálogo) pode ser omitida.

Exame Bíblico:

Por um lado, esta passagem não diz que cada “JOTA” ou “TIL” da lei permanecerá até que o céu e a Terra passem, mas até “Que tudo seja CUMPRIDO!

É o que se lê em (Lc.16:16,17) “ A Lei e os profetas Duraram ATÉ João”.

(Lucas 16:16) A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.

(Lucas 16:17) E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei.

Ora, tanto um texto quanto outro dão conta da transitoriedade da Lei, mas ela só passará depois de seu integral cumprimento.

Visto que Jesus veio cumpri-la, e Ele não falhou, Ele cumpriu a lei e a Lei já passou…

Jesus não fez referência a uma duração perpétua da Lei, mas ao seu completo cumprimento (Lc.24:44 ; At.13:29 ; Rm.10:4 ; Cl.2:14-16).

(Lucas 24:44) – E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.

(Atos 13:29) – E, havendo eles cumprido todas as coisas que dele estavam escritas, tirando-o do madeiro, o puseram na sepultura;

(Romanos 10:4) – Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.

(Colossenses 2:14) – Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.

(Colossenses 2:15) – E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.

(Colossenses 2:16) – Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados


Por outro, a Lei mencionada por Jesus no Cap.5 de Mateus não é só o Decálogo, mas toda a lei, como vemos:

a) Refere-se a 3 mandamentos do decálogo:

O , (Mateus 5:21) – Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.

O , (Mateus 5:27) – Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.

E o (Mateus 5:33) – Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao SENHOR.

b) E também a outros, fora do decálogo:

(V.38) “Olho por olho” (conforme .Ex.21:24 ; Lv.24:20).

(V.43) “Amar o próximo e aborrecer o inimigo” (cf.Lv.19:18 ; Det.23:6).

c) Jesus, quando fala da lei, refere-se a todo o Pentateuco, Gênesis a Deuteronômio (Mt 7:12; .11:13 ; Mt.22:40 ; Lc.16:29-31).

(Mateus 7:12) – Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.

(Mateus 11:13) – Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.

(Mateus 22:40) – Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

(Lucas 16:29) – Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.

(Lucas 16:30) – E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.

(Lucas 16:31) – Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.


Jesus veio cumprir a lei, inclusive o Decálogo, e o fez plena e definitivamente.

Nada mais há que nos obrigue à sua guarda.

Fonte: JOSÉ CARLOS (SOLRAC†)
jcmsolrac@uol.com.br

21 comentários:

Nuno disse...

Antes de apresentar uma análise mais aprofundada quero expressar o seguinte:

o facto de se tentar procurar provar que os princípios da IASD não são tão bons, leva a aquele que lê as acusações aqui proferidas com base em Isaías 66:22-23 (por exemplo)a uma nova verdade:

Os Evangélicos dão-se conta que há uma Lei a cumprir sobre o Sábado, e cerimónias de Judeus, procurar provar que esta lei é boa, mas não a aceitam :)

...pois ao pronunciarem Isaías 66:22-23 sobre o futuro do homem, então estão a dar RAZÃO ao Sábado de Deus (7º dia) enquanto que guardam o 1ºdia da semana.

Conclusão: procuram desculpas para apresentar que os outros tb não estão bem enquanto que eles mesmos mostram que não estão bem.

---> então ponham-se bem e parem com desculpas!

Nuno disse...

Tenho um pensamento para todo aquele que se considera Cristão pois segue a Jesus:

- Ora se a palavra de Deus diz:
"Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente." (Hebreus 38:8)
- E se Jesus guardava os mandamentos de Seu Pai e isso inclui o Sábado pois ensinava ao Sábado nas igrejas(Lucas 4:16; João 15:10)

- E o Sábado será o dia de adoração no Céu (Isaías 66:22-23)

Se amas a Jesus, o que Jesus vai-te dizer quando Ele vier?

"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele"(João 14:20)

"Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade"(1 João 2:4)

O Peregrino disse...

Não são desculpas, são base fundamentadas nas escrituras, uma vez que a doutrina da IASD esta grande parte fundamentada nas visões de EGW, a verdade é essa.
E tu sabe muito bem que somos imperfeitos, sujeitos a falhas, e como.

Quem dividiu as leis?

O Peregrino disse...

Amado, como você reluta na guarda do sábado, Jesus guardou para se cumprir, depois do seu sacrifício não mais precisaríamos da guarda do sábado porque não temos condições de guardar como foi determinado no Pentateuco. Ou tu guarda o sábado da forma que está escrito nas escrituras ou não. O sábado foi feito para os homens e não os homens para o sábado, devemos guardar todos os dias, não somente o sábado, os próprios adventistas alegam que a guardo do sábado ou domingo não é prejudicial para a nossa salvação, ou tu é contra?
Se queres guardar o sábado, guarde, mas por favor, dizer que a guarda do sábado compromete na salvação é um absurdo.

O Peregrino disse...

”Seria útil classificarmos as leis do Velho Testamento em várias categorias: 1) Moral; 2) Cerimonial; 3) Civil; 4) Estatutos e juízos; 5) Leis de Saúde.
Esta classificação é em parte artificial.” (Lição da escola Sabatina, p.18 de 08/01/1980).

O Peregrino disse...

“Note que ‘A Lei de Moisés’(Atos 15.5 nas Escrituras, refere-se a todas as leis dadas por meio de Moisés - cerimonial, moral e civil.... A Lei de Moisés (Hb 10.28) incluía os dez mandamentos.
(Revista da Escola Sabatina, abril-junho 1990, p. 11-CPB)

O Peregrino disse...

Amado Nuno Venâncio, volto a falar, a guarda, ou não do sábado não implica na minha salvação.

Nuno disse...

"uma vez que a doutrina da IASD esta grande parte fundamentada nas visões de EGW, a verdade é essa."

Isso é errado e a prova é esta:
só mencionei a bíblia para apresentar a verdade de Deus. Agora outros é que falam é mal de Ellen White. Ela nem se considerada profetisa, mas sim mensageiro de Senhor.

"A Lei e ao Testemunho! se eles não falarem segundo esta palavra, nunca lhes raiará a alva." Isaias 8:20

Nuno disse...

Se fores aqui:

http://www.desbravadores.org.br/iasd/nistocremos.php

... verás que as crenças que acredito estão baseadas na bíblia.

(mais um preconceito riscado)

Nuno disse...

“Note que ‘A Lei de Moisés’(Atos 15.5 nas Escrituras, refere-se a todas as leis dadas por meio de Moisés - cerimonial, moral e civil.... A Lei de Moisés (Hb 10.28) incluía os dez mandamentos.
(Revista da Escola Sabatina, abril-junho 1990, p. 11-CPB)


- Leis Cíveis:
• Acerca dos escravos – Êxo 21
• Acerca das propriedades – Êxo 22:1-15
• Acerca da Justiça e Misericórdia – Êxo 23:1-9
• Penas para diversos crimes – Lev 20
- Leis Sociais:
• Assuntos diversos – Êxo 22:16-31
• Festas anuais – Êxo 23:14-19
• Acerca dos animais limpos e imundos – Lev 11
• Proibição do comer sangue – Lev 17
• Relações sexuais ilícitas – Lev 18
• Leis diversas – Lev 19:1-37
- Leis que regiam o Santuário:
• Acerca dos Holocaustos – Lev 1 e 6:8-13
• Acerca das ofertas de cereais – Lev 2 e 6:14-23
• Acerca das ofertas pacíficas – Lev 3
• Acerca dos pecados dos sacerdotes – Lev 4
• Acerca da proibição da Gordura e Sangue – Lev 7:22-27

As únicas Leis que são eternas são as de Deus pois Ele mesmo se fez conhecer ao povo escrevendo-as com o seu dedo (Êxodo 20)
Deus começa por dizer:

"Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egipto, da casa da servidão" (Êxodo 20:1)

-> este versículo introdutório de toda a Lei revela o que é a Lei: Liberdade! pois o povo era escravo e Deus os resgatou e deu as Suas Leis para se regerem.

• Existiam várias leis, em especial, destacada em Hebreus, era o do santuário. Confundir a lei de Deus (Decálogo) com a do santuário é um erro primário, de quem nunca leu o velho testamento.
• Deus nunca afirmou que as leis do santuário eram para sempre, pois na Cruz do Calvário Jesus ás eliminou (Mar 15:38). O véu do templo se rasgou, dando a entender que os serviços do santuário estavam cancelados, pois o verdadeiro Cordeiro de Deus (João 1:29) havia sido sacrificado.

Como vês, estou a citar a bíblia e não um manual de lições.

Nuno disse...

Enquanto ao Sábado, Daniel diz:

"Quanto aos dez chifres, daquele mesmo reino se levantarão dez reis; e depois deles se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros, e abaterá a três reis.
25 Proferirá palavras contra o Altíssimo, e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei; os santos lhe serão entregues na mão por um tempo, e tempos, e metade de um tempo." Daniel 7:24-25

Aqui tens a profecia cumprida ---> A Lei do Sábado alterada contra a vontade de Deus.

Nuno disse...

"Jesus guardou para se cumprir, depois do seu sacrifício não mais precisaríamos da guarda do sábado..."

"Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente." Hebreus 13:8


• Se a lei (Decálogo) fosse transitória, passageira, o SENHOR não teria afirmado:
- É uma aliança perpétua – Êxo 31:16;
- É um sinal para sempre – Êxo 31:17;
- É tão eterno que até na Nova Terra será observado – Isa 66:22,23
Outras passagens confirmam a onisciência de um Deus, que não volta atrás, que não é instável, que quando fala que é eterno, é eterno mesmo! E quem é o homem para provar o contrário?
Se o SENHOR falou que seria eterna (sua Lei), como poderia voltar a trás, Deus pode mudar?
- Num 23:19 – Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa...
- Isa 40:8 – ... a palavra do SENHOR subsiste eternamente.
- Mal 3:6 – Porque EU O SENHOR não mudo...
- Tiago 1:17 – ... em quem não há Mudança nem SOMBRA DE VARIAÇÃO.
- Heb 13:8 – Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente.
• O Próprio Jesus confirma a palavra do Pai, enfatizando a Lei e os Profetas:
- Mat 5:17 – Não pensei que vim destruir a lei ou os profetas, não vim para destruí-los, mas cumpri-los. (Para os que entendem errado e acha que Jesus cumpriu por nós, veja o verso seguinte):
- Mat 5:18 – Em verdade vos digo que até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da LEI (não há aqui a palavra profetas), até que tudo seja cumprido.

Aqui em Mat 5:18 não fala em "Lei e os profetas" pelo que não se trata da lei(pentateuco) e profetas (todos os profetas, pequenos e grande no AT) -> fala dos dez mandamentos.

Por outras palavras:

"até que o céu e a terra passem" -> até o fim do mundo
"nem um jota ou um til se omitirá da LEI"
--> nada será mudado nos Dez mandamentos

Nuno disse...

Note que ‘A Lei de Moisés’(Atos 15.5 nas Escrituras, refere-se a todas as leis dadas por meio de Moisés - cerimonial, moral e civil.... A Lei de Moisés (Hb 10.28) incluía os dez mandamentos.
(Revista da Escola Sabatina, abril-junho 1990, p. 11-CPB)


Hebreus 10:28
Se leres todo o contexto a partir do versículo 19 até ao 30, verás que fala somente em leis cerimonias, e isso confirma-se quando se lê à frente no v.29:

"...e tiver por profano o sangue do pacto, com que foi santificado..."

Este pacto e santificação estão aqui (Ap 14:12)

------------------------

Em relação a Atos 15.5:

Fiz uma descoberta em favor do Sábado:

"...um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar" (Actos 15:10)

- aqui, Pedro condena as todas as leis cerimonias mas... !

"MAS escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ÍDOLOS, da PROSTITUIÇÃO, do que é sufocado e do sangue.
21 Porque Moisés, desde tempos antigos, tem em cada cidade homens que o preguem, e cada SÁBADO é lido nas sinagogas.

--> Paulo diz de uma forma resumida, para não deixarem de guardar os Dez mandamentos ! :D

Mais uma prova a favor do Sábado (e Jesus já tinha morrido na cruz)

Nuno disse...

Quanto ao versículo em Isaias 66:23:

começa e acaba assim:

"E acontecerá (...) diz o Senhor."

-> ou seja, Deus faz uma previsão para o Futuro.

"...desde uma lua nova até a outra, e desde um sábado até o outro..."

--> como vês "lua nova" e "sábado até o outro" estão separados. Várias passagens do AT falem em Lua nova, e até Colossenses 2:16,17 fala, e tratam-se de cerimónias, feriados e festejos dos Judeus. O Sábado, que está separado das Luas novas é o dia de adoração de Deus. Como comprovei em cima, os festejos e leis cerimonias não são impostos, pois são jugo. Deus usou essa afirmação para dizer ao povo: LEMBREM-SE de MIM ! Quando Jesus aboliu essas tradições na cruz -> só o Sábado ficou. E no Céu não precisamos de cerimónias para nos lembramos de Jesus pois... JESUS ESTARÁ LÁ AO PÉ DE Nós, e ao Sábado o adoraremos.

Nuno disse...

Conclusão:
----------

todos os argumentos apresentados anteriormente a partir daqui...

"Por um motivo que não se pode atinar, os Sabatistas guardam o Sábado, mas descumprem a lua Nova."

... já não são válidos.

Nuno disse...

"E tu sabe muito bem que somos imperfeitos, sujeitos a falhas"

sim, é verdade, todos os dias. E essas falhas (pecados) são perdoados por intermédio do nosso Senhor Jesus Cristo.

1 João 1:8-10
Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós."

Anônimo disse...

Qual a diferença entre "profetisa" e mensageira? No meu ver, nenhuma.
Não adianta Sr. Bruno, sempre acaba caindo nas questões de doutrinas de homens.
Não foi a IASD que dividiu a lei?

Anônimo disse...

Sr. Nuno, minha pergunta é, guardar o sábado ou não guardar implica na minha salvação:

Nuno disse...

"Qual a diferença entre "profetisa" e mensageira? No meu ver, nenhuma."

Então vai ver o que a bíblia diz e não me digas o que pensas mas o que Deus acha.

Nuno disse...

"Não foi a IASD que dividiu a lei?"

Ninguém dividiu a lei (Êxodo 20:1ss)

Agora, outros acreditam é que o Sábado foi retirado da Lei... o que não é verdade (Exodus 31:18; 32:16) (Lucas 16:17; Salmos 89:34; Salmos 111:7, 8.)

É muito fácil fazer acusações em Anônimo, é próprio quem não segue a Jesus não encobriu o que dizia.

Nuno disse...

"guardar o sábado ou não guardar implica na minha salvação:"

A resposta é: Não
Romanos 3:20; Efésios 2:8, 9

Mas as razões da Lei existir são estas:

"Este é o fim do discurso; tudo já foi ouvido: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é todo o dever do homem." Ecl. 12:13

Romanos 3:20-23
"porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; POIS O QUE VEM PELA LEI É O PLENO CONHECIMENTO DO PECADO.
Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas;
isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem; pois não há distinção.
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;


(Mateus 7:20-23)

"Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demónios? e em teu nome não fizemos muitos milagres?

Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade!!!!"

1 João 2:3-6

"E nisto sabemos que o conhecemos; se guardamos os seus mandamentos.

Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade;

mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele;

aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou."

Segue Jesus (guarda os mandamentos) para que tu O conheças e Ele te conheça são ele não te salvará.


Campanha:

Leia um livro!

Ad Bottom